sábado, 15 de agosto de 2020

BENTO XVI. UMA VIDA. 2

Crónica de Anselmo Borges 



Como estudante de Teologia, J. Ratzinger destacou-se entre todos e viveu esses anos mergulhado na grande ebulição teológica que se seguiu à Guerra, preparando um novo futuro para a Igreja. A orientação era o diálogo entre a fé e a razão, a racionalidade e a beleza, o diálogo ecuménico, a “Nova Teologia” ..., seguindo a verdade, porque “a renúncia à verdade não resolve nada, pelo contrário, leva à ditadura do arbitrário”.
Foi ordenado padre com o irmão no dia 29 de Junho de 1951. Tornou-se capelão, ouvindo confissões aos Sábados durante 4 horas e aos Domingos celebrando duas Missas e duas ou três pregações. Doutorou-se em Julho de 1953 com uma dissertação sobre “Povo e Casa de Deus na doutrina de Agostinho sobre a Igreja”. Ficou uma palavra marcante de Santo Agostinho, ao definir a Igreja como “Povo de Deus espalhado pela Terra”.
Para poder realizar o seu sonho de fazer carreira como Professor de Teologia, preparou uma tese de habilitação (Habilitationsschrift) sobre a revelação: Offenbarung und Heilsgeschichte nach der Lehre des heiligen Bonaventura (Revelação e história da salvação segundo a doutrina de São Boaventura). Os dois exemplares exigidos foram entregues na Faculdade de Teologia Católica da Universidade de Munique no Outono de 1955. Aí, começou um drama de abismo. Michael Schmaus comunicou de modo seco, “sem qualquer emoção”, que tinha de rejeitar a tese. Foi tal o choque que da noite para o dia o cabelo de Ratzinger ficou grisalho. Teria de deixar a Universidade e, pensando sobretudo nos pais, “seria uma catástrofe, se tivesse de deixá-los na valeta”. Razões para a rejeição, por parte de Schmaus e outros professores: Ratzinger sabe “ligar fórmulas floridas, mas onde está o cerne da questão?”, “evita definições precisas”, é “demasiado emocional”; mais: foi considerado “quase perigoso”, “um modernista”, “progressista”, acabando numa “compreensão subjectivista da revelação”... 

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

A MULHER CANANEIA, CORAGEM DE ORAÇÃO

Reflexão de Georgino Rocha
para o Domingo XX do Tempo Comum


Mulher cananeia, há muito que queria enviar-te uma mensagem de saudação e estima pessoal. Mas só agora descobri o teu email: grande.fe@cananeia.ts Sou um padre católico, que lê com frequência os textos sagrados. Em dois deles, é narrado o teu encontro com Jesus de Nazaré. Marcos e Mateus são os seus autores e descrevem, de forma maravilhosa, o teu desejo apaixonado e lúcido. Mt 15, 21-28. 
Tudo começa, como bens sabes, pelo tormento atroz em que vives o sofrimento cruel da tua filha. Grande coração de Mãe! Quantas voltas terás dado à imaginação impulsionada pela força do amor maternal! Quantas tentativas terás feito para encontrar quem te pudesse valer! Quantas hesitações terás vivido, antes de te decidires a ir ter com Jesus de Nazaré, tu que pertencias à raça dos excluídos das bênçãos de Deus, segundo as leis judaicas! Venceste-te e, por isso, alcançaste o que tanto desejavas. Parabéns! 
Mulher cananeia, permite-me uma pergunta: foi só a predisposição natural do coração que te fez abeirar de Jesus ou já tinhas ouvido falar dele e dos seus discursos admiráveis e gestos curativos? Eu inclino-me por uma e outra hipótese. 

A FORÇA DA HUMILDADE

Reflexão de Georgino Rocha 
para a Assunção da Virgem Santa Maria


A festa da Assunção de Maria, que a Igreja celebra a 15 de Agosto, constitui o momento final do seu itinerário terreno e a passagem definitiva para junto de Seu Filho glorioso. Momento especial que realça a novidade da sua vida humilde e disponível, sempre atenta ao que Deus quer a ponto de ser a Mãe do Seu Filho Jesus. Lc 1, 39-56. 
A Igreja oferece-nos a visitação com evangelho desta festa. Vamos deter-nos em alguns pontos e tentar saborear o diálogo entre as primas que dão largas à alegria que a maternidade lhes faz gerar. 
O encontro de Maria com Isabel em casa de Zacarias tem um especial significado que Lucas realça no Magnificat. Em resposta à saudação da prima, Maria louva o Senhor pelas maravilhas operadas na história da salvação, deixando transbordar a alegria que lhe vai no coração e lendo, a partir da luz de Deus, o surgir de uma nova situação pelas transformações realizadas. 
O Magnificat “é talvez, afirma Sophia de Mello Breyner Andresen, grade poetisa portuguesa, o mais formoso poema que existe. Entre dois mundos, na encruzilhada da história, uma mulher levanta-se e recita o poema da salvação”. Poema que é oração oficial da Igreja e dos seus fiéis que, deste modo, saboreiam e contemplam a intervenção solícita de Deus na realização da história. 

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