Mostrar mensagens com a etiqueta Mozart. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mozart. Mostrar todas as mensagens
domingo, 5 de dezembro de 2010
sexta-feira, 25 de março de 2005
Requiem de Mozart
Mozart
Hoje vou ouvir o Requiem de Mozart, música bem adequada para uma Sexta-Feira Santa. Foi composta por Mozart, quando estava no seu leito de morte, para alguém que lha havia encomendado. Não a terminou, mas o seu aluno Sussmayr soube concluí-la com muita sensibilidade.
Diz a história que Mozart, um dos maiores compositores de todos os tempos, se é que não é mesmo o maior, compôs este Requiem "não só com toda a sua fé, que era viva e sincera, mas também com uma ansiedade agravada pela doença".
Ao ouvir esta Missa de Requiem, sentimos um tom profundamente dramático, que não se sente em toda a música religiosa do autor. Por exemplo, os trombones, como sublinhou um crítico, tornam visíveis, por assim dizer, as cenas do Juízo Final que evocam.
Sexta-Feira Santa não será um dia para outras músicas. Hoje, portanto, recomendo esta aos meus leitores. E podem crer que este Requiem nos eleva muito alto.
Fernando Martins
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Seguidores
-
De Arganil, rumei a Piódão, uma Aldeia Histórica que é uma referência nacional. Foram 41 quilómetros por estrada que serpenteia a Serra do A...
-
Hoje já ganhei o dia "Beber quatro cafés por dia pode ajudar pessoas com mais de 60 anos a manter força, energia e mobilidade, reduzind...
