sábado, 9 de novembro de 2024

História In(de)terminável

Crónica Miguel Oliveira Panão     

No mundo experimentamos coisas determinadas e indeterminadas. Aliás, os sistemas complexos associados à evolução do mundo expressam, precisamente, como a organização e os padrões emergentes do caos nascem de um equilíbrio na realidade entre o que é determinado e indeterminado. Não pode haver organização sem um misto de ordem e acaso. Porém, o modo como penso Deus e a realidade está muito influenciado por uma ideia do teólogo Wolfhart Pannenberg: Deus como Realidade-que-tudo-determina. Será?
Se acredito num mundo criado por Deus, também as coisas indeterminadas fazem parte dessa criação. A indeterminação pode não ser um subproduto do um universo finito e limitado, mas algo que faz parte da sua essência. A indeterminação oferece uma vasta gama de possibilidades que justificam a liberdade intrínseca ao tecido cósmico. Por isso, se a indeterminação faz parte da marca deixada por Deus na Sua criação, talvez afirmar Deus como Realidade-que-tudo-determina seja uma visão ainda incompleta.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

RECORDAÇÕES: São Pedro de Moel

 

Em maré de recordar, voltei hoje a São de Moel de gratas emoções. Depois de visitar a casa-museu de Afonso Lopes Vieira, donde se contemplava o mar, registei algumas fotografias para mais tarde recordar momentos tão gratificantes.

Tolentino Mendonça - A VIDA EM NÓS - Aforismos



"A vida é o que permanece,
apesar de tudo: a vida embaciada,
minúscula, imprecisa e preciosa
como nenhuma outra coisa.
O tesouro é a vida em si:
o real do viver, a existência não
como trégua, mas como pacto,
conhecido e aceite na sua fascinante
e dolorosa totalidade."

Nota: Antes do texto, como desafio a leitura do mais recente livro de Tolentino Mendonça: A VIDA EM NÓS

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Notas do meu Diário - Olhar a vida pela positiva


O cansaço que por vezes me domina, ao que julgo pelo peso dos anos, precisa de ser animado, mas para isso tenho de vencer um certo sentido de indiferença perante a vida em que estou inserido. Preciso muito de olhar para os que me rodeiam pela positiva. E tenho de me fixar no mundo vivo que respiro, esteja onde estiver. Não é verdade que os meios de comunicação nos alertam, constantemente, para o que se passa no planeta?
...
As eleições nos Estados Unidos da América foram badaladas por todo o planeta. E não torcemos, cada um a seu jeito, pelos candidatos? 
Donald Trump ganhou. Todos desejamos que o novo presidente dos EUA saiba olhar para o universo ajudando os países mais frágeis na construção de autênticas democracias abertas ao progresso social e à paz.

Uma flor para começar o dia


Uma flor do meu jardim para começar o dia. O mundo sem a beleza que nos rodeia não tem graça nenhuma. E não há tanta gente indiferente a tudo o que tem à frende dos olhos?

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

"A Vida em Nós" de José Tolentino Mendonça

A obra «A Vida em Nós», da autoria do cardeal José Tolentino Mendonça, chega às livrarias amanhã, 7 de novembro. Editado pela Quetzal, «A Vida em Nós» revisita os livros do autor através de fragmentos que falam da presença de Deus, da Sua busca, mas também da solidão e da necessidade de outros, das leituras que não se esquecem, da experiência da fé e da dúvida, da fragilidade, da renovação dos laços familiares – e até de Camões, «que nos deixou em herança a poesia», lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
Talvez amanhã já o possa adquirir.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Dia Mundial do Cinema

Celebra-se, neste dia, 5 de novembro, o Dia Mundial do Cinema. O cinema, também conhecido por Sétima Arte, está presente em todos os nossos dias, tal a sua importância no panorama mundial da cultura. E quem há entre os meus leitores que fique indiferente  a um bom filme dos mais variados temas?
Vejo filmes desde a minha adolescência  e jamais deixarei de os apreciar, tal o prazer que sinto com uma boa história.



Ruas da Gafanha da Nazaré - Rua de Diu

 Depois de passarmos pelas ruas que homenageiam Goa, em Aveiro, e Damão, na Gafanha da Nazaré, vamos hoje até à Rua de Diu, também na Gafanha da Nazaré, que recorda outra antiga possessão portuguesa na Índia, e que formavam a trilogia Goa, Damão e Diu, territórios que desde o início da década de 1960 foram ocupados pela Índia.

Cardoso Ferreira

No Correio do Vouga

segunda-feira, 4 de novembro de 2024

Partilha a Vida que há em ti


 

Efeméride - José Estêvão Coelho de Magalhães

 1863 - 4 de Novembro

Realizaram-se em Eixo, terra da naturalidade de seu pai, cerimónias fúnebres por alma de José Estêvão Coelho de Magalhães, fazendo o panegírico o Padre Manuel Rodrigues Branco (Marques Gomes, José José Estêvão, 1889, págs. 173-174, onde o autor aponta erradamente, o ano de 1862) - J.

domingo, 3 de novembro de 2024

O Homem: questão para si mesmo

Nos cemitérios, o que há?


Apesar de a morte hoje se ter tornado tabu, muitos nestes dias passaram pelos cemitérios. E a pergunta é: que foram lá fazer? Quando alguém está concentrado num cemitério perante a campa de um familiar, de um amigo, está a olhar para onde? E o que é que vê realmente?
Há talvez algumas imagens entrecortadas que lhe passam de modo fugaz pela mente. Mas, quando olha, verdadeiramente absorto, embora talvez com os olhos muito abertos para ver, o que realmente lhe aparece é simplesmente e só um abismo sem fundo e sem fim, um vazio ilimitadamente aberto
Apesar de a morte hoje se ter tornado tabu, muitos nestes dias passaram pelos cemitérios. E a pergunta é: que foram lá fazer? Quando alguém está concentrado num cemitério perante a campa de um familiar, de um amigo, está a olhar para onde? E o que é que vê realmente?
Há talvez algumas imagens entrecortadas que lhe passam de modo fugaz pela mente. Mas, quando olha, verdadeiramente absorto, embora talvez com os olhos muito abertos para ver, o que realmente lhe aparece é simplesmente e só um abismo sem fundo e sem fim, um vazio ilimitadamente aberto...

Matriz da minha terra

 

Para começar o dia, nada melhor do que uma fotografia que nos convida à contemplação. Bom domingo para todos.

Arquivo do blogue

Arquivo do blogue

ETIQUETAS