sábado, 23 de setembro de 2023

Padre César - Ordenado Presbítero há 44 anos

Soube hoje, na missa das 19 horas, que o nosso pároco está de parabéns pela sua ordenação presbiteral. Tendo nascido em 24 de Agosto de 1957, foi ordenado em 23 de Setembro de 1979. Depois, é oportuno sublinhar que foi capelão militar, destacando-se como oficial paraquedista, daqueles que têm a coragem e o saber de saltar de paraquedas, em ambiente de guerra. “Não toquem nessa túnica que usei na Bósnia”, frisou ele há tempos, na sacristia da nossa paróquia. E noutra altura, quando alguém contestava uma decisão, acrescentou: “na tropa, primeiro cumpre-se a ordem recebida, depois é que se discute.”  Posto isto, importa referir que o Padre César é pessoa de personalidade forte, com grande capacidade de diálogo e de indicar os melhores caminhos para Deus, capaz de ser humilde com todos, particularmente com os mais frágeis, generoso no dia a dia e atento aos idosos e aos mais pobres.
Daqui lhe envio os meus parabéns pela sua ordenação presbiteral e pela sua missão entre nós.

Fernando Martins

OUTONO


Começou hoje, 23 de Setembro, o Outono. Esta data tem a curiosidade de o dia ser igual à noite.
Acabou o Verão, oficialmente a estação dos dias mais quentes e luminosos, e o Outono não sei o que nos reservará. Disso falaremos nos próximos três meses. Contudo, temos de reconhecer que o mundo tem andado às avessas. Temporais e terremotos devastadores, calamidades, fomes e misérias sem soluções à vista. E o que nos espera? Espera-nos a necessidade de intervir com determinação,  olhando para os que nos são próximos, sem esquecer os que estão longe!

Dia Europeu Sem Carros

Carros em Lisboa


Celebrou-se ontem, 22 de Setembro, o Dia Europeu Sem carros. Por diversos afazeres, não tive tempo de abordar o tema. Mas a sua importância é de tal monta que não posso deixar de escrever umas linhas sobre a questão.
Por razões diversas, ontem andei por Aveiro quase o dia todo. Atravessei a cidade vezes sem conta e posso garantir que nunca vi tanto trânsito. Pode ser uma força de expressão, mas foi o que senti.
É óbvio que todos falamos da luta por uma boa qualidade de vida. Mais saudável, mais tranquila, mais solidária. Mas o número de viaturas vomitando gases e outros produtos para o ar que respiramos é devastador. O mundo tem de mudar e todos temos de contribuir para isso. Mas como? É certo que já se usa o carro movido a energia elétrica, mas será isso o suficiente?

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Festival do Bacalhau foi um sucesso

Festival serviu 23 mil refeições

Artesanato com arte
O Festival do Bacalhau tem sido um sucesso desde a primeira edição. Concebido para servir refeições com base no bacalhau, o Fiel Amigo, como foi batizado pelo povo, foi crescendo com a participação de instituições do nosso concelho.
As refeições foram concebidas pelos dirigentes com a colaboração de cozinheiros, que souberam criar ou adaptar pratos saborosos. E tudo decorreu com ordem e animação, graças, também, aos artistas convidados para os serões. Segundo a CMI, foram servidas 23 mil refeições. 
Permitam-me que destaque o pavilhão dedicado ao artesanato, que contou com a participação de 31 artistas criativos e oito associações do nosso município. O vencedor do Concurso de Artesanato foi António Lau. Claudia Conde e Amorosa Ferreira venceram o segundo e terceiro prémios.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

A flor estilizada

 



Não é novidade para os meus amigo o gosto que tenho pelas plantas e flores. Sei da importância delas para a vida na terra, indiscutível para toda a gente, mas quero distinguir hoje a beleza das flores. Esta flor fotografei-a hoje e há momentos o Google deu-me o prazer de a estilizar. Aqui fica como homenagem a todos os meus amigos sinceros.

quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Recantos da nossa terra - Schoenstatt


 Na região das Gafanhas abundam, por aqui e por ali, recantos aprazíveis que merecem uma visita para apreciar, refletir, meditar, tranquilizar e fotografar. Não tenho publicado Shoenstatt por lapso incompreensível, mas prometo voltar. Além do ambiente ajardinado, sempre bem cuidado, que sugere a meditação, dali saímos com vontade de voltar.

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Paisagem


Como gosto imenso de boas fotografias, aquelas que me enchem mais os olhos, recriando sonhos porventura impossíveis de apreciar ao vivo, programei o meu PC para me oferecer, regularmente, o que não posso conhecer ao vivo.

domingo, 17 de setembro de 2023

Quando a cerâmica preserva a memória

Milú e Jorge Saraiva na Oficina da Formiga 

 Prato da abundância (meu arquivo)
A discreta casa de Jorge Saraiva e Milú, na rua da Coutada, em Ílhavo, é um ponto de encontro para amantes da cerâmica com memória. A Oficina da Formiga nasceu há 30 anos com o objetivo de “reproduzir desenhos tradicionais que eram feitos em faianças e que ninguém estava a reproduzir”. Hoje não têm mãos a medir para tantas encomendas.
No início era apenas um hobbie de Jorge, ceramista de profissão e formação, e da mulher, trabalhadora num laboratório de análises clínicas. Os dois começaram a pesquisar e reproduzir as figuras que viam. Já fizeram de tudo, do prato à bilha, mas confessam que neste momento, a peça que mais gostamos de pintar é o alguidar. É uma peça tradicional portuguesa que desapareceu quando surgiu o plástico, mas agora está a ser retomado pelos nossos clientes”.

ETIQUETAS

Arquivo do blogue

DESTAQUE

Picasso - Um génio

Picasso, um dos maiores génios da pintura universal, nasceu neste 1881, em Málaga, Espanha. Faleceu em 1973. Foi um génio. O quadro, foto do...