sábado, 11 de setembro de 2021

Francisco: "um pecador que procura fazer o bem"

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias

Papa Francisco em entrevista à rádio Cope

Foi nestes termos - "Eu sou um pecador que procura fazer o bem" - que o Papa Francisco se definiu numa longa entrevista à rádio Cope, Espanha, a primeira depois da operação que lhe tirou 33 centímetros de intestino. "Levo uma vida totalmente normal", "como o que quero", "continuo vivo". E não pensa em renunciar, mesmo se "sempre que um Papa está doente corra uma brisa ou um furacão de Conclave", a pensar na eleição de um novo Papa. "Nem me passou pela cabeça". E vai continuar com as reformas, tudo o que foi pedido pelos cardeais antes da sua inesperada eleição. "Creio que ainda há várias coisas por fazer, mas não há nada de inventado por mim. Estou apenas a obedecer ao que se estabeleceu na altura, embora talvez alguns não se tenham apercebido do que estavam a dizer ou de que as coisas eram tão graves...". As viagens vão continuar normalmente - as próximas são à Hungria e Eslováquia. A propósito, estará amanhã na Hungria, no encerramento do Congresso Eucarístico; neste contexto, o jornalista perguntou-lhe como será o encontro com o primeiro-ministro Viktor Orbán, e Francisco: "uma das coisas que tenho é não andar com livreto: quando estou diante de uma pessoa, olho-a nos olhos e deixo que as coisas fluam...".
O diabo anda à solta no Vaticano? Francisco riu-se e respondeu que ele anda por todo o lado, também no Vaticano, mas tem sobretudo medo dos "diabos educados": "tocam à campainha, pedem licença, entram em casa, fazem-se amigos..., tenho pavor aos diabos educados. São os piores, e a gente engana-se muito, muito."

11 de setembro

Torre atingida há 20 anos

Torres reconstruídas

Foi há 20 anos que o grupo terrorista Al-Qaeda atacou os Estados Unidos com aviões civis. As famosas torres de Nova Iorque foram atingidas, vitimando mais de 3 mil pessoas e provocando prejuízos incalculáveis. Foi, sem dúvida, o maior atentado terrorista da história em nome de um deus que muitos seguem doentiamente. Tudo isto, com dramas que jamais serão conhecidos, pela sua grandiosidade assente em terror, não levou a nenhuma solução que conduza a sociedade a caminhos de justiça e fraternidade. Duas décadas depois, o terrorismo continua.

sexta-feira, 10 de setembro de 2021

As mais belas fotografias - 4

National Geographic

Na Califórnia, com o vale de Yosemite muito abaixo de si, Alex Honnold faz um ‘free solo’ – escalada sem cordas ou qualquer equipamento de segurança – numa fenda na face sudoeste do El Capitan, com 910 metros de altura. Antes de concretizar este feito, no dia 3 de junho de 2017, Honnold passou quase uma década a pensar na escalada, e mais de um ano e meio a planear e a treinar.

FOTOGRAFIA DE JIMMY CHIN

Nota Texto e foto da National Geographic

Costa Nova - Tempo de Férias


 É sempre um prazer visitar a Costa Nova em tempo de férias. Vou lá com frequência e sinto que não sou só eu a gostar desta estância balnear beneficiada por mar e ria, que nos oferecem temperaturas amenas que casam bem com as cores garridas das suas casas típicas, autênticos cenários de fotos artísticas de passagens de modelos e de meras recordações familiares. Em época de veraneio, tudo sobressai. Ainda bem.

Jesus espera a tua resposta

Reflexão de Georgino Rocha 
para o Domingo XXIV do Tempo Comum

(Foto Google)


“Quem dizes tu que eu sou?” – continua Jesus a perguntar-nos, como fez outrora aos discípulos, em Cesareia de Filipe. Esta pergunta, segundo alguns autores, constitui o coração do Evangelho porque se dirige a cada pessoa e pretende provocar uma decisão relacional que dê sentido à identidade cristã. Mc 8, 27-35. Identidade cristã que flui da identidade de Jesus, o Messias de Deus.
A história regista várias respostas. Citemos algumas: um reformador do sistema religioso, um mestre espiritual de utopias, um crucificado fracassado, um homem do mistério e do sagrado… o Cristo, filho de Deus vivo e nosso salvador que desencadeia um movimento que vem a tomar corpo no povo de Deus organizado à maneira de corpo animado pelo Espírito Santo. A sua figura humana proporciona um filão inesgotável para estudos sérios e para “investigações criativas” em que a fantasia emoldura a presumida realidade em romances, filmes e outras “artes”, nem sempre ao serviço da verdade.
A minha resposta tem de ser genuína e sincera, correcta e definitiva. Para ti, quem sou EU? Que espaço me dás na tua vida? Que lugar ocupo na tua escala de valores? Por meio de ti, que imagem de Deus descobrem os outros? Que marca deixas no teu ser e no teu agir?

quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Organizações Católicas apoiam imigrantes e refugiados

«Organizações católicas estão na primeira linha do apoio 
aos imigrantes e aos refugiados» – António Vitorino

Foto: ACNUR

«O diretor-geral da Organização Internacional das Migrações (OIM), o português António Vitorino, afirmou hoje que as organizações católicas em Portugal “estão na primeira linha do apoio aos imigrantes e aos refugiados”, após uma reunião na Conferência Episcopal Portuguesa.
“Passamos em revista um conjunto de preocupações comuns, preocupações de respeito da dignidade e dos direitos humanos dos migrantes, de garantia do acesso dos imigrantes a todos os cuidados de saúde, incluindo em especial o processo de vacinação independentemente do seu estatuto legal”, disse António Vitorino, em declarações à Agência ECCLESIA

Marcos Ré deixa a vida autárquica

Um vereador que nunca procurou as luzes da ribalta 

Ao fim de 24 anos de serviço autárquico, como vereador da Câmara Municipal de Ílhavo, eleito pelo PSD, Marcos Ré dá por terminada a sua vida política ativa. Como especialista do Ambiente, foi uma mais-valia para o nosso município, que nos cumpre agradecer e apontar como exemplo a seguir.
Pessoalmente, vi sempre o até agora vereador Marcos Ré como uma pessoa discreta, consensual, afável, competente e com capacidade de diálogo, nunca menosprezando  os seus interlocutores e munícipes que a ele recorriam em casos da sua competência e responsabilidade. É, sem sombra de dúvidas, um vereador que deixa saudades, tanto entre os seus correligionários como entre os diversos adversários partidários, sem nunca procurar as luzes da ribalta.
Ao nível dos pelouros ligados à sua especialidade, é indesmentível a sua competência e integridade, e para além disso, como homem que conhecia, como poucos, a área municipal, abarcando terras e gentes, Marcos Ré abriu horizontes nos apoios e esclarecimentos prestados aos demais autarcas, e não só.
Felicito Marcos Ré, enquanto agradeço o que nos doou durante estes 24 ano.

Fernando Martins

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

As mais belas fotografias - 3


As grandes fotografias também podem ser acidentais. O avião que transportava o autor sobrevoava as Terras Altas da Islândia, mas uma tempestade forçou uma mudança de rota. “Felizmente, encontrámos este local fabuloso”, conta. “O Sol estava no local correcto”, criando a impressão de que os glaciares são artérias num solo vulcânico.

Fotografia: Pedro Kin

Trabalho criativo

"A única maneira de uma mulher, ou homem, se conhecer como pessoa é pelo seu próprio trabalho criativo"

Betty Friedan
(1921-2006), Activista feminista


NOTA: Publicado hoje, no PÚBLICO, em Escrito na Pedra

Daniel Faria - Um rosto que há de vir

"Quando lhe pediram um autorretrato, Daniel Faria escreveu que era "um rosto que há de vir". E assim será, para o leitor dos poemas. Acreditamos que na poesia portuguesa dos últimos 20 anos poucos tenham vindo à luz assim, com um impacto de pedra». Nesse testemunho recolhido no jornal Público. Um colega recorda: "O Daniel tinha sempre projetos fantásticos, queria ler as obras completas de Shakespeare... O Rilke, na tradução do Paulo Quintela, era fundamental para ele, como o Herberto. E depois Luiza Neto Jorge, Eugénio, Ramos Rosa, Sophia, Ruy Belo, Lorca. Foi com ele que conhecemos Drummond, Guimarães Rosa..." O poeta empenhou-se na ida de Eugénio de Andrade ao seminário. Foi um risco, mas o resultado foi muito bom: Daniel Faria "ficou exausto, havia oposições dentro do seminário, isso angustiou-o imenso. Depois correu muito bem, o Eugénio só não entrou na capela, lembro-me que se admirou por jogarmos futebol sem batina..." E Eugénio de Andrade resumiu essa inédita aventura como "uma tarde divertidíssima". (cf. Público, 14.6.2001). A memória de Daniel Faria foi-se consolidando com o andar do tempo. Mas o seu prematuro desaparecimento teve dois efeitos contraditórios: por um lado, atrasou o reconhecimento da importância da sua obra; e, por outro, permitiu que, finalmente, possamos encontrar a sua voz, como uma das mais significativas da contemporaneidade."

Jaime Ferreira da Silva - Exemplo de abnegação

Efeméride
1962
8 de Setembro
Homenagem ao ilustre pardilhoense no Largo Dr. Egas Moniz

Dando extraordinário exemplo de abnegação para salvar uma criança, morreu na ria de Aveiro, em circunstâncias dramáticas, o Dr. Jaime Ferreira da Silva [médico], que exercia o cargo de Governador Civil do Distrito de Aveiro. (Correio do Vouga e Litoral , 15-9-1962) — J.


Calendário Histórico de Aveiro 
de António Christo 
e João Gonçalves Gaspar

terça-feira, 7 de setembro de 2021

As mais belas fotografias - 2

Cabanas de Tavira - Forte de São João da  Barra 

Em Cabanas de Tavira, uma alvorada límpida impeliu o autor a erguer o drone por breves minutos. No solo, emergiu o bonito Forte de São João da Barra, fortificação mandada construir logo após a restauração da independência.

Fotografia: Manuel Ferreira

segunda-feira, 6 de setembro de 2021

Nossa Senhora dos Navegantes

Efeméride:
1863
6 de Setembro






Foi benzida, no sítio chamado Forte da Barra de Aveiro, a capela de Nossa Senhora dos Navegantes, cuja construção terminara em fins de Maio. (Campeão das Províncias, 12-9-1901; Litoral, 19-10-1979) - J

Calendário Histórico de Aveiro 
de António Christo e João Gonçalves Gaspar


Gosto de árvores, plantas e flores

É ponto assente que gosto de plantas e flores, desde que me conheço. Onde quer que esteja, os meus olhos fixam-se nas plantas e flores, deixando-me extasiado perante a beleza que delas emana. As cores e formas que sobressaem falam-me ao coração. E  quando um pontinho começa a desabrochar na planta, sou desafiado a  acompanhar o seu nascimento. Curiosamente, apesar deste gosto pela plantes e flores, património dos pequenos e grandes jardins, mas também da natureza em estado virgem, não as conheço pelo nome próprio. Sou literalmente um analfabeto.
De vez em quando, publico no meu blogue flores e plantas, mas raramente as identifico. Tenho pena. E há dias fiquei surpreendido com um amigo que, pelo telefone, se referiu a uma flor que estagiou neste meu blogue, dizendo o seu nome de batismo. De tão esquisito para mim, nem o fixei.
Nas minhas voltas pela ciberespaço, costumo chamar até mim blogues e sites relacionados com jardins, plantas e flores, para me deliciar. Hoje, nos BLOGUES QUE SIGO, na coluna à direita, podem ver um site especializado em plantas e em tudo o que lhes diz respeito.

FM 

Açores - Paisagem

Há paisagens que se fixam na nossa memória para sempre


                Açores - São Miguel






 

domingo, 5 de setembro de 2021

As mais belas fotografias - 1


Todos os anos, há uma regata de moliceiros entre a Torreira e Aveiro. Estas embarcações sobrevivem graças à carolice da população apaixonada pelas tradições da ria de Aveiro. Há agora menos de vinte moliceiros nestas condições. Fotografia: José Mariano

NOTAS: 
1. A National Geographic Portugal, que desde há anos  entra em nossa casa, delicia-nos com as suas fotografias e reportagens, que abordam os mais diversificados temas, muitos dos quais de civilizações exóticas;
2. Tentarei  divulgar algumas com regularidade.

A vida é tão curta...


"A vida é tão curta e o ofício de viver tão difícil, que, 
quando começamos a aprendê-lo, temos de morrer"

Ernesto Sábato 
(1911-2011), 
romancista

Nota: Publicado no PÚBLICO, 
hoje, em Escrito na Pedra

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue