quarta-feira, 31 de julho de 2024

terça-feira, 30 de julho de 2024

A vida continua na noite escura

Foto de Senos da Fonseca
 

Na noite escura é possível divisar vida nas árvores bem visíveis, na água lagunar que o luar permite ver. Ao fundo, luzes das ruas ou do casario com gente talvez acordada, que a vida continua.

A Terceira Idade tem de ser um dom, não um peso


Li ou ouvi um dia destes, já não sei bem, (penso que se referiam à mensagem do Papa Francisco para o Dia do Idoso), que “viver a velhice é um dom”. Concordo, aceito e tento vivê-la como tal. 
Olhar para o passado, fazer balanço à caminhada, pensar em tantos que foram meus familiares, amigos da escola e de infância, colegas a nível profissional, e não só, que já partiram, alguns há bastante tempo, e eu continuar a viver, ainda que com alguns problemas de saúde, é de facto um dom que todos os dias agradeço ao Autor da vida. 

sábado, 27 de julho de 2024

Férias em tempos difíceis

Costa Nova
 

Para muitos portugueses, não faz sentido falar de férias. As situações económicas e sociais provocadas pela conjuntura, patente aos olhos de todos, no mundo em geral e nosso pais em particular, quase nos proíbem de falar do que possa implicar despesas, para além das estritamente indispensáveis. Contudo, atrevemo-nos a avançar com algumas propostas para momentos de ócio e de descanso forçado ou permitido pelo emprego e pela vida académica.
Como tristezas não pagam dívidas nem nos livram de aflições, desgostos, problemas e preocupações, nem nos trazem de volta o emprego perdido, então precisamos de olhar em frente, com coragem e determinação, mas ainda com esperança, pois temos como certo que depois da tempestade vem a bonança.
Se é verdade que devemos e podemos divertir-nos, dentro do razoável e possível, propomos que o façamos aproveitando o que temos à nossa volta, que muito é, começando, naturalmente, por dar mais atenção aos que nos são próximos, familiares e amigos doentes, isolados e, quem sabe?, esquecidos. Uns dias de férias para eles seria ouro sobre azul.

Fernando Martins

Nota: Texto escrito há 11 anos. Perfeitamente atual.

sexta-feira, 26 de julho de 2024

O Douro sempre apetecido



É nos dias menos agradáveis que me vêm à memória os bons momentos vividos em dias bonitos. Como é o caso de um passeio ao Douro, onde a paisagem, vista de qualquer ângulo, tem uma beleza ímpar. Nesta foto, tudo é  digno dos nossos olhares ávidos do belo.

Dia Mundial dos Avós

Dia dos Avós evoca São Joaquim e Santa Ana, 
avós maternos de Jesus

Avô Facica 
A data é comemorada com toda a lógica por bastante gente e o Papa Francisco instituiu na Igreja O Dia Mundial dos Avós e Idosos, no domingo mais próximo de 26 de julho. Consta que a ideia do Dia dos Avós veio  de uma avó portuguesa, de Penafiel, Ana Elisa Couto (1926-2007), avó de seis netos.
Recordo hoje, com emoção, os avós que conheci e com quem convivi. No meu caso, apenas conheci o avô materno, Manuel José Francisco da Rocha, e a avó paterna, Maria de Jesus Lourenço. Ambos acolhedores e de bons conselhos. Já partiram para o coração maternal de Deus há muitos anos, mas deixaram as suas marcas no meu ADN e no meu coração.

segunda-feira, 22 de julho de 2024

Flores do meu jardim

 

As flores ficam sempre bem, como esta que registei tendo por fundo um pinheiro bem verdinho. Na Gafanha da Nazaré, como nas demais zonas ribeirinhas, mesmo em tempo de seca dura, os solos das nossas terras têm o precioso líquido em abundância. Ainda bem.

Amadeo de Sousa-Cardoso: Salto do coelho


 
A arte  de um grande artista português.

sábado, 20 de julho de 2024

Acampamento de Escuteiros na Colónia Agrícola

“Vê! Descobre! Arrisca! Encontra-Te!”



Realiza-se na Gafanha da Nazaré, de 27 de julho a 2 de agosto, o XX Acareg dos escuteiros católicos da região de Aveiro. “Acareg” quer dizer “Acampamento Regional”. Decorre habitualmente a cada quatro anos e consiste numa autêntica cidade que dura uma semana e conta com mais de dois mil jovens habitantes, dos lobitos aos caminheiros, evidentemente acompanhados de dirigentes adultos.
Por estes dias, as infraestruturas, depois da limpeza dos arbustos, estão a ser montadas Gafanha da Nazaré para  acolher mais de dois mil escuteiros, na mata da colónia agrícola. 
O Acareg tem como lema “Vê! Descobre! Arrisca! Encontra-Te!”. As atividades escutistas deste Acareg inspiram-se na história da viagem ao reino do Prestes João para descobrir o segredo da felicidade do seu povo. Com este imaginário, os escuteiros querem comprometer-se “na construção de um mundo melhor”, “viver os valores cristãos da vida” e “partilhar vivências” – como se lê nos objetivos da iniciativa.

Um poema de Orlando Figueiredo


MAR

Aqui está o mar
inteiro e firme
olhos abertos e azuis
voz rouca e veemente

Cresce em mim como espuma
o desejo de amar o mar


NOTA. Ilustração da capa

sexta-feira, 19 de julho de 2024

Boas Férias para todos


Em tempo de verão não pode faltar o otimismo. É nele que refrescamos o corpo e a alma. Libertos do frio, do vento e da chuva sentimos mais gosto pela vida. Férias com praias, serras, passeios, diversões, leituras, programas televisivos e visitas a familiares e amigos contribuem para o nosso melhor estado de espírito, que se deseja sadio e aberto a quem nos rodeia. 
Como rural que sou, sem complexos, gosto do campo e da sua simplicidade. Comungo, com verdade, a natureza e dela benefício tanto que posso e devo partilhar. As cores, os cheiros, a serenidade, a liberdade e a proximidade que nos inspiram surgem mais nesta época. As pessoas são a nossa família mais alargada. Antigamente, os mais velhos eram todos tios e tias. 
Se é indiscutível que temos na alma e no sangue o mar e a ria, que nos viram nascer e crescer, também é certo que a serra nos fascina. Em menino, quando ao longe divisava os seus contornos, sentia-os misteriosos. E quando pela primeira vez pisei solo serrano fiquei extasiado. Hoje tudo é diferente. Os meios de comunicação social levam-nos a todo o mundo. Importa saber aproveitar o que nos oferecem. Boas férias para todos.

Fernando Martins

quinta-feira, 18 de julho de 2024

quarta-feira, 17 de julho de 2024

UM POEMA DE TOLENTINO MENDONÇA


ESTAÇÕES

A velha ponte de madeira
entre estações
os caminhos que fizemos pelo bosque
marcas luminosas
eventuais
longe de tudo

estendemos minuciosas reservas
mesmo ao que se revela de súbito
cercas em redor das casas
a multiplicação dos ancoradouro
os baldios vigiados da torre
no meio do silêncio

José Tolentino Mendonça

In "A NOITE ABRE MEUS OLHOS"

Festival da Sardinha na Costa Nova

Abre portas, amanhã, 18 de julho, o Festival da Sardinha ao relvado da Costa Nova, encerrando no dia 21 do mesmo mês. Durante quatro dias, ao almoço e ao jantar, serve-se o mais simples e o mais tradicional prato português de verão – a sardinha assada na brasa, sublinha-se na informação municipal.

A Beleza da Natureza


A beleza da natureza ilumina a nossa vida minuto a minuto, desde o nascer ao pôr do sol. Diariamente, quando espreito o dia, há sempre um sinal fascinante que me atrai... Uma nuvem que corre, apressada, sem destino certo; uma nova planta que nasceu sem eu dar conta; uma flor que desabrochou para nos alegrar a vida, como esta que aqui fica para mais tarde recordar.

segunda-feira, 15 de julho de 2024

Barcos Saleiros



Este postal anda por aqui perdido na secretária à espera da sua sorte. Hoje já vai correr mundo para mostrar uma marca importante das nossas raízes, agora caídas em desuso. O sal de Aveiro deixou de ser rentável por razões ligadas aos acessos. É a vida.

Nota: Barcos Saleiros - Canal de S. Roque  - Foto: Severina Brites - Estúdio: Adriano Pires

domingo, 14 de julho de 2024

Eu sou um rural


Eu sou um rural. Gosto do campo e da sua simplicidade. Comungo, com verdade, a natureza e dela recebo a imensa riqueza que ela nos oferece. As cores, os cheiros, a serenidade, a liberdade e a proximidade que nos inspira. As pessoas são a nossa família mais alargada. Antigamente, os mais velhos eram todos tios e tias.
Se é indiscutível que tenho na alma e no sangue o mar e a ria, que me viram nascer e crescer, também é certo que a serra me fascina desde menino, quando ao longe divisava os seus contornos para mim misteriosos. E quando pela primeira vez pisei solo serrano fiquei extasiado, sem fala.
Em casa, não dispenso o quintal, não para dele cuidar que as forças já não o permitem, mas para apreciar o que da terra brota  e as árvores oferecem. 
Hoje andei a contemplar as laranjeiras e os limoeiros, as macieiras  e pereiras, mas também os  pinheiros e vários arbustos que a Lita plantou. Há árvores  e outras plantas  que definham e morrem. Tal como as pessoas. 

F. M.

Festival do Bacalhau - Corrida mais louca!

Estão oficialmente abertas as inscrições para a “Corrida Mais Louca da Ria - Corrida de Embarcações Originais”, que terá lugar durante o Festival do Bacalhau, entre os dias 14 e 18 de agosto, no Jardim Oudinot, Gafanha da Nazaré.

sábado, 13 de julho de 2024

Paisagem lagunar

 

Nós, os da beira-ria, temos o privilégio de poder apreciar paisagens com esta. Quem vier para estes lados, aproveite.

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Aveiro em época festiva


 Aveiro assinala sempre, com dignidade, os tempos festivos. E presentemente, com o número de visitantes em fase de notório crescimento, os responsáveis não podem descurar essa atitude.

quarta-feira, 10 de julho de 2024

Almoço de convívio com antigos alunos

Grupo do convívio


Oferta: Porta-canetas de cristal

No sábado passado tive o privilégio de participar num almoço-convívio com antigos alunos. Recuei no tempo décadas de vida ativa com crianças que hoje são avôs. Há prazeres que não se explicam. E este, vivido no sábado num restaurante, foi um deles.
Pela sétima vez respondi à chamada para ser acolhido com sorrisos abertos cheios de ternura onde o carinho foi manifestado nos olhos que me fixavam, nos ouvidos que me escutavam e nas histórias que todos evocaram com manifesta satisfação.
Importa sublinhar que o prazer revivido de tempos que não voltam e que deixaram marcas indeléveis nos corações dos meus antigos alunos e no meu próprio, que rejuvenesceu até à meninice deles.
Os meninos de outrora, cheios de sonhos, puderam recordar e reviver brincadeiras e canseiras que entretanto caíram em desuso, dando lugar às novas tecnologias agora dominadas, pelos seus filhos e netos.
Foi um prazer apreciar os seus rostos animados pelas conversas sempre apetitosas, que não é todos os dias que podemos conviver com antigos alunos que ostentam expressões e sorrisos da infância. Para mim, é inexplicável o que sinto pela amizade demonstrada, pelos risos  trocados, pelas estórias revividas e sempre saborosas.
Senti-me, uma vez mais, com saudades das escolas por onde passei e onde partilhei saberes, mas também por aquelas onde criei e animei bibliotecas escolares e cursos de adultos, para muitos completarem habilitações de acesso ao mundo do trabalho profissional.
Apesar da minha provecta idade, ficarei à espera de mais encontros de convivência fraterna. Fugir deles é um erro crasso.
Até ao próximo convívio, se Deus quiser.

Fernando Martins

Nota: Um agradecimento especial ao Serafim Pinto, pela sua amizade e capacidade de organização destes encontros tão saborosos.

Praia da Barra com diversões aquáticas


"Depois do sucesso alcançado em 2019, a praia da Barra, em Ílhavo, volta a contar com um parque de diversões aquático flutuante, para fazer as delícias dos veraneantes. Acaba de ser instalado na “Praia Velha”, junto ao Farol, e está disponível todos os dias, até 31 de agosto, entre as 10h00 e as 19h00, com uma lotação máxima de 35 pessoas.
Para aceder ao parque insuflável é necessário adquirir bilhete (10 euros) junto ao bar Praia Velha Lounge.
Durante o período da manhã, 10 às 12h00, as escolas e instituições particulares de solidariedade social têm acesso a descontos de 50 por cento na entrada.
A segurança é garantida por dois nadadores-salvadores (um no insuflável e outro no areal), sendo obrigatório o uso de um colete salva-vidas disponibilizado no local."

domingo, 7 de julho de 2024

A fé dissipa a dúvida



"A Fé dissipa a dúvida e a hesitação, liberta-nos do sofrimento e conduz-nos até à cidade da paz e da felicidade. É a fé que faz desaparecer a perturbação mental e que clarifica o nosso espírito, reduzindo o nosso orgulho e afirmando-se como a raiz da veneração. A fé assemelha-se à nossa mão, capaz de reunir todas as qualidades virtuosas."

Dalai Lama

Descanso ou preguiça?

Viajar é Preciso 

Descanso ou preguiça? Esta é uma pergunta que faço a mim mesmo quando me sinto sem apetite para escrever ou ler. Será por excesso de trabalho para a minha idade? Talvez. 
Mas a verdade, nua e crua. diz-me que a vida sem sonhos e projetos, não faz sentido. Aceito, obviamente, as tarefas em que me envolvo. Parar é morrer. Apoio e aplaudo os que têm que fazer. Os indiferentes à vida não têm futuro. 
Viajar é preciso!

quarta-feira, 3 de julho de 2024

Praias vão abrir portas


 Estou em crer que as nossas praias vão abrir portas a toda a gente. Aqui à volta, Praias da Barra, Costa Nova, Vagueira e S. Jacinto vão atrair pessoas de todos os quadrantes e de todas as idades.

Gritos lancinantes de povos esmagados

Texto de Querubim Silva 
no Correio do Vouga

"Os gritos lancinantes de povos esmagados bradam aos céus: os gritos de fome, de insegurança, de privação de pátria e estabilidade de vida, de terror, de morte! Mas são abafados pela fúria da ganância, pela cegueira do fundamentalismo ideológico e do fanatismo religioso, do tribalismo de grupos em busca de proveitos próprios. Soam alto os gritos do Papa Francisco: “Com a guerra todos perdem”; “São os mais frágeis - idosos, mulheres e crianças - as vítimas primeiras e mais numerosas das guerras”… Aplaudido por muitos, certo é que os aplausos não resolvem conflitos. E chegada a hora da verdade, estremam-se posições: alheiam-se uns; tomam partido outros; persistem os interesses ocultos dos principais. Os gritos não têm eco. E os povos continuam a definhar, esmagados pelo silvo dos mísseis e pelo troar das bombas."

Querubim Silva

terça-feira, 2 de julho de 2024

Grande Regata dos Moliceiros


No próximo sábado (dia 6 de julho) os canais da Ria, entre a praia da Torreira e a entrada da cidade de Aveiro, serão palco da edição deste ano da Grande Regata dos Moliceiros. O evento é promovido pela Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro (CIRA), com o apoio das câmaras municipais da Murtosa e de Aveiro. O concurso de painéis, para eleger os mais belos painéis que decoram proas e rés dos barcos moliceiros, está agendada para as 11h30, na praia fluvial do Monte Branco (Torreira). Desse mesmo local, pelas 14h30, partirão as embarcações que irão disputar a edição deste ano da tradicional regata de barcos moliceiros, cuja chegada ao Cais do Sal, zona da antiga lota, em Aveiro, deverá ocorrer pelas 16 horas.

segunda-feira, 1 de julho de 2024

BOM CONSELHO DO PAPA

“Precisamos de uma Igreja e de uma sociedade que não excluam, que não excluam ninguém, que não tratem ninguém como impuro, para que todos, com as próprias histórias, sejam acolhidos e amados sem rótulos e sem preconceitos. Que seja amado sem adjetivos”

Arquivo do blogue