sábado, 4 de agosto de 2012

O trabalho, o ócio, festas e férias

Por Anselmo Borges

O negócio ocupou tudo e esqueceu o ócio, no sentido grego das palavras, como explica o filósofo Gabriel Amengual. Ócio (no grego scholê, no latim otium), em princípio, significa estar livre dos negócios políticos ou do Estado e do governo e de actividades económicas, que, na Antiguidade, se definiam como o não-ócio, o negócio (a-scholía), e implica a orientação para o âmbito do pensar e da contemplação. "Ter ócio" significava festejar, ter alegria e a ocupação própria do tempo descansado - debates, concertos, teatro, etc. -, passando depois a significar o lugar dessas actividades (a escola, scholê). "Ócio significa tempo livre, possibilidade, oportunidade de algo." Neste quadro, o ócio era, para Platão, o pressuposto para a filosofia, em conexão com a liberdade e a verdade. Num contexto de escravatura, era, pois, privilégio dos homens livres. Para superar a tirania e a escravidão, não é, portanto, do ócio para a liberdade e a verdade que precisamos?

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Casal amigo em férias no Brasil






Mais uma semana prestes a passar e aqui, no Brasil, dadas as circunstâncias, o tempo ainda passa mais rápido. Comer, dormir e passear...
Na quarta-feira foi o dia destinado a uma volta de barco pela Baia de Guanabara, até Niterói, centro da cidade histórica. Vimos a Praça XV, a Sé Velha, a famosa igreja da Candelária e outros Monumentos do tempo do Império, que são muitos. Depois foi a vez de ver a Sé Nova, imponente, o Convento de Santo António e outros locais, para ficarmos a ter uma ideia da cidade do Rio de Janeiro.
Ontem, quinta-feira, fomos ao Santuário da Senhora Aparecida, outra obra majestosa e grandiosa, que fica a caminho de S. Paulo, a uns 260 quilómetros do Rio de Janeiro. Na ida, tivemos a oportunidade de conhecer o Seminário do Santo Frei Galvão, a casa onde nasceu este santo e a Igreja Matriz onde foi batizado. Foi um dia que começou às 7 horas e acabou, graças a Deus, muito bem, às 21.30 horas em casa.
Hoje, a seguir ao almoço, partiremos para Búzios, que dizem ser uma verdadeira maravilha da Natureza. Ficaremos lá até Domingo à noite. E assim tem sido a nossa vida no Rio de Janeiro, com todas as mordomias da Isabel e do Abel. Melhor não pode ser. Não há palavras...

Isabel e Quim



- Posted using BlogPress from my iPad

Rir é coisa séria


Li no ZENIT

"Quem nunca ri não é pessoa séria"

Nota: Concordo inteiramente com este aforismo. O mundo está cheio de casmurros, de pessimistas, de gente tristonha. Apesar da crise, esforcemo-nos por sorrir, por rir às gargalhadas, por partilhar alegria, mesmo que a revolta nos incomode e nos solicite raiva. Um dia destes, o mundo será melhor!
Já agora, bom fim de semana, com um sorriso nos lábios.

- Posted using BlogPress from my iPad

Bombeiros suspendem ameaça de greve

As notícias de hoje, a que já tive acesso, dizem-nos que os bombeiros portugueses suspenderam a ameaça de greve. Vai ser constituído um grupo de trabalho para apresentar propostas, tendo em vista garantir o transporte de doentes. Ainda bem que assim é.
Todos sabemos da importância do esforço dos bombeiros em várias frentes. Veja-se, por exemplo, a luta que travaram para combater os fogos florestais nestes últimos dias. Mas, para além disso, eles estão sempre prontos para acudir a quem precisa. Daí que seja de louvar todo o interesse das autoridades, e não só, para os apoiar.

Veja aqui


- Posted using BlogPress from my iPad

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Padres não deviam gerir instituições sociais

Li na Rádio Terra Nova online




Os Padres que, muitas vezes por inerência, ocupam lugares de gestão em instituições sociais, "não o deveriam fazer".
A ideia é defendida pelo Padre Manuel Rocha Pároco na Vera Cruz, em Aveiro, que é um dos administradores do Centro Social da Vera Cruz. Em entrevista à Terra Nova referiu que a "esmagadora" maioria dos Padres não tem formação e capacidade para gerir.
"Eu não estou formado para ser gestor ou director de uma instituição daquelas que, hoje, alberga milhentas situações, procurar dinheiro para pagar aos funcionários, a gestão profissional dos colaboradores, as Leis do trabalho, são situações que podem gerar conflitos", adiantando, "de que lado se posiciona o Padre", questionou.
"Se prego de um lado como Padre, não posso aparecer do outro a despedir pessoas, é muito desconfortável", disse.


Nota: Há muito que defendo estas ideias do padre Rocha. Quando há tanto que fazer no campo da evangelização, da catequese e da formação contínua dos cristãos, por que razão hão de os padres ocupar-se com outras atividades?
Já lá vai o tempo em que os sacerdotes pertenciam ao grupo restrito dos que estudavam. Nesse caso e nesses tempos, talvez se aceitasse que os padres fossem gestores de instituições sociais, mas hoje não se compreende que percam tempo com contas, deve e haver, contratação e despedimentos de empregados. Será que Jesus Cristo também lhes atribuiu essas funções? Penso que não. Um assunto pertinente levantado pelo padre Rocha, que muito bem conheço e admiro.


- Posted using BlogPress from my iPad

MANOEL OLIVEIRA: exemplo a seguir




- Posted using BlogPress from my iPad

terça-feira, 31 de julho de 2012

Por terras brasileiras

Joaquim Simões e Isabel, um casal amigo, tiveram a gentileza de partilhar connosco impressões da viagem que estão a fazer ao Brasil. Boa ideia, sim senhor. Que outros façam o mesmo, para mutuamente nos enriquecermos.






"Cá estou, depois de Brasília, no Rio de Janeiro, onde lhe garanto que já vi e já estive no Paraíso terrestre. Não há palavras para descrever o Rio, no que respeita às paisagens e às praias de Ipanema, Leblon e Capacabana, as mais conhecidas, para além de outras centenas tão boas ou melhores, mas cujos nomes não são das telenovelas.
Subir ao Cristo Corcovado e ao Pão de Açúcar e ver a paisagem de lá de cima é um espetáculo único. Subir ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, com os seus 365 degraus escavados na rocha (feitos manualmente por portugueses), é coisa digna de uma visita.
Isto é o bonito, mas passar e ver as Favelas (agora não são mais favelas, mas sim comunidades) do Alemão e tantas centenas de outras, menos conhecidas, mas que existem, e sabermos que vivem lá irmãos nossos... aí já muita coisa perde a sua graça.
Hoje iremos conhecer a Barra da Tijuca, amanhã o Santuário de Nossa Senhora da Aparecida e na sexta, sábado e domingo iremos para a Praia de Búzios, que dista do Rio uns 250 quilómetros.
Do dia 9 a 13 de Agosto iremos para o Rio Grande do Sul - Porto Alegre, conhecer aquela zona gaúcha e, querendo Deus, lá para o dia 15 ou 16 de Agosto regressaremos a Portugal.

Um Grande Abraço

Isabel e Quim"


- Posted using BlogPress from my iPad

"PIO XII - Defensor do Homem"





- Posted using BlogPress from my iPad

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Eunice Muñoz nasceu neste dia




30 de julho de 1928

Eunice Muñoz, uma das mais talentosas artistas do nosso tempo, celebra hoje o seu aniversário natalício. Haverá algum português que a não conheça, quer no teatro, no cinema ou na televisão? Julgo que não.
Aqui a recordo, em jeito de homenagem simples, tanto mais que a consagrada artista tem continuado a trabalhar, dando a todos os portugueses um belo exemplo de amor à vida e à arte que apaixonadamente abraçou desde muito cedo.

Ler mais aqui

Nomeações do Bispo de Aveiro




O Bispo de Aveiro, D. António Francisco dos Santos, procedeu a nomeações para o serviço do Povo de Deus, recordando que  «vamos viver este ano em Missão Jubilar, ao celebrar setenta e cinco anos da restauração da nossa Diocese». E lembra que «aí  se centra o dinamismo mobilizador que dia a dia queremos imprimir ao agir pastoral de todos os membros do Povo de Deus, nesta Igreja diocesana e em todas as suas Comunidades, Movimentos e Grupos apostólicos».
D. António frisa a importância de «renovar e dinamizar as estruturas e serviços pastorais da Diocese “em ordem a sermos uma Igreja diocesana sólida e formada na fé, estruturada, funcional e interventiva no meio humano e na realidade em que vive, para ser âncora e farol de esperança na construção do Reino de Deus em Aveiro”.

Nomeações:

P.e João Manuel Marques Gonçalves, Assistente do Secretariado Diocesano de Animação Missionária (SDAM) e da Orbis-Cooperação e Desenvolvimento;

P.e Manuel Martins Simões de Melo, Pároco de S. Vicente de Sangalhos, no Arciprestado de Oliveira do Bairro;

P.e João Carlos de Almeida Carvalho, Pároco de S. Bartolomeu do Troviscal e de S. Martinho de Amoreira da Gândara, no Arciprestado de Oliveira do Bairro;

P.e Leonardo António Pawlak, Pároco de Santa Maria de Alquerubim, S. Paio de Frossos e S. João de Loure, no Arciprestado de Albergaria-a-Velha;

P.e Ivanil José Portela, Pároco de S. João Baptista de Cedrim, continuando Vigário Paroquial de Santa Maria de Sever do Vouga e de Nossa Senhora do Loreto de Paradela, no Arciprestado de Sever do Vouga;

P.e Manuel Lopes Ribeiro, Sacerdote da Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus, Pároco de S. Salvador de Covão do Lobo e de Santa Catarina, no Arciprestado de Vagos.

Ler mais aqui

domingo, 29 de julho de 2012

Pão para todos


Bento Domingues vai de férias e volta em setembro às páginas do PÚBLICO, para gáudio dos seus leitores e admiradores. As suas crónicas são sempre uma reflexão oportuna e desassombrada sobre a Igreja e sobre o mundo no qual ela se insere de pleno direito. Cronistas como Bento Domingues fazem falta na nossa sociedade acéfala em muitos quadrantes. Com capacidade de síntese, domingo após domingo indica-nos caminhos possíveis inspirados na Boa Nova, apontando metas que nos conduzem a uma fraternidade desejável. 
Ficamos à espera.




Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue