sábado, 6 de julho de 2019

À espera da partida!


Estamos sempre à espera da partida. E quem nos dera poder sair à aventura e conhecer terras e gentes apenas sonhadas. Mas se não pudermos, fiquemos ao menos com o sonho, ao contemplar os barcos em maré de descanso na marina do Jardim Oudinot.
Bom fim de semana para todos os meus amigos, tanto os que viajam como os que se limitam a imaginar. 

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Os nossos gatos vadios


Contemplo o relvado que o João Paulo corta regularmente por iniciativa própria. Ele sabe disso e assume a tarefa com gosto e saber. E nem precisa de ajuda; acha que as ajudas até estorvam os seus hábitos. Também apara os arbustos e retira os sobrantes para que o relvado se apresente limpo e convidativo por uns tempos. Mas o João tem tudo sob controlo e aparece sempre no momento certo.
Sentado no alpendre, rodeado por um aparato de pratos de plástico destinados aos cinco gatos vadios que a Lita adotou, sinto a vida em movimento. Os felinos, que recusam sistematicamente dar o pelo para uma gesto de carinho, sabem que nunca lhes faltará água fresca, ração adequada e restos de comida, lavada, não vá dar-se o caso de alguns condimentos lhes alterar a digestão. Fico assim a pensar quanto é difícil domesticar um animal. Nem com estes mimos dão o braço a torcer. Mas há de chegar o momento de reconhecerem quem é amigo. Será?
Longe do bulício do quotidiano de gente ativa, dou comigo a meditar na importância da ocupação como sinal de vida útil, quando as forças se tornam cada vez mais débeis. E percebo que nos tempos de hoje há muitas formas de nos sentirmos capazes de ocupações salutares, como o ato de escrever e de ler, com tanta oferta que nos desafia a viajar, a refletir e a sonhar.
Cinco gatos que nos olham desconfiados e que, diversas vezes, se aproximam de nós, coçando-se nas nossas pernas, em modo de desafio. E quando os fixamos, fogem logo espantados pela proximidade, como se os nossos olhos fossem raios fulminantes. Será que algum dia aceitarão a amizade dos humanos?
Entretanto, sobem ao cocuruto das árvores e arbustos a uma velocidade espantosa, na tentativa frustrada de caçar uma rola ou melro, e descem com a mesma velocidade e perícia. Brincam uns com os outros, tentam caçar uns passaritos mais atrevidos que se aproximam deles e logo se espantam. Um ou outro, porém, cai no azar e é apanhado. E assim passam os dias, com a Lita a medir os estilos dos felinos e a rir-se com as suas brincadeiras à distância. E quando algum se ausenta por razões que desconhecemos, que falta de comer não é, a Lita até perde o sono.

F.M. 

Georgino Rocha - Enviados em missão: Que alegria!



Jesus prossegue o seu caminho para Jerusalém. Decidido e firme. Cria oportunidades e aproveita ocorrências para lançar os discípulos em experiências de missão. De forma ousada e confiante. Faz-lhes advertências e dá-lhes instruções sobre o modo de agir. Com clareza e determinação. Envia-os a anunciar a paz, sinal de que o reino de Deus está próximo. Sem demora e com leveza. Lc 10, 1-12. 17-20.
Acolhe-os, com solicitude, no regresso, escuta, com minuciosa atenção, a comunicação do que havia sucedido a cada um, rejubila com eles pelas maravilhas ocorridas e encaminha as razões do seu estado de espírito, dizendo: “ alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos nos Céus”.
O caminhar de Jesus tem estes e outros horizontes. Trata-se de aproveitar a metáfora do percurso terreno, com sábia pedagogia, para clarificar opções e definir critérios, moldar sentimentos, amadurecer atitudes, alargar espaços de liberdade, marcar o ritmo e o rumo da missão a realizar em todos os tempos: Ir às aldeias – agregados do povo simples e solidário, visitar cada casa familiar – espaço da proximidade e do perdão que gera a paz, entrar nas cidades e aceitar a hospitalidade oferecida de quem aí mora – gestos de bom acolhimento, de abertura a novas formas de convivência e de partilha, de entrar em círculos mais estreitos de amizade, de dizer em público a relação nova que está a surgir.
O envio dos discípulos é dirigido a todos. O número 72 comporta este símbolo. Eram os povos conhecidos. Neles, está toda a humanidade. A missão é universal. Realiza-se na reciprocidade de dons: oferecer o que cada um tem de valioso e, simultaneamente, receber a oferta que expressa o ser do outro. Todas as culturas estão dotadas de bens apreciáveis, todas as religiões contém expressões e rituais de grande significado. Também as confissões católicas/Igreja encerram ricas mensagens de humanização da pessoa e das sociedades, criam laços de fraterna convivência entre os seus membros, configuram, de modo sacramental, a pessoa e obra de Jesus Cristo prosseguida pelo seu Espírito na Igreja. Entrar em comunhão com os valores humanos e valorizar a originalidade fiel do Evangelho, eis o desafio da missão católica.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Ria de Aveiro em festa com Regata dos Moliceiros

Regata de 2018




«A Região de Aveiro está em festa este fim de semana com o Ria de Aveiro Weekend, iniciativa que, entre sexta-feira e domingo, convida a desfrutar de um programa de eventos repleto de gastronomia, festas, música, artes, património e tradição. Os 11 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), instituição que promove o evento, são o palco desta celebração conjunta, que dá a conhecer em rede a riqueza do território nas suas mais diversas expressões, com particular enfoque na Ria de Aveiro, o recurso turístico de maior relevância da região.
É precisamente na Ria de Aveiro que acontece, no sábado, a partir das 14h30, um dos mais emblemáticos e esperados eventos do ano - a Grande Regata dos Moliceiros -, que este ano conta com 15 embarcações, mais três do que na edição passada, num esforço conjunto da Região de Aveiro em preservar uma tradição única. Nesta regata os barcos moliceiros navegarão à bolina, na sua configuração tradicional, desde a Praia da Torreira, na Murtosa até aos canais urbanos de Aveiro

NOTA: Do Newsletter da CIRA

Uma Igreja que tarda em abrir os olhos às realidades

Flausino Silva

"Francisco voltou a surpreender com a sua franqueza, desta vez ao referir-se ao sistema vaticanista de governo da Igreja Católica, apesar das conhecidas críticas às "doenças da Cúria". 
Segundo o portal Sete Margens, em entrevista à Televisa, quando "Valentina Alazraki lhe pergunta sobre a eventual contradição entre 'uma Igreja em crise e um Papa que goza de popularidade', o Papa Bergoglio responde com uma dura crítica à forma de governo que domina ainda o Vaticano." Chega mesmo a classificar a sede do poder católico-romano como "última corte europeia de uma monarquia absoluta"(7 Margens). 
Ao pensar nesta reflexão de um Papa que todos admiram, mesmo não crentes, pela clarividência e coragem das afirmações, interrogamo-nos acerca do profundo alcance da suas palavras: quererá o Sumo Pontífice significar, com a sua crítica, que eu e a minha família nos comportamos como absolutistas, quando usamos a nossa posição social, os nossos bens, a nossa cultura, para nos impormos aos que dependem de nós, que estão sob a nossa influencia e domínio, submetendo-os à nossa prepotência, ao nosso poderzinho, ao nosso estatuto social?

quarta-feira, 3 de julho de 2019

“O humano é provavelmente o animal mais perigoso que já viveu no planeta”

Lee Berger

O PÚBLICO inseriu hoje nas suas páginas uma entrevista feita a Lee Berger, o paleoantropólogo norte-americano que tem estado por detrás de importantes descobertas de hominídeos na África do Sul. Como destaque, em título desafiador, está uma frase que encima este apontamento, com a qual concordo em absoluto e cuja leitura recomendo aos meus leitores. 
Realmente, partindo daquela ideia, lembro que, durante a minha vida de oito décadas, nunca me lembro de haver paz no planeta Terra. Nasci com a segunda grande guerra e nem será preciso enumerar todas as outras guerras devastadores que emergiram, seguindo-se umas às outras. Isto, sem falar em contendas a tantos níveis, pessoais e familiares, entre vizinhos de perto e mais afastados, lutas tirânicas, opressões e ditaduras em nome do progresso e da fraternidade, onde a democracia só o é de nome.
Olhando à volta, há guerras por tudo e por nada, mesmo por aquilo que seria suposto estar na base da nossa alegria. Veja-se a violência no desporto, na política, na comunicação social com programas insultuosos, nas ditaduras, nos fanatismos e  nos terrorismos em nome de Deus.

F. M.

terça-feira, 2 de julho de 2019

Uma mulher vai presidir à Comissão Europeia

Ursula von der Leyen

Os 28 escolheram, pela primeira vez, na história da Construção Europeia, uma mulher para liderar o executivo comunitário - Ursula von der Leyen.  Se tal se concretizar (na política nunca se sabe), pode ser que a sensibilidade feminina tenha uma visão diferente, para melhor, dos problemas dos europeus mais sofredores. 


Li aqui 

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Frei Bento Domingues - Espiritualidade, mas que espiritualidade?

Bento Domingues

«Quem anuncia um curso de teologia não pode esperar grande adesão, mas se propõe um curso sobre uma espiritualidade desconhecida terá aos seus pés um mundo de curiosos de todas as novidades esotéricas.»

1. Será verdade que, no Ocidente, as religiões com os seus dogmas, catecismos, normas morais, esgotaram o prestígio que lhes atribuíram ao longo dos séculos? Ou será apenas a violência, em nome de Deus, que as desacreditou? Seja como for, a religião ganhou às religiões, a religiosidade ganhou à religião, a espiritualidade parece ganhar à religiosidade. O mercado das espiritualidades ganhou ao das religiões a la carte. As espiritualidades e sabedorias do Oriente tiveram um acolhimento inesperado no Ocidente. Mesmo no campo católico, repete-se que o século XXI ou se torna místico ou está perdido.
Quem anuncia um curso de teologia não pode esperar grande adesão, mas se propõe um curso sobre uma espiritualidade desconhecida, e quanto mais desconhecida melhor, terá aos seus pés um mundo de curiosos de todas as novidades esotéricas.
Existem sabedorias e espiritualidades que não estão ligadas a nenhuma confissão religiosa, mas constituem campos de busca de sentido existencial.
Este Papa encerrou uma época, muito recente, confiada aos Prefeitos da Congregação para a Doutrina da Fé, perfeitos em silenciar a liberdade no seio da Igreja.
Ele próprio não tem boas recordações da teologia que teve de frequentar como estudante, uma teologia de manuais, onde estavam previstas e congeladas as teses, as perguntas e as respostas. Desde a Alegria do Evangelho que sonha com «Faculdades de Teologia onde se viva a convivialidade das diferenças, onde se pratique uma teologia do diálogo e do acolhimento; onde se experimente o modelo do poliedro do saber teológico, em vez de uma esfera estática e desencarnada. Onde a investigação teológica seja capaz de se comprometer com um cativante processo de inculturação».
Está convencido que tanto «os bons teólogos, como os bons pastores, têm o cheiro do povo e da estrada e, com a sua reflexão, derramam óleo e vinho sobre as feridas dos homens». Para ele, a teologia deve ser «a expressão de uma Igreja que é um “hospital de campanha”, que vive a sua missão de salvação e de cura no mundo! A misericórdia não é só uma atitude pastoral, é a própria substância do Evangelho de Jesus».

domingo, 30 de junho de 2019

Anselmo Borges - Confissões do Papa Francisco. 1


1. “O que está em crise são estruturas que formam a Igreja, que têm de cair. Sejamos conscientes. O Estado da Cidade do Vaticano como forma de governo, a Cúria, seja o que for, é a última corte europeia de uma monarquia absoluta. A última. As outras já são monarquias constitucionais, a corte dilui-se, mas aqui há estruturas de corte que são o que tem de cair.” “A reforma não é minha. Foram os cardeais que a pediram”, quando se debatia a sucessão de Bento XVI.
Quem disse isto foi o Papa Francisco numa extensa entrevista à jornalista Valentina Alazraki, de Noticieros Televisa, México. Os temas debatidos, num imenso à-vontade, mesmo quando difíceis e até escaldantes, foram muitos.


2. O que aí fica quer ser um brevíssimo resumo desse longo diálogo leal, onde não faltou o bom humor. 

2. 1. Um tema constante nas preocupações de Francisco: os migrantes e refugiados. Não se pode pretender resolver os problemas erguendo muros, como se “essa fosse a defesa. A defesa é o diálogo, o crescimento, o acolhimento e a educação, a integração ou o limite saudável do ‘não é possível acolher mais’, saudável e humano.” Referindo-se a Trump, disse: “Pode-se defender o território com uma ponte, não com um muro.” 

2. 2. Algo não funciona em relação à economia, que se tornou sobretudo economia da especulação financeira: “Já saímos do mundo da economia, estamos no mundo das finanças. Onde as finanças são gasosas. O concreto da riqueza num mundo de finanças é mínimo.” Então, o mal-estar provém desta constatação: “Cada vez há menos ricos, menos ricos com a maior parte da riqueza do mundo. E cada vez há mais pobres com menos do mínimo para viver.” 
Francisco pronuncia-se contra uma economia neoliberal de mercado. É favorável a “uma economia social de mercado”. 
Aqui, eu acrescentaria: economia social e ecológica de mercado e chamaria a atenção para as tremendas, se não insuperáveis, dificuldades para impô-la, apesar da sua urgência em ordem à sobrevivência. Porquê? Num mundo globalizado, os mercados são globais, mas a política é nacional ou regional. Nesta situação, onde estão as instâncias de regulação dos mercados? Francisco sabe disso e, por isso, acrescenta que é necessário “procurar saídas políticas, eu não as sei dizer, porque não sou político. Não tenho esse ofício. Mas a política é criativa. Não nos esqueçamos que é uma das formas mais altas da caridade, do amor, do amor social.”

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