sábado, 16 de julho de 2022

Carta do Bispo do Porto a Salazar

António Ferreira Gomes, Bispo do Porto (1952-82), escreveu no dia 13 de julho de 1958 uma carta a Salazar, na sequência das eleições fraudulentas em que concorreu Humberto Delgado.
Na sequência dessa carta, o Bispo do Porto foi impedido de entrar no país, ficando exilado 10 anos (1959-1969) no estrangeiro, mas nunca abdicou do título de bispo da diocese do Porto, que legitimamente lhe havia sido concedido pelo Papa.
Depois da morte do ditador, retomou as  suas funções na diocese portuense.

Pode ler a carta aqui

Prevenção dos Fogos - Ainda há muito por fazer

Entrevista de Luís Braga da Cruz
no PÚBLICO


Se a reposta fosse simples, já toda a gente tinha resolvido essa questão... Na Forestis entendemos que colhemos alguns ensinamentos depois de 2017. Há muito mais consciência do risco e outro aspecto muito positivo foi termos feito uma despolitização do fogo florestal. Valorizou-se mais a informação técnica e o ênfase foi colocado na prevenção e vigilância, e não no combate. Também temos de reconhecer que se melhorou o dispositivo da Protecção Civil, a coordenação de meios, a AGIF começou a ter mais competências, os bombeiros especializaram-se. Na Florestis temos 40% das equipas de sapadores-florestais privadas, que estão a fazer um papel muito importante. Tivemos alterações no planeamento do território e houve avanços na política de limpeza das faixas de introdução de combustível e do cadastro simplificado, embora estejamos muito longe do que é necessário.

Uma nova Constituição para a Igreja

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias


O Concílio Vaticano II constituiu uma verdadeira revolução. Em Outubro de 1962, há quarenta e um anos, o Papa João XXIII inaugurou em Roma o II Concílio do Vaticano, um dos acontecimentos maiores e decisivos do século XX.
Há quem pense e diga que o Concílio Vaticano II é responsável pela presente crise da Igreja. Mas não é verdade. É impossível imaginar o que seria a Igreja Católica e, por arrastamento, o mundo, sem o Concílio. Não é, porém, difícil supor que a Igreja se teria tornado um bloco marmóreo a dar guarida a um museu de coisas religiosas. Quem quiser aproximar-se da situação vá ler os manuais de teologia dogmática, de teologia moral, de direito canónico, de liturgia, por onde estudavam os futuros padres antes do Concílio, e pense, por exemplo, que na década de cinquenta do século XX ainda se proibia às freiras a leitura da Bíblia, ou que estava em vigor o Índex ou catálogo dos livros proibidos aos católicos, onde figuravam não apenas os teólogos críticos, mas também Copérnico e Galileu, Descartes e Pascal, Hobbes, Locke e Hume, a Crítica da Razão Pura, de Kant, evidentemente Rousseau e Voltaire, também Comte, os grandes historiadores Condorcet, Ranke, Taine, igualmente Diderot e D"Alembert com a Encyclopédie e os juristas e filósofos do Direito Grotius, Von Pufendorf, Montesquieu, a nata da literatura moderna, de Heine, Vítor Hugo, Lamartine, Dumas pai e filho, Balzac, Flaubert, Zola, a Leopardi e D"Annunzio, entre os mais recentes, Sartre, Simone de Beauvoir, André Gide... Perante isto, quem não mantiver algum humor fica atónito.

Uma flor para este fim de semana

 

Para este fim de semana, aqui fica uma flor na esperança de que todos possam usufruir de um tempo mais agradável e colorido.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Aveiro turístico

Moliceiros na ria

Forum

Hotel Arcada

Arte Nova

Aventurei-me há dias a dar uma voltinha pelo centro de Aveiro para apreciar a azáfama de um dia normal, já marcado pela onda do turismo. Gente de vária línguas, uns com aspeto de reformados e outros muito mais novos. Olhavam para tudo, comentavam, fotografaram, filmaram e também sorriam. Felizes da vida.
Um casal jovem, com bebé no carrinho, comentava em voz alta. Olhando da ponte-praça para o Forum, disseram: ─ “Que bonito!” E lá veio a fotografia para mais tarde recordar. Depois, fixaram-se nos barcos moliceiros que andavam numa roda-viva para responderem a tanto apetite de viajar pelos canais.
Naquela zona, os comerciantes de recordações, talvez com destaque para os Ovos Moles, afadigavam-se no atendimento. E nas casas de petiscos movimento não faltava. Mesas nas ruas estreitas convidavam ao convívio e a uns refrescos.

Abre a porta e recebe Jesus em tua casa

Reflexão de Georgino Rocha 
para o Domingo XVI do Tempo Comum

Escutar e decifrar as mensagens que são transmitidas por palavras e silêncios, por gestos e atitudes. E descobrir neles a pessoa e seu estado anímico e espiritual, o seu drama, a sua aspiração silenciada, o seu sonho adormecido.

Jesus continua a sua caminhada para Jerusalém e aproveita para fazer os seus ensinamentos, ora por gestos e palavras, ora por atitudes e parábolas. Acompanha-o o grupo dos discípulos. Avança por cidades e aldeias. Escolhe o ritmo da viagem. Atende a quem o procura e lhe manifesta um desejo. Toma, também, a iniciativa de ir ao encontro de quem quer. Para visitar amigos e fazer confidências. Para descansar e revigorar forças. Seja qual for a razão, Jesus faz, de cada passo, uma ocasião para dar a conhecer algum detalhe da sua mensagem. Lc 10, 38-42.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Fogos Florestais


Os últimos dias têm sido terríveis com as imagens e notícias que nos chegam sobre os dramas vividos em Portugal provocados pelos fogos florestais. Floresta que desaparece, centenas e centenas de bombeiros e outros operacionais em luta desgastante contra o inimigo implacável, casas comidas pelas chamas, gente desesperada, haveres que jamais serão recuperados. Depois do rescaldo, a vida de todos nós vai continuar. Os que tudo perderam talvez fiquem esquecidos sem conseguirem dormir. 
Nos diversos órgãos de comunicação social, não faltam entendidos a debitarem causas e soluções. E não haverá possibilidades, entre os responsáveis governamentais e os diversos especialistas na matéria das mais variadas áreas da ciência e da experiência, de se reunirem para procurarem soluções capazes de acabar com os fogos florestais  de  uma vez por todas?

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Raul Brandão andou pela Ria de Aveiro

 Neste número do nosso jornal propomos a leitura de um livro de Raul Brandão — Os Pescadores — que visitou e passeou pela Ria de Aveiro em 1922, escrevendo, com sensibilidade e arte, sobre o que viu, sentiu e soube apreciar. Valorizou o trabalho do homem "que junta a terra movediça e a regulariza" e "semeia o milho na ria", sublinhando que "Ninguém aqui vem que não fique seduzido, e noutro país esta região seria um lugar de vilegiatura privilegiado". E acrescenta: "É um sítio para contemplativos e poetas... É um sítio para sonhadores e para os que gostam de se aventurar sobre quatro tábuas, descobrindo motivos imprevistos."
Raul Brandão fala dos campos verdes da Gafanha, das mulheres vestidas de escuro, "com grandes molhos de erva à cabeça" e da Costa Nova com os seus palheiros, mas também da arte xávega e do mar impetuoso que rebenta sobre o areal, com "os homens e bois que saem a correr do vagalhão de espuma... ", acrescentando que "Foi diante de um quadro assim que Ferdinand Denis exclamou, assombrado: — Que estranho país é este onde os bois vão lavrar o próprio oceano?!"
Quando passou na Gafanha conheceu a ti Ana Arneira, "com cuja amizade me honra", como faz questão de sublinhar. "O homem foi para o Brasil há muitos anos (— É o rei dos homes!...), ficou ela e os filhos por criar. Criou-os todos. Netos, doenças, lutos."

Fernando Martins

Nota: Sugestão de leitura para os leitores do TIMONEIRO

Festival da Sardinha na Costa Nova


De 14 a 17 de Julho, vai decorrer, na Costa Nova, o Festival da Sardinha, uma iniciativa da APARA – Associação de Pesca da Região de Aveiro. O evento pretende realçar a pesca da sardinha, que é o ganha-pão de de muita gente das nossas terras ligadas ao mar e à ria.
Fazendo-o acontecer no local onde habita uma das principais comunidades piscatórias da região, brinda-nos com a possibilidade de conhecer os protagonistas da sua captura, as suas embarcações e cais, os mercados e as histórias. E não é verdade que uma boa sardinha assada nesta época sabe sempre bem?

terça-feira, 12 de julho de 2022

O Universo mais próximo de nós


Já chegaram, ontem, as primeiras imagens captadas pelo maior telescópio do mundo. As fotos vão sendo exibidas para podermos assistir aos avanços da tecnologias nestas áreas. E que nos reservará o futuro? Para já, o Universo fica mais próximo de nós.

Ler mais aqui

Rádio Terra Nova nasceu há 36 anos

A Rádio Terra Nova, ainda sob a designação de Rádio Pirata, nasceu há 36 anos. Foi precisamente no dia 12 de Julho de 1986 que começou a emitir música e palavras de circunstância, na sede da antiga Cooperativa Elétrica da Gafanha da Nazaré, entretanto extinta por determinação legal, dando lugar à Cooperativa Cultural.
Esta data precisa de ficar na história da nossa terra e região como símbolo da determinação de um povo que soube e quis apostar no progresso a todos os níveis. E a atual Rádio Terra Nova, dirigida desde a primeira hora pelo Eng. Vasco Lagarto, soube vencer todos os obstáculos, continuando ativa e na linha da frente da informação e da cultura, quando muitas outras soçobraram.
Felicito quem a dirige e nela trabalha, mas ainda os colaboradores e ouvintes que a têm diariamente por companheira solidária.

Beber água, mesmo sem sede


Um amigo teve a amabilidade de me lembrar, há minutos, pelo telemóvel, que devo resguardar-me das temperaturas altas e perigosas que devem estar a chegar: bebe muita água, mesmo sem sede; fecha as janelas e desce as persianas para o calor não entrar; não saias de casa. É o que vou fazer.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Dia de São Bento - Padroeiro da Europa

São Bento
Celebra-se hoje, 11 de Julho, o Dia de São Bento (480-547), padroeiro principal da Europa, por declaração do Papa Paulo VI, em 1964. O Papa teve em conta o seu contributo para a cultura europeia.
A sua festa litúrgica realiza-se todos os anos a 11 de julho, data que assinala a transladação das suas relíquias para a Abadia de Saint-Benoît-sur-Loire, em França.
Muitos se questionam sobre a importância de um santo do século VI para os nossos dias, mas o Pe. Geraldo Coelho Dia, beneditino, esclarece que  São Bento, que escreveu a regra monástica, deu origem à Ordem dos Monges Beneditinos, a única na Europa Ocidental anterior ao ano mil, que "chegou ativa e viçosa aos tempos modernos".

O Cristianismo na guerra das armas e das ideias

Durante sua histórica visita às cidades bombardeadas de Hiroshima e Nagasaki, em Novembro de 2019, o Papa condenou o uso e a posse de armas nucleares por qualquer Estado.

1. Este título pertence ao ensaio de um teólogo, em plena produção e muito conhecido, Tomáš Halik, publicado pelo 7 Margens (18/5/2022). De facto, não é um autor desconhecido do público português. As Paulinas já editaram vários dos seus livros. Nasceu na Checoslováquia, em 1948, é um convertido e estudou Teologia e foi ordenado Padre na clandestinidade, durante o regime comunista, sendo psicoterapeuta para toxicodependentes e alcoólicos. Com a simbólica queda do muro de Berlim, foi nomeado conselheiro do presidente Václav Havel e, posteriormente, secretário-geral da Conferência Episcopal Checa.
Em 2017, a convite do arcebispo de Luanda e presidente da Conferência Episcopal Católica Angolana, Mons. Filomeno Dias, o teólogo Tomáš Halík participou no congresso de teólogos africanos e europeus, em Luanda, com a conferência A Arte de Ler os Sinais do Tempo. Hermenêutica Teológica da Cultura Contemporânea. Recordo-me de terminar a sua comunicação, pedindo a todos um apoio ao Papa Francisco que, na altura, estava a ser muito contestado.

domingo, 10 de julho de 2022

Festival de Folclore na Gafanha da Nazaré

O Festival decorreu à noite
no Jardim 31 de Agosto




"A nossa terra caracteriza-se por ter gente de trabalho e esta casa-museu é exemplo disso", afirmou Mariana Ramos, vereadora da Câmara de Ílhavo e responsável pela área da cultura, na cerimónia de abertura do XXXVII Festival de Folclore, organizado pelo Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré (GEGN). A cerimónia decorreu ontem, à tarde, no pátio interior da Casa Gafanhoa, com a participação dos grupos convidados para o festival que se realizou à noite, no Jardim 31 de Agosto.
Para além do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré (GEGN, o anfitrião, participaram o Rancho Folclórico de São Martinho de Mancelos, Amarante; o Rancho Folclórico "Os Rurais" da Lagoa da Palha, Palmela; o Rancho Folclórico de São Martinho, Castelo de Paiva; e o Grupo Folclórico de Recardães, Águeda.
Mariana Ramos, na sua intervenção, frisou que a Casa Gafanhoa  mostra a nossa "relação com o trabalho" na agricultura e louvou a dedicação do Grupo Etnográfico pelo cuidado e entusiasmo posto no funcionamento desta casa, "exemplo da memória do nosso povo".
Dirigindo-se aos convidados, a vereadora aconselhou-os a fruírem "as belezas da nossa terra, nomeadamente, as nossas praias", garantindo que "estaremos sempre de braços abertos para os acolher", porque essa é uma "característica do nosso povo". "A força das nossas associações está à prova na organização de eventos como este", disse.
Também José Arvins, membro da Junta de Freguesia e em representação do seu presidente, Carlos Rocha, ausente por motivo de férias, afirmou que o GEGN tem trabalhado imenso para "preservar as nossas tradições, desbravando um terreno que não é fácil", equiparando os seus dirigentes e membros  aos primitivos gafanhões "que transformaram estas terras áridas em terras fertilizantes". E convidou os grupos convidados a apreciarem as nossas paisagens, porque na nossa terra há muito para ver.
Da cerimónia, dirigida pelo presidente do Etnográfico, José Manuel Pereira, constou ainda a entrega de lembranças aos grupos e convidados.

F. M.

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue