sábado, 28 de outubro de 2023

Dia Mundial da Terceira Idade


Celebra-se hoje, 28 de outubro, o Dia Mundial da Terceira Idade, com o objetivo de alertar para a situação económica e social da população idosa, no grupo em que "moramos", eu e minha mulher.
Dizem as notas que consultei que os idosos são os que passam mais tempo sozinhos e alguns carecendo de ajudas especializadas. Não será o nosso caso, que temos os dias ocupados com tarefas domésticas, ao nível das nossas capacidades. E temos, naturalmente, quem possa ajudar-nos.
Pessoalmente, vou sabendo ocupar o tempo. Leio, escrevo, tenho momentos de meditação, converso, vejo televisão, ouço rádio e procuro estar informado sobre o que se passa na região e no mundo. Por sua vez, a Lita é a "dona de casa". Estabelece o que se come, Faz as compras e destina as tarefas por duas senhoras que nos ajudam. Ainda cuida das galinhas e de uns gatinhos que aos seus cuidados se entregaram. Os antigos donos só lhes davam fome, mas os que ela cuida têm direito a sobremesa  e tratamentos  a condizer com as suas maleitas. E assim levamos por diante a nossa velhice, cultivando o otimismo.

Papa Francisco e a guerra

"Converte quem alimenta e estimula conflitos. Enxuga as lágrimas das crianças, que agora choram tanto, assiste os idosos que estão sozinhos, ampara os feridos e os doentes, protege quem teve de deixar a sua terra e os afetos mais queridos, consola os desanimados, desperta a esperança”

Arbusto estilizado pelo Google


Tenho para mim que imensas vezes passamos pelos jardins, particulares ou públicos, sempre a correr. Obcecados pela vida, nem tempo haverá para apreciar a natureza que tanta beleza nos oferece.
Eu por mim falo, sublinhando que também sou um desses.  Cá por casa, porém, tenho o hábito de olhar as árvores, arbustos e até alguma florzita que sobressai no meio da verdura da relva ou de uma sebe. Certo é que até me questionam sobre a sua origem, pergunta a que, a maioria das vezes, nem sei responder. Mas hoje apreciem o que o Google me ofertou. 

Todos-os-Santos, o Halloween, os mortos

Crónica de Anselmo Borges
no Diário de Notícias

Cemitério da Gafanha da Nazaré

Aproxima-se o Halloween, a Festa de Todos-os-Santos e o Dia de Finados. O que aí fica é uma reflexão sobre essas celebrações, também num esforço por mostrar a sua conexão.

1. Como todas as instituições, que celebram os seus heróis, também a Igreja Cristã começou, já no século II, a celebrar os mártires, aqueles que, como diz a palavra, morreram por Cristo, para d'Ele darem testemunho. No século VII, o Papa Bonifácio IV consagrou em 13 de Maio de 609 ou 610 o Panteão romano a Maria, mãe de Jesus, e todos os mártires. No século seguinte, uma vez que, dado o seu número, já não era possível dedicar um dia a cada santo, Gregório III dedicou uma igreja em Roma a todos os santos, e essa festa de todos os santos tornou-se universal em 835 por decisão do Gregório IV. E aqui surge uma pergunta: porquê no dia 1 de Novembro?

Raul Brandão na Ria de Aveiro






Reli hoje uma pequena brochura elaborada por Vitorino Nemésio — “Raul Brandão Íntimo” — que foi um regalo para o meu espírito. Vitorino Nemésio escreve com arte pelo que não cansa. “Tomo estes apontamentos sobre o meio habitual do escritor [Quinta do Alto – Nespereira – 3 de outubro de 1927] na sua própria mesa de trabalho, do lado oposto àquele em que ele se senta. Como não há aqui outros apetrechos de escrita, utilizo-me dos seus: uma caneta com anilha de borracha para evitar o calo do escrivão; pena lanceolada — e não de alumínio, como as de que eu gosto — e um frasco de tinta-da-china retintamente preta, que me lembra o tinteiro de um pequeno de escola de aldeia.”
E fico-me por aqui para mudar de tema.

Depois lembrei-me dos passeios de observação e trabalho pela Ria de Aveiro, sem, ao que julgo, ter dado conta do nosso Farol da Barra, com a sua altura majestática. Mas se não o viu, o prazer de Raul Brandão assentou arraiais no povo que amanhava a laguna. E em 24 de julho disse: «Há três dias que ando metido na ria, com a barba por fazer, sujo como um ladrão de estrada, e fora de toda a realidade. Afigura-se-me que vivo num país estranho — amplidão, água e sonho. Pelo areal os palheiros da Costa Nova, de São Jacinto e da Torreira...Que me importa! Estonteado, encharcado de azul, cheio de sol e luz, esqueci o passado e esqueci o presente. A vida é navegar pela ria, comer da caldeirada de enguia e tainha, que os homens cozinham à proa, aproveitando-lhes entre as tripas a marsola para lhes dar mais gosto. É dormir no barco, abicar aos areais e vogar sempre, sentindo a pancada das águas que fogem em tinta cobalto de um lado, em tinta cinzenta do outro.»

Nota: Em “A Vida e o Sonho - Inéditos, Antologia e Guia de Leitura”

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Santuário de Schoenstatt – Inaugurado em outubro de 1979


No dia 21 de outubro de 1979,  foi solenemente inaugurado o Santuário de Schoenstatt na Colónia Agrícola da Gafanha da Nazaré, em cerimónia presidida pelo Bispo de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, cuja primeira pedra fora benzida em 20 de maio do mesmo ano. 
Participaram muitos conterrâneos nossos e cristãos de várias paróquias da nossa Diocese, mas não só. O Movimento Apostólico de Schoenstatt (MAS), fundado pelo Padre Kentenich, na Alemanha, já estava implantado no nosso país, com Santuário em Lisboa, e por isso muitos peregrinos se deslocaram até nós, nomeadamente, da capital, Coimbra, Porto e Braga. 
É oportuno recordar que Schoenstatt assenta a sua espiritualidade em três pilares fundamentais: Nossa Senhora, Santuário e Padre Kentenich, o fundador. Recordamos, ainda, que a Pedra Angular veio de Roma, tendo sido abençoada pelo Papa João Paulo II.

Dia dos Jornalistas pela Paz



O Dia dos Jornalistas Pela Paz celebra-se hoje, 27 de outubro. É, ou deve ser, um dia para todos refletirmos sobre os tempos que vivemos, com milhares de mortes provocadas pelos conflitos armados em várias partes do mundo, nomeadamente, na Rússia e Ucrânia, bem como na Palestina e Israel. 
Todos percebemos e sabemos o que se passa nos países em guerra, essencialmente pelos trabalhos dos jornalistas que vivem no meio dos conflitos, para depois nos transmitirem, em cima da hora, quem matou e destruiu, mas também quem morreu e tudo  perdeu: casas, familiares, velhos e novos, crianças inocentes, animais e estruturas sociais e culturais, hospitais e lares de idosos.
Não conheço jornalistas que aprovem os conflitos armados, porque a obrigação de quem trabalha para os órgãos de comunicação se baseia em relatar os factos para tomarmos consciência dos malefícios dos conflitos armados. E a melhor mensagem que eles nos podem oferecer é, sem dúvida, a paz entre os povos.

Cá estou de volta

Cá estou de volta com limitações razoáveis. Apenas com o blogue PELA POSITIVA e no FACEBOOK. Os outros (Galafanha, Memórias Soltas e Ponte da Cambeia) permanecem num sono tranquilo e à disposição de quem deles eventualmente gostar ou necessitar de consultar. E que o Altíssimo nos guie nos caminhos da vida, sempre PELA POSITIVA.
Hoje já vou dormir tranquilamente!

Fernando Martins

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

PONTO FINAL

Por decisão pessoal, vou encerrar hoje os meus blogues. É um conselho da minha idade alimentado pela falta de forças. 
Fico com saudades de um compromisso que impus a mim mesmo há anos, mas tenho de ser realista. Preciso de dosear o meu esforço e quando puder voltarei, se Deus quiser. 
Agradeço aos meus leitores e amigos que me apoiaram com sugestões e críticas. Um abraço com votos das maiores venturas para todos.

Fernando Martins

terça-feira, 24 de outubro de 2023

ÍLHAVO - Casas Icónicas



Ílhavo tem a dita de possuir casas icónicas. A Vila Africana e a Vila Papoila Magano . Hoje, ao consultar um Almanaque Gráfico de 2018, voltei a saborear aquelas casas, que merecem ser preservadas. Vale a pena apreciar o que é bonito.

Bispo que me marcou: António Marcelino

Penso que imensas vezes esquecemos quem nos marcou pelos motivos mais diversos. Hoje. porém, veio à minha memória um bispo que me marcou, D. António Marcelino, que faleceu em 9 de outubro de 2013, há, precisamente, 10 anos.
Um dia, sem eu contar, nem sonhar, convidou-me para frequentar um curso direcionado para a formação de Diáconos Permanentes, à semelhança do que já tinha acontecido no nosso país. Estranhei o convite, mas logo adiantei que tal ordenação não estava nos meus horizontes.
D. António adiantou, de imediato, que, para já, seria apenas a frequência do curso. E aceitei. Tempos depois, fomos conversando e um dia desafiou-me a assumir a ordenação, até porque o que eu fazia na minha comunidade paroquial, a Gafanha da Nazaré, já era serviço diaconal. E fui então ordenado.
Confesso que nem sempre o ouvi com a devida atenção, por questões temperamentais, mas não posso ignorar que a sua determinação, ousadia apostólica e uma fé esclarecida deixaram marcas indeléveis na minha forma de estar no mundo e na Igreja.

Fernando Martins


Efeméride aveirense e não só


1855 - 24 de outubro

«Por decreto governamental, foi reformada a divisão administrativa, judicial e eleitoral do território do Distrito de Aveiro. Até esta data, toda a restinga de areia, desde o Furadouro à barra velha, pertencia à freguesia de Ovar; pelo referido decreto, apenas a costa do Furadouro ficou em Ovar, passando para o Bunheiro a costa da Torreira, para a Vera-Cruz a costa de São Jacinto, para Ílhavo a Costa Nova do Prado e para Vagos a costa da Vagueira (Rangel de Quadros, Aveiro – Apontamentos Históricos, III, fl. 187; Cf. Marques Gomes, O Districto de Aveiro, pg. 229) – J.»

Calendário Histórico de Aveiro,
de António Christo e João Gonçalves Gaspar

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Dia da Biblioteca Escolar

O Dia da Biblioteca Escolar celebra-se na quarta segunda-feira de outubro e tem como objetivo sublinhar a importância das bibliotecas escolares na educação, tal como  promover o gosto pela leitura. Sei da importância das bibliotecas desde muito jovem.
A minha professora de Português do 2.ª ano do Ciclo Preparatório, Cecília Sacramento, de saudosa memória, até me nomeou bibliotecário, com a obrigação de distribuir os livros pelos colegas da turma, assim como a de recolher as quotas dos colegas, para a compra de novos livros,
Não tendo uma biblioteca muito grande, tenho, contudo, uma razoável biblioteca feita com muito carinho. É que eu gosto mesmo muito de ler.


Nota: Na minha biblioteca, escrevendo um texto simples. 


Abertura do ano escolar e catequético

 
Outubro é o mês de abertura do ano escolar e catequético. Depois de gozadas as férias, outubro é tempo de matrículas e princípio de vida nova, revigorados que estamos todos pelo descanso físico e psicológico. 
É sabido que as pessoas, novas e idosas, não podem permanecer inativas, deixando-se cair no marasmo da preguiça e da indiferença.
Trabalhar e assumir responsabilidades é preciso, mas todos temos de ser preparados para isso.

Festa de Nossa Senhora da Nazaré


Festas em honra da nossa Padroeira
Nossa Senhora da Nazaré


Como já foi divulgado, vamos ter no próximo mês de Agosto a festa em honra de Nossa Senhora da Nazaré, padroeira da nossa paróquia, que aceito por ter sido decisão do nosso povo, representado pela comissão, com aprovação do nosso pároco, Padre César Fernandes.
Embora eu não seja adepto das despesas por vezes exorbitantes que estas festas acarretam, não posso deixar de apoiar, na esperança de que não se gaste demasiado, num tempo de crise profunda e de famílias no limiar da pobreza, como o podem atestar pessoas responsáveis, nomeadamente a Cáritas Paroquial.


Senhora da Nazaré - Comissão de Festas


A nova comissão de festas da Nossa Senhora da Nazaré tomou posse no dia 15 de outubro, durante a Eucaristia das 10h30. A comissão comprometeu-se publicamente a servir a paróquia promovendo o culto a Nossa Senhora da Nazaré durante o ano de 2024.
Nas breves palavras que o prior dirigiu à comissão, pediu-lhes disponibilidade. “Preparai-vos para tudo, para ouvir o agradável e o desagradável”. Alertou ainda para o valor das pequenas ofertas,  porque provêm de quem tem menos, e para a necessidade do cumprimento das normas diocesanas para as festas religiosas.
A nova comissão de festas é constituída por Maciel Filipe Jesus Julião (juiz), Ana Isabel Fonseca Martinho (secretária), João Manuel Nunes de Oliveira (tesoureiro), João Pedro Vilarinho Marques, Pedro Alexandre Gonçalves Graça, Isabel Maria Cova da Silva Franco, Bernardete Lopes Ferreira da Silva Nunes, Leonel Neves, Eunice Maria Sousa Margaça, Catarina Raquel Lourenço Anastácio, Cláudia Gonzales, Paulo Jorge Pereira Simões, Diogo Leigo Teixeira, Bruno Martins Vilarinho, José Gabriel Silva, Hugo Emanuel Neves Teixeira, Marlene Sofia Louro Cirineu, Maria Rosa Tomás Afonso Tavares, Hugo Francisco Nunes Riço, Teresa Susana Vilarinho Sardo Bola, Sérgio Emanuel Silva Casqueira e Sandra Paula Ferreira da Cruz.

Nota: Texto publicado no "Timoneiro"

Será possível fazer a paz entre Israel e a Palestina?

Crónica de Frei Bento Domingues, 
no PÚBLICO


Diria que é possível escolher um caminho para uma paz, onde não haja vencidos nem vencedores. Na situação actual, são todos vencidos

1. Tenho seguido o trabalho notável do PÚBLICO para oferecer, aos seus leitores, diversas perspectivas para a leitura da tragédia actual que está a destruir Israel e a Palestina. Não era, todavia, sobre esta tragédia que tinha pensado na crónica de hoje. Por puro acaso, encontrei um longo texto da minha intervenção na Sessão do Dia Internacional de Solidariedade com a Palestina, em 2009. Nem sabia que esse texto existia. Não o vou reproduzir. Seriam necessárias muitas crónicas. Destaco, apenas, algumas passagens para entender algo deste tempo tenebroso sem ceder ao cinismo e ao pessimismo de que falava Álvaro Vasconcelos e, sobretudo, apontando algum caminho de esperança.
Referi nesse documento que, em 1920, ainda sobre a administração britânica, Einstein escreveu uma carta a um árabe, com uma proposta secreta: nós, árabes e judeus, devemos escolher um conjunto de pessoas, um conselho, em que haja sempre paridade absoluta de um lado e de outro, para fazermos um caminho em conjunto pela autonomia e para reivindicarmos esta terra para nós judeus e árabes. Fez um minirregulamento para que não fosse absorvido pelos dirigentes políticos nem de um lado, nem do outro, nem de judeus, nem de muçulmanos, nem de árabes e nem, claro, pela presença britânica.
Era evidente que o povo palestiniano preferia que não existisse o Estado de Israel e Israel não queria um Estado palestiniano, a não ser que fosse conforme os seus interesses e ia estudando a maneira de o Estado palestiniano ser impossível.

domingo, 22 de outubro de 2023

Árvores da Bíblia - Figueira

“Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si.”

Livro “Plantas da Bíblia”

 

Dia Mundial das Missões

O Dia Mundial das Missões comemora-se no penúltimo domingo de outubro, no mês das missões. Com este dia de oração e de evangelização dos povos, deseja-se incentivar a cooperação missionária pelo mundo e agradecer o contributo dos missionários na construção de um mundo melhor. 
O  Dia Mundial das Missões é celebrado anualmente em todos os países onde há católicos comprometidos com a construção de um mundo mais justo, digno e gratificante, onde todos têm aquilo de que precisam para viver. A data foi criada em 1926 pelo Papa Pio XI.

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue