sábado, 30 de novembro de 2024

CONTRA A FOME!

Para mais de 380 mil portugueses

Os Bancos Alimentares Contra a Fome fazem, este fim-de-semana, uma campanha de recolha de alimentos a nível nacional. A campanha decorre sob o mote “Para mais de 380 mil portugueses, o melhor presente é a sua ajuda” em mais de 2000 hiper e supermercados a nível nacional onde 40.000 voluntários vão estar ao serviço dos 21 Bancos Alimentares de todo o país.
A instituição apoia com alimentos 2400 instituições e, através destas, 380 mil pessoas, e faz um apelo à solidariedade e ao envolvimento de todos os portugueses para que ajudem quem se encontra em situação de carência alimentar. Os Bancos Alimentares contam ainda com o apoio de várias empresas e entidades, que se associam à causa, disponibilizando equipamentos e serviços tais como transportes, publicidade, comunicação, seguros, segurança e alimentação.

NOTA: Das Redes Sociais

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Papa desafia a Igreja

Depois de três anos de trabalhos, na missa da conclusão da II Sessão da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre o tema “Por uma igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, a partir da cidade do Vaticano, em 27 de Outubro de 2024, o Papa disse que o mundo precisa de uma Igreja que “acolha o grito da humanidade”, superando atitudes de fatalismo e pessimismo. Não precisamos duma Igreja sentada e desistente, mas duma Igreja que acolha o grito do mundo e – quero dizê-lo, talvez alguém se escandalize – uma Igreja que suja as mãos para servir o Senhor. Deus escuta sempre o grito dos pobres e nenhum grito de dor passa despercebido diante d’Ele.
Perante milhares de pessoas reunidas na Basílica de S. Pedro, Francisco sustentou que esta nova etapa se constrói acolhendo o grito de todas as mulheres da terra; o grito dos que querem descobrir a alegria do Evangelho e dos que, pelo contrário, se afastaram; o grito silencioso dos indiferentes; o grito dos que sofrem, dos pobres e dos marginalizados; das crianças escravizadas pelo trabalho em tantas partes do mundo; a voz partida dos que já nem sequer têm força para gritar a Deus, porque não têm voz ou porque se resignaram.

P.e César Fernandes 

In TIMONEIRO, Prefácio do nosso prior

Em hora de voltar ao trabalho

Uns dias de pausa, por problemas técnicos, cá estou animado para o trabalho. A reparação do sistema informático tem garantias para durar. Assim eu tenha ânimo para partilhar o que penso, leio e vou sabendo ao sabor da maré.  Vontade não me falta, assim os ambientes me ajudem.
Saúde e ânimo para todos.

FM

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Confraternização de antigos Acólitos

X Jantar de Confraternização

A confraternização anual dos antigos Acólitos da Gafanha da Nazaré decorreu no dia 23 de novembro, em ambiente festivo e muito animado.
Os elementos participaram na evocação especial dos acólitos já falecidos (Jorge Fidalgo Caçoilo; Nélson Nunes; Paulo Henrique Oliveira; Paulo Sérgio Bola; Pedro Fidalgo Ferreira), não esquecendo aqueles antigos acólitos que se encontram distantes da sua terra natal.
Sob a proteção de S. Lourenço, patrono dos acólitos, o convívio deste ano serviu para recordar as origens do grupo e os sacerdotes com quem trabalharam ao longo de várias décadas, bem como para trazer à tona inúmeros momentos de diversão e atividades organizadas, como os encontros desportivos e os acampamentos nas férias grandes.
Entre as conversas trocadas, sobressaiu a ideia de que estas oportunidades servem para comemorar muitos anos de sadia camaradagem, em que os laços de entreajuda e sentido de união sempre foram grandes referências na vida pessoal e familiar.
Antes das despedidas, e em jeito de antecipação natalícia, os convivas trocaram votos de boas realizações pessoais e profissionais, tendo manifestado grande consideração pela recetividade da iniciativa junto do Pároco, Pe. César Fernandes, ao acolher o preceito com grande e compreensivo sentido fraterno.

Hélder Ramos

NB: Congratulo-me com esta confraternização, na esperança de que sirva de exemplo a outros grupos da nossa terra. Os convívios são formas excelestes de manter viva a chama da amizade. 

ETIQUETAS

Arquivo do blogue

DESTAQUE

Picasso - Um génio

Picasso, um dos maiores génios da pintura universal, nasceu neste 1881, em Málaga, Espanha. Faleceu em 1973. Foi um génio. O quadro, foto do...