Quem passa pela Gafanha da Nazaré ou arredores pode visitar o Santuário de Schoenstatt para meditar, se sentir essa necessidade, e para gozar um ambiente salutar sob ponto de vista paisagístico. O Santuário foi inaugurado a 21 de Outubro de 1979 por D. Manuel de Almeida Trindade.
sábado, 10 de dezembro de 2022
Adília Lopes - AMOR
Se tu amas
Se tu amas por causa da beleza, então não me ames!
Ama o Sol que tem cabelos doirados!
Se tu amas por causa da juventude, então não me ames!
Ama a Primavera que fica nova todos os anos!
Se tu amas por causa dos tesouros, então não me ames!
Ama a Mulher do Mar: ela tem muitas pérolas claras!
Se tu amas por causa da inteligência, então não me ames!
Ama Isaac Newton: ele escreveu os Princípios Matemáticos da Filosofia Natural!
Mas se tu amas por causa do amor, então sim, ama-me!
Ama-me sempre: amo-te para sempre!
Adília Lopes
Nota: Poema citado por José Tolentino Mendonça,
no livro "Nenhum Caminho será Longo"
O desporto não é uma escola de virtudes?
No final do jogo entre a Argentina e os Países Baixos, os vencedores humilharam os vencidos, no campeonato do mundo de Futebol. O desporto não é uma escola de virtudes? Se não é devia ser.
A Imaculada Conceição e a esperança
Crónica de Anselmo Borges
no Diário de Notícias
Santo Agostinho era um génio. Mas a sua influência foi ambígua, para o bem e para o mal. Pense-se no seu pessimismo, que o levou à convicção de que o prazer sexual implica sempre algo de pecaminoso, pois a finalidade da relação sexual deveria ser unicamente a procriação.
Baseado na tradução latina da Carta de São Paulo aos Romanos, 5,12, referente a Adão: "no qual todos pecaram", Santo Agostinho, contra o texto original grego, que diz: "porque todos pecaram", interpretou que o pecado de Adão não é apenas o primeiro da série de todos os pecados cometidos pelas pessoas ao longo da história, mas que esse pecado é um pecado hereditário, de tal modo que é um pecado de todos os homens e mulheres, transmitido por geração pelo acto sexual. Portanto, o recém-nascido não é inocente, nasce em pecado, do qual, para evitar a condenação eterna, só o baptismo o pode libertar. Foi pelo pecado de Adão que veio todo o mal ao mundo, incluindo a morte. Esse pecado tornou a humanidade toda "massa damnata", massa condenada, ao inferno, do qual só alguns são libertados pela graça imerecida de Deus.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2022
Das minhas memórias - Gafanha antiga
Mais uma partilha de imagens da nossa terra dos tempo de há boas décadas. Dedico-as a todos, em especial aos mais idosos.
À Tua frente vou enviar o Meu mensageiro
Reflexão de Georgino Rocha
para o Domingo III do Advento
A liturgia faz-nos avançar rumo ao Natal com a ajuda da voz profética de João Baptista, o arauto dos tempos novos, de Jesus Salvador. Voz que nos exorta a “endireitar” os caminhos da vida, tendo em conta facetas fundamentais, tais como: a alegria de servir, a busca da verdade, a situação de quem está em necessidade. Prosseguindo nos seus passos, saboreamos, desde já, a novidade única de tão singular nascimento. E podemos ouvir outras vozes que fazem coro com a do seu primo João.
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
Das minhas memórias: Forte da Barra
Quem fotografa sonha sempre com a ideia de preservar memórias. E mesmo assim, quantas caem no limbo do esquecimento?
quarta-feira, 7 de dezembro de 2022
Dia de Timor-Leste - 7 de Dezembro
O Dia de Timor-Leste celebra-se a 7 de Dezembro. Foi nesse dia de 1975 que a Indonésia invadiu e ocupou Timor. Portugal denunciou a invasão e cortou relações diplomáticas com aquele país na mesma altura. A administração portuguesa abandonou Timor a 8 de Dezembro de 1975.
O dia 7 de Dezembro começou entretanto a ser conhecido como o Dia Internacional de Solidariedade com Timor-Leste.
ÉVORA - Capital Europeia da Cultura em 2027
Foi anunciado que Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027. Esta será a quarta vez que uma cidade portuguesa recebe o título, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).
O anúncio foi feito esta tarde no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, pela presidente do júri, Beatriz Garcia. Aveiro, Braga e Ponta Delgada ficaram de fora, decerto à espera de outra oportunidade.
Compete-nos aplaudir a vencedora e formular votos de que as cidades preteridas continuem a trabalhar no sentido de que há mais marés do que marinheiros.
Foi bonito ver a nossa seleção de futebol
Gosto do desporto em geral e do futebol em particular, sobretudo quando se trata da seleção nacional. Sportinguista desde tenra idade, acabei por me fixar no verde e nas memórias que guardo da juventude. Depois, esmoreci com os negócios fabulosos entre clubes. Mas com a Seleção Nacional é diferente. Não há clubites, mas temos o sentido pátrio. E ontem à noite foi bonito ver a nossa seleção, muito enriquecida pela juventude, a mostrar como se joga futebol a sério, para ganhar. E não vale a pena perder tempo a sonhar com craques que já viveram os os seus tempos de glória. Os craques estão sempre a nascer neste recanto à beira-mar plantado.
terça-feira, 6 de dezembro de 2022
Festa da Imaculada Conceição
A Cheia de Graça
Disponibiliza-se para o Senhor
FAÇA-SE EM MIM SEGUNDO A TU PALAVRA
A disponibilidade de Maria é total, e incondicional a sua entrega. Que educação lhe deram os pais e que resposta foi ela desenvolvendo ao longo dos anos! Certamente que Deus “andava” por ali a preparar o futuro: a encarnação do Seu Filho. Após uma saudação que a felicita pela graça alcançada e um diálogo que lhe desvenda a densidade do futuro próximo, o seu “sim” é pleno e definitivo, alegre e confiante. Lc 1, 26-38
O episódio tem lugar em Nazaré, aldeia da Galileia com uns cem habitantes. O protagonista é o anjo do Senhor que vem a casa de Joaquim e de Ana. A mensagem expressa-se no convite para ser mãe de Jesus, o Filho do Altíssimo. O ambiente deixa “respirar” simplicidade, e o silêncio faz pressentir a sublimidade do acontecimento. O interlocutor é uma jovem virgem em estado singular: já não “pertence” à família por estar “comprometida” com José, nem ao esposo e seus familiares por ainda não terem celebrado publicamente a boda ritual.
Ria de Aveiro - O antigo e o mais recente
Um ensaio em jeito de treino. A nossa ria merece ser mais divulgada. Eu vou fazer um esforço para isso.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2022
Evocando um amigo - Ângelo Ribau Teixeira
![]() |
Ângelo com um Soba |
Para além de diversos livros da biblioteca de sua família que me ia emprestando, lia o que eu tinha em casa, mas ainda conversávamos, o que tornava os meus dias menos monótonos. Era visita diária ou quase.
Os anos passaram e quando criei o blogue Pela Positiva passou a ser um apreciador atento e crítico. De vez em quando lá vinha, por telefone ou e-mail, o que considerava mais certo, sugestões que vezes sem conta eu aproveitava, para corrigir ou complementar.
Hoje, quando no sótão procurava um livro, encontrei um de sua autoria, “Retalhos das memórias de um ex-combatente”, que tenho em mãos para releitura. O que farei com muito gosto, em sua memória.
Pode ser lido aqui.
Tornar possível o Advento da paz
Crónica de Bento Domingues
no PÚBLICO
Perante os conflitos que surgem entre grupos, países e continentes, quais serão os melhores caminhos para instaurar a paz? Parece evidente que o país agredido tem o direito e o dever de se defender.
1. A crónica do domingo passado tinha por título Advento de um mundo outro e podia acrescentar, por uma Igreja outra e por outro comportamento de todas as religiões e de todos os cidadãos religiosos ou não. É, com efeito, para um mundo outro que se devem dirigir todos os esforços dos cristãos que o sejam de verdade, isto é, pacificadores.
É, por isso, duplamente escandalosa a guerra entre os que se dizem cristãos. Esse escândalo obriga a interrogar todas as orações, todas as liturgias, todas as formas de culto. Sem ética são vazios os cuidados com a indispensável qualidade estética da liturgia dominical. O que verdadeiramente conta é o seu contributo para mudar a vida, em todas as suas dimensões, sob o ponto de vista individual e comunitário (1).
domingo, 4 de dezembro de 2022
O CITAQUA será a terceira unidade do ECOMARE
Apresentado o CITAQUA
- Centro de Inovação e
Tecnologia em Aquacultura
- Centro de Inovação e
Tecnologia em Aquacultura
![]() |
Ecomare no dia da inauguração |
Apresentado no passado dia 16 de novembro (Dia Nacional do Mar), pelo Ecomare - Laboratório para a Inovação e Sustentabilidade dos Recursos Biológicos Marinhos da Universidade de Aveiro, o CITAQUA - Centro de Inovação e Tecnologia em Aquacultura ficará instalado nas antigas instalações da depuradora de bivalves no Porto de Pesca Costeira do Porto de Aveiro (Gafanha da Nazaré) e ocupará uma área de 2800 metros quadrados.
O CITAQUA será a terceira unidade do ECOMARE, sendo composto por dois laboratórios: o Laboratório Nacional para a Rastreabilidade dos Produtos da Pesca e Aquicultura e o Laboratório para a Produção 5.0 Super-Intensiva de Algas e Bivalves.
Este novo projeto, que se prevê possa entrar em funcionamento em 2025, envolve um investimento de sete milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
NOTA: Texto publicado no Correio do Vouga
BEJA: Pessoas em situação de sem abrigo
![]() |
Foto do Google |
«O provedor da Cáritas Diocesana de Beja, Isaurindo Oliveira, disse ao PÚBLICO já ter alertado o director do Centro Distrital da Segurança Social de Beja para que seja accionado o Plano de Protecção Civil e preparado “o apoio que terá de ser dado às pessoas em situação de sem abrigo”, que vão aparecer nas ruas de Beja com o finalizar da campanha de colheita de azeitona.»
Há dias afirmei neste meu blogue que há trabalhadores a serem explorados nas alturas de plantação e colheita de produtos agrícolas no Alentejo. Apanhados por redes de tráfico de pessoas para trabalhos duros, gente sem escrúpulos deixa-os sem documentos e sem dinheiro. Esta situação não é de agora e os nossos governantes sabem disso e pouco ou nada têm feito. O jornal PÚBLICO fez reportagem que merece ser lida.
Já se fala do Menino
Em que se fala do Menino Jesus
Fiz a maldade e olhei Jesus.
Ele baixou os olhos e corou,
e toda a gente julgou
que quem fez a maldade foi Jesus.
E todos lhe perdoaram...
- Obrigado, Menino! Mas agora
tira os olhos do baile e vem brincar,
que eu prometo, pra não Te ver corar,
já não fazer das minhas.
Anda jogar, ao pé das flores, no chão,
comigo, às cinco pedrinhas...!
anda jogar, pra não esqueceres
o preço do meu perdão…
Sebastião da Gama
E todos lhe perdoaram...
- Obrigado, Menino! Mas agora
tira os olhos do baile e vem brincar,
que eu prometo, pra não Te ver corar,
já não fazer das minhas.
Anda jogar, ao pé das flores, no chão,
comigo, às cinco pedrinhas...!
anda jogar, pra não esqueceres
o preço do meu perdão…
Sebastião da Gama
Subscrever:
Comentários (Atom)