sábado, 29 de outubro de 2022

CURIOSIDADES — Órbitas dos planetas



As curiosidades também são importantes na vida. Hoje publico uma que considero, no mínimo, interessante.

Aida Viegas - Ressurgir

 

RESSURGIR

Se algum dia, Amigos
Eu já não souber sonhar
Correi ao céu buscar estrelas
E trazei muitas para eu brincar.
Roubai no firmamento mil luzeiros
Trazei-os todos para m’iluminar.
De Primavera ide vestir a terra.
De novo, em coro, juntai-vos a cantar.
Pedi aos homens p’ra acabar a guerra
Pintai o céu de um azul sem par.
Embrulhai-me o pensamento
Em finos mantos de luar.
Fazei silêncio por um só momento
Deixai-me ouvir as ondas marulhar.
E ficai crentes, alegres à espera
Que o sonho e a quimera
Em breve, p’ra mim hão-de voltar.

Aida Viegas

1 e 2 de Novembro: a pergunta pelo sentido

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias

A antropologia é uma tarefa sem fim. De facto, o Homem não pode definir-se de uma vez por todas. Nem sequer há definição possível do Homem, pois ele é uma abertura ilimitada: por mais que diga de si nunca se diz plena e adequadamente.
A pergunta pelo Homem convoca todas as disciplinas. Não é ele, de facto, como bem viram Aristóteles e Tomás de Aquino, de algum modo todas as coisas? Quando questionamos: "O que é que eu sou?, quem sou?", é necessário apelar para o concurso das ciências da natureza, da cosmologia, da física, da química, da paleontologia, da embriologia, da neurologia, da etologia, da medicina, da linguística, da sociologia, da sociobiologia, da história, das artes, da economia, das ciências políticas e jurídicas, da filosofia, da teologia...
Segundo o filósofo e teólogo Juan Masiá, pode-se tentar uma Antropologia Filosófica partindo de algumas afirmações de base enquanto outras tantas perguntas. Assim:

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

POSTAL ILUSTRADO — Barco de pesca

 

Tenho para mim que as gentes da ria nasceram com pingos de água salgada no sangue e cheiros da maresia na alma. As águas circundantes da laguna atraem-nos e dormimos a sonhar com elas. E quando nos aproximamos das marés, os nossos olhos ficam fascinados, encarregando-se o cérebro de registar imagens imorredoiras. Aqui fica mais uma. Outras se seguirão.

Dia Mundial da Terceira Idade

Os idosos, mais do que tudo, precisam de se sentir vivos e ativos,
mas também de conversar e de respirar novos ares

Em dia de passeio 

O Dia Mundial da Terceira Idade celebra-se hoje, 28 de outubro, com o objetivo de chamar a atenção da situação económica e social da população idosa. Diz-se, e é verdade, que as pessoas idosas são as que passam mais tempo sozinhas. E todos sabemos que há idosos, em todas as sociedades, que vivem com muitas dificuldades económicas, com familiares nem sempre próximos.
Não ignoramos que muitos, residentes em lares, por ali ficam à espera de filhos e netos, que raramente aparecem, por motivos vários. Preocupados com as suas profissões e problemas de variadíssima ordem, os familiares até se esquecem daqueles que lhes deram a vida, os aconchegaram na meninice, os apoiaram na adolescência, os ajudaram na juventude e os aconselharam na idade adulta.
Sabemos que há muitos velhos desprotegidos, esquecidos e ostracizados, mas não ignoramos  que há muita gente atenta e disponível, dentro das suas possibilidades, para a visita necessária, para o telefonema oportuno, para os cuidados imprescindíveis ou inadiáveis de que os mais velhos necessitam. Os idosos, mais do que tudo, precisam de se sentir vivos e ativos, mas também de conversar e de  respirar novos ares.

Fernando Martins

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

JOANA DE AVEIRO — Mulher, Princesa e Santa

 

Dia dos Jornalistas Pela Paz

(Foto da rede global)

O Dia dos Jornalistas Pela Paz celebra-se hoje, 27 de Outubro, mas não tive conhecimento de qualquer ação levada a cabo seja por quem for. Talvez tenha andado distraído, razão por que, também só agora, posso abordar a questão.
Jornalistas pela paz deve ser a prioridade de quantos dirigem e trabalham na comunicação social a todos os níveis. Porém, nem todos os profissionais dos jornais, rádios, TV, cinema e até blogosfera (permitam-me a ousadia de me incluir neste último grupo) têm a preocupação de contribuir para a paz no mundo. Outros interesses dominarão os negócios que envolvem a comunicação, lançando o projeto de um mundo melhor para o futuro, sem data marcada como tarefa prioritária. Para muitos, a difamação política e social, a divulgação do negativo, a acusação sem provas e o boato que corrompe vendem muita (des)informação.
Importa cultivar, neste dia e sempre, o sentido de responsabilidade, a ética, a independência e o profissionalismo dos jornalistas que relatam a verdade sem ceder a pressões internas e externas. E o mundo, então, dará novos passos, pela positiva.

PESSOA para começar o dia


O INFANTE

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

In "Mensagem"


Nota: Publicado no dia 27 de Outubro de 2006 

MEMÓRIAS — Um cão com quem se podia conversar


De vez em quando apetece-me recordar. Hoje venho com uma memória do nosso Totti, um cão com quem se podia conversar. Já morreu há muito tempo, mas ficaram saudosas lembranças.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

A Gastronomia do Festival do Bacalhau

Gosto de falar de livros e de os divulgar por serem, imensas vezes, fontes de saberes. Sem eles, muitas das nossas tradições cairiam no esquecimento. Hoje, por isso, vou divulgar um livro de Gastronomia, “Samos, Caras e Línguas – A Gastronomia do Festival do Bacalhau”, numa edição da Câmara Municipal de Ílhavo.
Como todos sabemos, pertencemos a uma região que aprecia sobremaneira o bacalhau, havendo, ao que se diz, mil e uma maneiras de o cozinhar. E não foi por acaso que a Câmara de Ílhavo e a Confraria Gastronómica do Bacalhau avançaram, há anos, com a organização de um festival que tem por rei mor o Fiel Amigo. As receitas fundamentais desta obra foram apresentadas pelas diversas instituições que têm participado no festival, onde o bacalhau é tido e tratado como alimento de penitência e ícone português (no dizer de José Manuel Sobral da Universidade de Lisboa) no mês de agosto, na sala de visitas que é o Jardim Oudinot.

A Humanidade e a Guerra


"A humanidade tem de acabar com a guerra antes que a guerra acabe com a humanidade"

John Kennedy (1917-1963),
Estadista

In PÚBLICO de hoje, no Escrito na Pedra

POSTAL ILUSTRADO: Dunas


 Antigamente, tínhamos o hábito salutar de enviar postais ilustrados aos familiares e amigos das povoações por onde passávamos ou onde fazíamos férias. Os postais vendiam-se por todo lado. Mas hoje, no mundo mágico da Internet, das redes sociais e dos telemóveis, tais postais passaram à história. Volto aos postais ilustrados, porém, por esta forma,  com o mesmo espírito de mostrar o que vejo em curtos ou longos passeios.

terça-feira, 25 de outubro de 2022

PICASSO nasceu neste dia

Picasso - A menina com chapéu 

Picasso, um dos maiores génios da pintura universal, nasceu neste dia de 1881, em Málaga, Espanha. Faleceu em 1973.
As efemérides que celebramos servem para nos recordarem aqueles que da lei da morte se libertaram, no dizer sábio e poético do nosso Camões.

Meia Maratona de Ílhavo - Dois mil inscritos


A Meia Maratona de Ílhavo realiza-se no domingo, 30 de outubro, às 10h, com um número recorde de inscrições. Cancelada em 2020 e em 2021 devido à pandemia, a prova de 21 quilómetros regressa com cerca de 2000 inscritos – número máximo fixado pela organização. 
A prova tem partida e chegada na Avenida 25 de Abril, em Ílhavo, e passagem pela Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação, Gafanha de Aquém, Gafanha da Boavista e Vista Alegre.
Durante a prova, é fundamental respeitar as orientações das autoridades encarregadas de regular o trânsito.
Também às 10h, partem a Minimaratona e a Caminhada, de 7,5 quilómetros, com passagem na Gafanha de Aquém, Gafanha da Boavista e Vista Alegre. Para crianças dos 4 aos 10 anos há a Corrida da Pequenada, com um percurso de 500 metros, na Avenida 25 de Abril.

Eclipse parcial do Sol entre as 12 e as 13 horas



Vamos ter hoje um eclipse parcial do Sol, que poderá ser observado entre as 12 e as 13 horas, se o tempo o permitir. O mais certo é não termos possibilidades de o observar por causa das condições meteorológicas.
Dizem as informações sobre o eclipse: “Para que o fenómeno possa ser observado em toda a sua plenitude é preciso que não chova e/ou o céu não esteja encoberto. Em Portugal, as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para terça feira apontam para céu parcialmente encoberto e/ou aguaceiros.”
De qualquer forma, vamos estar atentos entre as 12 e as 13 horas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Dia da Biblioteca Escolar


O Dia da Biblioteca Escolar comemora-se na quarta segunda feira do mês de outubro e tem por objetivos destacar a importância das bibliotecas escolares na educação de professores e alunos, assim como promover o gosto pela leitura. Esta data comemorou-se pela primeira vez em Outubro de 1999.
Tenho pelo Dia da Biblioteca Escolar um carinho especial, ou não fosse eu, durante alguns anos da minha vida, um animador de bibliotecas no Distrito de Aveiro. Andei de terra em terra a criar e animar bibliotecas, promovendo várias iniciativas. Também promovi encontros de formação para bibliotecários, com ações durante uma semana de trabalhos intensivos, em regime de internato, num hotel.
Com todo o trabalho que desenvolvi também lucrei bastante, pois num ambiente de partilha de saberes e experiências todos ganhamos. Bons tempos de que guardo gratas lembranças.

Dia Mundial das Nações Unidas


O Dia Mundial das Nações Unidas celebra-se hoje, 24 de Outubro, já que a carta das Nações Unidas entrou em vigor naquela data de 1945. Esta efeméride comemora-se desde 1948.
O Dia das Nações Unidas faz parte da semana da ONU, que decorre de 20 a 26 de Outubro. O objetivo da ONU é que o dia seja dedicado a tornar conhecidos, pelos povos de todo o mundo, os fins e as conquistas desta entidade, assim como obter apoio para a sua obra.

Deus não faz acepção de pessoas

Crónica de Bento Domingues 
no PÚBLICO

É atribuída a Einstein uma frase curiosa: “Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana, mas não estou muito seguro da primeira. Da segunda pode-se observar como nos destruímos só para demonstrar quem pode mais”. De facto, esta estupidez continua. Como vencer o desejo de dominação pelo gosto de servir?

1. Na crónica do Domingo passado, referi uma das mais recentes obras do fecundo teólogo checo, Tomáš Halík, com o título A tarde do cristianismo. O tempo da transformação [1]. O autor confessa que recebeu a inspiração para este título da metáfora escolhida por Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica, para descrever a dinâmica de uma vida humana individual, no curso de um dia: manhã, meio-dia e tarde. Procurou aplicar, com algumas inflexões, esta metáfora à história do Cristianismo. Embora a República Checa seja considerada a mais secularizada da Europa, observa que “a secularização não foi afinal o fim da história da religião; não foi, como imaginavam os ideólogos do secularismo, a vitória da luz da razão sobre as trevas da religião. Pelo contrário, foi uma transformação da religião e um passo mais no caminho para uma fé mais madura. Uma das tarefas deste livro é encorajar-nos a aproveitar ao máximo essa oportunidade” [2].

domingo, 23 de outubro de 2022

Pelourinho de Aveiro


Quando arrumo livros, encontro sempre algumas curiosidades. Coisas já lidas há muito que caíram no limbo do esquecimento. Desta feita, encontrei uma brochura  de 47 páginas, em perfeita estado de conservação, que tem por título PELOURINHOS DO DISTRITO DE AVEIRO, da autoria de Júlio Rocha e Sousa.
O título diz tudo e o último Pelourinho a ser apresentado foi o de Aveiro. Diz Marques Gomes, em “Memórias de Aveiro”, 1875, que “O de Aveiro estava colocado no Largo do Rossio e era em forma de coluna torcida, ornada de lavores imitando assim o estilo gótico. No fuste da coluna viam-se as armas de Aveiro e a esfera armilar. O pelourinho foi demolido no ano de 1834.”

Dia Mundial das Missões


O Dia Mundial das Missões comemora-se no penúltimo domingo de outubro, mês das missões. Para os católicos, é um dia de oração pela evangelização dos povos, no respeito pelas suas tradições e religiões. No fundo, os cristãos, na minha ótica, devem evangelizar pelo exemplo testemunhado no dia a dia.
Devemos, nesta data, incentivar os missionários a agir em função da construção de um mundo mais justo e mais fraterno, sem esquecer a ajuda, a vários níveis, a quantos labutam no terreno pela promoção dos povos, carentes do essencial para viver dignamente.
Presos às nossas comodidades, nem sempre cooperamos com aqueles que renunciaram a uma vida dita normal, carregada de luxos e vaidades, para cooperarem na promoção dos mais desprotegidos, quantas vezes ao nosso lado.

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue