sábado, 23 de março de 2013

Há razões para uma esperança paciente

Quando o nome pode ser todo um programa
Anselmo Borges

Anselmo Borges


Não foi para mim completa surpresa o cardeal argentino Bergoglio, jesuíta. O que constituiu surpresa foi a escolha do nome: Francisco, sugerido pelo colega, cardeal Hummes, de São Paulo, quando o abraçou e lhe disse: "não te esqueças dos pobres." O Papa Francisco explicou: "Essa palavra entrou aqui (apontou para a cabeça): os pobres. Pensei imediatamente em Francisco de Assis. Assim surgiu o nome no meu coração." E exclamou: "Ah, como gostaria de uma Igreja pobre e para os pobres", provocando a ovação dos jornalistas.

O amor de Jesus faz-se oração de perdão


TÃO HUMANO, SÓ DEUS
Georgino Rocha
Georgino Rocha


A paixão de Jesus condensa e realiza, de forma sublime, o seu amor pelo bem dos outros. Mostra com clareza o centro da sua vida e missão. Une, de modo feliz, a dedicação às pessoas com o desejo intenso de Deus Pai salvar a todos. Leva ao extremo a capacidade de doação que perdoa aos verdugos, suporta o abandono dos amigos, vibra e chora com a dor da multidão, aceita a ajuda dos que o acompanham na caminhada pública, se solidariza com a sorte dos excluídos e condenados e condói com toda a humanidade.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Papa telefona para cancelar jornais

Pois é verdade. O Papa telefonou para o quiosque, simplesmente para cancelar os jornais que lhe eram entregues com regularidade em Buenos Aires. Li aqui
- Posted using BlogPress from my iPad

quinta-feira, 21 de março de 2013

ÁRVORE, FLORESTA E POESIA

Dia Mundial da Árvore e da Floresta
Dia Mundial da Poesia
21 de Março




Afinal, é hoje que se comemoram estas efemérides e não ontem como supus! É bom que assim seja, para que a Felicidade fique mais liberta e tenha um dia só p’ra ela, que bem merece!
Para assinalar o dia, ocupei a manhã a plantar uma limeira, no pomar! Aumentei a minha coleção de citrinos, que medram bem, nestas terras da Gafanha e, particularmente, nesta terra pobre e arenosa. E, como não dou ponto sem nó, há uma grande meta a atingir com este ato agrário – produzir, ali, ao descer da cozinha, as tão apetecíveis limas, que irão dar origem à caipirinha...
Até fiquei a saber das grandes qualidades deste citrino:
A limeira, árvore família das Rutáceas, é originária da Ásia, tendo sido aclimatada no Brasil. O suco da fruta, branco, tem sabor doce-amargo.

Utilidades Medicinais:

Enxaqueca - Aplicar à têmpora cataplasmas de folhas de limeira maceradas.

Escorbuto - A lima, sendo rica em vitamina C, é indica contra essa doença carencial.

Febre - Misturar o suco de lima com água e tomar sem açúcar.

Febre tifóide - Proceder como indicado em febre.

Flatulência - Tomar, após as refeições, meio copo duplo do chá da casca da lima em infusão.

Infecções em geral - Substituir algumas refeições, esporadicamente, por lima, exclusivamente.
Como a árvore anda sempre associada à poesia, remato de forma colorida.

As limas, de casca tão fininha,
São de textura rica e sumarenta.
Apreciadas são na caipirinha,
Que ajuda a passar uma noitinha,
De forma sonhadora e pachorrenta!

Mª Donzília Almeida
21 de Março de 2013



- Posted using BlogPress from my iPad

Rafael Bordalo Pinheiro nasceu neste dia


 21 de Março de 1846



Artista multifacetado, Rafael Bordalo Pinheiro é, ainda hoje e decerto por muito mais tempo, uma referência nacional, como desenhador, aguarelista, ilustrador, decorador, caricaturista político e social, jornalista, ceramista e professor. 
O Google presta-lhe uma merecida homenagem, distinguindo-o na sua página de abertura. Penso que não há no nosso país quem desconheça a sua obra mais badalada, o Zé Povinho, que se veio a tornar num símbolo do povo português.

Ler mais aqui

A ESPERANÇA

"A esperança muda o inverno em verão,
a escuridão em aurora, a descida em subida,
a esterilidade em criatividade
a agonia em alegria"

Daisaku Ikeda (1928)

Nota: Está tudo dito; está tudo certo; resta-nos alimentar esse propósito.

- Posted using BlogPress from my iPad

Papa convida os pobres para a missa da Ceia do Senhor



«O Papa Francisco determinou que sejam convidadas pessoas assistidas pela Cáritas de Roma e outras organizações de apoio social para a missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de Quinta-feira Santa. Durante a audiência que teve esta quarta-feira no Vaticano com representantes de Igrejas cristãs, comunidades eclesiais e tradições religiosas, Francisco sublinhou que, em conjunto, «é possível fazer muito pelo bem de quem é mais pobre, de quem é fraco e de quem sofre, para favorecer a justiça, para promover a reconciliação, para construir a paz». Esta quinta-feira o papa recebe o argentino Adolfo Pèrez Esquivel (n. 1931), arquiteto, escultor e ativista dos direitos humanos que em 1980 foi distinguido com o Prémio Nobel da Paz.»

Ler mais aqui

Não vão muito bem as coisas da Igreja na Europa


Do presente ao futuro da Igreja 
António Marcelino 


António Marcelino


«Abusa-se facilmente da afirmação de que Deus não abandona a sua Igreja. É verdade. Mas esquece-se que a ação prometida e assegurada de Deus pode ser minimizada ou menosprezada pela deficiente mediação humana, o que muitas vezes acontece.» 

Não vão muito bem as coisas da Igreja na Europa. E não só na Europa, não obstante as regiões onde se sente menos a crise ou se vê uma renovada vitalidade. As coisas não vão bem pelas mazelas de todos conhecidas, mas, ainda, por uma leitura deficiente da realidade que se vive e consequente dificuldade de uma resposta adequada aos muitos problemas existentes. Se governar é também prever e prevenir, no presente que se vive o futuro não aparece auspicioso. Parece urgente que a realidade se veja e encare com olhos novos e se procurem, com persistente humildade e com as pessoas certas, novos caminhos de esperança. 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Primavera, Poesia, Felicidade


Hoje, em que simultaneamente, se assinalam três efemérides de grande significado, a entrada da primavera, o dia da poesia e o dia da felicidade, gostaria apenas de referir que me sinto muito feliz por ter sido a depositária fiel da herança genética do Zé da Rosa. Enquanto esta criatura respirar o ar da Gafanha, contemplar a erupção da primavera e for sensível à poesia que nos rodeia, a esmo, a sua memória não se desvanecerá do planeta Terra.
E para atestar o que aqui fica dito, farei apenas uma singela citação dum autor que muito prezo - Andrew Mattews:"

On this special day! 

Being happy is a decision!

Being happy can be hard work, sometimes. It is like maintaining a nice home-you have got to hang on your treasures and throw out the garbage. Being happy requires looking for good things. One person sees the beautiful view and the other sees the dirty window. You choose what you see and you choose what you think.

Kazantzakis said, “You have got brush and colours. You paint paradise, then in you go.”

(Ser feliz é, por vezes, tarefa difícil. É como manter uma casa bonita – tem que se separar os tesouros, do lixo. Ser feliz implica olhar para as coisas boas. Uma pessoa vê a paisagem bonita, enquanto outra, apenas, vê os vidros sujos. Escolhe-se o que se vê e escolhe-se o que se pensa.

Katzantzakis disse, “Tens o pincel e as tintas. Pintas o paraíso e entras nele.”)

Mª Donzília Almeida

20.03.2013

Uma boa questão

«Não sou católico, repito. Mas pergunto-me se, com homens destes à frente da igreja nas últimas décadas, não estaria hoje convertido, convencido e militante. Quem sabe, com fé.»

Chegou a Primavera






Chegou hoje a primavera, que nos brindou com um dia de sol. Venha o que vier, que a esperança de dias melhores faz parte desta época. Com ela vem a certeza da renovação e da ressurreição. Brotam as folhas e flores e até nos espíritos desabrocha a possibilidade de sonhos belos, apesar das promessas de fomes e misérias que o capitalismo selvagem provocou. 
Eu espero que os caminhos do futuro próximo sejam aplanados, que as injustiças sejam erradicadas e que a solidariedade não seja palavra vã. Das flores que nos dão cor e alegria hão de nascer frutos que saciem as nossas fomes e sedes de fraternidade e de harmonia universal. Sou um sonhador? Sou, sim. Sou um sonhador porque não há outras metas para a felicidade. 
Boa primavera para todos. 

terça-feira, 19 de março de 2013

Escravos no século XXI?

«O presidente do conselho de administração da Sonae (dona do PÚBLICO), Belmiro de Azevedo, considerou nesta segunda-feira que as manifestações têm sido um “Carnaval mais ou menos permanente”, mas que a situação seria mais grave caso não houvesse essa possibilidade. Falando sobre a economia do país, defendeu que "sem mão-de-obra barata não há emprego".»
O empresário Belmiro de Azevedo defende a mão-de-obra barata para haver emprego. Quererá ele que voltemos aos tempos da escravatura? 

Bispo de Roma prega a bondade e a ternura


O Papa Francisco diz que "Não devemos ter medo da bondade nem da ternura". O Papa, Bispo de Roma como gosta de dizer, continua a mostrar que a simplicidade evangeliza mais que doutas teses teológicas. Que Deus o ajude a prosseguir nessa linha.


É feio não saber perder

Não gosto nada de quem não sabe perder... No desporto e na vida. Mourinho parece que não conhece o valor da humildade... Ou está isento por ser famoso?

Dia do pai - 19 de março




Sinto-me órfã
Maria Donzília Almeida 

Após 58 anos de convívio com os progenitores e 63 só com o pai, sinto-me órfã! 
Foi um privilégio privar com o Zé da Rosa, durante um período de tempo dilatado, muito fecundo, com períodos de afastamento mais ou menos longos. 
A presença dele, não física, mas espiritual, estava sempre ali, bem marcada e influente. 
Quando a vida me fez assentar arraiais na terra natal e o nosso convívio se estreitou, fui uma pessoa de sorte, que partilhou de agradáveis momentos de muita ternura, muita afetividade, muita pacificação. 
Sem nunca se intrometer nos assuntos privados da família, ia opinando, aconselhando, conciliando. 
Quis o destino que a fase final da sua vida fosse curta, sem passar por uma longa decadência, como acontece a tantas criaturas de Deus. 
Foi acompanhado de perto, pela família que lhe proporcionou o carinho e conforto, imprescindíveis à dignidade humana e a uma pessoa que tanto deu ao seu próximo! 
Partiu, sem um queixume, sem uma palavra de desalento, com a mesma serenidade com que viveu e conviveu com todos. 

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue