sábado, 19 de junho de 2010

Deus está no cérebro?

No PÚBLICO de hoje


«As neurociências são o grande continente para o século XXI. Nisto acredita Anselmo Borges, padre e professor de Filosofia da Universidade de Coimbra»

Leia aqui um texto que pode suscitar uma boa reflexão durante este fim-de-semana

Centro Cultural da Gafanha da Nazaré vai ser inaugurado amanhã


Amanhã tudo estará em ordem

Amanhã, domingo, pelas 21 horas, vai ser inaugurado o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, depois das obras de remodelação bastante significativas por que passou.
Depois da inauguração será apresentado um espectáculo de multimédia.
Todo o povo é convidado a estar presente.

Diário de Aveiro faz anos


O Diário de Aveiro completa hoje a linda idade de um quarto de século. Num tempo como o nosso marcado por graves crises em todo o lado e, em especial, na comunicação social, é de louvar o esforço que este jornal tem feito para se manter atento aos anseios da região e suas pessoas, em luta permanente pela justiça, pela verdade e pelo progresso sustentado. Os meus parabéns a quanto, dia após dia, fazem o Diário de Aveiro.

"O pior é possível, incluindo a desarticulação europeia"





O declínio da Europa
Anselmo Borges

Não faz falta o pessimismo para sentir perplexidade e desalento face ao futuro da Europa. Jorge Semprún, por exemplo, esse grande espírito europeu, não sabe se o euro vai desaparecer, mas diz que é possível que desapareçam várias aquisições e teme o pior, pois precisamente "o pior é possível, incluindo a desarticulação europeia". E proclama: depois do esgotamento da luta contra o passado nazi e fascista, de um lado, e contra o totalitarismo estalinista, do outro, "a Europa precisa de um novo motor ideológico e moral".
Donde vem a crise? Já em 1918, Oswald Spengler escreveu a obra polemicamente célebre: A decadência do Ocidente. De modo agudo, o eminente filósofo Edmund Husserl pronunciou, em Maio de 1935, em Viena, uma conferência famosa, subordinada ao tema A crise da humanidade europeia e a filosofia. A crise, segundo ele, deriva do positivismo, portanto, da redução das ciências ao puro conhecimento dos factos, esquecendo a subjectividade.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morreu José Saramago

Hoje, em Lanzarote, Espanha, morreu José Saramago, o mais internacional dos escritores portugueses. Polémico pela sua frontalidade, mas grande escritor. Não faltarão nos mais diversos órgãos de comunicação social os elogios ao único Nobel da Literatura do nosso País. Todos recordarão os livros de Saramago que leram e não deixarão de reconhecer que algumas das suas obras incomodaram muita gente. Sobre isto, penso que ainda nem toda a gente aprendeu a reconhecer a grandeza dos artistas, para além das suas opções políticas, sociais ou religiosas. É um caminho que todos devemos aprender a fazer.

No centenário da implantação da República




O ELOGIO DA IGUALDADE

José Tolentino Mendonça


«No ano em que se comemora o centenário da implantação da República, os católicos portugueses têm de perder o medo de confrontar-se com o ideário tricolor da Liberdade, da Igualdade e da Fraternidade. Somos sim chamados a descobri-los como constituintes do património mais íntimo da própria formulação cristã e a traduzi-los de uma forma culturalmente criativa e existencialmente profética. Sobre a Igualdade, por exemplo, há que recordar que só tratamos o outro como igual, quando atendemos profundamente à sua alteridade infinita.»


Bispos portugueses não querem Igreja Católica envolvida nas Presidenciais

Gostei de saber que os bispos portugueses não querem a Igreja Católica envolvida nas presidenciais. Que os clérigos e os leigos, enquanto cidadãos, com direitos e deveres cívicos, o façam, acho bem. Mas meter a Igreja nesse assunto, já não posso apoiar. Como não apoio que padres, nas cerimónias religiosas, nomeadamente, nas homilias das missas, aproveitem o púlpito para debitar opiniões ou indicações de voto.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Marchas são-joaninas no Município de Ílhavo

Uma acção de interesse popular e turístico

A Câmara Municipal de Ílhavo vai promover a edição de 2010 das Marchas São-joaninas de Ílhavo, nos próximos dias 18, 19 e 26 de Junho, em parceria com algumas Associações Culturais do Município, nomeadamente, Associação Cultural - Grupo de Dança “Pestinhas”; Grupo de Jovens “A Tulha”; Os Amigos da Praia da Barra; Rancho Folclórico “Os Palheiros da Costa Nova”; e Associação de Pais e Amigos das Crianças da Gafanha da Encarnação.
Os três desfiles terão lugar nos seguintes dias:

18 de Junho, sexta-feira, na Gafanha da Nazaré, perto da  Junta de Freguesia;
19 de Junho, sábado, na Praia da Barra, Av. Fernão Magalhães;
26 de Junho, sábado, em Ílhavo, no Pavilhão Cap. Adriano Nordeste.

Esta iniciativa contribui para a preservação da tradição desta festa popular, bastante participada e vivida pelas gentes do Município de Ílhavo.

Lembranças do Santo André

Depois da alegria vinha a tristeza... Mais uma estória que recordo com emoção. Veja aqui.

A procura de caminho tem de começar por nós


Cultura do povo, sucesso económico e resposta à crise

António Marcelino

Alguém se interrogava há dias no jornal “Expresso” se a cultura do povo pode ajudar a resolver a crise que nos toca e provocar sucesso económico. A pergunta, a meu ver, não é destituída de sentido. Quem pergunta tem interesse em ver mais claro, põe-se a caminho à procura de resposta, leva outros a reflectir. Foi o caso.

Dificuldades, pessoais e sociais, sempre as teremos. A solução possível está mais nas pessoas que as sofrem do que nas leis e normas prescritas por outros. Nunca virá luz dos que só fazem lamentações e críticas não comprometidas, dos que olham para o lado à procura dos eternos culpados de tudo, de quem cai em revolta e se esgota em acusações raivosas. Mesmo quando somos vítimas das incompetências de outrem, a procura de caminho tem sempre de se fazer começando por nós.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

O celibato deve ser discutido


A libertação sexual não foi tomada a sério pela Igreja

O celibato deve ser discutido, a Igreja não levou a sério a revolução sexual dos anos 60 e nas questões da homossexualidade "há vivências dramáticas" e "discriminações" às quais a Igreja deve atender. Opiniões de Antonio Autiero, referência da teologia moral católica, que diz ser legítimo que, no caso dos abusos sexuais, se exija mais da Igreja.

Por António Marujo

Ler entrevista aqui

Os tiques de Cristiano Ronaldo


Os milhões do futebolista e as perguntas a propósito

A revista “Sábado” dedica várias páginas do seu último número (9/16 de Junho), aos milhões de Cristiano Ronaldo e à sua proveniência. 30 milhões de euros por ano, 82 mil por dia, 3500 por hora, 57 por minuto, 1 por segundo! Assim se lê logo na capa.
Uma torneira que jorra sempre e já se prevê que o Mundial vai engrossar ainda mais o jorro já bem abundante.
Ouvi uma longa entrevista e o rapaz até aparece sensato, simples e cordial. Muito ligado à mãe e aos irmãos. E com sorte por beneficiar de quem o aconselha nos investimentos que faz e impede que tanto dinheiro depressa o leve o vento.
Apesar disto tudo, não se podem iludir perguntas normais sobre a desproporção do que se faz e se ganha, a diferença de remunerações entre colegas porventura menos habilidosos, mas não menos eficientes em campo, o como é dos impostos, o receber milhares por emprestar a cara a uma entidade bancária que, como outras, suga nos juros e aperta o gasganete aos aflitos, o descontrolo social entre o que faz tanta gente e os ordenados que recebe quem trabalha, o fazer do futebol a mais importante actividade social…
E, em relação ao jovem futebolista, a ostentação do supérfluo, os tiques e exageros de um novo-riquismo, as vivendas luxuosas, os carros topo de gama, as viagens de avião privado… E já nem se fale das mulheres encandeadas e do histerismo que as toca.
Mas há ainda a perguntar por onde passa o ideal de vida a propor à gente nova. A verdade é que Ronaldo é para muitos portugueses, embebedados pelo futebol, o herói nacional que tem valor e sorte…

António Marcelino

Cursos de Verão no ISCRA


O ISCRA (Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro) vai promover dois Cursos de Verão, ambos de 25 horas. O primeiro, de 22 a 24 de Julho, orientado por P.e Júlio Franclim, terá como tema “O livro do Apocalipse num mundo de apocalipses”. O segundo, orientado por João Duque, decorre de 29 a 31 de Julho, tendo como tema “Cristianismo e Cultura – conflito ou diálogo?”
Os cursos estão abertos a todos os interessados sendo de realçar que foram acreditados como acção de formação pelo CCPFC (Braga). Mais informações e inscrições (até 30 de Junho): anaferreira.iscra@netvisao.pt.

A Figueira vista do meu terraço



Do meu terraço, a Figueira da Foz oferece-nos este panorama. Com muito vento, é certo, mas agradável de ver.

Mundial de Futebol: contributo para a reconciliação


Nação arco-íris
Paulo Rocha

À distância, as expectativas só podem ser positivas. A realização de um campeonato do mundo de futebol no Continente africano gera inevitáveis esperanças para uma região à espera de conquistar dignidade, justiça e paz para a vida de todas as pessoas.
Segurança, construção de estádios e garantias de que toda a logística seria cuidada ao pormenor parecem ter sido as condições impostas por Zurique. Delas dependeria a realização de um evento global semelhante, nesta como noutra qualquer parte do mundo. Mas a escolha da África do Sul pela FIFA constitui um contributo decisivo para que o mundo conheça um povo, uma sociedade, uma Nação.
Europeus, asiáticos, africanos e, sobretudo, a mestiçagem crescente de culturas e peles. Assim se caracteriza essa "nação arco-íris", escrita, lida e vista no mundo inteiro no contexto do mundial do futebol.

Centro Cultural de Ílhavo: “Nicolau”, com Nicolau Breyner

Sexta-feira, 18, às 22 horas


Prestes a comemorar 50 anos de carreira, Nicolau Breyner faz uma reflexão sobre os muitos papéis que já interpretou e sobre a relação que hoje tem com o mundo. Num tom intimista partilha com o público as histórias mais divertidas dos bastidores do teatro, cinema e televisão, bem como algumas das suas inquietações actuais. “Porque é que os computadores nunca funcionam?” ou “quem é que se lembrou de criar casas-de-banho inteligentes?”, são algumas das irritações que confessa.
Ao longo do espectáculo, Nicolau canta algumas canções, sendo acompanhado ao vivo por um trio de músicos.
Em palco estará também um ecrã no qual se projectam vídeos com cenas de arquivo, representativas de vários momentos da sua carreira.

O século XXI será o século das pessoas em fuga

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, António Guterres, advertiu hoje que o século XXI “será o século das pessoas em fuga”, apelando a um debate internacional para se enfrentar este desafio.

Leia mais aqui

Nota: Quem, conscientemente, ignora isso? Em fuga e revoltadas... Não podemos ser catastrofistas, mas também não podemos esconder a cabeça na areia. Desemprego e mais desemprego, mais fome e mais fome, que poderemos esperar no futuro?


terça-feira, 15 de junho de 2010

Crónica de um Professor: a grande depressão



Recessão
Maria Donzília Almeida


Hoje, chegou-me, inopinadamente aos ouvidos, a notícia de mais uma maleita que aflige a sociedade portuguesa.
Ainda, há bem pouco fomos infestados pela pandemia da gripe A e já uma nova moléstia se prepara para nos dizimar. Nada de estranho haveria nesta doença, não fosse o nome pomposo pelo que passou a chamar-se – Recession depression, à semelhança do que aconteceu nos Estados Unidos em 1929 – a grande depressão.
Uma crise económica que atingiu os Estados Unidos e se propagou para quase todo o mundo, trouxe consequências desastrosas com o desemprego que causou e as miseráveis condições económicas em que deixou a população.

Figueira outra vez...


Mais uns quatro dias na Figueira da Foz. O mar sempre presente na minha vida...

Centenário da República em Portugal

Este ano, em 5 de Outubro, também se celebra o centenário da República. Por aquilo que tenho ouvido e lido julga que os portugueses sabem pouco sobre o novo regime nascido depois da queda da Monarquia. Há ideias feitas com base na propaganda dos defensores da República, que pretendeu impor-se, não pelas virtudes dos seus princípios, mas tão-só pelos fracassos dos últimos anos do regime monárquico. A leitura de uma entrevista sobre República e Fátima pode elucidar. Veja aqui.

Santa Maria Manuela


Nós, os que temos o mar e navios na memória, somos uns privilegiados. Quem pode ficar indiferente a esta imagem do Santa Maria Manuela a entrar na Barra de Aveiro?

Cooperativa Eléctrica da Gafanha da Nazaré: Um pouco da sua história

Pode ler aqui um pouco da história da Cooperativa Eléctrica da Gafanha da Nazaré.

DOMINGO: Festa na Gafanha da Nazaré


Centro Cultural vai ser inaugurado

Depois de passar por profundas obras de ampliação e requalificação, no sentido de proporcionar melhor ambiente para quem trabalha e assiste, o Centro Cultural vai abrir as portas, com festa, no próximo domingo, 20 de Junho, pelas 19.30 horas. Depois da cerimónia de inauguração, teremos um espectáculo multimédia, no exterior.
Todos estão convidados…

ELOGIO DA IGUALDADE

6.ª Jornada da Pastoral da Cultura


 
"O Cristianismo deu um contributo decisivo no sentido da Igualdade... Mas ninguém é absoluto, antes relativo, pois só na interdependência das diferenças se realiza como pessoa, isto é, ser em relação.
Por isso também, o género ou a raça, a localização e cada cultura, não são necessariamente “limite” à igualdade essencial a realizar, mas possibilidades de ser com os outros, dando e recebendo mutuamente, porque os outros são na verdade outros e nós os outros dos e para os outros.
Quererá isto dizer que a igualdade só pode acontecer entre seres distintos que partilhem o que têm" (D. Manuel Clemente).
Estão abertas as inscrições para a 6.ª Jornada da Pastoral da Cultura. Conheça o programa e, no fim desta página, as ligações para as "perguntas e respostas" sobre o encontro e para o pré-registo pela Internet.


segunda-feira, 14 de junho de 2010

Na Semana da Eucação

Próxima reunião de Câmara de  Ílhavo
Escola Secundária da gafanha da Nazaré - 17 de Junho de 2010


Integrando a segunda reunião de Câmara do mês de Junho na Semana da Educação 2010 (16 a 23 de Junho), o Executivo Municipal deliberou realizar a mesma na próxima quinta-feira, dia 17 de Junho, às 15h30, na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré.
As audições públicas têm início a partir das 17h30.

No Ocidente, qualquer bizarria está mais defendida de críticas que a Igreja

«Não só o cristianismo é a única ideologia que hoje se pode atacar sem violar a tolerância, mas nele o padre é o aspecto mais desprezado. No Ocidente, a Igreja, mesmo se marginal, não goza do estatuto protector de minoria. Qualquer bizarria está mais defendida de críticas que ela. Tendo sido cultura dominante durante séculos, a crítica ao catolicismo é, no actual quadro de rebeldia adolescente, emblema de modernidade e progressismo, mesmo entre católicos. Aquilo que seria intolerável contra outros grupos sociais é comum com a Igreja em geral, e os padres em particular. Eles são, pode dizer-se, a menos respeitada de todas as profissões aceitáveis. Admira-se este ou aquele clérigo, mas o conjunto não presta. Assim, a surpreendente decisão de Bento XVI inclui uma serena mas contundente provocação à opinião dominante, levando os fiéis a meditarem sobre tudo o que a comunidade recebe das mãos e ministério dos sacerdotes.»

João Cesár das Neves no DN de hoje

Ainda o falecimento do Padre Lé

Padre Lé

Da homilia do Bispo de Aveiro, D. António Francisco

«De si, caríssimo Padre Lé, conservarei sempre o testemunho exemplar de quem acolhe, agradece e vive o sacerdócio como dom gratuito do amor eterno de Deus e como serviço permanente àqueles a quem Deus o enviara. Recordarei a fidelidade exigente à oração, a centralidade dada à Eucaristia diária, o sentido de comunhão e de delicadeza com o seu bispo e um jeito tão amigo, alegre e fraterno de ser irmão dos sacerdotes. Sempre que aqui o visitei sentia-o envolto no carinho daqueles a quem se deu por inteiro e por que não referir a ternura com que os mais pequeninos do Jardim de Infância do nosso Centro Social Paroquial o saudavam e identificavam a sua Escolinha com o nome do seu Fundador! Louvo a sua liberdade interior, a sua determinação nas convicções e o seu despojamento, sempre revelado numa vida simples que todos admirávamos.»

É hora de voltar...

Resolvi regressar à primeira casa. Afinal, não há amor como o primeiro. Bem tentei frequentar novos ares, mas não me adaptei. É certo que gosto de mudanças, de mudar de sítio, de procurar novos horizontes em todas as janelas e portas da casa que habito.
Obrigado pela vossa compreensão.

Fernando Martins

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue