sábado, 24 de junho de 2023

A vingança do cato

 


O cato era simples, mas belo. Tinha um só tronco e quis chegar ao céu. Um dia, nem sei por que razão, talvez por vê-lo fugir de nós, ordenei que fosse cortado. E assim foi. Ficou o tronco à espera de receber um vaso com uma planta. Tempos depois, começou a rebentar por diversos lados, em jeito de vingança. E eu já lhe pedi perdão.

Sobre o silêncio: há muitos silêncios (1)

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias 

Numa conferência sobre o silêncio, comecei por pedir um minuto de silêncio. E em silêncio perguntei-me como é que os participantes - este, aquela - terão ocupado esse minuto. A pergunta coloca-se aliás em relação a todos os minutos de silêncio pedidos em diversas circunstâncias. Sim, como se ocupa esse minuto de silêncio? Evidentemente, vai depender também das circunstâncias e de quem pede esse minuto.
Afinal - e isso é decisivo -, há muitos tipos de silêncio. Logo de início, é essencial entender que há os maus silêncios, alguns abomináveis, que é preciso exorcizar; depois, aqueles que a vida nos traz: uns impostos por situações dramáticas, outros, silêncios da decência humana, outros ainda, silêncios abençoados, que nos vêm ao encontro na exultação da vida; impõe-se, em terceiro lugar, reflectir sobre uma cultura da pausa e do silêncio e ouvir o silêncio, se quisermos ser verdadeiramente humanos e não perder o essencial.
A. Comecemos pelos primeiros, os maus silêncios. Só exemplos.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Naufrágios no Mediterrâneo

 

A pobreza extrema marcada pela fome, pelas guerras e pela falta de horizontes de futuro com pão e felicidade, conduzem multidões ao desespero. Dão o que têm para a viagem e arriscam a vida.
Enchem barcos e fazem-se ao mar. Com um ou outro a mudar de lugar, os desastres sucedem-se. Este conhecimento é elementar. Mas o sonho dos esfomeados é mais forte e arriscam.
Não haverá mesmo uma forma, a nível do mundo civilizado, de ajudar os que sonham com um mundo melhor?

Se eu quiser falar com Deus



SE EU QUISER FALAR COM DEUS


Se eu quiser falar com Deus
tenho que ficar a sós,
tenho que apagar a luz,...
tenho que calar a voz...
Tenho que ter as mãos vazias,
ter a alma e o corpo nus...
Tenho que me aventurar,
tenho que subir aos céus.
Sem cordas p'ra segurar
tenho que dizer adeus,
dar as costas caminhar
decidido, pela estrada
que ao findar vai dar em nada
do que eu pensava encontrar.

Gilberto Gil

Publiquei no meu blogue por sugestão 

NOTA: As recordações que o Facebook nos oferece  são, no mínimo, curiosas. A de hoje trouxe-me à memória um amigo de grande sensibilidade. Aqui a partilho, em homenagem a Gaspar Albino.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Das minhas andanças


 

O Google-Fotos tem destas gentilezas. Pega nas minhas fotografias e faz uns arranjos para eu recordar  viagens e férias que vivi com a família. Então, é como reviver paisagens que adorei.

Chegou o Verão


Chegou o Verão e com ele veio a alegria do povo. Depois de um Inverno agreste e de uma Primavera tímida   temos em perspetiva um tempo mais agradável e com ele há alegria no ar. Férias para alguns, praias abertas a toda a gente, por ora de graça, e festas por todo o país.

Desde tempos ancestrais que o Verão, depois das colheitas, abria as portas ao descanso e à partilha da alegria. O povo necessitava de se divertir e as romarias e outras festas pagãs de outrora, tanto quanto sei, não eram dispendiosas e o cristianismo adotou-as.

Atualmente, porém, as festas e diversões são outras, nada tendo de espontâneo. E custam muito dinheiro. Será que vale a pena?


terça-feira, 20 de junho de 2023

Prémio Europa Nostra para Arte Xávega

Três projetos portugueses estão entre os 30 projetos, de 21 países, este ano selecionados pela organização não-governamental Europa Nostra, anunciou o Centro Nacional de Cultura (CNC), representante português nesta entidade promotora dos galardões para o património europeu.
Os Prémios consagraram ainda o arqueólogo Cláudio Torres como “champion” do património pelo seu trabalho de há mais de 40 anos na área do Património Islâmico em Portugal.
“O projeto de salvaguarda da técnica de pesca artesanal ‘Arte Xávega’ no litoral português, enquadrado num programa de transferência de conhecimento e saber-fazer, numa investigação que dá a conhecer práticas exemplares de salvaguarda”, é um dos projetos portugueses premiados, e que é também um reconhecimento a uma arte de pesca há muito praticada também no litoral aveirense.
Os outros dois projetos premiados são: “O restauro dos tetos em estilo mudéjar da Sé Catedral do Funchal, com 1.500 metros quadrados” e “O Projeto Almada – iniciativa multidisciplinar que utiliza a investigação científica para apresentar a arte mural do artista modernista Almada Negreiros (1893-1970) numa nova perspetiva.

Fonte: Correio do Vouga

Dia Mundial do Refugiado



O Dia Mundial do Refugiado está marcado para ser celebrado neste dia, 20 de Junho, em todo o mundo. Não precisamos de sair de casa para termos conhecimento concreto da existência de refugiados no universo. Os órgãos de comunicação social estão atentos a esta triste realidade.
O refugiado é uma pessoa perseguida pela sua raça, naturalidade, religião, grupo social, fome ou opinião política e que se encontra fora do seu país, não podendo regressar com medo do que possa acontecer-lhe: a prisão, a perseguição, os castigos, o desprezo, o insulto, a fome e a exclusão social.
Calcula-se que presentemente haja no mundo 45 milhões de pessoas que foram obrigadas a fugir dos seus países pelos mais diversos motivos. E foi por isso que a ONU instituiu o Dia Mundial do Refugiado no ano 2000 para os governos e povos tomarem decisões concretas e urgentes para responder a esta tristíssima realidade, com vista a resolverem os problemas de quem se vê obrigado a fugir da terra onde nasceu.

F. M.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

DIÁRIO DE AVEIRO CELEBRA 38 ANOS DE VIDA

 

O Diário de Aveiro celebra hoje 38 anos de vida ativa em prol da comunidade aveirense e arredores. Nasceu em 1985, sob a direção de Adriano Callé Lucas. Embora não o leia todos os dias, tenho estado atento ao que nele é publicado regularmente.
Felicito quem o dirige e todos os seus profissionais, desde os jornalistas aos que operam nos mais diversos setores, com votos das maiores venturas.

BUGAS em Aveiro

Autarcas de Aveiro 
em passeio pela cidade


A autarquia aveirense apresentou hoje, dia 19 de junho 2023, as novas bicicletas BUGA, tendo ocorrido a sessão no Largo do Mercado Manuel Firmino, junto à Loja BUGA.
Após a conferência de imprensa, o Presidente da CMA, José Ribau Esteves, e o Executivo Municipal seguiram de BUGA pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho até ao “Parque da Rua Verde” na Rua Almirante Cândido dos Reis, assinalando a conclusão dessa obra integrada no Projeto Participativo Viva Aveiro, liderado por um grupo de moradores nesta Rua da Cidade.
As novas BUGA trazem várias novidades, a começar pelo número de bicicletas disponíveis – mais 124 do que o modelo anterior – e o aumento do número de estações da BUGA, num total de 204, estando em operação 136.

Nota: Informação da Câmara Municipal

Bela recordação que o Google me ofereceu

 

O Google tem a gentileza de me oferecer prendas como esta. Diz ele que são as melhores do mês. Esta, porém, tem um sabor especial: apresenta a nossa Tita, falecida há anos, como uma flor. Fica bem na abertura da semana.

ETIQUETAS

Arquivo do blogue

DESTAQUE

Picasso - Um génio

Picasso, um dos maiores génios da pintura universal, nasceu neste 1881, em Málaga, Espanha. Faleceu em 1973. Foi um génio. O quadro, foto do...