sábado, 24 de junho de 2023

A vingança do cato

 


O cato era simples, mas belo. Tinha um só tronco e quis chegar ao céu. Um dia, nem sei por que razão, talvez por vê-lo fugir de nós, ordenei que fosse cortado. E assim foi. Ficou o tronco à espera de receber um vaso com uma planta. Tempos depois, começou a rebentar por diversos lados, em jeito de vingança. E eu já lhe pedi perdão.

Sobre o silêncio: há muitos silêncios (1)

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias 

Numa conferência sobre o silêncio, comecei por pedir um minuto de silêncio. E em silêncio perguntei-me como é que os participantes - este, aquela - terão ocupado esse minuto. A pergunta coloca-se aliás em relação a todos os minutos de silêncio pedidos em diversas circunstâncias. Sim, como se ocupa esse minuto de silêncio? Evidentemente, vai depender também das circunstâncias e de quem pede esse minuto.
Afinal - e isso é decisivo -, há muitos tipos de silêncio. Logo de início, é essencial entender que há os maus silêncios, alguns abomináveis, que é preciso exorcizar; depois, aqueles que a vida nos traz: uns impostos por situações dramáticas, outros, silêncios da decência humana, outros ainda, silêncios abençoados, que nos vêm ao encontro na exultação da vida; impõe-se, em terceiro lugar, reflectir sobre uma cultura da pausa e do silêncio e ouvir o silêncio, se quisermos ser verdadeiramente humanos e não perder o essencial.
A. Comecemos pelos primeiros, os maus silêncios. Só exemplos.

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Naufrágios no Mediterrâneo

 

A pobreza extrema marcada pela fome, pelas guerras e pela falta de horizontes de futuro com pão e felicidade, conduzem multidões ao desespero. Dão o que têm para a viagem e arriscam a vida.
Enchem barcos e fazem-se ao mar. Com um ou outro a mudar de lugar, os desastres sucedem-se. Este conhecimento é elementar. Mas o sonho dos esfomeados é mais forte e arriscam.
Não haverá mesmo uma forma, a nível do mundo civilizado, de ajudar os que sonham com um mundo melhor?

Se eu quiser falar com Deus



SE EU QUISER FALAR COM DEUS


Se eu quiser falar com Deus
tenho que ficar a sós,
tenho que apagar a luz,...
tenho que calar a voz...
Tenho que ter as mãos vazias,
ter a alma e o corpo nus...
Tenho que me aventurar,
tenho que subir aos céus.
Sem cordas p'ra segurar
tenho que dizer adeus,
dar as costas caminhar
decidido, pela estrada
que ao findar vai dar em nada
do que eu pensava encontrar.

Gilberto Gil

Publiquei no meu blogue por sugestão 

NOTA: As recordações que o Facebook nos oferece  são, no mínimo, curiosas. A de hoje trouxe-me à memória um amigo de grande sensibilidade. Aqui a partilho, em homenagem a Gaspar Albino.

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Das minhas andanças


 

O Google-Fotos tem destas gentilezas. Pega nas minhas fotografias e faz uns arranjos para eu recordar  viagens e férias que vivi com a família. Então, é como reviver paisagens que adorei.

Chegou o Verão


Chegou o Verão e com ele veio a alegria do povo. Depois de um Inverno agreste e de uma Primavera tímida   temos em perspetiva um tempo mais agradável e com ele há alegria no ar. Férias para alguns, praias abertas a toda a gente, por ora de graça, e festas por todo o país.

Desde tempos ancestrais que o Verão, depois das colheitas, abria as portas ao descanso e à partilha da alegria. O povo necessitava de se divertir e as romarias e outras festas pagãs de outrora, tanto quanto sei, não eram dispendiosas e o cristianismo adotou-as.

Atualmente, porém, as festas e diversões são outras, nada tendo de espontâneo. E custam muito dinheiro. Será que vale a pena?


terça-feira, 20 de junho de 2023

Prémio Europa Nostra para Arte Xávega

Três projetos portugueses estão entre os 30 projetos, de 21 países, este ano selecionados pela organização não-governamental Europa Nostra, anunciou o Centro Nacional de Cultura (CNC), representante português nesta entidade promotora dos galardões para o património europeu.
Os Prémios consagraram ainda o arqueólogo Cláudio Torres como “champion” do património pelo seu trabalho de há mais de 40 anos na área do Património Islâmico em Portugal.
“O projeto de salvaguarda da técnica de pesca artesanal ‘Arte Xávega’ no litoral português, enquadrado num programa de transferência de conhecimento e saber-fazer, numa investigação que dá a conhecer práticas exemplares de salvaguarda”, é um dos projetos portugueses premiados, e que é também um reconhecimento a uma arte de pesca há muito praticada também no litoral aveirense.
Os outros dois projetos premiados são: “O restauro dos tetos em estilo mudéjar da Sé Catedral do Funchal, com 1.500 metros quadrados” e “O Projeto Almada – iniciativa multidisciplinar que utiliza a investigação científica para apresentar a arte mural do artista modernista Almada Negreiros (1893-1970) numa nova perspetiva.

Fonte: Correio do Vouga

Dia Mundial do Refugiado



O Dia Mundial do Refugiado está marcado para ser celebrado neste dia, 20 de Junho, em todo o mundo. Não precisamos de sair de casa para termos conhecimento concreto da existência de refugiados no universo. Os órgãos de comunicação social estão atentos a esta triste realidade.
O refugiado é uma pessoa perseguida pela sua raça, naturalidade, religião, grupo social, fome ou opinião política e que se encontra fora do seu país, não podendo regressar com medo do que possa acontecer-lhe: a prisão, a perseguição, os castigos, o desprezo, o insulto, a fome e a exclusão social.
Calcula-se que presentemente haja no mundo 45 milhões de pessoas que foram obrigadas a fugir dos seus países pelos mais diversos motivos. E foi por isso que a ONU instituiu o Dia Mundial do Refugiado no ano 2000 para os governos e povos tomarem decisões concretas e urgentes para responder a esta tristíssima realidade, com vista a resolverem os problemas de quem se vê obrigado a fugir da terra onde nasceu.

F. M.

segunda-feira, 19 de junho de 2023

DIÁRIO DE AVEIRO CELEBRA 38 ANOS DE VIDA

 

O Diário de Aveiro celebra hoje 38 anos de vida ativa em prol da comunidade aveirense e arredores. Nasceu em 1985, sob a direção de Adriano Callé Lucas. Embora não o leia todos os dias, tenho estado atento ao que nele é publicado regularmente.
Felicito quem o dirige e todos os seus profissionais, desde os jornalistas aos que operam nos mais diversos setores, com votos das maiores venturas.

BUGAS em Aveiro

Autarcas de Aveiro 
em passeio pela cidade


A autarquia aveirense apresentou hoje, dia 19 de junho 2023, as novas bicicletas BUGA, tendo ocorrido a sessão no Largo do Mercado Manuel Firmino, junto à Loja BUGA.
Após a conferência de imprensa, o Presidente da CMA, José Ribau Esteves, e o Executivo Municipal seguiram de BUGA pela Avenida Dr. Lourenço Peixinho até ao “Parque da Rua Verde” na Rua Almirante Cândido dos Reis, assinalando a conclusão dessa obra integrada no Projeto Participativo Viva Aveiro, liderado por um grupo de moradores nesta Rua da Cidade.
As novas BUGA trazem várias novidades, a começar pelo número de bicicletas disponíveis – mais 124 do que o modelo anterior – e o aumento do número de estações da BUGA, num total de 204, estando em operação 136.

Nota: Informação da Câmara Municipal

Bela recordação que o Google me ofereceu

 

O Google tem a gentileza de me oferecer prendas como esta. Diz ele que são as melhores do mês. Esta, porém, tem um sabor especial: apresenta a nossa Tita, falecida há anos, como uma flor. Fica bem na abertura da semana.

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue