sábado, 19 de outubro de 2024

O Homem: questão para si mesmo. 11

Máquinas com consciência?

O que diz alguém, quando diz “eu”? Afirma-se a si mesmo como sujeito, autor das suas acções conscientes, centro pessoal responsável por elas, alguém referido a si mesmo, na abertura e em contraposição a tudo.
Mas há observações perturbadoras. Por exemplo, pode acontecer que alguém adulto, ao olhar para si em miúdo, se veja de fora, apontando como que para um outro: aquele era eu, sou eu?
Há filósofos que se referem à ilusão do eu. Certas interpretações do budismo caminham nesta direcção. No quadro da impermanência e da interdependência de todas as coisas, fala-se da inexistência do eu, do não-eu. Matthieu Ricard, investigador em genética celular e monge budista, deu-me, há anos, num congresso no Porto, um exemplo: veja ali o Rio Douro. O que é o Rio Douro? Onde está o Rio Douro? Ele não existe como substância, pois não há senão uma corrente de água. Está a ver a consciência? O que é ela senão um fluxo permanente de pensamentos fugazes, de vivências? O eu não passa de um nome para designar um continuum, como nomeamos um rio.
Mas há a experiência vivida e inexpugnável do eu, ainda que numa identidade em transformação, que continuamente se faz, desfaz e refaz. O que se passa é que, não se tratando de uma realidade coisista, é inobjectivável e inapreensível.

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

O descanso da gaivota

 

Juro que não assustei a gaivota. Percebi que ela necessitava de descansar. Não disse nada, mas no seu olhar senti que ela gostou de ser fotografada. Daquele lugar, a gaivota contemplou a agitação que havia na Costa Nova. Ainda lhe segredei que naquela praia  há gente muito boa e peixe fresco de se lhe tirar o chapéu.

Um poema de Eugénio de Andrade



O mar. O mar novamente à minha porta.
Vi-o pela primeira vez nos olhos
de minha mãe, onda após onda,
perfeito e calmo, depois,

contras as falésias, já sem bridas.
Com ele nos braços, quanta,
quanta noite dormira,
ou ficara acordado ouvindo

seu coração de vidro bater no escuro,
até a estrela do pastor
atravessar a noite talhada a pique
sobre o meu peito.

Este mar, que de tão longe me chama.
que levou na ressaca, além dos meus navios?

Eugénio de Andrade

In POESIA, edição Assírio & Alvim

quarta-feira, 16 de outubro de 2024

Dia Mundial do Pão


O Dia Mundial do Pão celebra-se hoje, 16 de outubro, razão mais do que suficiente para escrever sobre ele. Esta data foi instituída pela União Internacional dos padeiros e afins no ano 2000. O pão é, sem dúvida, o alimento mais popular do mundo e pode acompanhar todas as refeições. E sobre as variedades podemos adiantar que são infinitas. Há pão para todos os gostos e para todas as horas. Havendo pão, não há fome. E, já agora, vou merendar. Pão com qualquer coisa , como é normal.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

FAROL DE AVEIRO - Começou a funcionar a 15 de Outubro de 1893


O farol de Aveiro ou farol da Barra é o maior farol de Portugal. Fica localizado na praia da Barra, cidade da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro. Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser actualmente o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo. É uma torre troncónica com faixas brancas e vermelhas e edifícios anexos. A escadaria é composta por 271 degraus em pedra e em forma de caracol. Custou ao Estado Português a quantia de 51 contos (€ 255,00).

NOTA: Informação de Portos de Portugal.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Mafalda Ramos no "The Voice"

Mafalda Ramos, uma jovem de 16 anos, da Gafanha do Carmo, cantou no programa “The Voice Portugal” o tema “High and Dry” dos Radiohead, tendo conquistado três dos quatro jurados na Prova Cega. Escolheu ficar na equipa de Sara Correia.
Mafalda Ramos cresceu numa família grande com ligação à música. A sua avó paterna, com 11 filhos, fez com que cada um tocasse um instrumento.
A jovem é também vocalista dos AURA, banda da Gafanha da Nazaré.

domingo, 13 de outubro de 2024

Gafanha da Encarnação - Cristãos perseguidos no Iraque


Uma boa oportunidade para ser informado sobre o sofrimento de cristãos longe de nós.

Qual é o fio condutor da tua vida?



É certo que a tua vida é um conjunto enorme de acontecimentos muito diferentes. Mas será que há alguma história que nos está a ser contada? Será que há um sentido mais profundo em muito do que julgamos acasos ou coincidências?
Que lições já te deu a vida? O que já aprendeste com essas lições? Será que precisas de tropeçar mais algumas vezes até perceberes?
Todos erramos, mas alguns tiram desses enganos mais benefícios do que outros. Não significa que se livram de mais desacertos, mas sim que se fazem a si próprios mais sábios e fortes.

ETIQUETAS

Arquivo do blogue

DESTAQUE

Picasso - Um génio

Picasso, um dos maiores génios da pintura universal, nasceu neste 1881, em Málaga, Espanha. Faleceu em 1973. Foi um génio. O quadro, foto do...