sábado, 29 de março de 2025

Última linha do privilégio


“Que nós, cristãos, nos encontremos na primeira linha do serviço e na última linha do privilégio. Por isso, aqui estamos, cristãos, fiéis a uma fé, mulheres e homens, leais a uma natureza e a um destino, inseparável daqueles com quem construímos, dia após dia, uma pátria chamada Portugal”

Marcelo Rebelo de Sousa, 
Presidente da República,


NOTA: Das redes sociais.

Estado de Solteira

 


PÁRA E PENSA : Cuidado e Saúde

Crónica de Anselmo Borges

Na crónica anterior, reflectimos sobre o cuidado. Ora, a saúde está intrinsecamente vinculada ao cuidado. Viver é ser cuidado, é ter cuidado, é cuidar. Cuidar de nós, cuidar dos outros — a solidão mata —, cuidar da natureza, dos amigos — a vida sem amigos não presta, já observou Aristóteles —, cuidar da natureza, cuidar do Sagrado, da Transcendência, do sentido, Sentido último... Significativamente, o étimo de saúde é salus, salutis, que está na base também de salvação... E também dizemos que alguém está são, utilizando a mesma palavra para santo — por exemplo São José.
Vamos, pois, continuar a reflexão, retomando reflexões anteriores e chamando, desde já, atenção para que, quando se fala de saúde, devemos fazê-lo no sentido holístico (do grego, hólon: todo enquanto mais do que a soma das partes). No inglês, saúde diz-se health e santo diz-se holy, provindo as duas palavras de the whole — de novo o todo enquanto mais do que a soma das partes
A saúde tem, portanto, um carácter pluridimensional. No sentido autenticamente humano inclui vários níveis:

sexta-feira, 28 de março de 2025

Peixinhos tentam invadir uma habitação

 

Não é que os peixinhos saltaram da Ria e tentaram invadir o primeiro andar de uma habitação? Ou os peixinhos, com os turistas, já se tornaram humanos?

quarta-feira, 26 de março de 2025

Aveiro – Turismo à vista





Andámos hoje por Aveiro, descontraidamente, ao jeito de matar saudades. Apreciar o movimento nas ruas, sentir os olhares de turistas que se aproximam da Ria. Fixar os nossos olhos nos que entram nos moliceiros para uma voltinha e deles saem satisfeitos depois da viagem, decerto para mais tarde recordarem no regresso às suas terras.
O turismo é real nas ruas da cidade. Grupos posam para a fotografia e os ovos moles talvez sejam os guloseimas preferidos para repartir em casa.
Pudemos caminhar tranquilos na cidade que nos acolheu na infância. A Lita veio de Pardilhó para casa da Tia Lurdes e eu ingressei na Escola Comercial. E por Aveiro não encontrei ninguém da minha geração, embora me cruzasse com conhecidos.
Voltaremos, garantidamente!

terça-feira, 25 de março de 2025

Riqueza incomensurável da ternura

Hoje conto uma história. “Um menino de 4 anos tinha um vizinho idoso a quem falecera dias antes a esposa. Ao vê-lo chorar, o menino foi para o quintal dele e sentou-se simplesmente no seu colo. Quando a mãe lhe perguntou o que tinha dito ao velhinho, ele respondeu: Nada. Só o ajudei a chorar.” Um escritor de nome, convidado como jurado de um concurso de crianças, deixou-nos esta preciosidade como gesto inefável da criança premiada.
Sobram comentários. É isto que não deixa que o mundo se afogue. Uns dispensam os filhos, outros escandalizam as crianças, outros põem veneno em tudo, sabendo que elas o irão beber… Deus vela por elas através de quem é capaz de as amar sem condições.
O melhor do mundo, disse o poeta, são as crianças. Quem as faz andar em terras desertas e frias para poderem ter escola não pensa assim. Quem deixa que a família se degrade ou até contribua para isso não pensa assim.
Quem não tem sensibilidade para perceber a riqueza dos gestos de ternura não pensa assim.
Amanhã é Dia de Portugal. A riqueza do país são as pessoas. Mais ainda, as crianças. Só elas são capazes de ajudar a chorar. E, neste chorar, aliviam a dor que mais dói, a da saudade de quem se ama.
Só o amor puro das crianças.

António Marcelino

Nota: D. António Marcelino foi o segundo Bispo da restaurada Diocese de Aveiro. 

Abusos sexuais na Igreja Católica


NOTA: Crimes impensáveis! Crimes lamentáveis!  No seio da Igreja Católica! 

AVEIRO: Estátua de José Estêvão

 Foto do Inventário Artístico de Portugal - Aveiro - Zona Sul

José Estêvão na posição de orador em que foi mestre.

segunda-feira, 24 de março de 2025

Colagem Google


O Google é habilidoso. Apanhou-me distraído e fez esta colagem. E eu fiz-lhe a vontade.

REZAR? AMAR? TRABALHAR?

 

O SOL está de volta?


Para começar a semana de trabalho, parece que o SOL está de volta. Será que veio para ficar? Com as alterações climáticas que enfrentamos, nunca se sabe. Vamos torcer por isso. 
Boa semana para todos.

ETIQUETAS

Arquivo do blogue

DESTAQUE

Picasso - Um génio

Picasso, um dos maiores génios da pintura universal, nasceu neste 1881, em Málaga, Espanha. Faleceu em 1973. Foi um génio. O quadro, foto do...