sábado, 2 de outubro de 2021

Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa

Crónica de Anselmo Borges
no Diário de Notícias



"Não haverá paz entre as nações sem paz entre as religiões. Não haverá paz entre as religiões sem diálogo entre as religiões. Não haverá diálogo entre as religiões sem critérios éticos globais. Não haverá sobrevivência do nosso planeta sem um ethos (atitude ética) global, um ethos mundial."
Hans Küng 

Foi em 2010, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Antes de iniciar a sua conferência, Jorge Sampaio chamou-me. Para me pedir que não me esquecesse de escrever um texto sobre a Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa.
Também para relembrar o empenho de Jorge Sampaio no diálogo das civilizações, das culturas, das religiões, retomo o texto de então com pequenas alterações.
Era a primeira vez que se celebrava, de 1 a 7 de Fevereiro (2011), a Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa, na sequência de uma Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, tomada por unanimidade no dia 20 de Outubro de 2010 e proclamando a primeira semana de Fevereiro de cada ano a World Interfaith Harmony Week (Semana Mundial da Harmonia Inter-Religiosa), semana da harmonia entre todas as religiões, fés e crenças.

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Bom senso


"Esquecer os deveres básicos de solidariedade é uma violência, uma cobardia escondida em nome do bom senso"




Mia Couto (1955-), 
escritor

Em Escrito na Pedra, 
no PÚBLICO

Amar a verdade do matrimónio

Reflexão de Georgino Rocha 
para o Domingo XXVII do Tempo Comum



A família surge como o fruto mais saboroso do matrimónio. Nela, o casal vai crescendo no amor de doação fiel. Nela, os filhos encontram o ambiente favorável à sua identidade masculina e feminina, ao equilíbrio do seu desenvolvimento relacional e afectivo. Nela, a sociedade e a Igreja espelham a sua acção “subsidiária” e, dela, recebem as crianças, prendas do presente e garantes do futuro, como cidadãos que podem vir a ser cristãos.

A atracção do homem pela mulher, e desta para com ele, faz parte da natureza humana e expressa-se em crenças e ritos de relação, segundo as culturas e as religiões; entre nós, normalmente é no casamento natural e no matrimónio cristão. Aponta, por isso, para Deus, a fonte de todo o amor e o criador dos bens originais. É a partir do projecto divino que a relação humana conjugal tem pleno sentido e adquire força de irradiação como ideal a atrair todos aqueles que se sentem chamados a “ser uma só carne”. É a partir desta matriz existencial que se podem valorar outras experiências de relacionamento que configuram aquela atracção natural Mc 10, 2-16.

Outono - Pranto ou Louvor?


OUTONO

Os tons dourados
Do teu manto
E os avermelhados
Em espanto
Ou nostalgia,
Descem em nós
A melancolia.
Cobre-se a natureza
Que rescende a mosto
Dum véu de tristeza.
Sentido ao sol-posto.
E neste sabor
Há pranto
Ou louvor?

Madona

quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Igrejas - A normalidade vem a caminho

A última fase do levantamento das restrições impostas para a controlar a pandemia entra em vigor em Portugal continental na sexta-feira, por decisão do Governo, informam os bispos portugueses. E acrescentam que  “É tempo de ir retomando uma maior participação dos fiéis, abrandando de forma ponderada os distanciamentos e os limites impostos à lotação das nossas igrejas. Entretanto, as outras medidas de proteção – higienização das mãos e uso da máscara – devem manter-se”, indicam os bispos.

Ler mais aqui 

Querendo sentir o pulsar da humanidade...

Comissão Diocesana da Cultura  
- Novo mandato | 2021-2024


Capa da Revista
A Comissão Diocesana da Cultural Aveiro é um organismo da Diocese de Aveiro, constituído por decreto de D. António Baltasar Marcelino, em 25 de agosto de 2005. Os seus mandatos são de três anos, renováveis.
No decreto de constituição, afirmava-se que «[é dever da] Igreja Diocesana promover a evangelização da cultura, sobretudo em fases de acentuadas transformações socioculturais, e estar atenta às manifestações da cultura emergente num mundo globalizado e plural, como este em que vivemos, atendendo às diretrizes do Conselho Pontifício para a Cultura e às orientações da Conferência Episcopal Portuguesa».
Volvidos 16 anos sobre a sua constituição, esta Comissão inicia um novo mandato, sendo hora de, em primeiro lugar, expressar gratidão aos membros da equipa que cessam funções - diácono Carlos Nunes, Ricardo Ramos e Teresa Grancho e o saudoso António Mário Costa - e em quem se reconhecem os méritos da dedicação e da criatividade na diversidade de talentos e vocações. Com o seu contributo, foi possível cumprir a missão de, semestralmente, publicar a revista Igreja Aveirense, levar ao palco o teatro, na sua expressão mais clássica ou contemporânea, unir música e cristianismo, refletir em tertúlias e contextos de 'diálogo na cidade', sempre com persistência e espírito de nobre missão...
A hora é, também, de projetar.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Miguel Esteves Cardoso regressa em Outubro

O PÚBLICO tem avisado, diariamente, no sítio certo, que Miguel Esteves Cardoso volta ao seu espaço em Outubro. Em princípio, será já no dia 1.  
Que venha em boa hora com as suas saborosas crónicas.  Realmente, faz falta a muitos leitores, nos quais me incluo. Para compensar, tenho lido algumas do livro "As 100 melhores crónicas" de Miguel Esteves Cardoso. 

Figueira da Foz deu que falar


Venho hoje com simbólica memória de viagem até à Figueira da Foz, de que guardo imensos momentos muito agradáveis, desde o ano 2000. Com raras paragens, ultimamente, por aqueles ares, por razões especiais ligadas ao tempo e à saúde, não fiquei indiferente à eleição de Pedro Miguel Santana Lopes para a liderança da Câmara Municipal, com vitória indiscutível. O povo é quem mais ordena  ouço este refrão desde o 25 de Abril. E sendo assim, há que aceitar a decisão dos figueirenses.
O Centro de Artes e Espectáculos, que ilustra esta nota, ostenta o seu nome. Oxalá que outras obras emblemáticas surjam para que os figueirenses e veraneantes fiquem satisfeitos.

Aplausos para os vencedores e respeito pelos vencidos

As próximas eleições já vêm a caminho


Concluídas as eleições para os diversos cargos autárquicos, os resultados espelham a vontade dos eleitores. A democracia é isto mesmo. Temos razões para aplaudir os vencedores e a obrigação de respeitar os vencidos. Todos, pelo que fui observando, se movimentaram no sentido de servirem as populações, as instituições e as comunidades em geral, nas suas mais diversas vertentes. Acreditamos que assim irá acontecer, pese embora a certeza de que os vencidos continuarão a dar as suas opiniões, indicando pistas e debatendo, nos órgãos próprios, as propostas dos que ocuparão os cargos dirigentes das autarquias. A partir da tomada de posse, é chegada a hora de trabalhar com afinco e responsabilidade. As próximas eleições já vêm a caminho.

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Dia Internacional do Direito ao Saber




Celebra-se hoje, 28 de setembro, o Dia Internacional do Direito ao Saber, fundamentalmente para enaltecer o direito ao acesso à informação de toda a gente. Mas também para promover a liberdade da procura do conhecimento a todos os níveis. Aliás, o direito à informação está na base da democracia.
O Dia Internacional do Direito ao Saber foi traçado em 2002, num encontro de organizações mundiais que trabalham com liberdade na área da informação, em Sófia, Bulgária.

Crepúsculos de Outono



Ó minha terra, nos crepúsculos de outono!
Nuvens do entardecer, doiradas ilusões,
Quando fala comigo a alma do Abandono,
E o vento reza, no ar, penumbras de orações…

Teixeira de Pascoaes

In “Versos Pobres”

domingo, 26 de setembro de 2021

Não à ideologia do retrocesso

Crónica de Bento Domingues
no PÚBLICO

A falta de cultura bíblica, na formação dos católicos, não se resolve com umas pinceladas de alguns minutos

1. Foi muito saudado o documento do Concílio Vaticano II, chamado A Igreja no Mundo Contemporâneo (Gaudium et Spes — 1965), ao reconhecer que a Igreja faz suas as questões do mundo contemporâneo. Sem perder a memória do passado, deve procurar, afincadamente, abrir caminhos de esperança para o futuro de todos.
O Papa Francisco tem sido fidelíssimo a esta perspectiva. Com ele, a Igreja faz parte do mundo contemporâneo em processo de conversão. Não aceita a miopia de continuar ocupada com um mundo que já não existe. Ainda muito recentemente, no encontro com os jesuítas, na Eslováquia, criticou duramente quem alimenta a ficção de procurar voltar atrás: “Sofremos isso hoje na Igreja: a ideologia do retrocesso. É uma ideologia que coloniza as mentes, é uma forma de colonização ideológica. Não se trata, no entanto, de um problema verdadeiramente universal. É específico das Igrejas de alguns países. Acrescentou com humor: há jovens que, depois de um mês de ordenação, vão pedir ao bispo autorização para celebrar em rito antigo. Este é um fenómeno retrógrado. Temos medo de avançar nas experiências pastorais.”

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue