sábado, 4 de março de 2023

QUE IGREJA TEM FUTURO?

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias

Torna-se cada vez mais claro que a Igreja precisa de uma conversão a fundo. Com a tomada de consciência da tragédia da pedofilia, fala-se de um sismo e impõe-se uma reconstrução desde os fundamentos: Jesus e o Evangelho.
Neste contexto, permita-se-me que volte ao teólogo Hans Küng, católico convicto e pensador universal, que nos deixou em Abril de 2021 e que constitui certamente uma das fontes inspiradoras do Papa Francisco. Também ele pensava que é urgente cada uma, cada um, interrogar-se sobre a sua fé pessoal. No seu livro Was ich glaube (O que eu creio) deu testemunho, respondendo, de modo pessoal e profundo, às perguntas essenciais: em que posso acreditar?, em que posso confiar?, em que posso esperar?, como posso configurar a minha vida? De facto, a fé vive-se em Igreja, mas de modo pessoal. E só se pode transmitir aos outros, se realmente se mostra como Evangelho, notícia boa e felicitante para nós.

sexta-feira, 3 de março de 2023

PATRIMÓNIO CLASSIFICADO - ARQUITETÓNICO E ARQUEOLÓGICO

CONCELHO DE  ÍLHAVO 



Capela da Vista Alegre. Lugar da Vista Alegre, freguesia de São Salvador. M. N., Decreto de 16-6-1910

Forte da Barra de Aveiro, postal dos anos 30. Extremo W. da ilha da Mó do Meio, freguesia da Gafanha da Nazaré, I. I. P., Decreto N.º 735/74, de 21-12.

...

Um livrinho com o título indicado em cima estava metido numa prateleira das minhas estantes. Diz respeito ao Distrito de Aveiro e tem a data de 1993. Partilho hoje a página respeitante ao nosso concelho, que apresenta a Capela da Vista Alegre e o Forte da Barra de Aveiro.

Nota: Reeditei as fotos.


TRANSFIGURAÇÃO: A DE JESUS. A NOSSA

Reflexão de Georgino Rocha 
para o II Domingo da Quaresma


A Quaresma faz-nos acompanhar Jesus no percurso da Paixão, do Tabor ao Calvário. A Vida cristã pode ser comparada a uma caminhada que deve ser percorrida na escuta atenta de Deus, na observância total aos seus planos. A Quaresma é um momento forte para rever essa caminhada Esta é uma reflexão do Padre António Homilética 2203/2. A Trindade é Luz bem como o Jesus da Transfiguração. As Leituras bíblicas de hoje nos ajudam…
Na 1.ª Leitura, vemos a caminhada de Abraão: (Gén. 12,1-4): Deus chama Abraão, convida-o a deixar a terra e a família e a partir ao encontro de uma outra terra, para ser um sinal de Deus no meio dos homens. Deus lhe oferece a sua bênção e a promessa de uma família numerosa, que será testemunha da Salvação de Deus diante de todos os povos. Diante do desafio de Deus, Abraão pôs-se a caminho.

A BELEZA DAS FLORES

 

O colorido natural das flores, sem retoques, inunda-nos até ao ponto mais fundo da nossa alma. E deixa-nos sem palavras. 

quarta-feira, 1 de março de 2023

FREDERIC CHOPIN NASCEU NESTE DIA

1 Março de 1810
na Polónia

Frederic Chopin, 
o mágico do piano, um dia escreveu:

"A simplicidade é a conquista final. Depois de ter tocado uma quantidade de notas e mais notas, é a simplicidade que emerge como a recompensa coroada da arte."

PEREGRINOS A CAMINHO DA PÁSCOA

Da mensagem do Bispo de Aveiro 
para este tempo


«Falar da Quaresma significa falar de peregrinação. Toda a experiência de fé descrita na Sagrada Escritura é atravessada pela categoria do peregrinar, do caminhar, do fazer uma viagem, do ir para um lugar. Percorremos o caminho da Quaresma à Páscoa como uma viagem de quarenta dias. O povo de Israel peregrinou 40 anos no deserto a caminho da Terra Prometida. O Povo de Deus continua esta caminhada ao longo dos tempos, é peregrino a caminho da pátria celeste.»

FESTIVAL DAS SOPAS

A paróquia da Gafanha da Nazaré está a preparar para o próximo dia 4 de março, a partir das 20h00, um festival de sopas para angariar fundos para a Jornada Mundial da Juventude. O evento realiza-se no Salão Polivalente (Trav. Margaça). “5 jornadas” dão acesso às sopas e ao pão. As sobremesas e bebidas são pagas por fora.
Posso garantir que haverá sopas para todos os gostos. Mas se for à moda da Gafanha, é certo e sabido que o feijão lhe garante outro sabor. 

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

AÇORES - PARA REVER COM SAUDADES



Não somos muito viajados, mas regressamos das terras por onde passeamos com muita vontade de voltar. Nuns casos foi possível rever paisagens que nos encantaram e muitos outros ocuparam o lugar dos sonhos.
Só fui aos Açores um vez com a Lita e beneficiámos do acolhimento do nosso  filho João Paulo, professor em São Miguel, que nos acompanhou e elucidou sobre as povoações e miradouros que nos proporcionaram paisagens maravilhosas.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

BARCO DA ARTE XÁVEGA


Resolvi encaixilhar este barco da arte xávega, com todo o seu esplendor, emoldurado pelo céu luminoso e pelas areias dunares. Curiosamente, ali está, na Vagueira, como desafio  aos fotógrafos amadores, mas não só, enquanto aguarda a hora da maré.

NO MEU PAÍS NÃO ACONTECE NADA


Ruy Belo nasceu  
neste dia de 1933




No meu país não acontece nada
À terra vai-se pela estrada em frente
Novembro é quanta cor o céu consente
Às casas com que o frio abre a praça.

Dezembro vibra vidros brande as folhas
A brisa sopra e corre e varre o adro menos mal
Que o mais zeloso varredor municipal
Mas que fazer de toda esta cor azul

Que sobre os campos neste meu país do sul?
A gente é previdente tem saúde e assistência cala-se e mais nada
A boca é pra comer e pra trazer fechada
O único caminho é direito ao sol

No meu país não acontece nada
O corpo curva ao peso de uma alma que não sente
Todos temos janela para o mar voltada
O fisco vela e a palavra era para toda a gente

ENTRE O CARNAVAL E AS CINZAS

Crónica de Bento Domingues
no PÚBLICO


1. O jornal PÚBLICO, no Domingo passado, foi à missa, em Lisboa e no Porto [1], e ficou surpreendido por não encontrar os respectivos bispos a presidir à celebração. Na Sé de Lisboa, encontrou um jovem padre, José André, capelão do Hospital de Santa Maria e do Hospital de São Francisco Xavier, que, a propósito dos abusos sexuais na Igreja, citou uma conversa com o pároco da Sé: "Olha Zé, aguentar nós aguentamos, mas nós não fomos feitos para aguentar, fomos feitos para sermos felizes. Aguentar ciclos viciosos em que nos torturamos mutuamente não nos conduz à felicidade."
Baltazar Martins Jesuíno tem realçado, de várias maneiras, a educação para a felicidade [2]. São Tomás de Aquino antecede a sua ética teológica de um tratado de cinco questões sobre a felicidade, princípio e fim do agir humano [3]. Distancia-se dos seus contemporâneos que colocam essa questão apenas no fim e parece encontrar-se com Aristóteles, que fala da felicidade no primeiro e no último livro da Ética, embora se distancie dele na definição que dá de felicidade. Longe de se situar sob o signo da obrigação, como fazia a imensa maioria dos outros teólogos moralistas, a de Tomás é colocada sob a conquista da felicidade. Longe de ser regida pelo imperativo da obediência a uma lei exterior, não conhece outra lei a não ser a do amor. O mestre Tomás vai ao ponto de dizer que uma forma de agir que não fosse mais do que uma obediência à lei faltava-lhe uma dimensão essencial à virtude, que é para a pessoa ser atraída pelo bem, por ele mesmo, e não por ser coagida. É uma moral da liberdade colocada inteiramente sob o signo da realização evangélica do sujeito [4].

domingo, 26 de fevereiro de 2023

PRAIA DA BARRA - MOLHE DA MEIA LARANJA

 

Arranjo fotográfico do molhe da Meia Laranja, porventura o mais visitado das nossas praias. Daquele sítio aprecio, vezes sem conta, a boca da Barra, mas nem sempre surge no horizonte um barco a entrar. 

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue