sábado, 17 de setembro de 2016

Seminário "O Bacalhau: História e Futuro"



«O conceito de Seminário Desafios do Mar Português, criado pelo CIEMar-Ílhavo em 2012, tem já lugar bem marcado na agenda nacional de debates sobre a relação de Portugal com o Mar. Numa altura em que se discute a redefinição do “mar português”, numa perspetiva essencialmente económica e geopolítica, continuamos a promover momentos de reflexão e discussão em torno de temas de cultura marítima. Trata-se de temas que pela sua atualidade e centralidade no debate público e pela sua importância histórico-cultural, mostram-se socialmente relevantes para a promoção de uma educação informal e contribuem para a construção cívica de uma cultura marítima.
A V edição do Seminário será dedicada ao tema “O Bacalhau: História e Futuro”. Será parceiro deste seminário a Associação dos Industriais de Bacalhau.

O tema em discussão na edição deste ano tem por objetivo a reflexão sobre um sector da actividade económica nacional de relevo como é a pesca do bacalhau, nas suas dimensões de captura, transformação, comercialização e sua importância estratégica, sem deixar de fomentar as observações em torno de temas histórico-culturais, onde se tem destacado o contributo do Museu Marítimo de Ílhavo.»


Fonte: Museu Marítimo de Ílhavo

Efeméride: As Carmelitas em Aveiro

1984 — 17 de setembro



«Por meio de instrumento notarial, o Seminário Diocesano de Aveiro tornou-se dono de uma propriedade rústica, na freguesia de São Bernardo, para nela futuramente ser construído o edifício do Carmelo de Cristo Redentor, das Religiosas Carmelitas Descalças, provisoriamente em Eirol (Secretaria Notarial de Aveiro, I Cartório, Livro de Escrituras Diversas, n.º 79-C, fls. 76v-78v) – J.»

"Calendário histórico de Aveiro" 
de António Christo e João Gonçalves Gaspar 


“As Carmelitas em Aveiro — Ontem e hoje”

Uma obra de José Martins Belinquete

“As Carmelitas em Aveiro — Ontem e hoje” é uma obra de José Martins Belinquete, editada por Edições Sinai, com data de 1996. Refiro-a hoje porque neste dia, do ano de 1984, o Seminário Diocesano de Aveiro adquiriu um terreno em São Bernardo para nele construir o Carmelo de Cristo Redentor. A edição foi patrocinada pela Câmara Municipal de Aveiro. 
O livro consta de duas partes: 1.º Período: 14 de julho de 1658 a 9 de outubro de 1910; 2.º Período: a  partir de 20 de novembro de 1983. Trata-se de um trabalho muito completo, na minha ótica, com 871 páginas, ilustrações adequadas e documentos a condizer. O “filme” na íntegra das Carmelitas em Aveiro pode, realmente, ser visto e meditado neste trabalho de José Martins Belinquete, sacerdote da Diocese de Aveiro e estudioso com especial vocação para a história a Igreja de que faz parte. 
A Apresentação da obra foi feita pelo então Bispo Emérito de Aveiro, D. Manuel de Almeida Trindade, que diz, ao referir-se ao autor: «O padre Belinquete relata neste livro o percurso das carmelitas, desde a chegada das primeiras monjas, passando pela sua saída por ocasião da 1.ª república, até ao seu regresso a Aveiro. O leitor que se der ao cuidado (e o prazer) de o ler não perderá o seu tempo. Todos nós — os que sabemos quanto representa numa diocese a presença de uma comunidade de contemplativas — lhe devemos ficar agradecidos.» 
Também o Bispo de Aveiro, D. António Marcelino, sublinha, em texto “Chamados à contemplação”, publicado na contracapa, que «No mundo atual, demasiadamente voltado para o sensível e para o imediato, o esforço de contemplação, ainda que impulsionado pelo Espírito, não é fácil. Não tem resultados imediatos e está marcado pela gratuitidade, atitudes difíceis para quem se habituou a viver à superfície de si mesmo e a ver, das coisas e das pessoas, apenas o invólucro mais exterior. Com tal hábito, como se pode aspirar a “ver o Invisível”?» 
Este trabalho merece mesmo ser lido, sobretudo por quem gosta de descobrir e de sentir as raízes das nossas vidas, sob o impulso da matriz cristã que nos anima.

Para onde vão os mortos?

Crónica de Anselmo Borges 


1. A gente nunca tem tempo. E vamos adiando, adiando... De repente, a notícia cai, brutal. E aí temos de ter tempo, porque é para a última despedida, pois chegou o nunca mais para sempre neste mundo. E vamos. E não há palavras para dizer qualquer coisa que seja minimamente eco daquilo que está cá dentro e que quereríamos dizer aos próximos, à mulher, ao marido, aos filhos... Fica tudo muito sombrio e desengonçado. Por fora, mantém-se uma compostura, mas por dentro é um abalo sísmico numa distância incomensurável, porque é entre o tempo e a eternidade, entre o finito e o infinito. Por mais natural que aquilo tudo pareça. Nesta nossa sociedade da banalidade rasa e carcomida, criámos essa ilusão da naturalidade do que é tudo menos natural: a naturalidade da morte. Sim, ela é o mais natural que há, mas... sobre ela as perguntas atropelam-se. Porquê?

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Elogio à esperteza, apelo à honradez

Reflexão de Georgino Rocha



O dinheiro é um senhor poderoso, forte concorrente dos valores que humanizam o coração e dão sentido à convivência organizada em sociedade de iguais em dignidade. Valores compendiados por Jesus de Nazaré no projecto de Deus que está em realização. A história tem registos eloquentes que evidenciam a força do dinheiro e quanto de bom e de ruinoso se faz pela sua posse e gestão. Os discípulos são cuidadosamente advertidos desta possibilidade e convidados a ver mais longe, a manter o coração livre para servir a Deus e amar os que Deus ama.
O elogio à esperteza é feito por um proprietário rico a um seu administrador desonesto. E surge na narração de uma parábola de Jesus sobre o uso dos bens materiais. Visa despertar o entusiasmo dos discípulos para procederem de igual maneira. E aponta claramente para a urgência de, perante situações de risco e de crise, saber encontrar soluções criativas e sensatas.
Os adversários de Jesus riem-se dos seus ensinamentos sobre o dinheiro, considerado por eles como uma bênção de Deus, um sinal da sua providência, uma garantia de predestinação. Quase absolutizavam a sua posse e ostentação. Sem olharem muito à licitude dos meios para o alcançar. E assim, a gente humilde mais empobrecia, enquanto uma minoria, alavancada numa interpretação deficiente da Escritura Sagrada, enriquecia cada vez mais.

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Gafanha do Carmo vai ter unidade turística de quatro estrelas

«Trata-se de um investimento que promete dinamizar o sector turístico na Freguesia da Gafanha do Carmo. Está em fase de licenciamento uma unidade hoteleira com aproveitamento da localização, da ria e da floresta, para área de lazer. Chama-se “Pátio das Areias Boutique Hotel” e estará na categoria das unidades quatro estrelas da Ria de Aveiro. Segundo adianta o site Publituris, dedicado às questões do turismo, o empreendimento faz aproveitamento da reconversão de uma antiga coelheira. O hotel vai disponibilizar 15 unidades de alojamento, entre os quais 10 quartos duplos, dois estúdios e três suites. Admite-se que a nova unidade esteja pronta em dois anos e que venha a garantir a criação de 10 empregos. Luís Diamantino, Presidente da Junta do Carmo, elogia o projecto e diz-se esperançado na dinamização turística.»
 
 
Nota: Texto e foto da Terra Nova

Cultura do encontro

Temos de trabalhar pela cultura do encontro 
na família e sociedade 
e combater a indiferença, afirma papa


«À mesa, na família, quantas vezes se come a ver a televisão ou se escrevem mensagens no telemóvel. Cada qual é indiferente [ao] encontro. Inclusive precisamente no núcleo da sociedade, que é a família, não há encontro», frisou Francisco. «Se eu não vejo – não é suficiente olhar, não, ver –, se eu não me detenho, se eu não vejo, se eu não toco, se eu não falo, não posso fazer um encontro e não posso ajudar a fazer uma cultura do encontro.»

Ler mais aqui 

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Gafanha da Nazaré
Forte da Barra
18 de setembro 

Senhora dos Navegantes
À espera da Senhora dos Navegantes com Forte da Barra à vista
Já na procissão lagunar 
Também na festa com barco cheio e todos bem sentados
Vai realizar-se, no próximo domingo, 18 de setembro, no Forte da Barra, Gafanha da Nazaré, a festa em honra de Nossa Senhora dos Navegantes, venerada pelos marítimos e seus familiares. Do programa destacamos a procissão pela ria seguida da Eucaristia, por volta das 16h30, e um festival de folclore às 18h30. A organização é do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, em cooperação com a paróquia, a que se associam outras entidades oficiais e particulares.
A procissão pela laguna aveirense é antecedida de uma procissão presidida pelo nosso prior, Padre César Fernandes, com início às 14 horas, que sai da igreja de S. Pedro, na Cale da Vila, até ao cais n.º 3 do porto bacalhoeiro, na qual se incorporam irmandades, banda de música, devotos com os andores e o povo. 
O desfile pela ria conta com a participação de centenas de pessoas da região e de outras bandas, dos grupos folclóricos que hão de participar na festa (Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, Grupo “Marceneiros” de Rebordosa e Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz). 
Nossa Senhora dos Navegantes, que justifica todo este programa, presidirá ao cortejo lagunar, terá por companhia outros santos das devoções das gentes destas terras da beira-ria e beira-mar, e por guarda de honra barcos moliceiros, saleiros, mercantéis, bateiras, lanchas e barcos de recreio. Significativa será, como sempre, a passagem por S. Jacinto, cuja população tem enorme e reconhecida devoção pela Senhora dos Navegantes.

domingo, 11 de setembro de 2016

Que fazer da missa?

Crónica de Frei Bento Domingues 
no Público


1. Nasci e cresci numa aldeia onde toda a gente ia à Missa. Era obrigatória: faltar era pecado e matéria de confissão. Era dita em latim e de costas para o povo, com os homens à frente e as mulheres e as crianças atrás. Durante a homilia, os homens saíam para fumar um cigarrito. Da Missa, aproveitava-se a reza do terço. O padre, depois dos avisos, em português, voltava ao latim: ite missa est. Missão cumprida?
A palavra missa vem do verbo latino mittere, enviar, mandar, dispensar, mas também missão e míssil. Seja como for, o sentido das palavras depende do seu uso.
A própria expressão Ite missa est já existia no latim profano antes de passar para a liturgia cristã. Como diz Ávito de Viena (470-518), essa fórmula era usada para terminar as audiências do paço e dos tribunais de justiça: “Nas igrejas e nas cortes do imperador e do prefeito dizia-se missa est quando o povo era despedido da audiência.”

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