sábado, 20 de maio de 2023

Telenovelas políticas


Antigamente, havia na rádio uns romances folhetinescos que ouvíamos encantados à falta de outras coisas, que a pobreza do país nada mais podia dar ao povo. De política não se podia falar. As cadeias tinham sempre lugar para quem abrisse a boca sobre assuntos políticos ou aparentados. De modo que o povo gostava dos folhetins radiofónico. Eu também cheguei a gostar, mas um dia, como aquilo nunca mais chegava ao fim, mandei essas coisas à fava e virei-me para os livros. Ainda bem.
Vem isto a propósito da telenovela política que nunca mais chega ao fim, dando lugar ao trabalho para bem do país e bem-estar do povo que prefere viver honradamente com o essencial, correspondente a uma vida digna.
Pois as nossas televisões, algumas rádios e certos jornais souberam aproveitar a bagunçada política animada por um ministro, secretários e secretárias, que editaram uma telenovela de extraordinária audiência, que não tem paralelo nos nossos órgãos de comunicação social, casas de espetáculos e afins.
Pelo que tenho ouvido, o país até parece que parou para ver se haveria tiros ou socos em direto, mas felizmente tal não aconteceu. Terá havido, isso sim, uns socos antes das gravações dos órgãos de comunicação social.
No fundo, eu penso que, não podendo resolver os problemas no recato dos gabinetes ministeriais, por que razão não chamaram o Primeiro Ministro para pôr água na fervura?


Fernando Martins

Sacerdotisas? Nem sacerdotisas nem sacerdotes

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias

Como foi possível ensinar e pregar que Deus mandou o seu Filho Jesus para ser crucificado, pagando assim a dívida infinita da Humanidade para com Ele? Desse modo, Deus aplacou a sua ira e reconciliou-se com a Humanidade. Esse seria um Deus no qual não se pode acreditar: um Deus sádico, bárbaro, vingativo. Face a esse Deus é preciso ser ateu. Esse não seria o Evangelho, uma notícia boa e felicitante, mas um Disangelho.
Pelo contrário, o que Jesus anunciou foi realmente o Evangelho, notícia boa e felicitante, repito. E fê-lo por palavras e obras. Esta é a notícia, a melhor notícia que a Humanidade ouviu na sua História: Deus é bom, é Pai e Mãe de todos e o seu interesse é a alegria, a felicidade, a realização plena de todos os seus filhos e filhas.

AVEIRO - Painéis Artísticos


Painéis Artísticos
1985, 20 de Maio

Vasco Branco 


Cândido Teles

A Câmara Municipal de Aveiro deliberou que se aplicassem painéis artísticos na rua de Belém do Pará e da Rua de Coimbra, da autoria de Vasco Branco, e na rua do Clube dos Galitos, da autoria de Cândido Teles. (Boletim Municipal de Aveiro, Ano III, 1985, n.º 6, pag. 42)

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Dia Mundial do Médico de Família

A celebração do Dia Mundial do Médico de Família tem por objetivos promover a importância dos cuidados de saúde da pessoa e da sua família, valorizando o bem-estar do agregado familiar. Foi com base nesses princípios que em 2010 a Wonca (World Organization of National Colleges, Academies and Academic Associations of General Practitioners/Family Physicians) tomou a decisão de promover aquela celebração.
A minha família tem, desde há uns anos, que não posso neste momento precisar, Médico de Família, sentindo-se muito satisfeita e grata pelo apoio que ele nos presta, regularmente. Sem necessitar de indicar o seu nome, por respeito à privacidade que ele merece, quero adiantar que fico incomodado quando ouço críticas injustas ao Serviço Nacional de Saúde, embora reconheça que Deus, que é Deus, não agrada a todos.
O Médico de Família é um profissional que acompanha uma pessoa ou uma família desde a infância à idade adulta, desde a gravidez da mãe à adolescência do filho. Mas também aos mais idosos, como é o nosso caso. Quero sublinhar ainda a delicadeza com que ele nos  aconselha, depois de atendidos  pela enfermeira, que trabalha em ligação com o nosso médico, procedendo a alguns exames.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

A ARTE



"A Arte, um dos grandes valores da vida, deve ensinar aos homens: Humildade, Tolerância, Sabedoria e Magnanimidade."

William Somerset Maugham

Escritor britânico
1874 - 1965

GAFANHÕES na diáspora

João Pedro Ramos - Cientista na Bélgica

João Pedro em família


Li na "ÍLHAVO Revista” de Março, edição da Câmara Municipal de Ílhavo, um trabalho alusivo a um gafanhão que conheci há anos, mas do qual nada sabia, talvez por força do isolamento a que fomos obrigados por razões da pandemia que afetou milhões de pessoas. Na rubrica “Ilhavenses pelo Mundo” divulgou-se um gafanhão, João Pedro Ramos, 36 anos, engenheiro e cientista, radicado na Bélgica, em Retie, numa casa, "comprada e transformada pelas suas mãos, em habitação inteligente”.
Enquanto lia a reportagem, fui evocando o número incalculável de gafanhões, entre outros portugueses, que foram obrigados a saltar para o mundo, na esperança de uma vida melhor. Uns tiveram sorte e puderam regressar com um pé de meia para nas suas terras viverem uma reforma digna. Outros, terão ficado desiludidos com a experiência.
O João Pedro foi corajoso. Apaixonado pela ciência, “aceitou o desafio de se candidatar a um estágio na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear - CERN, aquele que é considerado o maior laboratório científico do mundo”.

Política à portuguesa


Estava eu a tentar compreender o mundo da política à portuguesa, incluindo o futebol de alta cilindrada, com intrigas e mentiras, corrupção, fuga aos impostos, investigações e prisões,  quando me voltei para a serenidade que me envolve no meu quintal. As galinhas, mesmo com fome, não descem tanto, os gatinhos estão sempre à espera das gulodices da benfeitora para depois brincarem sem mais preocupações. E não há guerras, porque o tacho é igual para todos e cada um come do seu prato. Entretanto, os  passarinhos continuam a chilrear, saltando de árvore para arbusto e vice-versa. Então, resolvi virar-me um pouco mais para as flores bonitas e viçosas que me aconchegam a alma, fazendo-me esquecer o mundo da política e do futebol à portuguesa.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Grupo Desportivo da Gafanha em fase de reorganização

Dirigentes do GDG


Dinis Gandarinho, um dirigente histórico do GDG, volta à liderança da direção, em momento de uma certa crise que se propõe ultrapassar. E estou convencido de que saberá descobrir os caminhos do sucesso, se for bem apoiado pela sua equipa de dirigentes e pelos gafanhões, desportistas ou não. Trabalhar em equipa é importantíssimo, como é sabido.
Sou do tempo da fundação do clube e da sua legalização com estatutos aprovados e publicados no Diário do Governo (III série, n.º 163 de 14 de Julho de 1958). E nesse ano o clube foi inscrito na Associação de Futebol de Aveiro. Completa, portanto, no próximo mês de Julho, 65 anos. Contudo, é preciso lembrar que o GDG esteve adormecido durante algum tempo, até que renasceu com a vitalidade que todos queremos que não se perca. E os outros clubes populares desapareceram de cena.
Desejo à nova direção os maiores sucessos.

Fernando Martins

Feira do Livro em Aveiro abre portas a 19 de Maio



A Feira do Livro em Aveiro regressa para gáudio de quantos gostam de ler. Será inaugurada no dia 19 de Maio, pelas 17h, na zona envolvente do ATLAS. Ficará de portas abertas até 4 de Junho, de segunda a quinta-feira, das 15h00 às 20h00, sextas-feiras das 15h00 às 23h00, sábados das 10h00 às 23h00 e domingos das 10h00 às 20h00.

terça-feira, 16 de maio de 2023

Um poema de Hélder Ramos

Foto Pixabay



POEMA COMO ÁGUA

Quando a tua esperança
Desaguar
De um rio sem margens
E te sentires
Brusco
A derivar
No atropelo das imagens,

Fixa a melhor palavra
Da tua gramática de emoções

E faz um poema feliz

Pode ser que a tua fé nas sílabas
Faça germinar
De um pingue nateiro
Uma árvore de sensações
que dê abrigo ao mundo inteiro


Hélder Ramos

Do livro “Ao pé das palavras “


segunda-feira, 15 de maio de 2023

Dia Internacional da Família


O Dia Internacional da Família é celebrado anualmente a 15 de maio. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU, com diversos e oportunos objetivos que contribuem para a dignificação de todos os membros do agregado familiar,  próximo ou mais alargado. Como base essencial deve ser tido em conta o reforço do amor, a união em torno do essencial, o respeito pela compreensão, a atenção aos mais jovens e mais frágeis, nomeadamente os mais idosos, deficientes e incapacitados.
A família não pode nem deve alhear-se da sociedade envolvente, na ajuda mútua, tendo em conta os interesses comuns, mas ainda na defesa da justiça social e na promoção do bem-estar das famílias, sem distinção de credos e etnias.

domingo, 14 de maio de 2023

Comunhão Solene na Gafanha da Nazaré


Hoje houve festa na nossa Igreja Matriz com a comunhão solene de 67 crianças. Vestidas de branco, na sua grande maioria, à volta do altar, com o nosso prior, Padre César, a presidir. O Diácono Permanente, Joaquim Simões, deu a sua colaboração específica e os catequistas orientaram os grupos. Os acólitos mostraram que estão bem orientados, tal como o nosso sacristão Pedro, sempre muito solícito.
Nos momentos próprios, o nosso pároco sublinhou a importância dos pais na educação religiosa dos seus filhos, lembrando, como fundamental, a frequência da catequese e a participação nas missas dominicais.
O grupo coral, no coro, teve a preciosa colaboração dos catequizandos e da maestrina da Eucaristia das 10h30, Marlene. Igreja cheia com familiares e amigos e com os catequistas no apoio às crianças que se comportaram dignamente. 

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue