sábado, 7 de outubro de 2023

Dia Internacional da Preguiça

Bem me parecia que hoje é um dia especial. Não me apetecia fazer fosse o que fosse. Estava preguiçoso. E por ali estava sentado a dormitar a ver passar as horas.
Vai daí, fui ao calendário e verifiquei que, afinal, estávamos no Dia Internacional da Preguiça. É mesmo internacional! Está explicada a razão da minha sonolência. E, cá para nós, não faltará neste sábado quem esteja como eu. 
Assumam hoje, por favor, a sugestão de homenagearam o Dia Internacional da Preguiça, com umas valentes sonecas.

Ramo seco


A arte está por todos os lados, mas nem sempre a vemos. Os ramos secos são destinados às fogueiras nos borralhos rústicos, mas também podem ser aproveitados para as nossas decorações caseiras. Nunca pensaram nisso?

sexta-feira, 6 de outubro de 2023

O Dia Mundial do Sorriso é celebrado na primeira sexta-feira de outubro. Este dia foi criada em 1999, sendo comemorado desde então todos os anos. A sua criação deve-se a Harvey Ball, um artista de Worcester, Massachussets. Ball é o criador da imagem do smiley, um círculo amarelo sorridente, que é reconhecida internacionalmente.
Todos já percebemos que é importante rir ou sorrir, conforme as circunstâncias. Uns riem por tudo e por nada e outros, apesar de carrancudos, não deixam de sorrir. Se calhar é este o meu caso. Gosto realmente de sorrir e raramente dou gargalhadas estridentes. Feitios.
O que mais prezo é a boa disposição e cultivo, isso sim, a alegria de viver no dia a dia, especialmente com familiares e amigos.

Flor perdida

 A Natureza sempre me seduziu. Quando saio ou mesmo quando ando à volta da minha casa não me canso de apreciar a natureza verdejante ou mais florida. Hoje deu-me para apreciar uma flor que parece andar perdida.

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

REPÚBLICA - 5 de Outubro de 1910

A implantação da república em Portugal aconteceu em 5 de outubro de 1910. Um golpe de estado pôs fim à monarquia que fundou uma nação em 1143, reconhecida pelo Papa em 1179.
Embora houvesse resistência em algumas cidades, a força das armas acabou por se impor e a família real portuguesa foi obrigada a exilar-se. O último rei de Portugal, D. Manuel de Bragança, mais conhecido por D. Manuel II, foi para Inglaterra sem oferecer resistência, tendo falecido em 1932, com saudades da Pátria.
Como república, que agora se celebra, sabemos que o povo a aceitou como inevitável. Governos diversos, que dificilmente se impunham, deram origem a uma ditadura que durou quase 50 anos. Felizmente, o 25 de Abril de 1974 restituiu-nos a liberdade democrática.

Nota: Foto relativa à implantação da República.

Para ocupar o nosso pensamento

“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” 

Filipenses 4,8.

FAFEIRAS - uma história de vida


 "FAFEIRAS - uma história de vida", que vai ser apresentado na nossa terra, merece ser lido por refletir o contributo de mulheres de Fafe nos trabalhos das secas do bacalhau, mas não só.  As investigações e esforços dos autores — Paulo Moreira e António José Novais —  merecem o nosso aplauso.

.

terça-feira, 3 de outubro de 2023

ROSA DO MUNDO

Há livros que valem quanto pesam.
Não interessa nada procurar a balança porque o seu peso está no conteúdo, com os seus 2001 poemas para o futuro, em 1900 páginas.
De vez em quando volto a este livro para me deliciar. A mesa próxima oferece-lhe sempre um espaço. Está sempre reservado.
E eu, encantado, recito, serenamente, alguns poemas do mundo, que me indicam o caminho do futuro.

Pablo Neruda - UNIDADE


UNIDADE

Há algo denso, unido, sentado no fundo,
a repetir seu número, seu sinal idêntico.
Como se nota que as pedras tocaram o tempo,
em sua fina matéria há um olor a idade,
e à água que traz o mar, de sal e sonho.

Rodeia-me uma mesma coisa, um movimento único:
o peso do mineral, da luz, do mel,
colam-se ao som da palavra noite:
a tinta do trigo, do marfim, do pranto,
as coisas de couro, de madeira, de lã,
envelhecidas, debotadas, uniformes,
unem-se em meu redor como paredes.

Trabalho surdamente, a girar sobre mim mesmo,
como o corvo sobre a morte, o corvo de luto.
Penso, isolado na extensão das estações,
central, cercado por uma geografia silenciosa:
uma temperatura parcial cai do céu,
um extremo império de confusas unidades
reúne-se a cercar-me.

PABLO NERUDA (1904-1973)

In "ROSA DO MUNDO - 2001 poemas para o futuro"

Nota: À falta de tema, por cansaço ou outros  motivos, a POESIA  tem sempre lugar.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Dia da Não-Violência e da Paz

O Dia da Não-Violência e da Paz comemora-se anualmente a 2 de Outubro, como instituiu a ONU - Organização das Nações Unidas, em homenagem a Mahatma Gandhi, nascido nesse mesmo dia, em 1869. Gandy foi um grande defensor do princípio da não-agressão.
Quando se fala e escreve não-agressão, princípio que nos devia orientar para uma paz responsável  em todos os atos das nossas vidas, significa, na realidade, a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. 
Não há tantos que agridem pela palavra, por gestos e pela indiferença, quando falam e escrevem? 
Não será verdade que a felicidade individual e coletiva depende, fundamentalmente, dos nossos contributos, no dia a dia, em prol da não-violência e da paz?

domingo, 1 de outubro de 2023

Vamos ao trabalho - 1 de Outubro


Vamos ao trabalho. O primeiro dia  de Outubro é o ponto de partida para mais um ano de trabalho. Assim era nos meus tempos de menino e moço. As aulas começavam e tudo voltava à normalidade. Hoje será bem diferente, mas no meu espírito  persiste essa ideia. Ainda há dias quentes, mas já não é a mesma coisa.
Sendo assim, recebam os meus votos de boa disposição para quem trabalha e para quem estuda. 

Arquivo do blogue

Arquivo do blogue

ETIQUETAS