sábado, 21 de outubro de 2023

Ninguém tem o direito de nos roubar a esperança

"Os sonhos mais bonitos concretizam-se com esperança, paciência e empenho, renunciando à pressa. Mesmo errando, poderás sempre levantar a cabeça e recomeçar, porque ninguém tem o direito de te roubar a esperança."

Papa Francisco



Babel e o Pentecostes: Homenagem a Natália Correia. 2

Crónica de Anselmo Borges
no Diário de Notícias

(Continuação)

Em contraposição com a Torre de Babel, quando cada um quer ser o dominador de tudo e de todos, num orgulho erguido até ao céu, de tal modo que ninguém se entende, noutro livro da Bíblia, Actos dos Apóstolos, narra-se a descida do Espírito Santo, no Pentecostes - não esquecer que Natália Correia era espírito-santista. "De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem." Ao ouvir o ruído, a multidão acorreu e todos ficaram estupefactos, "pois cada um os ouvia falar na sua própria língua". Atónitos e maravilhados diziam: "Esses que estão a falar não são todos galileus? Que se passa então, para que cada um de nós os ouça falar na nossa língua materna? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia cirenaica, colonos de Roma, judeus e prosélitos, cretenses e árabes ouvimo-los anunciar, nas nossas línguas, as maravilhas de Deus!"

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

Caprichos da natureza



Estes troncos torcidos e retorcidos ornamentavam o exterior da casa de praia de Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel. Praia serena, no Verão. Quando por lá passámos algumas vezes, registei o facto. Teremos caprichos destes  por cá? É claro que havemos de ter, só que, normalmente, não temos olhos para o que nos cerca.

Sem-abrigo estão em crescendo

Sem-abrigo estão em crescendo e em Lisboa esse aumento traduz-se em 78% em quatro anos, li no EXPRESSO. Vivem na rua, em tendas e cartões, empurrados pela crise da habitação, imigração e consumos.
As associações estão a atingir o limite da ajuda, por mais generosidade que haja.
Tudo isto dá que pensar, mas soluções não as vislumbro. Apenas digo que temos de apoiar as instituições de solidariedade social, mas também as entidades estatais.

quinta-feira, 19 de outubro de 2023

Dramas da guerra

Não sabemos se estamos perto ou longe da guerra que todo o mundo conhece. Os meios de comunicação social vão mostrando ao mundo,  minuto a minuto,  o que está a acontecer e antecipam o que vem a caminho.
Assistimos em direto ao percurso das bombas e às explosões que tudo destroem, deixando rios de sangue e de lágrimas, sem perspectivas de paz nos horizontes. Nada indicia o fim da avalanche de destruição e mortes, deslocados e fomes, famílias desfeitas e esperanças de futuros risonhos perdidos para sempre.
Também sabemos que a guerra ainda longe se vai projetar entre nós, direta ou indiretamente. A miséria, a pobreza e a fome não deixarão de nos atingir, mais cedo do que muitos julgam. E não há sinais de soluções a curto ou médio prazo para ódios recalcados e vinganças assustadoras.
Na terra que registou a vinda ao mundo do Filho de Deus, Jesus Cristo, não há espaço para a grande herança que Ele nos legou: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!"

Plantas da Bíblia - Loendro

Elevei-me como o cedro do Líbano e como o cipreste do monte Sião, cresci como a palmeira de Cades e como as árvores de rosa de Jericó.

Legenda do livro “Plantas da Bíblia”

A beleza fica sempre bem


Gosto de entrar num espaço público, numa loja, num estabelecimento qualquer e deparar com decorações que nos despertam para a harmonia. Fico sempre muito agradado.

Quando nasci...

Um poema de A. M. Pires Cabral


A poesia tem sempre um lugar especial na minha vida. Tenho tanta pena de não ser poeta!

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

São Lucas celebra-se neste dia

São Lucas Evangelista nasceu em Antioquia, na Síria. Foi o autor do Evangelho de São Lucas e dos Atos dos Apóstolos, oferecendo aos leitores, com os seus escritos, uma perspetiva detalhada do mistério da vida, da morte e da ressurreição de Cristo, que veio ao mundo salvar o homem e consolar os pobres e os que sofrem. Celebra-se,  segundo o calendário, em 18 de outubro.
Lucas foi um médico e pintor nascido no seio de uma família pagã que foi convertido por São Paulo e que acompanhou os discípulos de Jesus. São Paulo o apelidava de "médico bem amado".
Fiel companheiro de Paulo, Lucas seguiu-o até ao seu martírio, tendo falecido aos 84 anos de idade, perto de Beócia, na Grécia. Terá sido o primeiro iconógrafo, que pintou a Virgem Maria, São Paulo e São Pedro.
Ele é o santo padroeiro dos pintores, médicos e cirurgiões.

terça-feira, 17 de outubro de 2023

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza


"Portugal tem dois milhões de pobres
e quatro milhões a caminho da pobreza"

O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza celebra-se neste dia, 17 de outubro. Pretende-se alertar toda a gente para a necessidade de defender um direito fundamental do ser humano, apostando num nível de vida onde a fome e a falta do essencial não tenham lugar.
A data foi comemorada oficialmente pela primeira vez em 17 de outubro de 1987. Joseph Wresinski, o fundador do Movimento Internacional ARD Quarto Mundo, convidou as pessoas a reunirem-se em honra das vítimas da fome e da pobreza em Paris, no local onde tinha sido assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos

Para compreender alguma coisa


"Se quisermos compreender alguma coisa, 
precisamos de nos dedicar ao silêncio."


Federico Fellini (1920-1993),
realizador italiano

Como era a Palestina antes do nascimento de Israel

“Uma terra sem povo para um povo sem uma terra.” O slogan foi repetido à exaustão, ao longo do século XX, pelo movimento sionista e pelos apoiantes do sionismo para mobilizar a imigração judaica para a Palestina. As fotografias do arquivo do Library of Congress Eric and Edith Matson, tiradas entre 1898 e 1946 e fornecidas ao P3 pelo Palestine Photo Project, contam, no entanto, uma história diferente. A Palestina era, no século XIX e XX, antes do nascimento do Estado de Israel, em 1948, um território habitado por centenas de milhares de pessoas e vivia, segundo a Enciclopédia Britannica, “um renascimento árabe”.

Ler mais aqui 

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

António Ramos Rosa - A festa do silêncio


A FESTA DO SILÊNCIO 

Escuto na palavra a festa do silêncio.
Tudo está no seu sítio. As aparências apagaram-se.
As coisas vacilam tão próximas de si mesmas.
Concentram-se, dilatam-se as ondas silenciosas.
É o vazio ou o cimo? É um pomar de espuma.

Uma criança brinca nas dunas, o tempo acaricia,
o ar prolonga. A brancura é o caminho.
Surpresa e não surpresa: a simples respiração.
Relações, variações, nada mais. Nada se cria.
Vamos e vimos. Algo inunda, incendeia, recomeça.

Nada é inacessível no silêncio ou no poema.
É aqui a abóbada transparente, o vento principia.
No centro do dia há uma fonte de água clara.
Se digo árvore a árvore em mim respira.
Vivo na delícia nua da inocência aberta.

António Ramos Rosa 

Dia Mundial do Pão

O Dia Mundial do Pão celebra-se em 16 de outubro, tendo sido instituído este dia pela União Internacional dos Padeiros e Afins em 2000.
O pão é, realmente, o mais popular alimento do mundo, estando presente nas várias refeições. Seja de manhã ao pequeno almoço, de tarde ao almoço e lanche, ou à noite, ao jantar, o pão é uma peça chave da alimentação diária.
Pessoalmente, tenho dificuldade em comer sem o pão, seja ele qual for. Branco ou menos branco, de centeio ou de trigo, com ou sem misturas, doce ou natural. Como pão todos os dias e sempre me senti bem com ele. Com a falta do pãozinho, fico triste. Abençoado pão que estás ou deves estar em todas as mesas, pobres ou ricas.
Refeição sem pão é uma grande tristeza.



AVEIRO - Passagem pelo Forum


Aveiro está a ser, com todo o mérito, uma cidade turística. Realmente, quando há tempos li aquilo mesmo, não fiquei espantado. Não tenho números que  atestem a minha afirmação, mas muito se pode ver a olho nu. Aos sábados e domingos e mesmo nos outros dias da semana é difícil estacionar o carro e por onde passamos há gente que olha extasiada o colorido da nossa cidade, ao mesmo tempo que espera a sua vez de  saltar para um moliceiro, preparado para uma voltinha sobre as águas  mansas da nossa laguna.  E depois, é preciso saborear, com calma, os nossos ovos moles. 

Experiências no mundo digital

Gosto de fazer experiências na área  digital, com preferência pela blogosfera. Ando por esse mundo há muitos anos, sentindo um alívio quando descubro algo diferente que me conduz a novos projetos. Aceito que me tomem por um eterno experimentador.
Há anos fazia tudo o que diz respeito à blogosfera com uma tablete, mas agora deparo-me com dificuldades que me custa aceitar. Vou, portanto, retomar o uso da tablete, pedindo desculpa por qualquer lapso.

A guerra acabará connosco


"Se não acabarmos com a guerra, a guerra acabará connosco"

H. G. Wells (1866-1946)
Escritor Inglês

Em Escrito na Pedra do PÚBLICO de hoje

domingo, 15 de outubro de 2023

Plantas da Bíblia - A Oliveira

«E eis que pela tarde a pomba voltou, trazendo no bico uma folha verde de oliveira. Assim Noé compreendeu que as águas tinham baixado sobre a terra.»

O azeite na Igreja Católica

Atualmente utilizado em 4 sacramentos: unção batismal, unção dos doentes, unção do crisma e unção sacerdotal, para além de surgir ainda na consagração dos altares da Eucaristia.

Nota: De vez em quando voltarei ao livro "Plantas da Bíblia" para evocar a importância das plantas na simbologia religiosa.

Encontrar o tempo que nos liberta

“Quantas vezes não atendemos ao convite de Deus porque estamos ocupados a pensar nas nossas próprias coisas! Muitas vezes lutamos para ter o nosso próprio tempo livre, mas hoje Jesus convida-nos a encontrar o tempo que nos liberta: o tempo para dedicar a Deus, que nos alivia e cura o nosso coração, que aumenta a paz, a confiança e a alegria em nós, que nos salva do mal, da solidão e da perda de sentido”


Nota: Todos os dias o Papa Francisco nos dirige conselhos oportunos para o nosso dia a dia, mas nem sempre estamos atentos ao que ele diz. Um pequeno esforço seria ótimo para partilharmos os seus oportunos avisos. 

Arquivo do blogue

Arquivo do blogue

ETIQUETAS