sábado, 21 de abril de 2012

Reencontro de antigos alunos da EICA


Alguns dos nossos mestres

Que segredo é que o Rosa Novo estaria a escutar?


O Luís Quaresma a enriquecer os seus registos destes encontros


É sempre agradável reencontrar amigos de longa data, dos tempos dos bancos da escola em que pontificaram mestres que nos encheram a memória e nos prepararam para a vida na EICA (Escola Industrial e Comercial de Aveiro). Hoje foi um desses reencontros à volta de uma mesa cheia de recordações e de olhares que se cruzaram com a simpatia desejada. Uns tantos, mais dados à partilha de vivências, lá foram desfiando estórias que nos fizeram sorrir com gosto, enquanto outros confirmavam a boa disposição que perdura neles desde há décadas.
Depois da chamada, não faltou a hora da evocação dos que só em espírito estão connosco. Um minuto de silêncio em sua memória com palmas em jeito de saudação, como garantia de que afinal eles continuam entre nós.
Estes encontros trazem-nos ao consciente a convicção de que as amizades, quando autênticas, são indubitavelmente duradoiras, projetando-se para além do espaço e do tempo. Hoje, por exemplo, vi colegas que não via, seguramente, há uns bons trinta anos. E registei como há sorrisos que se mantêm imperturbavelmente iguais e palavras amigas que permanecem nas nossas mentes, apesar do desgaste inevitável dos anos decorridos. Mas deixem-me dizer também que, se os rostos de alguns me eram familiares, com certa dificuldade cheguei ao seus nomes ou apelidos. 
Aqui ficam os meus votos de muita saúde e de muita alegria para todos os que marcaram presença e para aqueles que, por razões várias, não puderam associar-se a este convívio fraterno.

Fernando Martins

SOMOS TESTEMUNHAS DO RESSUSCITADO

Reflexão de Georgino Rocha



O grupo dos amigos de Jesus está reunido. Conversa sobre as notícias que começam a espalhar-se: rumores do túmulo vazio, desaparecimento do cadáver, vozes de que estaria vivo, aparições a mulheres, sobretudo a Madalena, a Pedro, aos peregrinos de Emaús. Reina a confusão e o desconcerto, apesar dos relatos positivos feitos por alguns dos presentes. O descalabro do Calvário deixa-lhes marcas profundas. A visão pessimista sobrepõe-se ao horizonte de esperança que começa a raiar. O estado anímico e mental permanece duro e sem possibilidades de entender a novidade que desponta.
O Ressuscitado faz-lhes uma vez mais a surpresa de se apresentar no meio deles, de os saudar e desejar a paz. Coloca-se no centro e observa as suas reacções: de espanto e medo, de perturbação e dúvida, de ilusão enganosa, de confusão com algum fantasma. São reacções que acompanham os humanos em todos os tempos. Quem ignora as desfigurações de Jesus feitas ao longo da história? E quem, actualmente, não sente a tentação de “usar” a sua mensagem conforme as circunstâncias e conveniências? E quem não “treme” ao assumir o caminho que percorreu para nos salvar, apesar do desfecho feliz que teve por benevolência de Deus Pai?

Praia da Barra na primavera?


Praia da Barra na primavera? sim! Mas numa primavera que ainda não o é na prática, que não basta sê-lo no calendário. Por isso, com frio, chuva e nuvens carregadas, à espera de descarregarem a água que transportam,  a Praia da Barra apresenta-se tristonha com areal deserto. Porém, como depois da tempestade vem a bonança, por cá continuamos à espera que a primavera nos alegre a alma e o corpo. 

O efeito de Mateus

Texto de Anselmo Borges




Significativamente, os mestres religiosos foram advertindo particularmente contra a ganância, que leva à corrupção, à opressão, à injustiça, à violência e à morte.
Ficam aí, a título de exemplo, três textos famosos do Evangelho segundo Lucas e São Mateus. Não se esqueça que Mateus sabia bem do que falava, pois tinha sido chefe de cobradores de impostos.

1. A primeira parábola é a do administrador infiel. Um homem rico tinha um administrador, que foi denunciado por ter dissipado os seus bens. Chamado a prestar contas e percebendo que ia ser demitido, reflectiu: "Que farei, visto que o meu patrão me tira o emprego? Lavrar a terra? Não posso. Mendigar? Tenho vergonha. Já sei o que vou fazer, para que haja quem me receba em sua casa, quando for despedido. Chamou, pois, separadamente, a cada um dos devedores do seu patrão e perguntou ao primeiro: Quanto deves? Ele respondeu: Cem medidas de azeite. Disse-lhe: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve: cinquenta. Depois, perguntou ao outro: Tu, quanto deves? Respondeu: Cem medidas de trigo. Disse-lhe o administrador: Toma os teus papéis e escreve oitenta."
Quando se olha para o descalabro de bancos, défices brutais em obras públicas, corrupções em cadeia, conhecidas e desconhecidas, somos levados a perguntar quantas vezes esta parábola se tornou realidade entre nós. Até sem papéis.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Povo de profetas, sacerdotes e reis

Texto de António Marcelino




É o Povo de Deus que expressa a presença e a ação divina na cidade dos homens. Os seus membros, incorporados em Cristo, são, com Ele, profetas, sacerdotes e reis. São assim por dom de Deus e não podem furtar-se a realizar a sua missão no mundo, segundo a sua vocação de leigos, consagrados ou ministros ordenados. 
Profetas na família, na convivência diária, no trabalho, no lazer, na vida pública, porque sempre e em todas as ocasiões se pode e deve iluminar a vida com a luz da Palavra. O profeta não fala de si, mas daquele que o enviou, o assiste, o torna atento aos sinais, o impele a agir, o faz irmão do seu irmão e sempre reconciliador de todos, crentes e não crentes.

“Ílhavo Sea Festival 2012”

Seleção de Instruendos! Inscrições abertas até ao dia 27 de abril 




Estão abertas as inscrições para a seleção dos Instruendos que vão embarcar nos grandes Veleiros que visitarão o Município de Ílhavo, de 3 a 6 de agosto, integrados no “Ílhavo Sea Festival 2012”. 
No ano em que se comemoram os 75 Anos do Museu Marítimo de Ílhavo, a Câmara Municipal  volta a proporcionar mais uma aventura a bordo dos maiores Veleiros do mundo, na qual farão parte as experiências de mar entre Cadiz – Ílhavo e Ílhavo – La Corunã. 
Inscrições até às 17 horas do dia 27 de abril, na Câmara Municipal de Ílhavo, nos Fóruns Municipais da Juventude, na Biblioteca Municipal de Ílhavo e no Museu Marítimo de Ílhavo, até às 17 horas do próximo dia 27 de abril. A idade mínima é de 18 anos completos até 30 de junho de 2012. 
Mais informações: 234 329 686 ou museumaritimo@cm-ilhavo.pt

Dia do Turista - 20 de abril


Texto de Maria Donzília Almeida


Donzília Almeida como turista

Quem não conhece o estereótipo do turista, de câmara a tiracolo, mochila às costas e a curiosidade estampada no rosto? No século passado, antes da globalização, ainda havia a acrescentar a estes sinais, a marca duma indumentária exótica que os tornava inconfundíveis: camisa às flores, calções claros e sandálias, tipo barcaças! 
Quem não gosta de viajar, conhecer novas cidades, desbravar caminhos desconhecidos! Conhecer culturas diferentes, provar uma culinária surpreendente, deparar com uma paisagem deslumbrante e é claro divertir-se a valer com novos amigos? Que bom é viajar e ser turista! É muito importante tratar os turistas com respeito e ajudá-los sempre que possível. Afinal eles também movimentam uma boa parte da economia do país. 
Quando a atmosfera de Coimbra começava a impregnar-se de fragrâncias primaveris e as noites se tornavam cálidas, os primeiros turistas do ano faziam-se anunciar com o seu ar inquisitivo e a curiosidade a absorver tudo em redor. A minha ânsia de comunicar casava bem com a avidez de conhecimento. E que melhor cicerone, que uma jovem cheia de energia e vontade de impressionar o estrangeiro com os encantos da sua terra natal? 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE AVEIRO ASSINALA DIA MUNDIAL DO LIVRO





A Biblioteca Municipal de Aveiro irá assinalar o Dia Mundial do Livro - 23 de abril - através da atividade "Conto em cinco minutos" em que Teresa Nogueira irá presentear as pessoas com um conto nos dias 20, 23 e 24 de abril.

As sessões estão marcadas para os dias 20, 23 e 24 de abril (das 11.30 às 12.00 horas e das 16.00 às 16.45 horas).


- Posted using BlogPress from my iPad

IDENTIDADES RELIGIOSAS EM PORTUGAL

ESTUDO DA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Religiões em números. Ver aqui


- Posted using BlogPress from my iPad

GAFANHA DA NAZARÉ: Cidade há 11 anos



A Gafanha da Nazaré comemorou hoje, como cidade, o seu 11.º aniversário. Tanto quanto sei não houve qualquer festa, por mais simples que fosse, a não ser umas visitas simbólicas a marcas da nossa identidade. Também se compreende porque a hora não é tanto de festas, como toda a gente sabe. De qualquer modo, vale sempre a pena recordar o evento que levou, há 11 anos, muitos gafanhões a Lisboa, para na Assembleia da República ouvirem e aplaudirem o gesto da votação que elevou a nossa vila a cidade. De alguns ouvimos que a festa foi emotiva e muito festejada, com a Junta de Freguesia a acompanhar todo o processo. E que eu saiba, por talvez não ser moda e por não estar democratizada a máquina digital, nem sequer houve fotografias. Contudo, se alguém as tiver, agradeço que me forneça ao menos uma.

Ver mais aqui

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A 18 DE ABRIL DE 1955, ANEURISMA MATA EINSTEIN

NA RR DE HOJE



- Posted using BlogPress from my iPad

Sabia que... se comemora hoje o nascimento de Antero de Quental?


Texto de Maria Donzília Almeida



Sabia que ... se comemora hoje o aniversário do nascimento de Antero de Quental? 
Nasceu nos Açores a 18 de Abril de 1842, Ilha de S. Miguel. Foi uma das figuras marcantes na poesia e na política, na segunda metade do século XIX, em Portugal. 
Nasceu no seio de uma família profundamente religiosa. Estudou no Colégio do Pórtico, de Ponta Delgada, fundado e dirigido por António de Feliciano de Castilho. Em 1858 ingressou na Universidade de Coimbra, onde se viria a licenciar em direito em 1864. É neste período que entra em contacto com a obra de Kant, Hegel, Proudhon, Michelet, A. Comte e outros pensadores contemporâneos. Funda a Sociedade do Raio, organização secreta de estudantes, envolvida em práticas maçónicas e na contestação ao sistema. 
Antero de Quental adere às ideias modernas do seu tempo (republicano na política, realista na arte), destacando-se logo em 1865, pelos ataques que faz aos defensores das concepções mais tradicionais em arte, como Feliciano de Castilho, na polémica conhecida como a Questão Coimbrã. 

Elevação da Gafanha da Nazaré a Cidade

Comemorações do 11.º Aniversário




Amanhã, 19 de abril, quinta-feira, assinala-se o 11.º Aniversário de Elevação da Gafanha da Nazaré a Cidade, com um conjunto de ações que marcam a data, honrando a década passada e o futuro que juntos queremos continuar a construir a cada dia. 
O Programa das Comemorações, que está centrado em visitas de trabalho tendo a Educação e a Cultura como temáticas, é o seguinte: 

08h30 – Hastear das Bandeiras (junto à Sede da Junta de Freguesia); 

09h00 – Visita ao Centro Escolar Santa Maria Manuela; 

09h45 – Vista à Escola Secundária da Gafanha da Nazaré; 

11h00 – Visita ao Navio Museu Santo André. 

A Câmara Municipal de Ílhavo convida toda a comunicação social para participar nas visitas, estando o Vice-Presidente da CMI e o  Presidente da Junta de Freguesia disponíveis para prestar qualquer esclarecimento, pelas 11h30, após a visita ao Navio Museu Santo André. 

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - 18 de abril

Texto de Maria Donzília Almeida 





Um monumento é uma estrutura construída por motivos simbólicos e/ou comemorativos, mais do que para uma utilização de ordem funcional. Os monumentos são geralmente construídos com o duplo propósito de comemorar um acontecimento importante, ou homenagear uma figura ilustre e simultaneamente, criar um objecto artístico que embelezará o aspecto de uma cidade ou local. 
Criado precisamente a 18 de Abril de 1982, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios tenta dar visibilidade aos monumentos e sítios (arqueológicos, bairros históricos, etc). 
As comemorações decorrem este ano sob o signo da água. “Água: Cultura e Património” é o tema que serve de mote a este autêntico festival do património que se assinala a 18 de Abril. Um sem número de visitas, percursos e atividades gratuitas abrem as portas de alguns dos mais emblemáticos lugares da nossa história. 
Para ilustrar este tema, poderia apresentar imagens famosas, que me fascinaram pela sua singularidade e beleza, como: o Big Ben, em Londres, a torre de Pisa, em Itália, O Taj Mahal, na Índia, a Muralha da China, o monumento a Gago Coutinho, na linha de equador, em S. Tomé e Príncipe, etc, etc

terça-feira, 17 de abril de 2012

CRISE ACADÉMICA DE 1969

TEXTO DE MARIA DONZÍLIA ALMEIDA


O FERMENTO DO 25 DE ABRIL DE 1974

Quem viveu, na pele, cenas de grande intensidade, como esta, tem-nas bem gravadas, na memória. O dístico, Abril em Portugal, com traços oblíquos em losango, simulando uma janela de prisão, foi o cartaz turístico, com que os estudantes da velha academia, recebiam os turistas, após o dia 17 de Abril.
Há momentos que fazem a História. Entre 1965 e 1968 a Associação Académica de Coimbra foi liderada por uma Comissão Administrativa nomeada pelo Governo. Durante essa fase, os estudantes foram impedidos de participar no Senado e Assembleia da Universidade de Coimbra.
Após um abaixo-assinado, subscrito por 2500 estudantes pedindo eleições livres na AAC, realizaram-se novamente eleições, em Fevereiro de 69. Deste acto eleitoral saiu vencedora a lista do Conselho das Repúblicas, com 75% dos votos.
Um mês mais tarde a DG/AAC é convidada para a cerimónia de inauguração do edifício das Matemáticas, que fica em frente à faculdade de Medicina.

MOVIMENTO DE SCHOENSTATT EM PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA




- Posted using BlogPress from my iPad

QUATRO EM CADA CINCO PORTUGUESES SÃO CATÓLICOS

NO PÚBLICO DE HOJE






- Posted using BlogPress from my iPad

Quem ressuscita também reencarna?

No CUFC, em Aveiro



Turista visita o Navio-museu Santo André

Texto de Fernando Martins


Vista geral do Santo André

No sábado da Semana Santa, à tarde, o turista foi até ao Jardim Oudinot. Não estava uma tarde primaveril, mas nem por isso o visitante perdeu o gosto pela caminhada descontraída, com a ria e canais da ria a envolverem o ambiente acolhedor que por ali se respira. Pouca gente e alguns pescadores, amadores, atraíam a atenção de quem passava, naquela marginal onde o Navio-museu Santo André está atracado. Era dia de sorte para uns tantos, com robalos a caminho da cozinha. 
O turista, nacional, fixa o velho arrastão e resolve entrar para saborear e ficar a conhecer, quanto possível, a vida da tripulação a bordo dum navio de pesca do “fiel amigo”. Dirige-se à receção, onde foi recebido com simpatia. Pagou o bilhete de entrada de “sénior”, 1,25 euros, e pediu um desdobrável para ficar a conhecer pormenores da vida e da história deste navio bacalhoeiro que fez a sua primeira viagem em 1949. Os desdobráveis, por necessidade da aplicação de novo logotipo, ainda estão na tipografia. Não há visitas guiadas, exceto para grupos organizados, mas a funcionária recomendou ao visitante o melhor caminho a seguir, prestando atenção às legendas afixadas em cada setor do Santo André e aos vídeos em permanente ação, com entrevistas gravadas com antigos tripulantes. E assim foi.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DA VOZ

TEXTO DE MARIA DONZÍLIA ALMEIDA



Não fosse o tema parte integrante do meu desempenho profissional e este dia ter-me-ia passado despercebido! Mas, na realidade, é o nosso instrumento de trabalho, como para outros setores da vida social: os cantores líricos e outros, os atores e declamadores e todos aqueles que usam a voz para comunicar com as massas. Reveste-se de tal importância, que os professores são solicitados a fazerem formação na matéria, para não correrem o risco de perder um bem tão precioso. Remexendo no baú da memória, lá encontrei esta velharia!
Ação de Formação “A Voz e a Articulação da fala”

Andámos a frequentar
Uma ação de formação
Que veio mesmo a calhar,
E estávamos a precisar:
“A voz e a articulação...”

Tivemos por formadora
Uma atriz profissional,
Que foi a nossa orientadora
E também é professora
De expressão corporal.

Pôs-nos a representar
E usar a imaginação;
A vociferar e cantar
E também a declamar
Sonetos. Bela exibição!

Houve tanta variedade
Durante as nossas sessões,
Que a nossa criatividade,
Sem haver qualquer vaidade
Fez surgir revelações!

Alguns exercícios vocais
Longo tempo praticámos,
Quando fomos a “Cascaaaaaaaaais”
Para ver os nossos “paaaaaaaaaais”
Que tantas vezes treinámos!

Foi bastante divertido
E ficámos bem dispostas,
Por nos termos exibido
E nos terem aplaudido,
Sem ninguém se rir nas costas!

De tantas formas contado
O “Capuchinho Vermelho”
Foi espetáculo variado
E assim dramatizado,
Não pareceu nada velho!

Sem pretender ser modesta,
E agora só para acabar;
Que mais ações como esta,
Que p’ra nós foi uma festa
Planeiem dinamizar!

Gafanha da Nazaré, 09.10.2001


- Posted using BlogPress from my iPad

Dia Mundial da Voz

A voz da Jacinta


BENTO XVI: 85 ANOS, 85 FOTOS






«Um pouco de paz e sossego, a bênção de Deus e saúde»: segundo Georg Ratzinger, é tudo o que o seu irmão, papa Bento XVI, deseja para o seu 85.º aniversário, que celebra esta segunda-feira.
Joseph Aloisius Ratzinger nasceu no seio de uma família católica a 16 de abril de 1927, em Marktls am Inn, sul da Alemanha, região da Baviera.
Foi ordenado padre a 29 de junho de 1951, tinha então 24 anos. A 28 de maio de 1977 recebeu a ordenação episcopal, tornando-se arcebispo de Munique-Freising. A 27 de junho do mesmo ano foi criado cardeal por Paulo VI.
Em 25 de novembro de 1981 o papa João Paulo II nomeou-o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e presidente da Pontifícia Comissão Bíblica. No dia 27 de novembro de 2002 foi eleito deão do Colégio dos Cardeais.
Esta quinta-feira, 19 de abril, assinala-se o sétimo aniversário da sua eleição para papa.

Ver mais aqui


- Posted using BlogPress from my iPad

BENTO XVI: OS NOVE CASOS QUE ESTÃO A ABALAR UM PAPA QUE PERDEU A MÃO NO VATICANO

TEXTO DE ANTÓNIO MARUJO NO PÚBLICO DE ONTEM




























- Posted using BlogPress from my iPad

AVEIRO: Museu da Cidade apresenta Tapeçaria de Portalegre


O Museu da Cidade recebe, até 1 de julho, 
a exposição Linha d´Água - Tapeçaria de Portalegre e Arte Contemporânea.

domingo, 15 de abril de 2012

BOA CAMPANHA

Li aqui

"Crie filhos em vez de herdeiros."
"Dinheiro só chama dinheiro, 
não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete." 
"Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela." 
"Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco 
e nenhuma para quem você ama." 
"Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas." 
"Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?" 
"Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos." 
"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..." 
"...e quem sabe assim você seja promovido a melhor (amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã.. etc.) do mundo!" 

"Você pode dar uma festa sem dinheiro. Mas não sem amigos."

E para terminar:

"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. 
Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."


- Posted using BlogPress from my iPad

Bombeiros Voluntários de Ílhavo celebram 119 anos de existência





Hoje, na missa das 11.15 horas, na Gafanha da Nazaré, participaram os Bombeiros Voluntários de Ílhavo, com uma representação alargada de dirigentes, comando e “soldados da paz”, numa perspetiva de celebrar os 119 anos de existência ao serviço de quem mais precisa. Não há quem desconheça a ação meritória desta corporação, à semelhança do que acontece com outras, pelo país, tão frequentes são as suas intervenções em horas de aperto para as populações e comunidades. 
Gostei de ver esta proximidade entre população e bombeiros, numa demonstração cabal do respeito mútuo que reina entre todos. E daí, espero que, de futuro, o nosso povo continue a apoiá-los, dando o seu contributo, mais do que justo e necessário, sobretudo nesta época de crise em que todos vivemos. Mas também gostaria de saber que muitos mais ilhavenses e gafanhões se inscrevam como sócios, pagando a quota mínima de 12 euros por ano, ou mais se puderem e quiserem. Afinal, mais do que isso, gastam eles numa deslocação a qualquer ponto do concelho, para acudir a qualquer acidente ou incêndio.

A MÚSICA AJUDA OU ATRAPALHA?

CRÓNICA DE BENTO DOMINGUES NO PÚBLICO DE HOJE



- Posted using BlogPress from my iPad

Da Oração


Em O Profeta, de Khalil Gibran



Não vos posso ensinar a orar por palavras. 
Deus não ouve as vossas palavras a não ser quando Ele próprio as murmura através dos vossos lábios. 
E não vos posso ensinar a oração dos mares e das florestas e das montanhas. 
Mas vós que nascestes nas montanhas e nas florestas e nos mares, encontrareis a oração nos vossos corações, e se escutardes na quietude da noite, ouvi-los-eis dizer em silêncio: 
«Nosso Deus, que sois o nosso eu alado, é a vossa vontade em nós que quer. 
E o vosso desejo em nós que é desejado. 
É a vossa vontade para que tornemos as nossas noites que são vossas, em dias que são igualmente vossos. 
Não vos podemos pedir, pois conheceis os nossos desejos antes de nós próprios nascermos, vós sois o nosso desejo, e em dar-nos mais de vós, dais-vos todo.»

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 286


PITADAS DE SAL – 16 



A FAUNA DAS MARINHAS: 
PEIXES E OUTROS ANIMAIS 

Caríssima/o: 

Quando na conversa vem à baila “as marinhas”, para além do sal, logo se pensa em “enguias”; e tem a sua lógica. Sem muito esforço, todos recordamos cenas reais tal como a que pintou João Pereira de Lemos: 

«A caminho das Pirâmides, pelo Canal de Aveiro, deparámos com um espectáculo insólito. Os marnotos, que também são pescadores por arte e ofício, tinham aberto as “bombas” do viveiro para apanharem o peixe, montando uma rede. Robalos, tainhas e solhas, ao serem arrastados pela força da água, ficaram no saco do botirão ou caixilho, mas as enguias foram ficando no fundo até ao último fio de água, enfiando-se na lama. 
Então um homem, munido de uma foice com o gume cegado, e como quem corta a lama em fatias, com golpes certeiros e violentos, arrancava as enguias da lama, projectando-as pelo ar a longa distância, parecendo gravetos contorcendo-se no ar. Aí a uns quinze metros, dois homens segurando cestos de duas asas, redondos como os de ir a erva, esperavam as enguias vindas pelo ar como quem espera uma dádiva do céu, sem contudo deixarem de andar às correrias de um lado para o outro para as apanharem sem tocarem de novo a lama e limos. Junto com as enguias vinham pedaços de lama negra, que se colava ao corpo, deixando-os pintalgados e caricatos! 
É um espectáculo que proporciona gargalhadas a todos os presentes. servindo de gáudio e proveito.» [A Ria de Aveiro – um olhar resvés, p. 102] 

As marinhas sempre foram “viveiros de enguias”...

Etiquetas

A Alegria do Amor A. M. Pires Cabral Abbé Pierre Abel Resende Abraham Lincoln Abu Dhabi Acácio Catarino Adelino Aires Adérito Tomé Adília Lopes Adolfo Roque Adolfo Suárez Adriano Miranda Adriano Moreira Afonso Henrique Afonso Lopes Vieira Afonso Reis Cabral Afonso Rocha Agostinho da Silva Agustina Bessa-Luís Aida Martins Aida Viegas Aires do Nascimento Alan McFadyen Albert Camus Albert Einstein Albert Schweitzer Alberto Caeiro Alberto Martins Alberto Souto Albufeira Alçada Baptista Alcobaça Alda Casqueira Aldeia da Luz Aldeia Global Alentejo Alexander Bell Alexander Von Humboldt Alexandra Lucas Coelho Alexandre Cruz Alexandre Dumas Alexandre Herculano Alexandre Mello Alexandre Nascimento Alexandre O'Neill Alexandre O’Neill Alexandrina Cordeiro Alfred de Vigny Alfredo Ferreira da Silva Algarve Almada Negreiros Almeida Garrett Álvaro de Campos Álvaro Garrido Álvaro Guimarães Álvaro Teixeira Lopes Alves Barbosa Alves Redol Amadeu de Sousa Amadeu Souza Cardoso Amália Rodrigues Amarante Amaro Neves Amazónia Amélia Fernandes América Latina Amorosa Oliveira Ana Arneira Ana Dulce Ana Luísa Amaral Ana Maria Lopes Ana Paula Vitorino Ana Rita Ribau Ana Sullivan Ana Vicente Ana Vidovic Anabela Capucho André Vieira Andrea Riccardi Andrea Wulf Andreia Hall Andrés Torres Queiruga Ângelo Ribau Ângelo Valente Angola Angra de Heroísmo Angra do Heroísmo Aníbal Sarabando Bola Anselmo Borges Antero de Quental Anthony Bourdin Antoni Gaudí Antónia Rodrigues António Francisco António Marcelino António Moiteiro António Alçada Baptista António Aleixo António Amador António Araújo António Arnaut António Arroio António Augusto Afonso António Barreto António Campos Graça António Capão António Carneiro António Christo António Cirino António Colaço António Conceição António Correia d’Oliveira António Correia de Oliveira António Costa António Couto António Damásio António Feijó António Feio António Fernandes António Ferreira Gomes António Francisco António Francisco dos Santos António Franco Alexandre António Gandarinho António Gedeão António Guerreiro António Guterres António José Seguro António Lau António Lobo Antunes António Manuel Couto Viana António Marcelino António Marques da Silva António Marto António Marujo António Mega Ferreira António Moiteiro António Morais António Neves António Nobre António Pascoal António Pinho António Ramos Rosa António Rego António Rodrigues António Santos Antonio Tabucchi António Vieira António Vítor Carvalho António Vitorino Aquilino Ribeiro Arada Ares da Gafanha Ares da Primavera Ares de Festa Ares de Inverno Ares de Moçambique Ares de Outono Ares de Primavera Ares de verão ARES DO INVERNO ARES DO OUTONO Ares do Verão Arestal Arganil Argentina Argus Ariel Álvarez Aristides Sousa Mendes Aristóteles Armando Cravo Armando Ferraz Armando França Armando Grilo Armando Lourenço Martins Armando Regala Armando Tavares da Silva Arménio Pires Dias Arminda Ribau Arrais Ançã Artur Agostinho Artur Ferreira Sardo Artur Portela Ary dos Santos Ascêncio de Freitas Augusto Gil Augusto Lopes Augusto Santos Silva Augusto Semedo Austen Ivereigh Av. José Estêvão Avanca Aveiro B.B. King Babe Babel Baltasar Casqueira Bárbara Cartagena Bárbara Reis Barra Barra de Aveiro Barra de Mira Bartolomeu dos Mártires Basílio de Oliveira Beatriz Martins Beatriz R. Antunes Beijamim Mónica Beira-Mar Belinha Belmiro de Azevedo Belmiro Fernandes Pereira Belmonte Benjamin Franklin Bento Domingues Bento XVI Bernardo Domingues Bernardo Santareno Bertrand Bertrand Russell Bestida Betânia Betty Friedan Bin Laden Bismarck Boassas Boavista Boca da Barra Bocaccio Bocage Braga da Cruz Bragança-Miranda Bratislava Bruce Springsteen Bruto da Costa Bunheiro Bussaco Butão Cabral do Nascimento Camilo Castelo Branco Cândido Teles Cardeal Cardijn Cardoso Ferreira Carla Hilário de Almeida Quevedo Carlos Alberto Pereira Carlos Anastácio Carlos Azevedo Carlos Borrego Carlos Candal Carlos Coelho Carlos Daniel Carlos Drummond de Andrade Carlos Duarte Carlos Fiolhais Carlos Isabel Carlos João Correia Carlos Matos Carlos Mester Carlos Nascimento Carlos Nunes Carlos Paião Carlos Pinto Coelho Carlos Rocha Carlos Roeder Carlos Sarabando Bola Carlos Teixeira Carmelitas Carmelo de Aveiro Carreira da Neves Casimiro Madaíl Castelo da Gafanha Castelo de Pombal Castro de Carvalhelhos Catalunha Catitinha Cavaco Silva Caves Aliança Cecília Sacramento Celso Santos César Fernandes Cesário Verde Chaimite Charles de Gaulle Charles Dickens Charlie Hebdo Charlot Chave Chaves Claudete Albino Cláudia Ribau Conceição Serrão Confraria do Bacalhau Confraria dos Ovos Moles Confraria Gastronómica do Bacalhau Confúcio Congar Conímbriga Coreia do Norte Coreia do Sul Corvo Costa Nova Couto Esteves Cristianísmo Cristiano Ronaldo Cristina Lopes Cristo Cristo Negro Cristo Rei Cristo Ressuscitado D. Afonso Henriques D. António Couto D. António Francisco D. António Francisco dos Santos D. António Marcelino D. António Moiteiro D. Carlos Azevedo D. Carlos I D. Dinis D. Duarte D. Eurico Dias Nogueira D. Hélder Câmara D. João Evangelista D. José Policarpo D. Júlio Tavares Rebimbas D. Manuel Clemente D. Manuel de Almeida Trindade D. Manuel II D. Nuno D. Trump D.Nuno Álvares Pereira Dalai Lama Dalila Balekjian Daniel Faria Daniel Gonçalves Daniel Jonas Daniel Ortega Daniel Rodrigues Daniel Ruivo Daniel Serrão Daniela Leitão Darwin David Lopes Ramos David Marçal David Mourão-Ferreira David Quammen Del Bosque Delacroix Delmar Conde Demóstenes

Arquivo do blogue