sábado, 1 de julho de 2023

Sobre o silêncio: há muitos silêncios. 2

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias

Continuo com os silêncios que a vida requer na sua decência.
O silêncio respeitador. É o silêncio diante de alguém que está a dormir, a sofrer e sobretudo a morrer. Nunca esquecerei as palavras do cardeal P. Veuillot, arcebispo de Paris, que morreu jovem, aos padres: "Quando fordes ao hospital ver alguém, não vades com discursos na tentativa de uma conversão..., não. Sentai-vos em silêncio e dai-lhes a mão."
O silêncio sossegado. Numa praia serenamente deitados numa toalha sobre a areia, apanhando sol e embalados pelo rumor sereno das ondas do mar.
O silêncio cuidadoso. As mulheres são acusadas de terem dificuldade em estar caladas. Talvez isso provenha de um facto criado pela evolução, que deixou uma marca orgânico-cerebral (área de Broca). Os homens iam caçar e tinham de manter um silêncio cuidadoso para não espantar a caça enquanto as mulheres ficavam em casa e tinham de estimular os bebés para a fala.

Dia da Região Autónoma da Madeira


Durante a nossa única visita à Ilha da Madeira registámos  a nossa presença no Funchal com toda a nossa juventude. Registo que jamais esqueceremos. Agora já não podemos repetir o prazer que na altura sentimos. Mas as fotografias são o melhor para preservar as memórias. E assim celebramos o Dia da Região Autónoma da Madeira. 

sexta-feira, 30 de junho de 2023

Dia Mundial das Redes Sociais

Celebra-se hoje, 30 de junho, o Dia Mundial das Redes Sociais, tão em moda nos nossos hábitos. No mundo mais ou menos civilizado, as Redes Sociais dominam o dia a dia de milhões e milhões de pessoas de todas as idades e condições profissionais.
A data foi criada pelo site Mashable, em 2010, como  forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social, celebrando-se anualmente a 30 de junho desde então. Portugal associou-se à data logo em 2010.
O dia é comemorado com a organização de encontros informais de pessoas de todo o mundo por meios tecnológicos ou presencialmente. Alguns eventos são transmitidos online em direto e são abertos a todos, para tornar a data verdadeiramente social. O destaque dos encontros vai para a partilha de conhecimentos sobre as áreas transversais às redes sociais e sobre as especificidades destas.

Nota: Informação do Google

SAÍDA PARA RECORDAR HÁBITOS

Uma flor para os amigos do café que já partiram
Hoje tive a oportunidade de experimentar rotinas antigas: sair de casa para saborear um café perto da nossa igreja matriz, na ânsia de cavaquear um pouco com amigos. Cheguei, entrei numa pastelaria, uma mesa livre. Sentei-me e não reconheci quem estava, exceto ou outro cujos nomes não me saltaram à memória. E por ali fiquei a recordar tempos em que esta rotina era quase diária, com amigos a trocar impressões sobre acontecimentos de todos os quadrantes.
Os tempos são outros, realmente, e a minha geração já fica por casa por comodismo ou por falta de forças para caminhadas mais exigentes. Minutos depois, saí para ginasticar as pernas com a ajuda da bengala que uso por precaução, não vá dar-se o caso de tropeçar em algum buraco ou pedra mais saliente.
Uma ou outra saudação, um ou outro gesto de simpatia e o regresso a casa com vontade de voltar. É o que tentarei fazer com mais frequência. Os amigos hão de aparecer. Contudo, os convívios de café, com pessoal amigo, de diversas idades, já lá vai.

quinta-feira, 29 de junho de 2023

O VERDE DA SERRA DA BOA VIAGEM

 

Os tons do verde da Serra da Boa Viagem, na Figueira da Foz, sempre me fascinaram desde que a conheci, mas ultimamente dela tenho andado afastado. Contento-me, por isso, com as fotografias dos meus arquivos. Mas ainda não desisti de lá voltar. Vontade não me falta.

À ESPERA DA MARÉ

 

Ontem saí dos trilhos habituais para apreciar, de perto, os barcos à espera da maré, como o barquinho que publico agora. O dono virá na hora certa, que a gente ligada à ria conhece perfeitamente os horários de partir para a pesca ou para o passeio de vistas abrangentes. E é tão diferente a Gafanha da Nazaré, como outras povoações, quando vista da laguna. Experimente quando puder.

SÃO NECESSÁRIOS "SONHOS"

É necessária uma forte inspiração, uma “alma”, gosto de dizer que são necessários “sonhos”, valores altos e uma elevada visão política. Não tenciono com isto diminuir a importância da gestão normal, da boa administração corrente, aliás, se for boa já é muito. Mas não é suficiente, não basta para sustentar uma Europa que enfrenta os grandes desafios globais do século XXI. (…)
Como sabeis, a fraternidade e a amizade social são o grande “sonho” que partilhei com toda a Igreja e com todos os homens e mulheres de boa vontade. Penso que a fraternidade pode ser uma fonte de inspiração também para quem quer reanimar a Europa hoje, para que responda plenamente às expetativas dos seus povos e do mundo inteiro. Pois um projeto de Europa hoje só pode ser um projeto de alcance mundial.
Considero que os políticos cristãos de hoje deveriam ser reconhecidos pela capacidade de traduzir o grande sonho de fraternidade em ações concretas de boa política a todos os níveis: local, nacional, internacional. Por exemplo: desafios como o das migrações, ou do cuidado do planeta, parecem-me que só podem ser enfrentados a partir deste grande princípio inspirador: a fraternidade humana.

Da Mensagem aos membros do grupo do Partido Popular Europeu
no Parlamento Europeu,
no dia 9 de julho

Fonte: Jornal TIMONEIRO 

UM SONETO DE HÉLDER CASQUEIRA



O VOUGA DE ONTEM E DE HOJE

Claras águas; de límpido ser
inebriado em vastidão de escolhos,
Rara beleza!... em pequenos olhos
Eras tu, Vouga, ao entardecer.

Na memória, o passado subsiste
Na lembrança daqueles que viveram.
Vieram sonhos nos que já pereceram;
A vida é vontade de quem desiste!

Veio o futuro e o presente
Submeteu-se … Nada estava completo.
Nada existe que viva para sempre!

Da técnica estás, tu, hoje repleto…
E a terra química já se sente
Agora; nada cabe num soneto!

18/2/86 Hélder Casqueira

In Boletim Cultural, n.º 2, 1986

quarta-feira, 28 de junho de 2023

DUAS BICICLETAS PARA O PAPA

Professor Rodrigues com as bicicletas

António Rodrigues, professor de Física e Química e responsável da Gafe Bike, da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré, contou à Agência ECCLESIA que a oficina nasceu de um sonho de “continuar a tradição de andar de bicicleta”, para promover a sustentabilidade, considerando “um gosto” associar-se à JMJ Lisboa 2023.

“Houve um encontro ligado à mobilidade sustentável e fomos contactados pela União de Freguesias da Bobadela, Santa Iria da Azoia e São João da Talha e lançou-nos o desafio para oferecermos duas bicicletas ao Papa, foi o nosso projeto deste ano letivo”, explica o docente em declarações à Agência ECCLESIA.
O professor animou-se com o convite e aceitaram o “desafio sem pressa” mas definiram que “iriam começar do zero”.

Os alunos faziam muitas questões, muitas dúvidas, mas o Papa não anda de bicicleta… E nós íamos explicando que era para sensibilização e que a organização da JMJ de Lisboa irá fazer o que quiser com as bicicletas, no quadro de cada bicicleta leva escrito “Gafanha da Nazaré, comunidade” esta é a nossa oferta”.

terça-feira, 27 de junho de 2023

Praia do Oudinot limpa e com nova areia

A praia do Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, sofreu uma intervenção de limpeza dos fundos e de recarga de areias para criar melhores condições para os veraneantes.
Ao longo de três dias, foram retirados moliços e lamas dos fundos e postas novas areias nas margens. A autarquia adiantou que a intervenção tinha sido pensada para 2022, mas só agora foi realizada. 
A praia do Oudinot é utilizada para lazer, mas também para canoagem, padle e prática do triatlo.

Festival de Folclore - 8 de Julho





O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré vai levar a efeito o seu XXXVIII Festival de Folclore da Gafanha da Nazaré, no próximo dia 8 de julho, na certeza de que o povo da nossa terra, em geral, e os amantes do folclore, em especial, se associarão à festa.
Como sempre, o festival não se resume às danças e cantares, mas estende-se por diversas iniciativas, de que destacamos: Inauguração da Exposição “Volumes e Traços" do artista plástico Carlos Matos, no hall de entrada do salão Mãe do Redentor, na Igreja Matriz, às 10 horas; Receção aos grupos na Casa Gafanhoa, pelas 17 horas, seguida de visita à casa-museu; Jantar na Casa da Música; O festival terá início às 21h30.

segunda-feira, 26 de junho de 2023

O Rei Sol desafiou-me


O Rei Sol desafiou-me e o registo foi com o telemóvel. Se fosse a correr procurar a máquina fotográfica perderia esta oferta da natureza. O Sol é Rei e com todo o direito. Sem ele, nem haveria vida na Terra. E é um Rei que nos convida à contemplação e sublinha os rostos dos que amamos. 

Pela Positiva no Mundo

Singapura - Uma das cidades mais tecnológicas do mundo

Singapura
Estados Unidos
Portugal
Brasil
Suécia
Irlanda
Hong Kong
Coreia do Sul
Reino Unido
Alemanha
França
Itália
Rússia
Finlândia
Indonésia
Países Baixos
Austrália
Suíça
Cabo Verde

Outros

ETIQUETAS

Arquivo do blogue

DESTAQUE

Picasso - Um génio

Picasso, um dos maiores génios da pintura universal, nasceu neste 1881, em Málaga, Espanha. Faleceu em 1973. Foi um génio. O quadro, foto do...