domingo, 10 de fevereiro de 2019

Frei Bento Domingues: Não nos preocupemos com os anjos

Bento Domingues

"Foi para mim um anjo ! São muitas as pessoas, todos conhecem algumas, a quem apetece dizer esta bendita oração."

1. Não escolhemos as perguntas que nos fazem. Na semana passada, uma senhora muito idosa perguntou-me aflita: os anjos existem ou não? Toda a vida rezei ao meu anjo da guarda, mas a minha neta disse-me que, agora, já nem os padres acreditam nisso. 
A erva-das-pampas até pode ser “bonita”, mas não devia estar por todo lado 
Deduzi que não era a sua crença que estava abalada, mas a dificuldade em transmiti-la à nova geração. Não vem ao caso a conversa que tivemos. O imaginário da luta entre os anjos bons a quererem salvar as nossas almas e os demónios a fazerem tudo para nos perderem era a representação religiosa da nossa infância. Lembrei-lhe que, na Eucaristia, o louvor divino é sempre associado à música dos anjos e dos santos! 
Quando a ansiedade serenou, lembrei-lhe duas histórias que me divertiram. Em 1961, à saída de Liège, à espera de uma boleia para Colónia, li, no Assimile de alemão, que um pároco pediu a um pintor que enchesse de anjos as paredes de uma capela recém-construída. Quando foi ver as pinturas ficou irritado: quando é que se viram anjos com tamancos? O pintor observou-lhe: e sem tamancos? 
Em 1962, era assistente da Juventude da Igreja de Cristo Rei (Porto) – a primeira associação católica mista de jovens, em Portugal – quando um rapaz interessado por teologia veio dizer-me que tinha descoberto as razões do mundo andar tão desorientado. Os Anjos não se reproduzem e os seres humanos são cada vez mais. Resultado: há muita gente sem anjo da guarda! 

Anselmo Borges: Encontros para a História

Papa nos Emirados Árabes Unidos 

Anselmo Borges

1."Deus, o Todo-Poderoso, não precisa de ser defendido por ninguém e não quer que o seu nome seja usado para matar e aterrorizar as pessoas".
Quando li este passo no "Documento sobre a Fraternidade Humana" a favor da paz mundial e da convivência humana, assinado no início desta semana em Abu Dhabi, pelo Papa Francisco e pelo Grande Imã de Al Azhar, Ahmed al-Tayeb, lembrei-me da mesma afirmação que há anos ouvi ao então Bispo de Nampula e que transcrevi na abertura do livro que coordenei, "D. Manuel Vieira Pinto. Cristianismo: Política e Mística": "Porque é que Você, que é Bispo, quando vem falar comigo, nunca me fala de Deus e da religião, mas do povo, da defesa dos seus direitos e da sua dignidade?", perguntou o Presidente Samora Machel a D. Manuel Vieira Pinto. "Porque um deus que precisasse da minha defesa seria um deus que não é Deus. Deus não precisa que O defendam. O Homem sim.", respondeu D. Manuel.
Este é um princípio decisivo para quem queira estar na religião/religiões com dignidade: Deus não precisa que O defendam; as pessoas sim. Porque é isso que Deus quer, o seu único interesse são as pessoas. Já Santo Ireneu o disse: "Gloria Dei homo vivens": a glória de Deus é o homem vivo, realizado, pleno, feliz. Quantas vezes a pretensa defesa de Deus e da sua glória levou à humilhação, ao espezinhamento, à brutalidade sobre outros homens, a guerras, a terrorismos... Em nome de Deus!

2. De 3 a 5 deste mês de Fevereiro, quando se celebram os 800 anos do encontro entre Francisco de Assis e o sultão Al-Malik, o Papa Francisco, recebido com as maiores honras de Estado pelo príncipe herdeiro de Abu Dhabi, esteve nos Emiratos Árabes Unidos para uma visita que também fica para a História. Dois acontecimentos fundamentais ocuparam as 48 horas da visita: promover e fortalecer o diálogo inter-religioso, especialmente com os muçulmanos, e uma Missa para os católicos, que serão uns 900.000 no país.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

Pedro Mexia na revista E do EXPRESSO - Crucifixos nas salas de aula



NOTA: Com a devida vénia, publico a crónica de Pedro Mexia, com a qual concordo inteiramente. Aliás, isto acontece com bastante regularidade. O assunto é pertinente, como pode ser confirmado. E a teoria da escritora italiana, com ligações ao PCI, apresentada em 1988, tem perfeito cabimento em momentos de reflexão, quando se abordam questões de símbolos nas escolas. 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Abuso de religiosas em congregações

Papa Francisco no avião no regresso de terras do Corão 

Quando ouvi o Papa Francisco denunciar casos de abusos de religiosas em congregações católicas, “que estão a ser punidos”, nem quis acreditar. Aquando da pedofilia, levada a cabo por padres e bispos sobre crianças indefesas, qualquer pessoa, crente ou não crente, não pode deixar de sentir repugnância por gente sem escrúpulos e sem temor de Deus. Será que tais criminosos, habituados a manejar os livros sagrados e a comungar o Corpo de Cristo, acreditam mesmo em Deus? Será que ainda possuem alguma noção do mal que fizeram, à sombra das vestes que usam e dos cargos que desempenharam? Ou serão pessoas sem alma, sem princípios, sem moral e sem noção do pecado?
Como deve estar o Papa Francisco, com casos destes para resolver? E agora, notícias que nem sequer poderia admitir, como é possível haver situações  destas sobre religiosas comprometidas com Deus e com o mundo, em ambiente de oração?

Ler aqui 

"O Ilhavense" não pode morrer

“O Ilhavense” vai encerrar portas. Li esta notícia no “Correio do Vouga” e coloquei-me no lugar do meu bom amigo José Sacramento que foi o “pai” carinhoso do jornal que retratava o dia a dia de Ílhavo e região com paixão. Chegava muito para além das terras ilhavenses, onde quer que vivessem e trabalhassem gentes destas terras banhadas pela ria e pelo oceano. 
Todos sabemos que as novas tecnologias não regulam os seus valores e interesses pelo coração, porque o que importa é dar a notícia em cima da hora, ao simples toque do telemóvel e sem mais explicações. E como ainda há quem goste de saborear a leitura folheando o periódico, que alguns ainda guardam num qualquer recanto para mais tarde recordar, apetece-me pedir aos ilhavenses que não deixem morrer quem tanto deu à terra. 
Aqui deixo um abraço solidário ao meu amigo José Sacramento, na esperança de que ainda surja alguém que salve “O Ilhavense” e a sua história da morte anunciada. 

Fernando Martins 

Georgino Rocha: Deixando tudo, seguiram Jesus

Georgino Rocha
"Por Aquele que se mostrara de modo tão assombroso, estão dispostos a deixar barcos e redes, horas felizes de convívio e pescaria, de brisa e maresia. Começam a sonhar com outros mares e a afeiçoar-se a ser pescadores de homens, como o Mestre lhes anuncia"


Jesus está na margem do lago de Tiberíades. Numerosa multidão o acompanha e aperta para ouvir os seus ensinamentos. Vinha das populações vizinhas e também da Judeia onde ele havia pregado. Move-a a novidade da mensagem e o estilo de vida de Jesus, que atraía e irradiava. Move-a o sentido de confiança crescente que se irá confirmar com o episódio da pesca abundante. Move-a a ânsia profunda de ouvir a palavra de Jesus, mesmo depois de o ver afastar-se na barca de Pedro. Lucas, o autor da narração, faz um relato simbólico, que dá rosto ao agir histórico de Jesus na sua relação com os discípulos; portanto connosco. Vamos deter-nos em alguns passos. (Lc 5, 1-11).
“Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago”. Quer dizer o seu olhar desloca-se, deixa a multidão e procura um meio de ajuda. Precisa de outro espaço. Quer libertar-se do aperto em que se encontrava, procurar distância para se fazer ouvir, até porque as águas transmitem mais facilmente os sons e as palavras, iniciar um processo de envolvimento pessoal de Simão, Tiago e João, pescadores chegados da faina malograda.
Também, hoje, quantas barcas paradas nas margens da vida após noites de labuta intensa e sem resultado. Quantos sonhos desfeitos em corações jovens que alimentavam novas ousadias! Quantas amarras à liberdade a quem sente os impulsos do amor e deseja a verdade! São milhões os que, após um desaire, ficam nas margens da vida, sem terem quem se lembre deles e lhes dê a mão, pedindo um serviço. Ex-presos, drogados, sem tecto, indocumentados e tantos outros aí estão a dar rosto a esta tremenda realidade.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Obra da Providência - Subsídios para a sua história


No próximo dia 1 de março, pelas 21 horas, no salão nobre da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, vai ser apresentado o livro “Obra da Providência — Subsídios para a sua história”, da minha autoria. Convidam-se todos os amigos desta instituição, uma das mais antigas da nossa terra, a participar neste evento.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

A Princesa Joana nasceu neste dia

6 de fevereiro

Ícone de Santa Joana

Celebra-se hoje, 6 de fevereiro, o nascimento da Princesa Joana, que veio a ser a  padroeira da Cidade e Diocese de Aveiro. O povo canonizou-a pelas suas singulares virtudes, bem emolduradas por gestos de grande humildade. Eu sei que não faltam registos da sua vida plena em prol dos desfavorecidos, que seriam inúmeros no século XV, com a laguna aveirense, de águas estagnadas, a semear doenças por estas bandas. A Princesa não fugiu da sua "pequena Lisboa", porque era corajosa e seguidora do Senhor da vida. 
Seria interessante  continuarmos a falar da nossa Padroeira, sobretudo aos mais jovens, para que a sua memória perdure no tempo, aproveitando as datas marcantes da sua estada entre nós. É o que faço hoje.
Neste dia, socorro-me do livro "Aveiro, suas gentes, terras e costumes", que mais não é do que uma seleção de textos de D. João Evangelista de Lima Vidal, organizada pelo Padre João Gonçalves Gaspar e publicada em 1967, com edição da Junta Distrital de Aveiro. Nele, D. João Evangelista, primeiro bispo da restaurada Diocese de Aveiro,  diz assim: 

"Não há dúvida de que S. Francisco de Assis teria alma para renunciar, não apenas a um lugar de mercador ou de caixeiro na casa paterna, mas a uma realeza, a uma coroa, a um ceptro, a todas as grandezas e vaidades do mundo; objectivamente, não fez um sacrifício tão grande como Santa Joana que, por amor de Deus e para poder dizer ao mundo que não, renunciou a um trono e, em vez de ser uma rainha, foi uma serva! 
Todos os escritores de Santa Joana são unânimes em dizer que a escolha de Aveiro não teve outro propósito senão recolher-se a prófuga dos Paços Reais de Lisboa ao mosteiro mais pobre que se conhecia por esse tempo na Pátria. O seu túmulo é grandioso, é certo; mas lá dentro, daquelas cinzas humilhadas pela pobreza voluntária, pela penitência, pelos sacrifícios, sai cá para fora, através de todos aqueles mármores, de todos aqueles mosaicos, de todo aquele esplendor tumular, o grito desconcertante da alma da Santa:  Não! 
O nosso mandato no mundo é fazermo-nos semelhantes a Cristo; não a Cristo com arminhos ao ombro, não a Cristo sentado em leito das voluptuosidades  isso não é Cristo  mas a Cristo pregado na cruz. E tudo o que seja uma traição a este mandato, um esquecimento desta missão, que oiçam a voz que clamam daqui, do fundo deste sepulcro, as cinzas da Santa:  Não!" 

Fernando Martins 

Notas: 

1. A Princesa Joana, filha de D. Afonso V e de D. Isabel, nasceu a 6 de fevereiro de 1452, tendo sido batizada oito dias depois. Nessa altura, foi declarada herdeira do trono. Faleceu em Aveiro, em 12 de Maio de 1490, cerca das duas horas da madrugada, e a sua morte causou grande consternação. A notícia espalhou-se tão rapidamente, diz o Calendário Histórico de Aveiro, que, momentos depois, a igreja de Jesus estava apinhada de fiéis. 

2. Em 4 de Abril de 1693, a Princesa Joana foi beatificada e em 1711, no dia 23 de Outubro, os seus restos mortais foram transladados para o túmulo de mármores polícromos, que pode ser apreciado no Museu de Aveiro.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Notas do meu diário: A lareira acesa



Nestes dias de frio, o que me salva é a fogueira que me aquece e me obriga a sair da comodidade do sofá. Quando a fogueira esmorece e corre o risco de se apagar, salto apressado para acudir à salamandra que se quer viva e desafiante. E faço isto vezes sem conta. Senta e levanta, olhos no livro e no lume, corre à garagem para carregar mais uns cavacos, abre lentamente a entrada do ar para a fogueira atiçar, volta a sentar por uns minutos... e assim vou vivendo ao sabor e às ordens do fogo. 
Neste vaivém, veio à minha memória uma estória lida um dia destes no livro de Umberto Eco, “Aos Ombros de Gigantes”, que me ocupa as horas vagas, com entradas pela noite, quando predomina o silêncio cá por casa. A estória a que me refiro, que desejo contar pela lição que oferece, é assim: 
Umberto Eco diz que comprou nos anos 70, uma casa de campo com lareira, “uma bela lareira”, tinham os seus filhos dez e 12 anos, compra essa que se traduziu numa experiência relacionada com o fogo, com a lenha que arde, com a chama, sendo para eles “um fenómeno absolutamente novo”. 
O famoso escritor, filósofo e medievalista, relata que, “quando a lareira estava acesa, eles já não procuravam o televisor. A chama era mais bela e variada do que qualquer programa, contava histórias infinitas, renovava-se a cada instante, não seguia esquemas fixos, como o programa televisivo”.
Umberto Eco tinha  razão. 

Fernando Martins

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Almeida Garrett nasceu neste dia de 1799

Efeméride: 4 de fevereiro de 1799


João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu neste dia do ano 1799. foi um escritor e dramaturgo romântico, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português. Evoco-o hoje pelos seus méritos conhecidos de todos quantos se interessam pela literatura. E do muito que escreveu, transcrevo um texto que todos os ílhavos conhecem, ou deviam conhecer. 
Aqui fica a minha homenagem.

E os ílhavos saíram vencedores...

(...)
«Ora os homens do Norte estavam disputando com os homens do Sul: a questão fora interrompida com a nossa chegada à proa do barco. Mas um dos ílhavos – bela e poética figura de homem –, voltando-se para nós, disse naquele seu tom acentuado: “Pois aqui está quem há-de decidir: vejam nos senhores. Eles, por agarrar um toiro, cuidam que são mais que ninguém, que não há quem lhes chegue. E os senhores, a serem cá de Lisboa, hão-de dizer que sim. Mas nós...”
– “Nenhum de nós é de Lisboa: só este senhor que aqui vem agora.”
Era o C. da T. que chegava.
– “Este conheço eu; este é dos nossos!” bradou um homem de forcado, assim que o viu: “Isto é um fidalgo como se quer. Nunca o vi numa ferra, isso é verdade; mas aqui de Valada a Almeirim ninguém corre mais do que ele por sol e chuva, e há-de saber o que é um boi de lei, e o que é lidar com gado.”
– “Pois oiçamos lá a questão.”
–“Não é questão”, tornou o Ílhavo: “mas, se este senhor fidalgo anda por Almeirim, para Almeirim vamos nós, que era uma charneca outro dia, e hoje é um jardim, benza-o Deus! – mas não foram os campinos que o fizeram, foi a nossa gente que o sachou e plantou, e o fez o que é, e fez terra das areias da charneca.”
– “Lá isso é verdade.”
– “Não, não é! Que está forte habilidade fazer dar trigo aqui aos nateiros do Tejo, que é como quem semeia em manteiga. É uma lavoura que a faz Deus por Sua mão, regar e adubar e tudo: e o que Deus não faz, não fazem eles, que nem sabem ter mão nesses mouchões co plantio das árvores: só lá por cima é que algumas têm metido, e é bem pouco para o rio que é, e as ricas terras que lhes levam as enchentes.”
– “Mas nós, pé no barco pé na terra, tão depressa estamos a sachar o milho na charneca, como vimos por aí abaixo com a vara no peito, e o saveiro a pegar na areia por não haver água... mas sempre labutando pela vida.”
– “A força é que se fala” tornou o campino, para estabelecer a questão em terreno que lhe convinha: “A força é que se fala: um homem do campo que se deita ali à cernelha de um toiro que uma companhia inteira de varinos lhe não pegava, com perdão dos senhores, pelo rabo!...”
E reforçou o argumento com uma gargalhada triunfante, que achou eco nos interessados circunstantes que já se tinham apinhado a ouvir os debates.
Os ílhavos ficaram um tanto abatidos; sem perderem a consciência de sua superioridade, mas acanhados pela algazarra.
Parecia a esquerda de um parlamento quando vê sumir-se, no burburinho acintoso das turbas ministeriais, as melhores frases e as mais fortes razões dos seus oradores.
Mas o orador ílhavo não era homem de se dar assim por derrotado. Olhou para os seus, como quem os consultava e animava, com um gesto expressivo, e voltando-se a nós, com a direita estendida aos seus antagonistas:
– “Então agora como é de força, quero eu saber, e estes senhores que digam, qual é que tem mais força, se é um toiro ou se é o mar.”
– “Essa agora!...”
– “Queríamos saber.”
– “É o mar.”
– “Pois nós que brigamos com o mar, oito e dez dias a fio numa tormenta, de Aveiro a Lisboa, e estes que brigam uma tarde com um toiro, qual é que tem mais força?”
Os campinos ficaram cabisbaixos; o público imparcial aplaudiu por esta vez a oposição, e o Vouga triunfou do Tejo.»

Almeida Garrett


In "Viagens na minha terra"
Nota: O fidalgo "C da T" era o Conde da Taipa

Efeméride - Início da Guerra Colonial

4 de Fevereiro de 1961


Em Angola, neste dia, em 1961, começou a guerra colonial portuguesa, ao abrigo das políticas defendidas por Salazar, que proclamavam que Portugal era um país multicultural, multirracial e multicontinental, uno e indivisível. Nas escolas, desde tenra idade, todos eram doutrinados para estes princípios, de que Portugal se estendia do Minho ao Algarve, chegando a Timor e Macau, depois de passar por Angola e Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, Açores e Madeira. A guerra está na memória da minha geração, pelas mortes que custou, pelos traumas que provocou, pelos mutilados que deixou. Tudo isto tende a ficar esquecido, mas tal não é fácil para os que por lá passaram e para milhares de famílias que viram partir para a luta tantos dos seus filhos. Muitos por lá ficaram.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

DO PANAMÁ PARA PORTUGAL

Anselmo Borges
1. Nesta sua presença de 5 dias nas Jornadas Mundiais da Juventude no Panamá, o Papa Francisco também visitou um centro de detenção de jovens, que é modelar, pois, com a ajuda de assistentes sociais, psicólogos e peritos de várias especialidades, prepara os jovens para a sua integração na sociedade, sendo também obrigatória a sua participação em cursos de formação profissional e de desenvolvimento humano. Francisco animou-os: “Que ninguém vos diga nunca: ‘não vais conseguir’. Deus não vê rótulos nem condenações, vê filhos.” 
Foi ali que um jovem preso contou ao Papa a sua história: que desde pequeno sempre sentira um vazio interior, a falta de um olhar carinhoso de pai; um dia, encontrou esse olhar em Deus, mas, depois, caiu e agora encontrava-se ali cumprindo uma pena; e disse-lhe, do fundo do seu contentamento, que havia de ser um grande chefe. Francisco ouviu com atenção e carinho, como só ele sabe escutar. E o jovem comentou enternecida e admirativamente: “... Que alguém como você tenha arranjado tempo para ouvir alguém como eu, um jovem privado da liberdade!... Não sabe a liberdade que sinto neste momento!” O jesuíta Diego Fares comentou: “Talvez tenha que ser um preso para valorar quem o Papa é e o que faz.” 
 Ao longo desta sua viagem, Francisco encontrou-se com políticos, bispos, padres, religiosos e religiosas, fez discursos para as centenas de milhares de jovens, vindos de 155 países, mas encontrou tempo para escutar a história deste rapaz e assim escreveu mais um capítulo da sua encíclica, que não é de palavras, mas de gestos, encíclica que dá sentido a todas as suas encíclicas e discursos. Jesus também assim procedeu. 

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Eduardo Lourenço: "Não sou um grande pensador, o mundo é que pensa"

"Não creio que a Bíblia naufrague, 
mesmo numa civilização tão desapiedada (...) 
como a nossa."

Eduardo Lourenço
«"Não sou um grande pensador, o mundo é que pensa e eu tento imaginar o que ele me está a dizer. O mundo já não tem aquela leitura tradicional que herdámos do século XIX, em que o livro era o começo, o princípio e o fim da nossa experiência com o mundo e com nós próprios", disse Lourenço.
"O nosso livro fundamental é a Bíblia, pelo menos até agora. Não creio que a Bíblia naufrague, mesmo numa civilização tão desapiedada, tão violenta internamente, tão pouco cheia de misericórdia como é a nossa nestes tempos que correm".»

Ler mais em  Euronotícias 

Notas do Meu Diário: Desassoreamento da Ria

Laguna em maré baixa
É público que a Ria de Aveiro está assoreada há muito. É sina sua e nossa, desde que me conheço. E o Governo, como é público, vai avançar daqui a umas semanas com trabalhos de desassoreamento. 
Nas meus escritos sobre a região lagunar, tenho por costume cantar loas à beleza da nossa terra, com a Ria a ocupar um espaço especial. A Ria de Aveiro fascina-nos. É um facto. Ainda há tempos, quando falei dos seus canais, a maioria dos quais nunca visitei com olhares críticos, alguém opinou, sublinhando que estão assoreados, sendo, por isso, impossível navegar por eles. E não duvidei. 
O desassoreamento que vai ser feito implica uma despesa enorme, da ordem dos 17,5 milhões de euros, e depois dos trabalhos executados e pagos cada um vai à sua vida. E com a Ria acontece o mesmo, como desde a sua origem, há uns mil anos. Então que fazer? A meu ver,  o desassoreamento devia ser mais frequente, com as entidades competentes a saírem dos seus gabinetes para denunciarem as zonas assoreadas e atuarem de imediato e em conformidade. É lirismo da minha parte? Talvez. 
Bom fim de semana

F. M.

Notas do Meu Diário: Em Portugal, a culpa morre solteira...




Em Portugal, a culpa morre solteira imensas vezes. Os processos de corrupção e compadrios, entre outros grandes crimes, nunca mais chegam ao fim e nem é preciso citá-los. No caso da derrocada da estrada de Borba, onde morreram pessoas, está toda a gente à espera de se saber quem foram os culpados. Será que algum dia se virá a saber quem não reparou, por obrigação, que a derrocada estava a ameaçar?
Agora vem o inquérito parlamentar descobrir que a CGD emprestou milhões sem as mínimas garantias de um dia ser reembolsada pelas empresas beneficiadas. E quem alimenta tudo isto?  Tem de ser o povo português, está claro.
Ao que chegou a nossa democracia...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Jesus, expulso da cidade, segue o seu caminho

Georgino Rocha
"Felizes os que são coerentes 
e fazem o que creem, 
e creem o que o Evangelho ensina"

A esplanada da sinagoga de Nazaré, após a celebração em que Jesus intervém, torna-se palco de um acontecimento notável que marca o início simbólico do caminho para Jerusalém. A seguir à homilia, a assembleia reage cheia de entusiasmo e admiração, dando testemunho “a seu favor pelas palavras cheias de graça que saíam da sua boca”. Dir-se-á que é uma reacção coerente com a novidade anunciada e compreendida, com a linguagem de Jesus, o leitor mensageiro, com as expectativas dos participantes no rito do culto semanal. Dir-se-ia que Jesus seria ovacionado no final e coroada de êxito a sua primeira vinda oficial à terra natal. Mas o ser humano é instável e a sua curiosidade insaciável. Surgem as perguntas de pesquisa sobre a identidade de Jesus. E com elas a suspeita e a disputa. Vamos acompanhar o desenrolar do episódio que o Evangelho de Lucas (Lc 4, 211-30) nos deixa como “portal” do que vem a acontecer na caminhada para Jerusalém.
“Este episódio do rechaço de Jesus em Nazaré tem um caracter simbólico: em certo sentido é uma síntese de todo o evangelho, afirma o comentador do nosso texto na Homilética, 2019/1, p. 42. E prossegue dizendo que “Jesus irá experimentando um fracasso cada vez maior (até os seus próprios amigos o abandonam e um dos mais íntimos o atraiçoa).

O entusiasmo dos nazarenos constitui o início da alegria que desabrocha em quem segue Jesus nos caminhos da missão. O número vai aumentando chegando a ser uma pequena multidão. E mostra-se em gritos e aclamações públicas, em encontros de rua e festas de família, em convites e refeições, e em tantos outros modos. Seguir Jesus dá sentido à vida, revigora energias, alimenta a esperança, desinstala, cria laços de pertença, traça novos ritmos.
Mas esta adesão inicial esgota-se rapidamente se não for alimentada e robustecida pela convicção firme, fruto da razão inteligente iluminada pela graça da fé. Como é urgente dar-lhe suporte consistente? Vem a propósito a advertência de Jesus: Casa construída sobre areia está sujeita a derrocada ao primeiro vendaval. E vem a propósito trazer à memória eventos apostólicos de grande sucesso imediato que se esgotam no momento do encerramento. A intensidade da experiência vivida dilui-se e acaba por ser apenas memória saudosa e gérmen de nostalgia frustrante. Reganhar ânimo e começar de novo exige grande confiança em Deus e paciência criativa.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Prémio Rei de Espanha para o fotógrafo Nuno Ferreira


«O fotógrafo Nuno André Ferreira, da agência Lusa, venceu por unanimidade o Prémio Rei de Espanha de Jornalismo, com a fotografia "O Nosso Presidente Marcelo", foi divulgado esta quarta-feira.
A fotografia, publicada pela agência Lusa em 19 de outubro de 2017, foi captada em Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, e mostra Marcelo Rebelo de Sousa solidário com um agricultor, inconsolável, uma das vítimas dos incêndios.
Segundo o comunicado o júri "valorizou o fator emocional e a componente humana que permite adivinhar uma tragédia sem necessidade de se ver a zona devastada".»

Li e vi na Renascença

Festa da Barra de Aveiro

Procissão pela Ria em honra da Senhora dos Navegantes, com  nova versão da  Festa da Barra de Aveiro
A Festa da Barra de Aveiro tem a sua história e continua a fazer história. Ainda bem, porque o que é bom tem de ser preservado e melhorado. Laudelino de Miranda Melo também contou a sua versão, com algumas estórias pelo meio. É legitimo e sabe bem, que a literatura é arte. Aqui a partilho, copiada, com a devida vénia, do "Arquivo do Distrito de Aveiro"

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Não devolva à natureza o que não é natural


Ora aqui está uma recomendação que merece ser divulgada e partilhada nas redes sociais, bem como por outras formas de comunicação, por tão urgente ser ela. Não é fácil convencer o povo, das mais variadas idades e condições sociais, do perigo que todos corremos pelas ofensas que infligimos à mãe Terra, mas é sempre tempo de dar os primeiros passos.
A iniciativa partiu dos Portos de Aveiro e Figueira da Foz.

Vi  aqui 

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Património: Búzios da Terra Nova


A amizade entre Américo Teles e Pierre Delpeut – exímio malacologista – permitiu que, na década de setenta do século XX, a coleção do especialista fosse integralmente doada ao Museu Marítimo e Regional de Ílhavo. 
Os espécimes reunidos ao longo de vinte anos são representativos de quase todos os mares e oceanos mundiais, dos quais destacamos os exemplares provenientes dos mares da Terra Nova e Gronelândia capturados pelos pescadores do bacalhau. 
A “receita” para a captura destes espécimes provenientes da América do Norte está vertida numa troca de correspondência entre Pierre Delpeut e Américo Teles, na qual se refere que “[…] um simples aro metálico, com um metro de diâmetro, pouco mais ou menos, com um bocado de serapilheira um pouco maior, não esticada, e de forma a fazer bolsa, com alguns restos de peixe como isca, ficando no fundo por algumas horas, por baixo do navio ancorado ou de preferência com uma pequena boia servindo de fluctuador, constitui uma ratoeira para buzios muito empregada na América do Norte, que pode ser produtiva nos sítios em que os buzios são abundantes, e que pouco ou nenhum trabalho dá.[...]”. 
Estas informações eram transmitidas a determinados elementos das tripulações dos navios bacalhoeiros incumbidos de capturar os espécimes vivos e de os manter em perfeito estado. Quando entregues a Américo Teles, eram expedidos para Pierre Delpeut encarregue de os avaliar e trocá-los com os “[…] colegas de conchiologia.[...]”. 

Excertos retirados de uma carta enviada por Pierre Delpeut a Américo Teles, datada de 9 de janeiro de 1961. 

NOTAS: 
1. O texto foi publicado na Agenda "Viver em... Fevereiro" da CMI;
2. A foto que ilustra este texto no meu blogue, de minha autoria, não sei se faz parte da coleção referida.

A alegria espontânea e convincente do povo


“Aprender com o Povo a Alegria Sã do Evangelho”, o mais recente livro do Pe. Georgino Rocha, é uma confissão vivida e meditada do autor, conhecido sacerdote do presbitério de Aveiro. Apresentá-la assim, publicamente e em livro, para que não haja dúvidas, traduz uma coragem e um desafio singulares, que partilha com os seus amigos, leitores e mesmo desconhecidos. É que o povo, a matriz que o inspirou, é muito genuíno nas vivências quotidianas do Evangelho.
O autor recolheu ao longo da vida, não apenas na diocese aveirense mas um pouco por diversos horizontes, mesmo em terras de missão, exemplos que atestam aquela verdade, enriquecidos por reflexões, testemunhos e relatos de experiências que merecem ser lidos e meditados, à luz da alegria espontânea e convincente do povo. Alegria essa também retratada na capa, com um rancho folclórico de uma qualquer região a marcar o ritmo, que o autor soube captar com feliz intuição. 
Ao debruçar-me sobre os 12 capítulos do livro — “Aprender com o Povo a Alegria Sã do Evangelho”—, dei-me conta da caminhada serena do autor alimentada pelo sentido da descoberta do muito que a gente simples tem para oferecer ao nível da busca de Deus em Jesus Cristo, para O refletir na vida. «A piedade popular manifesta uma riqueza complexa de emoções e uma abundância exuberante de expressões, engloba a vida toda dos que a assumem e praticam», dando «sentido à procura de Algo que se pressente envolvido no dia-a-dia e transcende cada realização humana, abrindo-lhe horizontes de maior plenitude», disse.
Reconhecendo que a religiosidade natural é própria da relação com a criação, as criaturas e o universo, Georgino Rocha sublinha que «o ser humano vive uma interação cosmo-vital com as forças emergentes da natureza, vivenciando «uma sabedoria qualificada» com o hinduísmo, budismo, confucionismo, religião tradicional africana e outras, com as quais o Vaticano II prescreveu «um diálogo cultural», que fosse «fonte de mútuo enriquecimento».

domingo, 27 de janeiro de 2019

Bento Domingues: Contra os muros

Bento Domingues

"Não há alternativa feliz à união na diferença. Fora desta só podem existir dominadores e dominados"


1. A fraternidade de horizonte universalista é de origem cristã. Basta abrir o Novo Testamento. O Evangelho de S. Marcos atribui a loucura de fazer família com quem não era da família ao próprio Jesus de Nazaré. S. Lucas vê no Espírito do Pentecostes o começo da autêntica união na diferença. Para S. Paulo, os que foram banhados no Espírito de Cristo devem testemunhar que o mundo de separações e privilégios acabou: não há nem judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher. Mais ainda, a humanidade inteira é um só corpo de muitos membros, uma comunidade de muitos carismas. Foi o tema paulino de domingo passado e é, também, o deste domingo. As metáforas usadas convergem num ponto: as pessoas precisam todas umas das outras para afirmarem a própria identidade, pois esta é uma identidade de relação e não de isolamento. 
Cristo, o Homem Novo, derrubou os muros de separação, estabelecendo a paz e a amizade. Judeus e gentios são concidadãos na família de Deus. Esta afirmação da carta aos Efésios é de alcance universal, para todos os tempos e para todos os povos. 
Dir-se-á: são metáforas, artes de falar e não de realizar. De facto, não são receitas, mas não são inócuas. São caminhos, são pontes e devem constituir testemunhos de que outro mundo é possível. 
O Papa Francisco, ao insistir, com ênfase, na reabilitação da política, toca numa urgência. Quando alguém diz não quero nada com a política, está a tornar-se sua vítima. O melhor talvez seja trabalhar na sua modificação. 

Francisco de Assis e o Sultão Al-Kamil

Anselmo Borges
«A religião tem de ter lugar no espaço público, pois é uma dimensão do humano e faz parte da cultura.»


1. Não há dúvida nenhuma de que o cristianismo é actualmente a religião mais perseguida no mundo. Há bastante tempo que se vai concretizando o que parece ser um plano para acabar com a presença dos cristãos no Médio Oriente. Quase desapareceram da Palestina e vão-se extinguindo na Síria e no Iraque e mais lentamente no Egipto e no Líbano. Se em 1950 os cristãos na Palestina representavam à volta de 15 por cento da população, actualmente serão uns 2 por cento. 
O relatório da Open Doors (Portas Abertas), com a Lista Mundial da Perseguição referente ao ano de 2018, é dramático, pois a perseguição aos cristãos no mundo continua a crescer. Só na lista dos primeiros 50 países onde os cristãos vêem os seus direitos mais limitados pelo facto de serem cristãos, o seu número eleva-se a 245 milhões, cifra que deve ser muito maior, já que pelo menos em 73 países do mundo os níveis de perseguição são “altos”, “muito altos” ou “extremos”: entre Novembro de 2017 e Outubro de 2018, 3731 cristãos foram mortos por causa de seguirem Jesus e 1847 igrejas foram atacadas. 
A Ásia e a África são os continentes mais hostis aos cristãos. Um em cada nove cristãos sofre perseguição em todo o mundo; na Ásia, um em cada três e na África, um em cada seis. Na Lista da Perseguição Mundial, os três primeiros lugares são ocupados pela Coreia do Norte (há 17 anos que ocupa o primeiro lugar), pelo Afeganistão e pela Somália, respectivamente. A Nigéria, onde houve cerca de 2000 cristãos mortos por causa da sua fé, ocupa o décimo quarto lugar da lista dos 50 países com maior perseguição. O Paquistão é considerado o país onde a violência anticristã atinge o seu nível máximo. Causa preocupação o que se passa na Índia por causa do radicalismo hindu e na China sobretudo por causa da posição do Partido Comunista em relação à religião. As novidades na Lista dos 50 países são o Nepal e o Azerbaijão. A situação na Líbia, que ocupa a sétima posição na escala, causa particular preocupação. Com a retirada do autoproclamado Estado Islâmico, os níveis de perseguição no Iraque e na Síria desceram, embora continuem a ocupar lugares muitos altos na Lista: oitavo e décimo quinto lugares, respectivamente. 

Um poema de Senos da Fonseca para este domingo


sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Cantar dos Reis apesar do frio




No respeito pela tradição, que ainda não conseguimos localizar na história da região, recebemos hoje o Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré, que nos honra anualmente com o Cantar dos Reis. 
Ao ouvir os cânticos que nos trouxeram, com vozes e instrumentos afinados, que bem sabemos trautear desde há muito, ficou-nos o consolo de recordar outros formas de alegria. E com eles, saltaram para o presente as mesmas melodias que grupos informais nos ofereciam em troca de umas moedas para uma festança entre os seus membros.
Quando o GEGN oficializou o Cantar dos Reis, ou Janeiras, como memória a preservar, nos seus reportórios, senti um certo alívio, pois esse gesto traduz uma garantia muito meritória, que beneficiará futuras gerações. Oxalá que o Etnográfico por cá venha muitos anos, que sempre o receberemos com gosto.

Eu tenho dias...



Não sei se os meus amigos, no ativo ou na reforma, têm sempre vontade de fazer coisas nas horas que se espalham entre o levantar e o deitar. Eu tenho dias… Ora me apetece cirandar à volta dos tachos, na cozinha, está bem de ver, ora me apetece fugir dela a sete pés. Ora me apetece ler, e tenho imensas coisas mesmo à minha frente à espera, ora fico pasmado numa modorra terrível. Ora me apetece escrever, e há tanto para dizer, ora fujo do PC como o diabo da cruz. Ando assim. À mão, mesmo com canetas e esferográficas de alguma ou boa qualidade, nem pensar. 
Tenho dias de olhar para as janelas, de me aventurar numa curta saída, de trocar impressões com quem chega, mas logo sonho com a comodidade da minha tebaida, com o silêncio, com certa solidão tantas vezes apetecida. Julgo que será do frio, da chuva irritante, da humidade, das pessoas enchouriçadas com os agasalhos, dos olhares tristes, sei lá! 
Ou então serei eu o culpado de não ter imaginação para aceitar o tempo que nos é dado viver. Amanhã será outro dia. 
Bom fim de semana.

Fernando Martins

Reflexão de Georgino Rocha: Olhos fixos em Jesus

"O Evangelho é a proclamação do amor 
com que somos amados"


Jesus regressa a casa, após a sua primeira viagem missionária na Galileia. Fora uma experiência rica, de que se destaca a visita a aldeias e o encontro sanador com pessoas, o baptismo no rio Jordão e a permanência no deserto, onde se debate com tentações diabólicas que “atingem” as suas opções para realizar a missão de que se sentia portador. A reacção popular fora muito positiva. O seu nome torna-se conhecido e a fama apreciada. “Era elogiado por todos”. Jesus volta da Galileia, com a força do Espírito, que se havia manifestado no seu baptismo.

Lucas, o autor do relato, não nos deixa referências à partilha de episódios e de vivências com a família. Quer centrar a narração na ida à sinagoga de Nazaré, evitando essas curiosidades. Por isso refere a abrir a cena: “Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-se para fazer a leitura”. Vamos seguir o desenrolar da celebração protagonizada por Jesus, detendo-nos em pontos-chave para a nossa participação litúrgica.

As leituras de hoje trazem-nos à memória com grande vigor e clareza a realidade admirável da assembleia do povo reunido para celebrar a fé e viver a missão. A primeira relata a que se realizou no tempo de Esdras e Neemias, em Jerusalém, no largo em frente da Porta das Águas, cinco séculos antes da nossa era; a segunda é de uma beleza rara e descreve o que é a Igreja, visualizando a função de cada de nós e recorrendo à composição do corpo humano. “Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros do corpo, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim também sucede em Cristo”. E São Paulo exorta os cristãos a que reconheçam os dons recebidos e os coloquem ao serviço de Deus na comunidade e nos espaços onde vivem.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Dia Mundial da Liberdade: 23 de janeiro




Quando se fala de liberdade, logo a associamos ao 25 de Abril de 1974. Realmente, até aí, não tínhamos a ideia exata do que era isso. As pessoas mais politizadas, isto é, com o conhecimento do que era um país democrático, onde cada cidadão tinha o direito e a obrigação de escolher os que haveriam de governar o país, com partidos políticos a apresentarem diversos conceitos de governação, podendo o povo, também, exprimir-se livremente, essas lutaram com coragem para que a ditadura fosse erradicada de uma vez por todas. E surgiu o 25 de Abril. Mas hoje, queremos tão-só abordar o assunto da Liberdade, um dos conceitos em que se apoia a Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada em 10 de dezembro de 1948. 
O Dia Mundial da Liberdade foi criado em 23 de janeiro pela ONU e proclamado pela UNESCO, com o objetivo de promover o direito de cada pessoa poder fazer as suas escolhas, planear o seu futuro e determinar as suas opções de vida, sem constrangimentos de qualquer ordem. Importante se torna, contudo, não confundir liberdade com libertinagem, porque a liberdade pressupõe, inevitavelmente, a obrigação de se respeitar a escolha, o projeto e a opção de cada ser humano. 

Fernando Martins

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Só hoje o balanço do ano no Pela Positiva

Não é muito fácil fazer o balanço do ano relativo ao meu blogue Pela Positiva. Foram 646 textos que publiquei, meus e dos meus amigos e colaboradores, a quem agradeço tanta generosidade. Mas também editei notas de organizações e serviços, de instituições e de pessoas que admiro, sobretudo ligadas ao mundo das artes, da espiritualidade e da cultura em geral. E aqui ficaram testemunhos de gente simples, de quem pouco se fala, mas que tanto me ensinaram no dia a dia.
Uns dias mais cheios que outros, mas sempre com o pensamento em manter viva esta forma extraordinária de partilha com muitos visitantes dos mais diversos cantos do mundo, conhecido e desconhecido.
Durante 2018 fiz amizades, cultivei o gosto pelo desafio de uma intervenção dinâmica na sociedade, alimentei o prazer de apostar em atitudes pela positiva, de forma a afugentar pessimismos, desgostos de alguns, tristezas de tantos, mas também quis, e julgo que o consegui, dentro das minhas possibilidades, motivar alegrias, aplaudir vitórias, valorizar conquistas, mostrando à evidência que a vida, afinal, vale a pena ser vivida. E terei alimentado inimizades? Não tenho consciência disso. Se tal aconteceu peço desculpa.
Poesia, crónicas, postais ilustrados,  reportagens, política, livros, religião, espiritualidade, fotografia, vídeos, saberes, sabores, gostos, desgostos, gente da nossa terra, pessoas notáveis e simples, música, tradições, artistas, pintura, solidariedade, denúncia de injustiças, caridade, gestos de paz, protestos necessários, defesa dos marginalizados e dos feridos da vida, elogios a quem mereceu, viagens, sonhos, ilusões, anseios e projetos… De tudo um pouco aqui ficou, na esperança de que sirva a alguém, a começar por mim próprio.
Como não podia deixar de ser, vou continuar no Pela Positiva, enquanto tiver saúde e a amizade de tantos amigos e colaboradores. E a minha Lita, a quem por vezes falho na ajuda que lhe devo, saberá compreender.

Fernando Martins

As bodas de Caná oferecem pistas para a missão diaconal


Celebração do Dia do Diácono 
na Gafanha da Nazaré

Presidência da Eucaristia
Navio-museu Santo André
Jorge Rocha e filhos junto à campa do diácono Carlos Merendeiro

Diácono Simões e esposa na campa de Emanuel Caçoilo
Os diáconos permanentes da Diocese de Aveiro celebraram no domingo, 20 de janeiro, o Dia do Diácono, na Gafanha da Nazaré, num ambiente de convívio e reflexão, com um toque cultural, sob os auspícios de São Vicente, que adotaram como seu padroeiro e cuja festa ocorre a 22 do mesmo mês. Participaram os que puderam, com suas esposas. Ainda participou Jorge Rocha, filho do falecido diácono permanente Carlos Merendeiro, com sua esposa e filhos.
O prior da Gafanha da Nazaré, padre César Fernandes, que presidiu à Eucaristia, concelebrada também pelos padres José Manuel Pereira e João Sarrico, sublinhou o contributo dos diáconos permanente em favor das comunidades cristãs, reforçando a ideia de que “não podem regatear esforços, cada um com os seus dons e carismas”, para bem da Igreja de Jesus Cristo.
No cemitério da Gafanha da Nazaré, foram recordados os diáconos permanentes já falecidos, Carlos Merendeiro e Emanuel Caçoilo, com uma curta mas significativa cerimónia, proporcionada pelo padre José Manuel Pereira, responsável pelo diaconado permanente na Diocese de Aveiro, em representação do nosso Bispo, seguindo-se a deposição de ramos de flores nas campas dos restos mortais dos saudosos diáconos, que de forma tão expressiva se deram às comunidades que serviram
Partindo do episódio das Bodas de Caná, com “Maria, a Mãe de Jesus, atenta a tudo o que ocorre”, o padre Georgino Rocha, que acompanhou a formação dos diáconos permanentes da Diocese de Aveiro durante cerca de 30 anos, destacou, em mensagem que enviou para esta celebração,  a atitude dos “servos da mesa”, cujo serviço coincide com a missão dos diáconos nos tempos que vivemos. Assim: Aceitam a intervenção de uma mulher [Maria], “que não era usual entre os judeus”; acreditam no que ela diz, “pois Jesus era ainda um desconhecido”; ouvem e acolhem a nova orientação que lhes é dada; obedecem fielmente, ”apesar de terem de fazer trabalho suplementar”; são testemunhas da ação de Jesus, “perante o chefe responsável geral do protocolo”; e colaboram de forma discreta na resolução do problema, ”pois sem água não havia vinho novo, o da alegria da festa nupcial”.
Da parte cultural, destacamos a apresentação de alguns dados históricos referentes à Gafanha da Nazaré, nomeadamente, as origens do povoamento, a criação da freguesia e paróquia, em 1910, e, posteriormente, a elevação a vila e cidade. Mas também a inauguração da igreja matriz, em 14 de janeiro de 1912, e as obras de remodelação por que passou, bem como a fé dos gafanhões, profundamente mariana. Ainda foram indicados locais a visitar, como o Farol, o Forte da Barra e o Jardim Oudinot, entre outros monumentos. E o encontro dos diáconos encerrou com uma visita guiada ao Navio-museu Santo André, símbolo muito expressivo da pesca do fiel amigo, construído em 1948, na Holanda, por encomenda da EPA (Empresa de Pesca de Aveiro), tendo sido um campeão da pesca do bacalhau, sob o comando do capitão São Marcos, recentemente falecido.
O almoço foi servido na Casa José Engling, que nesta mesma data celebrou o 34.º ano da sua inauguração. O ambiente acolhedor mostrou que aquele recanto da nossa diocese é, realmente, um lugar onde é bom estar.

Fernando Martins

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