Serviço simpático e eficiente
Hoje, eu e a minha Lita fomos ao Espaço Cidadão, instalado na Câmara Municipal de Ílhavo, para renovar a Carta de Condução. Saímos de casa com pressa, para apanhar vez, porque a nossa experiência, de outras renovações em anos anteriores, na repartição instalada em Esgueira, não nos abria a porta ao otimismo. Ali, sala cheia de gente, com senha de acesso na mão e com os olhos postos na caixa luminosa, onde surgia o número a seguir, tínhamos de apelar à paciência para não desesperarmos. Mas desta feita, em Ílhavo, não foi assim.
Chegámos relativamente cedo, entrámos, levantámos a senha no local indicado por um funcionário e minutos depois, com a entrega do atestado médico, a diligente e simpática funcionária tudo despachou com ligeireza, depois de confirmar o processo. Deu instruções sobre o documento a apresentar no caso de haver intervenção da polícia, nas habituais ações de fiscalização na via pública.
Faço esta referência ao trabalho no Espaço Cidadão, na área da renovação das cartas, pela eficiência e rapidez com que fomos recebidos e atendidos. Julgo, pelo que observei, que nos outros setores daquele serviço haverá atendimento semelhante.
NOTA: Nós, portugueses, temos muito o hábito de criticar quem nos atende nos departamentos públicos. Certamente, com alguma razão em muitos casos. E se os maus atendimentos nos merecem protestos, penso que nos casos inversos temos a obrigação de louvar a simpatia, a eficiência e a competência. É o que faço hoje. Amanhã poderá ser diferente.