Já por várias vezes, responsáveis da banca portuguesa têm feito declarações públicas no sentido de se vir a cobrar uma taxa por cada operação que os portugueses façam nos terminais Multibanco, como sejam, por exemplo, levantar dinheiro, fazer pagamentos ou carregar cartões de telemóvel.
Pois, ontem, dia 4, foi a altura do Presidente da SIBS (sociedade que gere toda a cadeia dos terminais Multibanco), Vítor Bento, dizer que os portugueses poupam 190 milhões de horas em filas de espera, nos bancos ou noutras empresas, o equivalente a 750 milhões de euros, por ano, por utilizarem este serviço bancário.
O que este responsável da SIBS não disse foi quanto poupam os bancos (e o país) por não terem estas filas de clientes no interior das suas agências, com a natural sobrecarga de trabalho para os seus funcionários, para além da necessidade que haveria de aumentar o número destes e mesmo o número de agências bancárias, caso os portugueses não utilizassem os terminais de Multibanco.
Estamos, pois, perante uma informação parcial, ou mesmo tendenciosa, quem sabe para ir preparando o terreno para a implementação da dita taxa aos cidadãos portugueses.
Os banqueiros não brincam em serviço, nem falam por falar. Só não avançarão para esta cobrança se, de todo, for impossível. Estes senhores do dinheiro nunca desistem dos seus intentos!
Cabe aos cidadãos portugueses estarem informados e, se necessário, manifestar o seu descontentamento e repúdio, tanto junto da banca como do Governo, se tal se vier a justificar.
Vítor Amorim
Pois, ontem, dia 4, foi a altura do Presidente da SIBS (sociedade que gere toda a cadeia dos terminais Multibanco), Vítor Bento, dizer que os portugueses poupam 190 milhões de horas em filas de espera, nos bancos ou noutras empresas, o equivalente a 750 milhões de euros, por ano, por utilizarem este serviço bancário.
O que este responsável da SIBS não disse foi quanto poupam os bancos (e o país) por não terem estas filas de clientes no interior das suas agências, com a natural sobrecarga de trabalho para os seus funcionários, para além da necessidade que haveria de aumentar o número destes e mesmo o número de agências bancárias, caso os portugueses não utilizassem os terminais de Multibanco.
Estamos, pois, perante uma informação parcial, ou mesmo tendenciosa, quem sabe para ir preparando o terreno para a implementação da dita taxa aos cidadãos portugueses.
Os banqueiros não brincam em serviço, nem falam por falar. Só não avançarão para esta cobrança se, de todo, for impossível. Estes senhores do dinheiro nunca desistem dos seus intentos!
Cabe aos cidadãos portugueses estarem informados e, se necessário, manifestar o seu descontentamento e repúdio, tanto junto da banca como do Governo, se tal se vier a justificar.
Vítor Amorim