domingo, 1 de junho de 2008

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS – 80

Mapa da escola do Estado Novo
OS MAPAS

Caríssima/o:

Há neste mundo que nos é dado viver coisas incríveis e inimagináveis ontem quanto mais há sessenta anos; falar de mapas nos dias do GPS! Pois, mas nos nossos tempos de infância mapas eram um luxo; mesmo nas Escolas havia apenas os indispensáveis e tratados como material de excelência e de excepção!
Mancha colorida que alegrava a sala de aula e que, aos mais velhos, permitia “ir “ até ao Brasil, à Alemanha ou à Gronelândia para “ver” onde estavam os nossos pais ou tios, conforme o caso. Guardavam-se e só apareciam quando eram precisos; da nossa parte recebiam todo o nosso carinho mesmo ao tocá-los!
O mapa de Portugal Continental, além do mapa propriamente dito onde estava o tal rectângulo ao alto, apresentava a rosa dos ventos, a escala, sinais convencionais, e outros mapas mais pequenos (“hidrográfico-rios colorido por bacias hidrográficas”, “cura de águas: termas...”, “orográfico”, “do caminho de ferro”, “campos de aviação”) e, bem saliente e com palma, o escudo de Portugal. Num outro, além da carta do Continente, exibia “carta dos caminhos de ferro”, “carta dos distritos” e “carta das estradas”. As serras eram manchas castanhas com o nome escrito por cima e os rios eram traços azuis; bem visíveis, as bandeiras assinalando as batalhas da nossa História.
Depois, o mapa de Portugal Insular e Ultramarino, com Angola e Moçambique bem no centro e, à sua volta, Açores, Madeira, Estados da Índia, Macau, Timor, Cabo Verde, Guiné, S. Tomé e Príncipe, dispostos aleatoriamente para melhor aproveitar o espaço; este ainda sobrava para um planisfério onde se podia ver todo o Portugal e para gráficos comparativos das respectivas áreas e população.
Outro mapa que era estudado era o Planisfério, com os tais sinais convencionais, a rosa dos ventos e mapa-mundi com a representação das zonas polares...
Mapas nos livros? Sim, poucos, reduzidos mas a preto!
Bem, fiquemo-nos por aqui que nos livremos de um riso incrédulo dos mais novos.


Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário