domingo, 4 de dezembro de 2005

Um poema de Teixeira de Pascoaes

Posted by Picasa Que saudades eu sinto Que saudades eu sinto desta flor, Que vai murchar! E desta gota de água e de esplendor, Um pequenino mundo que é só mar. E desta imagem que por mim passou Misteriosamente. E desta folha pálida e tremente Que tombou... Da voz do vento que me deixa mudo, E deste meu espanto de criança. Que saudades de tudo eu sinto, porque tudo É feito de lembrança... In Versos Pobres

VOLUNTARIADO: Cada vez há mais portugueses no voluntariado

Posted by Picasa Em Portugal, há cada vez mais pessoas a oferecerem-se para fazer voluntariado, estimando-se que um em cada seis portugueses pratique trabalho voluntário
Os dados decorrem de um estudo do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado (CNPV), um órgão interno ministerial, alojado na Segurança Social, que conta com representantes dos vários Ministérios e com representantes de associações com uma actuação mais directamente relacionada com o exercício do voluntariado. Segundo uma técnica daquele organismo, apesar de não se saber exactamente quantos voluntários existem no país, o CNPV tem um estudo feito no âmbito do Ano Internacional do Voluntariado, que se assinalou em 2001, e que aponta para uma estimativa de 1,6 milhões. Contudo, o estudo em causa, denominado "Caracterização do voluntariado em Portugal", baseou-se num outro - "Estudo Europeu dos Valores" - para chegar a estes números. Para Fernando Nobre, presidente da AMI (Assistência Médica internacional), o voluntariado é um movimento que está a crescer em Portugal, visível pelo número de pessoas que trabalham nesta organização e a crescente oferta de trabalho voluntário que surge em alturas especiais como o Natal ou o peditório de rua.
(Para saber mais, clique RÁDIO RENASCENÇA)

Um artigo de Bagão Félix, no DN

Posted by Picasa Crucifixo: haja coerência 1 Há crucifixos (ou simples cruzes) em algumas escolas públicas!
Há que limpar as escolas dos perturbadores crucifixos, clama uma obscura associação e, por reflexo, emite uma circular o Ministério da Educação!O país acorda, estremunhado, com tal anúncio revelador de "atraso" e de "antimodernidade", em pleno século XXI! Perante este dito problema, que importa tudo o resto neste Portugal feliz e encantado! Ora aí está o mais decisivo problema da escola em Portugal a cruz! O resto é adjectivo.
A reforma educativa prossegue. Outros símbolos e outras manifestações da dita modernidade até podem ser subsidiados. E os pais vão dormir descansados: vai deixar de haver crucifixos em algumas escolas...
2. É recorrente nestas alturas falar-se da separação compulsiva entre o Estado e a Igreja
A receita para tal intervenção é a habitual o Estado é constitucionalmente laico. No sentido cru e árido da interpretação jurídica até pode ser que possam esgrimir com esta razão estritamente formal e legalista. Porém, a esta nova investida de raiz jacobina subjazem várias falácias.
A primeira é a de que a neutralidade religiosa torna obrigatório um Estado que transforma a laicidade pura e dura numa nova forma de religião. Como há poucos anos a Conferência Episcopal Portuguesa reafirmou em Carta Pastoral, a louvável e imperativa neutralidade religiosa do Estado não pode, porém, transformar este num Estado anti-religião, um Estado confessional de sinal contrário. Um Estado laico, não confessional não é necessariamente um Estado ateu que faz da laicidade uma espécie de nova religião do Estado.
A segunda é a confusão propositada e enviesada entre Estado e sociedade, no sentido de que a laicidade do Estado tem que implicar a laicidade da sociedade. A separabilidade entre Estado e religião (curiosamente uma ideia que só se concretizou com o cristianismo) não tem que significar necessariamente neutralidade obsessiva, seja por hostilidade activa, omissão, indiferença, abstenção, ignorância, desrespeito ou desconhecimento dos fenómenos religiosos.
A liberdade religiosa não se limita ao plano do direito individual na esfera privada intimista, introspectiva. Exprime-se também como direito social, colectivo, comunitário. É uma liberdade de consciência individual, em primeiro lugar, sem deixar também de corporizar uma liberdade colectiva de expressão, de comunicação, de associação, de reunião. Uma liberdade, porém, que nada impõe aos que não professam a mesma fé.
(Para ler todo o artigo, clique aqui)

INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Plano Nacional para Inclusão das pessoas deficientes será apresentado em Janeiro
O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social anunciou na Póvoa de Santa Iria, concelho de Vila Franca de Xira, que em Janeiro apresentará um Plano Nacional para a Inclusão e Integração das pessoas deficientes. José Vieira da Silva, que hoje inaugurou as novas instalações do equipamento social da Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas (Cercipóvoa), explicou que o plano vai mobilizar energias de todos os ministérios e de todas as áreas de intervenção.
A inauguração das instalações coincidiu com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é hoje assinalado.Segundo o ministro, o plano nacional, que terá a duração de três anos, visa garantir a igualdade de oportunidades; apostar na educação, formação e emprego e no acesso a serviços e equipamentos de apoio e estimular o esforço na investigação ao serviço das pessoas com deficiência.
(Para ler mais, clique PÚBLICO)

ERGUEI-VOS, QUE VEM O SENHOR!

Posted by Picasa Erguei-Vos! Erguei-vos, que vem o Senhor! A voz do profeta anuncia Aos que O procuram no deserto: Erguei-vos que vem o Senhor! O Reino de Deus se aproxima! Erguei-vos, que vem o Senhor! Em nós a esperança renasce Ao ver cumpridas as promessas. Erguei-vos, que vem o Senhor! Endireitai suas veredas! Erguei-vos, que vem o Senhor! Nossos corações estremecem E surgem cantos de alegria. Erguei-vos, que vem o Senhor! Lavai-vos dos vossos pecados! Erguei-vos, que vem o Senhor! Na água João vos baptiza Como sinal de penitência. Erguei-vos, que vem o Senhor! É Ele, em verdade, o Messias! Erguei-vos, que vem o Senhor! No Espírito Santo e no fogo Baptizará os que O seguirem. Erguei-vos, que vem o Senhor! É Ele o Salvador do mundo! HINO DA LITURGIA DAS HORAS, TEMPO DE ADVENTO NB: Divulgado este fim-de-semana por "ParaTi", folha dominical do CUFC

Uma reflexão do padre João Gonçalves, pároco da Glória

Jubilosa esperança Não se fala muito desta força, a que chamamos esperança; ou então usamos a palavra sem lhe apanhar todo o significado e o compromisso que ela envolve.
É que dizer esperança é dizer futuro; mas um futuro certo. Esperar, em linguagem cristã, é afirmar que desejamos O que já possuímos.
A nossa esperança funda-se no Senhor nosso Deus, a Quem temos e que sempre desejamos, mais e mais. João, o pregador do deserto, dizia algo de semelhante, quando afirmava que vai chegar Quem já veio e está no meio de vós.
Estar preparado, é o que melhor se pode fazer; termos uma vida direita, isto é, vivida segundo Deus, é fundamental; estar interiormente livre para acolher o Senhor, é o convite que nos é feito, sempre.
O Homem, que tem sonhos de Infinito, não se fica apenas com as coisas que o mundo oferece; não fundamenta as suas esperanças nas coisas visíveis e caducas; o Homem vai mais além; nos seus sonhos e nas suas esperanças, ele deseja o Infinito, que o satisfaça plenamente; e vive em jubilosa esperança!
In "Diálogo", 1051 - SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO-B

sábado, 3 de dezembro de 2005

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Posted by Picasa Dia Internacional da Pessoa com Deficiência sem comemorações oficiais e muitas críticas
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se hoje, sem comemorações oficiais e sob as críticas das associações de deficientes, que acusam o Governo de promover medidas que os mantêm à margem da vida social.
Em conferência de imprensa realizada ontem, com a qual a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) quis assinalar a efeméride, o seu presidente, Humberto Santos, salientou que as mais recentes iniciativas do Governo têm contribuído para que o "grupo social" das pessoas com deficiência esteja entre o "mais pobre" e com maiores taxas de desemprego.
As críticas da APD recaem sobre a redução da comparticipação total de alguns medicamentos, que está a "afectar a qualidade de vida" das pessoas com deficiência, o adiamento da idade da reforma, a "manutenção de baixas prestações sociais" para os deficiente ou para quem deles cuida e a não aplicação da legislação relativamente às condições de trabalho.
Na segunda-feira, a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD) promoveu uma vigília em frente à Assembleia da República em protesto contra a redução de verbas no Orçamento de Estado de 2006 para as organizações sem fins lucrativos que trabalham com deficientes e que empregam pessoas com deficiência.
De acordo com os mapas comparativos divulgados pela CNOD, estas instituições receberam este ano uma verba de cerca de 3,1 milhões de euros e vão receber em 2006 cerca de 2,9 milhões de euros, sendo a reivindicação da Confederação de quatro milhões de euros.
Para assinalar a data de hoje, a Câmara Municipal de Matosinhos, em parceria com Associação de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental de Matosinhos, promove uma mesa-redonda intitulada "Viver (com) a deficiência".
Em Évora, onde desde ontem decorre uma semana de solidariedade destinada a promover os direitos das pessoas com deficiência, a Câmara Municipal oferece aos deficientes do concelho e suas famílias um almoço convívio, seguindo-se a formação de um cordão humano no centro da cidade, a 5 de Dezembro.
(Para saber mais, clique PÚBLICO)

NATAL DE 2005

Posted by Picasa Presépio do Santuário de Fátima. Foto de F.M. O ponto de partida
pode mesmo ser o Natal No mundo conturbado em que vivemos e sonhamos, mas também em que nos deixamos envolver por guerras sem fim, um Menino nasce em cada ano para nos convidar à fraternidade. Por desejo dos homens e de Deus, o 25 de Dezembro de todos os anos lembra-nos, a nós cristãos e a todos os homens e mulheres de boa vontade, que a esperança num mundo de paz e bem aí está à nossa mão, para lhe darmos vida entre quem nos rodeia e com quem estamos envolvidos. Em cada Dezembro, a Luz veio até nós, não só para nos iluminar os caminhos de uma existência melhor, mas também para aquecer corações gelados, onde o amor não consegue penetrar. Resta-nos olhar essa Luz, que é Cristo, e caminhar em frente, com o calor do presépio a chegar às nossas almas e a oferecer-nos a felicidade interior que cada um procura. E não é verdade que neste ambiente, tantas vezes repetido, sentimos a frieza dos homens a construírem momento a momento a guerra e a alimentarem segundo a segundo a fome, a doença e a miséria? Afinal, o Menino-Deus ainda não foi compreendido e amado, mesmo por muitos que dizem senti-l’O nos seus corações. Com o Natal à vista, os conflitos entre povos que adoram o mesmo Deus, com invocações diferentes, têm marcado o quotidiano dos homens. Em nome de Deus, em muitas paragens da Terra, gente vive a guerra, negando assim, de forma dramática, a falta de amor, de compreensão e de entendimento. Não renunciam ao mal, não vivem o que dizem acreditar e nem proclamam o bem que, afinal, parece não desejarem, no fundo de si mesmos. E o Menino aí está, eternamente paciente e sempre à espera de que um dia os povos dêem as mãos, para juntos caminharem rumo a um mundo muito melhor. Cada Dezembro que passa, ano após ano, em qualquer balanço que se faça, é inevitável a referência aos conflitos que abalam o mundo e as pessoas. Sempre assim foi. Porém, como crentes, nunca podemos aceitar o pessimismo de quem não acredita em dias de paz e de harmonia. A esperança em dias melhores, por muito má que tenha sido a humanidade, deve marcar a nossa existência, porque só nela construiremos a nossa felicidade, que é a antecipação de um mundo melhor para todos. Com 2006 à vista, que auguramos como um ano de mais fraternidade, é importante que façamos dele, com as bênçãos inefáveis do Deus-Menino, um tempo de paz. E o ponto de partida para a construção desse mundo pode mesmo ser o Natal de 2005. Fernando Martins

sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

BELÉM: PRISÃO A CÉU ABERTO

«Os cristãos de Belém estão fechados numa prisão a céu aberto, cercados por um muro com oito metros de altura, que os impede de ter acesso a terrenos indispensáveis para a sua sobrevivência»
Uma mensagem apresentada na passada quarta-feira pelos representantes dos sacerdotes, religiosos e leigos cristãos locais denuncia que «o encerramento do tradicional acesso à Basílica da Natividade e a abertura de um novo posto de controle, que impõe aos peregrinos horas de espera, é uma forma de barbárie moderna para estrangular economicamente uma cidade, para impor a insegurança diária a um povo e dar uma aparência legal a uma flagrante discriminação religiosa». O texto, que surge a poucos dias do Natal, realça que, pelo contrário, «os fiéis judeus podem ir tranquilamente à tumba de Raquel» e que «aos cristãos da Terra Santa são colocados obstáculos para entrar e sair de Belém».
Fonte: Ecclesia

Um artigo de D. António Marcelino

   VENTOS E TEMPESTADES


Todos os dias nos chegam notícias preocupantes. O povo diz, na sua sabedoria, que quando se semeiam ventos se colhem tempestades. A justeza do ditado está à vista. Sempre foi assim e assim continua a ser. Muita gente diz e pensa que uma coisa nada tem a ver com a outra, como se a sementeira fosse indiferente à colheita esperada. Lamentam-se as tempestades que estão caindo sobre o país, destruidoras de vidas, de valores morais e éticos, de convivência respeitadora. É a quebra crescente da natalidade; o aumento preocupante do consumo da droga e a proliferação incontrolável dos traficantes, que envolve milhões de euros; o número assinalável das mães adolescentes; o vergonhoso insucesso escolar; o desemprego injusto de quantos trabalham e sempre trabalharam, não tendo outra fonte de sobrevivência; a criminalidade em todas as idades, até já infantil; os alçapões, jurídicos e sociais, que destroem famílias que o querem ser a sério; o abandono escandaloso dos idosos e de tantos outros feridos da vida; a dramática violência doméstica; a insegurança pública que não respeita nem pessoas nem bens; a arbitrariedade por vezes cega do poder, à revelia do dever democrático; a prepotência de quem é pago para servir e mais se serve a si e aos seus; a linguagem escabrosa que se ouve nas ruas, se vê na televisão e até já entrou, a pretexto científico, num normal dicionário de língua portuguesa…

Um poema de Diogo Bernardes

Posted by Picasa É TEMPO QUE DEIS O PEITO É tempo que deis o peito, sacratíssima Senhora, a vosso filho que chora. Chora tremendo de frio, num presépio reclinado, de todo desabrigado. Até de feno vazio: achegai-lhe o peito pio, sacratíssima Senhora, porque já por ele chora. Diogo Bernardes (1532 - 1605)

NATAL DE JESUS CRISTO

A partir de hoje e até à chegada do DEUS-MENINO, o que acontecerá na noite santa de 24 para 25 de Dezembro, publicarei textos, meus e de outros, e fotos alusivos à quadra que estamos a viver. Obviamente, também estarei aberto à colaboração de quem quiser associar-se, na esperança de uma partilha pela positiva que a todos enriquecerá.
F.M.

quarta-feira, 30 de novembro de 2005

CONCÍLIO AINDA NÃO MUDOU OS CATÓLICOS

Posted by Picasa D. Carlos Azevedo
Passados 40 anos do encerramento do II Concílio do Vaticano, D. Carlos Azevedo, historiador e bispo auxiliar de Lisboa, aborda as questões essenciais e aponta caminhos para a concretização plena deste compêndio
Agência ECCLESIA - O II Concílio do Vaticano está a comemorar os 40 anos de encerramento. Ainda se mantém actual ou já está ultrapassado?
D. Carlos Azevedo – Considero que há dimensões actuais, sobretudo no estilo que foi criado na vida da Igreja. No estilo de participação sinodal, de escuta do Povo de Deus. Na capacidade de diálogo com aqueles que andam longe e afastados e de comunhão e diálogo com as várias confissões cristãs. Toda essa dimensão aberta pelo Concílio, no estilo de ser Igreja, continua actualíssima e está sempre em processo de realização.
AE – Numa conferência sobre o II Concílio Vaticano, D. Carlos Azevedo afirmou que «muitos ultrapassaram-no pela direita e outros pela esquerda mas poucos chegaram ao núcleo». Qual a explicação para poucos atingirem o centro nevrálgico?
CA – Porque este Concílio foi de conversão e operou, de modo surpreendente, uma mudança no estilo de ser Igreja e de ser cristão. Essa mudança apanhou alguns desprevenidos. O Papa João XXIII não pensava que ia dar isto que deu. Portanto, acho natural que alguns, aproveitando as aberturas dadas pelo Concílio, quisessem ir mais longe. É isto o ultrapassar pela esquerda.
Outros ultrapassaram-no pela direita, os mais conservadores, que querem fazer de conta que o Concílio não existiu. Estas são as formas de não passar pelo núcleo que implica mudança e alteração na vida e no estilo de ser Igreja.
(Para ler toda a entrevista, clique aqui)

Ética na política e nas empresas

ACEGE continua a divulgar o Código de Ética
No próximo dia 5 de Dezembro, a Associação Cristã de Empresário e Gestores (ACEGE) vai realizar junto dos seus associados de Braga a assinatura do Código de Ética num almoço/debate que contará com a presença do Luis Marques Mendes - Presidente do PSD, que proferirá uma conferência sobre o tema “Ética na Política”. A sessão começará às 12.30h com a celebração da Missa e será seguida de almoço no Hotel do Templo.
No dia seguinte mas em Vila Real, será a vez de António Lobo Xavier falar sobre Ética na fiscalidade no almoço/debate na ACEGE daquela cidade. A sessão decorrerá na Estalagem Quinta do Paço e começará às 13h.
No dia 7 de Dezembro realiza-se em Lisboa um almoço/debate com o Raul Diniz, Presidente da AESE escola de direcção e negócios, sob o tema "Compêndio Social da Igreja - Breve apontamento". O Compêndio sobre Doutrina Social da Igreja, recentemente publicado em Portugal pela Principia, surgiu de um pedido do Papa João Paulo II e constitui uma síntese actualizada de todo o pensamento da Igreja sobre a sociedade, a economia e o mundo.
“Um documento que é um instrumento de trabalho de grande utilidade, que há muito tempo se desejava, e que a ACEGE tem o maior gosto em possibilitar esta reflexão com alguém com tão profundos conhecimentos sobre esta temática e sobre a sua aplicação no concreto das empresas. Com este almoço damos também início ao segundo sub-tema do ano da ACEGE dedicado a “Viver a Gestão como Missão na promoção da Sociedade” que irá orientar todas as nossas acções até Fevereiro – sublinha João Alberto Pinto Basto, presidente da ACEGE.
A sessão iniciar-se-á com Missa às 12.30h na Igreja de S. Nicolau e será seguida de almoço às 13 horas.
Fonte: Ecclesia

“PÚBLICO” vai falar do Natal

JÁ A PARTIR DE AMANHÃ, DIA 1 DE DEZEMBRO
O jornal “PÚBLICO” vai começar a publicar a partir de amanhã, dia 1 de Dezembro, uma página diária sobre o Natal. Até ao dia 24, vésperas da celebração do nascimento do Deus-Menino, os leitores deste jornal poderão ficar a conhecer muito do que há para dizer sobre esse acontecimento que marcou o início da nossa civilização. Como anunciou hoje, ritos, tradições, celebrações e várias crenças serão um excelente contributo, assim creio, para ficarmos um pouco mais ricos, quer sob o ponto de vista cultural, quer espiritual. “Advento? O que é isso? Jesus Cristo nasceu mesmo a 25 de Dezembro? O que celebram os católicos a 8 de Dezembro, que os protestantes rejeitam? E o nascimento é valorizado no Islão ou no budismo, tal como o cristianismo fala do nascimento de Jesus?” Estas são algumas perguntas a que a partir de amanhã o “PÚBLICO” tentará responder.
F.M.

MIA COUTO: citações – 3

“… a escrita não é uma técnica e não se constrói um poema ou um conto como se faz uma operação aritmética. A escrita exige sempre a poesia. E a poesia é um outro modo de pensar que está para além da lógica que a escola e o mundo moderno nos ensinam. É uma outra janela que se abre para estrearmos outro olhar sobre as coisas e as criaturas. Sem a arrogância de as tentarmos entender. Apenas com a ilusória tentativa de nos tornarmos irmãos do universo.” In “Pensatempos”

CRUCIFIXO NA SALA DE AULA

ESPERA-SE UM MAIOR
EMPENHAMENTO DOS PAIS
DOS ALUNOS Anda por aí um certo burburinho sobre a retirada do Crucifixo de uma sala de aula. E há mesmo quem proteste, vendo nesse gesto manobras sub-reptícias para abolir esse símbolo católico de todas as escolas oficiais do País. Afinal, a ministra da educação já esclareceu que não houve nenhuma ordem do Governo nesse sentido, sublinhando que há legislação, que não é recente, que pode levar à retirada de símbolos religiosos, se as escolas assim o desejarem e se for essa, obviamente, a vontade dos órgãos representativos dos pais ou dos alunos com idades para poderem manifestar a sua opção. Num Estado de Direito, as decisões têm de ser sempre democráticas e se os pais dos alunos, neste caso da escola estatal, livremente não aceitam símbolos religiosos nas salas de aula, por não serem católicos, esse direito tem de ser respeitado. Eu sei que o Crucifixo tem estado nas nossas escolas, desde que sou gente, porque os alunos têm sido, na sua grande maioria, católicos. Porém, os tempos são outros, com milhares de imigrantes a viverem entre nós, muitos dos quais professam outras confissões religiosas, cristãs ou não. Por isso, admito que haja alunos não católicos, cujos pais estejam interessados em defender uma educação laica ou mais voltada para as religiões em que foram educados. Se isso acontecer numa qualquer sala de aula, dizem as regras da democracia que as suas opções têm de ser consideradas, se forem a maioria. Acontece, no entanto, que, por vezes, os pais não católicos, embora em minoria, são capazes de impor as suas ideias, porque os outros, os católicos, talvez vivam demasiado convencidos de que ninguém ousará alterar as regras estabelecidas há décadas. Em resumo, e no pressuposto de que os pais são os principais responsáveis pela educação dos seus filhos, defendo um maior empenhamento de todos na defesa dos seus princípios religiosos e outros, participando activamente nas reuniões organizadas pelas escolas e pelas Associações de Pais, que são, sem sombra de dúvidas, os espaços ideais para se debaterem os projectos educativos, onde a componente espiritual não pode faltar, porque faz parte da formação integral do ser humano. Fernando Martins

CONVITE A TODA A DIOCESE: SANTA TERESA DO MENINO JESUS

Veneráveis Relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus No próximo dia 9, sexta-feira, às 17 horas, chegarão ao Largo da Sé Catedral, vindas da Guarda, as Relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus, que vêm percorrendo as dioceses de Portugal. Desde 1995 que peregrinam por países de todos os continentes. Este peregrinar pelo mundo, que tem constituído uma verdadeira chuva de graças, vai prolongar-se ainda por mais alguns anos. A vida desta jovem carmelita, morta aos 24 anos e logo canonizada 25 anos depois, comporta uma mensagem eloquente para crentes e não crentes do nosso tempo, e abre caminhos de verdade e libertação interior, acessíveis a todos, como jamais de viu. Convido os cristãos da Diocese a acolher festivamente tão honrosa visita e a não desperdiçar este momento de graça, procurando tempo para as poder venerar as Relíquias nos lugares onde estarão: Sé catedral, Carmelo de Cristo Redentor e Igreja do Carmo. Daqui partirão, na noite de Domingo, para os Açores. Convido todos os presbíteros e diáconos para recepção às 17 horas, no Largo da Sé, para o tempo de oração e reflexão que se seguirá e, finalmente, para a concelebração, às 19 horas. Peço-lhes, também, que dêem a conhecer o programa às comunidades cristãs, expliquem o sentido pastoral desta visita e estimulem as pessoas à visita e à participação intensa, tal como vem acontecendo em todas as Diocese de Portugal e do mundo. Esperamos que aos lugares indicados acorram numerosos cristãos de toda a Diocese - crianças, jovens e adultos – e que a procissão solene da Sé para a Igreja do Carmo, pelas 16 horas de sábado, seja um grande acontecimento público pelo seu sentido festivo e orante. António Marcelino,
Bispo de Aveiro

terça-feira, 29 de novembro de 2005

As opiniões de Marcelo Rebelo de Sousa

"Não vale a pena crispar mais"
O primeiro tema de que quer falar é a justiça.
Sim, a libertação de Carlos Silvino, com cobertura televisiva, interrompendo-se as programações! não em todos os canais, mas em vários generalistas. Muita gente ficou surpreendida e disse "Então o homem é posto lá fora depois de ter confessado que cometeu determinados crimes, depois de um ano de julgamento. Como é possível?" É possível, porque a lei assim o determina.
É a lei que diz que os arguidos podem indicar o número de testemunhas que queiram - e foram indicadas 700 . E é a lei que determina que ao fim de x tempo de prisão preventiva sem condenação, sem decisão final de um julgamento, seja libertado o arguido. Portanto, é um problema da lei.
É bom que haja uma capacidade de informar a comunicação social e a opinião pública. Lá fora, os tribunais têm e cá terão de ter porta-vozes, juízes, que esclareçam o que se passa em termos comezinhos, trocando por miúdos, para que as pessoas percebam. Foi infeliz a especulação televisiva em torno da libertação. Noticiar nos telejornais é uma coisa, outra é interromper a programação para dar, em directo, a libertação. Com o devido respeito, parece-me uma inversão da lógica e da importância das coisas.
(Para ler mais, clique Diário de Notícias)

Seminaristas e sua relação com homens e mulheres



A formação dos que se preparam para o sacerdócio está no centro do novo documento da Santa Sé, publicado esta terça-feira. A “Instrução sobre os critérios de discernimento vocacional a respeito das pessoas com tendências homossexuais em vista da sua admissão ao seminário e às Ordens Sagradas”, da Congregação para a Educação Católica (para os Seminários e as Instituições de Estudos) gerou uma onda de interesse nos meios de comunicação social de todo o mundo por causa da não admissão ao sacerdócio de candidatos com tendências homossexuais.


Apesar de ser um documento relativamente curto, esta versão agora apresentada (pedida por João Paulo II nos anos 90, antes dos escândalos relacionados com abusos sexuais nos EUA) tem quase tanto espaço de texto como de notas, relativas a uma série de citações de documentos papais, conciliares e da Santa Sé sobre esta matéria. Essa é a chave da questão: a Instrução mais não faz do que reforçar a tradicional posição de prudência nesta matéria, expressa várias vezes pela hierarquia da Igreja.


O documento dá uma grande importância à maturidade sexual e afectiva dos candidatos ao sacerdócio, valorizando esta dimensão da vida humana. Os seminaristas com maturidade afectiva serão capazes de “uma correcta relação com homens e mulheres” de modo a desenvolver o sentido de paternidade espiritual que caracteriza, obviamente, a figura do padre na relação com a comunidade eclesial que lhe é confiada.


Nesse sentido, a Santa Sé espera que aqueles que vão ser colocados à frente das comunidades cristãs sejam pessoas maduras e nesse sentido nem sequer se discute a “castidade” dos candidatos, mas sim as tendências “profundamente enraizadas” ou mesmo actos homossexuais.


Ao contrário do que foi badalado, o texto não exige uma “pausa” de três anos nos referidos actos, mas explica que é possível, ao longo do processo de amadurecimento pessoal e sexual, que as pessoas tenham tido uma experiência que tenham, definitivamente, superado. Para a Santa Sé, é fundamental que não se perca a identificação sacramental do ministro ordenado com Cristo “Cabeça, Pastor e Esposo da Igreja”.


A nova Instrução sublinha a responsabilidade dos confessores e dos directores espirituais no processo de discernimento dos seminaristas, assegurando-se de que não existem “perturbações” que sejam incompatíveis com a ordenação. No texto refere-se que a questão da homossexualidade é abordada com mais urgência por causa da “situação actual” e que não se devem subestimar as “consequências negativas” da ordenação de homossexuais, lembrando que os mesmos têm dificuldades em manter uma “relação correcta” com homens e mulheres.





Fonte: Ecclesia

NATAL SOLIDÁRIO COM ANGOLA

RECOLHA DE CONTRIBUTOS ATÉ 20 DE DEZEMBRO Há dois anos, a comunidade diocesana de Aveiro mobilizou-se para ajudar Lwena. Este ano, o contributo dos que querem passar um Natal diferente, porque mais solidário, vai inteirinho para Benguela, como sugere o SDAM (Secretariado Diocesano de Acção e Animação Missionária). O pároco de Benguela, padre Abel dos Santos, diz, em carta enviada ao SDAM, que “a pobreza é ainda muito grande, as marcas da guerra custam a apagar”, o que o leva a pedir, “não o trabalho, mas as ferramentas”, para poderem fazer o que é preciso por si próprios, pensando no futuro. As necessidades mais concretas são: uma fotocopiadora, um laboratório de Físico-Química, material escolar, livros, roupas e apoio financeiro para concretizar o envio, por contentor. A recolha vai ser feita até 20 de Dezembro, podendo as ofertas ser entregues no Salão Paroquial da Palhaça, no CUFC, em Aveiro, e nas restantes paróquias da diocese. As ofertas em dinheiro podem ser depositadas na Caixa Geral de Depósitos, na Conta Diocese de Aveiro – Missões, NIB 0035 0123 00130582030 77.

PORTUGAL SOLIDÁRIO

BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME
RECOLHE 1500 TONELADAS DE ALIMENTOS No último fim-de-semana, o BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME recolheu, em todo o País, cerca de 1500 toneladas de alimentos, sobretudo junto das superfícies comerciais. Isto corresponde a mais 19 por cento do que no ano passado, o que prova, à saciedade, que os portugueses, apesar da crise, são bastante solidários. Nesta operação envolveram-se 11 mil voluntários, muitos dos quais dedicaram os seus dois dias de folga ao trabalho de recolha de produtos alime
ntares, que vão beneficiar mais de 203 mil pessoas, através de 1148 instituições, que bem conhecem as famílias carenciadas. Penso que é bom sublinhar esta faceta solidária do povo português, quando chega a hora de ajudar os mais pobres. E é o mesmo povo que, quantas vezes na sombra e por respeito ao conselho evangélico – “Que não saiba a tua mão esquerda o que dá a tua mão direita” –, sempre está atento a quem precisa do apoio na hora certa. F.M.

Um artigo de António Rego

O tabu do Além
Há livros que leio por dever, desde que a leitura não constitua um pesadelo de paciência. Não é o caso de Saramago. Leio por dever mas gosto da sua escrita, ainda que revele uma concepção do mundo e da vida estruturalmente oposta à minha.
Das Intermitências da Morte, direi que se trata de um singular Adagio duma encantatória peça musical. A história decorre num país bem semelhante ao nosso, onde a morte suspende a sua espada, a retoma e, por fim, se engana e demite por vulgares razões de alcofa. Uma viagem fantástica, inteligente, íntima, com o leitor pela mão a ser envolto pela ironia, sarcasmo, surpresa, magnitude das palavras nos lugares e gestos comuns.
Sempre a morte e a sua ausência exploradas pelo negócio, pelo poder político, económico e religioso, sem esquecer a máfia que joga com ela como joga com a vida. A morte como objecto simplesmente pragmático.
Mas também algum azedume, numa espécie de coração seco, amargurado, vedando qualquer passagem ao além. O máximo que se permite a Deus é que seja escrito com minúscula ou que escape nalguma expressão incontida. A orquestra do mundo – com o violoncelo incluído – não tem conserto. Não passa duma montanha de acasos onde impera mais a fatalidade das sequências energéticas – porventura cegas – que um acto de inteligência doce e humano com um projecto sobre a vida.
Ficam longe as grandes questões da vida e da morte. Mas a narrativa dos factos menores e soltos, conduz à suspeita de que nem vale cansar a cabeça com tais questões.Qualquer autor tem direito a ir onde as letras o levam. Mas nestas Intermitências, dói percorrer um país como o nosso e lá só encontrar becos. Com medo de existir.
Não sei se aqui se inscreve (na expressão densa de José Gil), o ofício que mandou retirar os crucifixos das escolas. A seguir deverá sugerir-se a demolição do Mosteiros dos Jerónimos ou Alcobaça, a Igreja de São Roque... e milhares de símbolos patrimoniais cristãos que estão patentes no nosso país. Ficaria, para memória, sei lá, a Casa dos Bicos a que seria melhor chamar Casa dos Becos. Bastaria, para isso, um ligeiro retoque na Constituição.

domingo, 27 de novembro de 2005

Um artigo do padre José Maia, no SOLIDARIEDADE

Posted by Picasa Irmã Maria Isabel Monteiro
IPSS: MOVIMENTO SOCIAL?
Apesar de, após a minha retirada de presidente da ex-UIPSS, me ter abstido de comentar factos ou notícias relacionadas com as IPSS e a sua CNIS, entendi que desta vez e através desta coluna no SOLIDARIEDADE, me assiste o direito e o dever de me pronunciar sobre um facto que ocorreu e teve bastante repercussão na comunicação social, a saber: a referência a um estudo efectuado no tempo da ex-UIPSS e continuado já na vigência da actual CNIS, através do qual foi possível compreender melhor, tanto as pobrezas e exclusões com que se debate o país, como a imagem que as populações têm das IPSS na sua forma de contrariar e/ou lidar com estes fenómenos.
O comentário a este estudo ocorreu a propósito do dia da Pobreza, data em que todos os anos quase sempre as mesmas pessoas acabam por declarar normalmente as mesmas coisas. Foi para mim uma grata surpresa verificar que a CNIS e pessoas ligadas a este estudo, com especial menção para a Irmã Isabel Monteiro e a equipa de investigadores que com ela deram execução a um protocolo oportunamente celebrado entre a então UIPSS e uma Instituição de Solidariedade, através da qual esta Irmã Doroteia tem vindo a realizar vários iniciativas neste domínio, validaram este projecto que transitou da anterior gestão da UIPSS. Aliás, o próprio Presidente da República, conhecedor deste iniciativa da CNIS e do papel desta Irmã Religiosa e sua Equipa, entendeu dar um sinal público do seu apreço por este trabalho de investigação, outorgando-lhe uma comenda.
A ressonância que as conclusões desta investigação mereceram na comunicação social é a prova de que as IPSS, para além do seu trabalho no terreno, cooperando com o Estado na prestação de respostas sociais a pessoas e comunidades carenciadas de solidariedade, deverão assumir-se também como "movimento social", estudando, alertando e denunciando o que na organização da vida económica, social e política do país possa ser gerador de tais problemas e exclusões.
Sou dos que defendem que as IPSS, "na credibilidade e capacidade de adequação e inovação das suas respostas adquirem autoridade moral para fazer denúncias".
Felicito os investigadores pelo seu trabalho e espero que cada Instituição, as Uniões de Instituições e a própria Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade Social façam uma boa e eficaz gestão dos dados recolhidos por este estudo.
Uma vez que ele é propriedade da CNIS, podem certamente as Instituições ter acesso às suas conclusões de forma a poderem, com base nelas, tomar as adequadas iniciativas sociais nas suas áreas de actuação. Bastará apenas, suponho, requisitá-lo à CNIS .
Vamos a isso!
Fonte: Solidariedade

Um poema de Teixeira de Pascoaes

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O CÉU Ó céu profundo e virgem; Val de estrelas em flor onde murmura a origem Das almas e das cousas… Refúgio azul das lágrimas saudosas Que alumiam a face do Senhor, Infinita e invisível como a dor! Tudo o que vai da terra encontra-se no céu; O riso que se apaga, a cor que anoiteceu E o canto que fechara os olhos, moribundo… É o ar que Deus respira a dor que exala o mundo. In “A Poesia de Teixeira de Pascoaes”, prefaciada por Jorge de Sena, Brasília Editora :: NB: Extraí este texto da revista XIS desta semana. E faço-o para sublinhar a sensibilidade da directora, Laurinda Alves, que semana a semana nos brinda e nos desafia com textos que fazem pensar, seus e de outros. F.M.

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