Veneráveis Relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus
No próximo dia 9, sexta-feira, às 17 horas, chegarão ao Largo da Sé Catedral, vindas da Guarda, as Relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus, que vêm percorrendo as dioceses de Portugal. Desde 1995 que peregrinam por países de todos os continentes. Este peregrinar pelo mundo, que tem constituído uma verdadeira chuva de graças, vai prolongar-se ainda por mais alguns anos.
A vida desta jovem carmelita, morta aos 24 anos e logo canonizada 25 anos depois, comporta uma mensagem eloquente para crentes e não crentes do nosso tempo, e abre caminhos de verdade e libertação interior, acessíveis a todos, como jamais de viu.
Convido os cristãos da Diocese a acolher festivamente tão honrosa visita e a não desperdiçar este momento de graça, procurando tempo para as poder venerar as Relíquias nos lugares onde estarão: Sé catedral, Carmelo de Cristo Redentor e Igreja do Carmo. Daqui partirão, na noite de Domingo, para os Açores.
Convido todos os presbíteros e diáconos para recepção às 17 horas, no Largo da Sé, para o tempo de oração e reflexão que se seguirá e, finalmente, para a concelebração, às 19 horas. Peço-lhes, também, que dêem a conhecer o programa às comunidades cristãs, expliquem o sentido pastoral desta visita e estimulem as pessoas à visita e à participação intensa, tal como vem acontecendo em todas as Diocese de Portugal e do mundo.
Esperamos que aos lugares indicados acorram numerosos cristãos de toda a Diocese - crianças, jovens e adultos – e que a procissão solene da Sé para a Igreja do Carmo, pelas 16 horas de sábado, seja um grande acontecimento público pelo seu sentido festivo e orante.
António Marcelino,
Bispo de Aveiro