quarta-feira, 30 de novembro de 2005

CRUCIFIXO NA SALA DE AULA

ESPERA-SE UM MAIOR
EMPENHAMENTO DOS PAIS
DOS ALUNOS Anda por aí um certo burburinho sobre a retirada do Crucifixo de uma sala de aula. E há mesmo quem proteste, vendo nesse gesto manobras sub-reptícias para abolir esse símbolo católico de todas as escolas oficiais do País. Afinal, a ministra da educação já esclareceu que não houve nenhuma ordem do Governo nesse sentido, sublinhando que há legislação, que não é recente, que pode levar à retirada de símbolos religiosos, se as escolas assim o desejarem e se for essa, obviamente, a vontade dos órgãos representativos dos pais ou dos alunos com idades para poderem manifestar a sua opção. Num Estado de Direito, as decisões têm de ser sempre democráticas e se os pais dos alunos, neste caso da escola estatal, livremente não aceitam símbolos religiosos nas salas de aula, por não serem católicos, esse direito tem de ser respeitado. Eu sei que o Crucifixo tem estado nas nossas escolas, desde que sou gente, porque os alunos têm sido, na sua grande maioria, católicos. Porém, os tempos são outros, com milhares de imigrantes a viverem entre nós, muitos dos quais professam outras confissões religiosas, cristãs ou não. Por isso, admito que haja alunos não católicos, cujos pais estejam interessados em defender uma educação laica ou mais voltada para as religiões em que foram educados. Se isso acontecer numa qualquer sala de aula, dizem as regras da democracia que as suas opções têm de ser consideradas, se forem a maioria. Acontece, no entanto, que, por vezes, os pais não católicos, embora em minoria, são capazes de impor as suas ideias, porque os outros, os católicos, talvez vivam demasiado convencidos de que ninguém ousará alterar as regras estabelecidas há décadas. Em resumo, e no pressuposto de que os pais são os principais responsáveis pela educação dos seus filhos, defendo um maior empenhamento de todos na defesa dos seus princípios religiosos e outros, participando activamente nas reuniões organizadas pelas escolas e pelas Associações de Pais, que são, sem sombra de dúvidas, os espaços ideais para se debaterem os projectos educativos, onde a componente espiritual não pode faltar, porque faz parte da formação integral do ser humano. Fernando Martins

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