domingo, 9 de março de 2008

TECENDO A VIDA UMAS COISITAS - 68


AGENTES DE EDUCAÇÃO: CAPELÃES E MESTRAS

Caríssima/o:

Talvez por estarmos na Quaresma ocorreu-me este tema, embora à partida haja muito nariz torcido. A ver com a Escola instituição não tem; contudo, muitos de nós seremos escorreitos pela acção educativa quer de um quer de outra, senão de ambos! Se não estais de acordo comigo, tende paciência e lede mais um pouco do Padre Resende:

«Não devemos esquecer que a pronunciada polidez, que já se nota sobremaneira, nestes povos, se deve atribuir em grande parte ao concurso e ao trabalho persistente e eficaz do sacerdote, que, como condutor e mestre, lhes tem infiltrado na alma, paulatinamente, avultadas parcelas de cultura moral e intelectual. Foi o primeiro mestre que com eles esteve eficazmente em contacto, As máximas vividas do Evangelho, que no mundo e em todos os séculos têm sido o código e a regra por onde se regem os povos que querem viver; a Igreja que o mundo intelectual tem reconhecido como aferidora infalível das civilizações que se redimem e salvam, também na Gafanha deviam fazer sentir os seus salutares e benéficos efeitos. Em todos os séculos, repito, o sacerdote católico, embora aleivosamente caluniado e acusado injustamente como retrógrado pelos mumificados cientistas do século passado, tem sido mais que um educador; tem sido um mestre, que educando também ensina, que instrui quando educa. Não falando nos Institutos em que ele brilhou através dos séculos por todo o mundo, vemo-lo, ainda agora, na escola do seu ministério em que pontifica, acarinhando sempre, como amigas aliadas e inseparáveis, as duas irmãs gêmeas: educação e instrução. [...]
Antes que chegassem, porém, os pioneiros da instrução, ou fosse o professor primário, ou fosse o capelão permanente, depois pároco da Gafanha, como viviam estes povos, isolados do convívio social, entregues à crítica situação de primários, aos seus instintos semi-bárbaros? Viviam no seu deserto, na mais completa rudez.[...]» [MG 207]



Isto quanto aos Capelães e Párocos; quanto às nossas mestras já se escreveu:

«Nos primórdios da Gafanha, a Catequese de crianças era ministrada pelo Capelão com a indispensável ajuda das Senhoras Mestras. Assim continuou depois, com o Prior Sardo e com os que se lhe seguiram [na Gafanha da Nazaré], até à década de 50, sendo já Prior o P.e Domingos.
Embora seja impossível, por falta de registos, fazer referência a todas as que se dedicaram a essa nobre missão, não podemos, no entanto, deixar de citar algumas delas, sobretudo as que mais ficaram na memória do nosso povo.
São elas: Rosa Margaça, do Bebedouro; Joana Rosa Bola, da Cambeia; Rosa Cirino, da Marinha Velha; Maria Gertrudes, da Cale da Vila; Emília do Guarda, da Chave; e, ainda, Celeste Ribau e Esperança Merendeiro.»
[Monografia da Paróquia da Gafanha da Nazaré, 262]

Também na Gafanha da Encarnação, «Esta habilitação era feita em casa das "senhoras mestras", o habitual em toda a região. Porém, aqui tinha a particularidade de ser tratada, por todos, com muito carinho, por "Madrinha", madrinha da doutrina. Ainda hoje se recorda com muita saudade a "madrinha" Maria do Céu de Jesus Roque, que exercia a sua acção no Centro e Sul; também Isaura do Ti Amigo (enteada do Ti Frade) é lembrada como "madrinha".
Em 1973, ainda encontramos activas três Mestras: Felicidade Pinto, a Norte, Nazaré Magueta, a Sul, e Carmelinda Cardoso, no Centro da freguesia.»
[Monografia da Paróquia da Gafanha da Encarnação, 172/173]

Para mim, nesta caminhada, é gratificante ter encontrado verdadeiros educadores e educadoras nas pessoas amigas dos Priores (os meus Priores: Guerra, Bastos, Saraiva, Domingos, ...) e das Mestras (a minha Mestra Joana Rosa); fica, pois, a minha saudade e a minha profunda gratidão.

Manuel

sábado, 8 de março de 2008

A ESPERANÇA MODERNA: O REINO DO HOMEM

É bem possível que Bento XVI tenha conhecido pessoalmente o filósofo Ernst Bloch em Tubinga. De qualquer modo, ao redigir a sua segunda encíclica, sobre a esperança (Spe salvi - Salvos em esperança), de certeza lembrou o grande filósofo, autor da obra filosófica mais consistente de sempre sobre esta temática - O Princípio Esperança - a enciclopédia de todas as esperanças, que, em alemão, tem 1654 páginas. E começa assim: "Quem somos? Donde vimos? O que esperamos? O que nos espera?"
De facto, a ideia de Bento XVI de que a modernidade viveu da ânsia de realizar na História o Reino de Deus sem Deus foi aprofundada por Ernst Bloch. A sua filosofia, no limite, quereria herdar esse Reino de Deus, o Sumo Bem, a Nova Jerusalém de que fala a Bíblia. Se, sendo marxista, acabou por criticar os horrores do estalinismo, foi porque esperava "o Totalmente Outro", como reserva escatológica, ainda que por força da própria Natureza. Bloch é um belo exemplo do homem simultaneamente religioso e ateu. Religioso, porque "onde há esperança, há religião". Ateu, porque não esperava a salvação vinda do Deus pessoal que cria por amor e que vem ao encontro do Homem.
Pergunta o Papa, com razão: como foi possível pensar que a mensagem de Jesus diz respeito apenas ao indivíduo e ao Além, como se a salvação definitiva implicasse o desprezo deste mundo e a esperança se reduzisse à "salvação da alma"?
Em reacção, a modernidade trouxe o Além para o aquém. Mediante a revolução científica, proclamou-se a fé no progresso, que garantiria um mundo totalmente novo, "o reino do Homem".
Na modernidade, "há duas categorias que ocupam cada vez mais o centro da ideia de progresso: razão e liberdade". Pela razão e liberdade e confiando na sua bondade intrínseca, esperou-se a realização de uma comunidade humana perfeita.
A concretização política desta esperança tinha duas etapas fundamentais.
A Revolução Francesa surgiu como projecto de instaurar este reino da razão e da liberdade de modo politicamente real. Depois da revolução burguesa de 1789, outra revolução se pôs em marcha: a proletária. Não bastavam as reformas dos pequenos passos; era precisa a revolução para se realizar o que já Kant tinha chamado o "Reino de Deus" racional. A verdade do Além desapareceu, para ser herdada no aquém. Como disse Marx, a crítica do céu deve transformar-se em crítica da terra e a crítica da teologia em crítica da política e da economia. O progresso para um mundo definitivamente bom não provém exclusivamente da ciência, mas da política, uma política com bases científicas.
Bento XVI reconhece que a promessa de Marx, graças à "agudeza" das análises e à "clara indicação dos instrumentos para a mudança radical fascinou e continua a fascinar".
Que falhou então para que a promessa marxista deixasse atrás de si, na sua concretização histórica, "uma destruição desoladora"? O seu erro consistiu em não ver que não basta solucionar a economia e em esquecer que "a liberdade é sempre liberdade, também liberdade para o mal". O seu erro foi o materialismo. O progresso científico e técnico pode desembocar, como já preveniu Kant, num "final perverso". É ambíguo e tem de ser acompanhado pelo "crescimento moral da Humanidade".
A modernidade precisa, pois, de autocrítica em diálogo com o cristianismo, mas acompanhada de uma autocrítica do próprio cristianismo e do que ele fez da esperança.
Numa obra recente, ágil, sobre O Cristo Filósofo, reflectindo sobre a revolução operada por Cristo e a sua influência ainda actual na Europa, F. Lenoir conclui: "Se, através da sua história, a religião cristã tivesse sido totalmente evangélica, se tivesse conseguido encarnar na sociedade os preceitos de Cristo, os homens não teriam certamente sentido a necessidade de retirá-los do seu contexto religioso para poder torná-los operativos. Constata-se, com efeito, ao observar o percurso do Ocidente, que o recurso à razão e ao direito se tornou necessário pelo facto da opressão exercida em primeiro lugar pelas instituições religiosas."

Professores protestam na rua

Hoje realizou-se, provavelmente, a maior manifestação de sempre de professores. Diz-se que cerca de 100 mil marcaram presença no desfile, em Lisboa. Quiseram mostrar o seu descontentamento pelas políticas do Governo, na área do ministério da Educação. Há dias, registei aqui a convicção de que já não há capacidade para dialogar. E disse que subscrevia a proposta do neurocirurgião Lobo Antunes, por sinal Conselheiro de Estado, no sentido de se criar uma comissão mediadora, credível e independente, que analisasse o problema e apresentasse soluções. O Governo tem-se mostrado inflexível, pois aceitar a renúncia às reformas seria aceitar a derrota do próprio executivo. Cavaco Silva, ausente no Brasil, estará a acompanhar o assunto. E pode ser que, no regresso, consiga levar o Governo a aceitar a tal mediação. Entretanto, constato que, até agora, ainda não sei, concretamente, por que razão não é possível o diálogo. Mais: gostaria que sindicatos e ministério da Educação publicassem as suas propostas de reforma do Ensino, com tudo o que diz respeito a professores, funcionários, alunos e programas. Acho que o povo português tem obrigação de conhecer todas as verdades, para depois concluir de que lado está a razão. Se calhar todos terão alguma razão, mas sempre se verá para que lado se inclina o ponteiro da balança. Que o Governo e os sindicatos apresentem, pois, as suas razões, na perspectiva de que as mudanças fazem parte intrínseca das reformas. Ficar tudo como está, sem adaptações adequadas e justas, é impossível. Penso que entre os professores (como em qualquer outra classe profissional) há gente honesta, trabalhadora e competente, mas também há o seu contrário. Mais: há muitos que apostam na formação e outros tantos instalados na vida e alérgicos a mudanças; há os que aceitam subir na carreira por mérito e os que querem subir sem qualquer esforço nem trabalho. A reforma do Ensino é coisa séria e urgente e todos têm de dar o seu melhor para que os alunos, razão de ser das comunidades educativas, possam ser mais tarde pessoas responsáveis, competentes e educadas, numa sociedade mais justa. FM
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NB: Para além do que disse acima, gostaria que os protestos incidissem sobre a instabilidade profissional, que obriga os professores a andarem de terra em terra, como saltimbancos, sobre as condições de trabalho e falta de apoios técnicos e sociais, sobre a falta de formação contínua para cada área, sobre a escassez de especialistas para os alunos com dificuldades específicas, sobre a ajuda às famílias mais carentes e sobre a adaptação de programas às necessidades da sociedade dos nossos dias. Só ouvi falar hoje da avaliação dos professores e da progressão nas carreiras. É pena.
FM

Mensagem do Papa para a Quaresma



Hoje de manhã foi dia de reflectir um pouco sobre a Mensagem do Papa para a Quaresma. Trata-se de uma mensagem simples, mas muito concreta, em que Bento XVI, um teólogo e intelectual, com fama de pessoa muito virada para a cultura, sublinha a necessidade de olharmos mais para os pobres, numa dádiva total de nós mesmos. Dele, por isso, talvez muitos esperassem uma mensagem mais direccionada para os homens e mulheres da cultura. Mas não, embora também. A mensagem é extremamente simples, com conselhos e propostas que toda a gente está à altura de compreender, a meu ver. Difícil, para muitos, será pôr em prática o que o Papa recomenda, porque é bastante complicado ultrapassarmos as nossas tradicionais comodidades e a crença de que os problemas são para os outros resolverem. Frequentemente gritamos que é preciso acabar com a fome no mundo, mas que fazemos nós para que isso aconteça?
Fala, direi que essencialmente, de oração, jejum e esmola, a que muitos não dão a devida importância. Para o crente já não será assim. São propostas não só válidas, mas fundamentais. Afinal, oração, jejum e esmola estão, naturalmente, associados.
Diz o Santo Padre que “não somos proprietários mas administradores dos bens que possuímos”, e que, face às multidões que vivem na indigência, “socorrê-las é um dever de justiça, ainda antes de ser um gesto de caridade”.
O Papa, citando as Escrituras, diz que “há mais alegria em dar do que em receber”, sendo garantido que “a esmola, aproximando-nos dos outros, aproxima-nos de Deus e pode tornar-se instrumento de autêntica conversão e reconciliação com Ele e com os irmãos”.
Bento XVI reafirma que “a esmola educa para a generosidade do amor” e recorda um velho, mas ainda actual, conceito bíblico: ao dar esmola, a mão esquerda não deve saber o que faz a direita.


FM

Dia Internacional da Mulher


Poderá o imperativo da igualdade entre os géneros masculino e feminino conduzir a um empobrecimento grande da condição da mulher? É uma questão pertinente, numa altura em que se fala tanto disso. Nada melhor do que ouvir várias opiniões sobre o assunto, neste Dia Internacional da Mulher.

sexta-feira, 7 de março de 2008

PARTIDOS NÃO MERECEM SER GOVERNO


Um dia destes, o líder do PSD, Luís Filipe Menezes, disse que o PS “já não merece ser Governo”, mas logo a seguir garantiu que o seu partido “ainda não merece ser Governo”. Isto significa que o nosso País está ingovernável. A não ser que, excluindo os partidos da alternância governamental, tenhamos de ir para um dos outros do nosso espectro político, qual deles o mais pequeno. Claro que surgiu, entretanto, o MEP (Movimento Esperança Portugal), mas dele ainda se sabe muitíssimo pouco.
O que impressiona nisto tudo é verificarmos que os mais representativos partidos políticos, com tantos anos de vivência democrática e de experiência no Governo, se tenham afundado tanto, ficando entregues a gente que, afinal, não sabe ser Governo nem esteja, ainda, preparada para o ser.
O que se pode constatar é que hoje os partidos estão cheios de pessoas (estarão?) sem carisma e sem o autêntico sentido das nossas realidades. Daí o desânimo e o pessimismo de muitos portugueses.

FM

Fátima, Cidade da Paz



Conforme li na Ecclesia, a Câmara de Ourém vai incumbir a SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana de Cova da Iria, Fátima, de integrar nos seus projectos de requalificação da cidade o conceito de “Fátima, cidade da Paz”.
A ideia é avançada pelo presidente da autarquia, que pretende ver incluída nos arranjos referências à ideia de Paz com que transversalmente se identifica a cidade altar do mundo.
Referencias ao papa João Paulo II, crucial na divulgação da imagem e mensagem de Fátima, e ao diálogo ecuménico são dois dos aspectos pensados e a serem aprofundados pela SRU, no documento estratégico de planeamento dos trabalhos da Sociedade, Fátima 2017, revela o site oficial da Câmara Municipal.
A minha experiência diz-me que o epíteto de “Fátima, cidade da Paz”, fica muito bem àquele local sagrado. Pelo que tenho visto, e conversado, crentes e não crentes sentem-se bem por ali. Como já um dia disse, respira-se paz e até as pessoas se mostram afectuosas para quem chega.
Por vezes há a ideia de que o comércio a descaracteriza, a torna banal. Quem chega e se fica por aí, talvez. Mas quem avança no sentido do encontro com o divino não pode deixar de experimentar uma tranquilidade que nos transcende.
Oxalá “Fátima, cidade da Paz”, possa manter, no essencial, essa transcendência.

FM

ACORDO ORTOGRÁFICO


O ministro da Presidência, Pedro da Silva Pereira, afirmou ontem que Portugal será "fiel" aos compromissos do Acordo Ortográfico de 1991 e sublinhou que o prazo de seis anos de transição "é razoável" para a adaptação às modificações previstas no acordo. Disse ainda que "O Governo decidiu adoptar medidas de transição por um prazo de seis anos - prazo que julgamos suficiente e razoável para que essa transição possa ocorrer”.
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Quem já passou por algumas reformas ortográficas, como eu, não pode ver nenhum drama nisto. Daqui a seis anos, já o mundo da Língua Portuguesa estará em sintonia com as alterações previstas, até porque os computadores, devidamente programados para isso, darão a todos uma ajuda preciosa.
Já agora, não vale a pena alinhar com os pessimistas que ficam horrorizados com a ideia de que a Língua Portuguesa está a ceder a influências estranhas às nossas matrizes linguísticas. Não pensem nisso! Língua que não se adapte ao que vem de fora ou que rejeite a inovação está condenada à morte.

FM

quinta-feira, 6 de março de 2008

Na Linha Da Utopia


Uma mesa comum: «E os alunos?»

1. O que temos verificado no panorama da educação suscita muitas reflexões por este país fora, umas silenciadas outras expressas. Educação, área estruturante e delicada, trabalhada esforçadamente nas últimas décadas por gerações de líderes, professores e famílias, estudantes e entidades. Muitas propostas ou indicativos estimulantes que hoje se consideram pertinentes já são pensados há muitos anos por quem foi abrindo caminhos de uma educação inclusiva e participada pela sociedade a quem, afinal, se destinam os educadores. Da outra face da moeda, muitos défices e limites do “sistema” têm merecido os reparos denunciadores de um consenso na razoabilidade que tarda em chegar. Sem alarmismos, mas sem superficialidades, estas últimas semanas têm sido más demais para ser verdade. Quase um beco sem saída; radicalizaram-se as posições em sector tão fundamental (e alimentador) de uma desejada vida social tolerante, compreensível e comprometida com o essencial da tarefa educativa: os estudantes.
2. Numa simples opinião, talvez ao ponto onde chegámos seja necessária mesmo uma “terceira via”: uma “mesa” onde se recentre o essencial e onde não se sentem as inflexibilidades dos dois lados, mas sim os dois ângulos da questão. Venha e cultive-se uma mentalidade socioeducativa (o “trunfo” dos países desenvolvidos) onde não adianta nada (1º) nem demitir ministros da Educação, (2º) mas onde estes nas políticas que representam saibam construir uma via comum. As inflexibilidades e intolerâncias não conduzem por nenhum caminho, a não ser o pior. A fronteira é ténue, ou já foi mesmo ultrapassada. Quanto mais as versões político-partidárias avançam com as bandeiras dos gritos e das demissões ministeriais (seja de que lado for), mais difícil se tornará a comunidade escolar, a sala de aula, o recreio, o envolvimento dos pais, das autarquias. Para descer basta um instante, para subir a qualidade são necessários anos. Também aqui a noção de reformas que temos carece de uma sustentabilidade que inclua, à priori, a globalidade das expressões.
3. Reformas (como as revoluções) à força, não só no “momento seguinte”, mas, como vemos, “durante”, resulta no panorama caótico impensável. As noitadas dos professores nas ruas do país têm sido estonteantes, no que se diz e no cansaço que gera para ao fim de horas ‘dar aulas’; a “revisão” (natural em processos democráticos) do processo de avaliação de professores tarda demasiadamente, como se fosse algo supradogmático. Queremos buscar razões para a “confiança”, mas, pelo “tesouro” da educação que (não) vemos, só abundam cogumelos desagregadores. Talvez tenhamos de começar do princípio e criar um slogan no ser profundo de cada cidadão: precisamos de nos sentar a uma mesa comum e reflectir sobre «E os alunos?». Não sabendo para onde vamos, sabemos que será pelo que temos visto. Claro, é preciso grandeza de Humanidade para reconhecer que aqui ou ali todos falhámos e queremos melhorar, sem que isso tenha de significar o “atirar pedras” demissionárias. Para quando esta grandeza humana? Conseguiremos mudar esta matriz infeliz da nossa história? Até quando?!

Alexandre Cruz

A política da educação e a educação da política


A propósito das manifestações dos professores, dos vários graus de ensino, ocorre-me sugerir que as comunidades educativas reflictam sobre os assuntos que incomodam tantos docentes, no sentido de construírem opiniões credíveis. Luís Filipe Torgal dá uma achegas, questionando-nos: "Ainda que mal pergunte: existe algum país democrático onde um Governo tenha desejado e conseguido instituir uma reforma em qualquer das suas áreas vitais sem a participação maior ou menor dos seus protagonistas?"


PÃO E REMÉDIOS


Os bens do dia-a-dia a que as pessoas são mais sensíveis, quando eles faltam ou o seu preço aumenta e se torna incomportável, são estes bens de primeira necessidade que dão pelo nome de pão e de remédios. De novo se anuncia que o pão vai ser mais caro. Dos remédios nem é preciso dizer, nem anunciar, por estar à vista a dificuldade de os pagar, quando não se pode passar sem eles e os ordenados e reformas permanecem magros. Em relação ao pão, todos sabemos como ele é mesmo alimento necessário, verdadeiramente indispensável sempre, mas sobretudo quando na família há crianças.
Na sabedoria do povo, ouvimos como o pão é sinal de amor e de vida. “Tira-se o pão da boca para o dar aos filhos”, como se tiravam os anéis dos dedos, ao surgir uma doença ou um contratempo que tinha de se enfrentar, sem olhar a gostos e a sacrifícios.
A pobreza aumenta, e agora também a das crianças. Diz-se e verifica-se, cada dia, que assim é mesmo. Que nas crianças não é só de pão, mas para muitas também o é de atenção, de carinho, de amor sensível, de respeito.
Uma pobreza, quando à vista de todos, sempre vai contando com alguma ajuda. Mais ajuda de pobres, que sabem como é não ter o necessário, do que ricos. Fascinados por ter mais, envolvem-se em desculpas para manter o coração e a bolsa fechados. Outra pobreza, não menos dolorosa, encoberta e envergonhada, nem sempre por culpa própria ou da família, em que não é fácil enfrentar a vida de rosto destapado, quando ela foi madrasta e atirou para a valeta quem sempre andou na estrada.
O povo também diz que “quem precisa, precisa todos os dias”, mas quem ajuda nem sempre o pode fazer todos os dias.
Ao lado da pobreza que aumenta, vemos com preocupação definhar a solidariedade de muitos para com quem precisa, tornando-se um desafio inaceitável a sua faustosa ostentação. Quando na sociedade falta a muitos o necessário e a outros sobra aquilo de que dispõem, a ponto de o desbaratar, o espírito de compaixão e de partilha fica tolhido pela insensibilidade que o egoísmo gera e alimenta. Então o mundo caminha para a degradação.
Quem sustenta as relações humanas sadias é o amor mútuo feito partilha, não a ostentação que a uns ensoberbece e a outros humilha.
Pão e remédios, que remédios também são pão!
Sobram computadores, distribuídos em profusão, com televisão atrás, às crianças das escolas. Sobram “viagens de estudo”, já a partir do ensino pré-primário, quando a capacidade de apreciar é ainda pouca. Sobram passeios, jantares e almoços festivos aos idosos, quando se deixam, de lado e sem resposta, necessidades básicas, que todas estas cabem quando se fala de pão e de remédios.
Não que tudo isto seja inútil ou sem sentido, mas porque se torna importante e urgente, num país sem grandes recursos, que não se descuide o essencial, para privilegiar o secundário, muito menos quando o essencial é incómodo e o secundário leva a elogios a quem o proporciona.
A vida do dia-a-dia de muita gente, pessoas e famílias, está-se tornando um problema grave, mormente quando surgem situações de desemprego, de falta de saúde, de urgências inadiáveis, de insegurança constante, quando pela frente surge um futuro fechado a sonhos auspiciosos. Quem não tem dificuldades, ou nunca as teve, nem se apercebe desta dolorosa realidade.
A solidariedade é campo aberto onde todos podem e devem caminhar. O governo, que administra dinheiros que não lhe pertencem, tem de ser sério e realista perante as necessidades concretas das pessoas.

António Marcelino

quarta-feira, 5 de março de 2008

ADAMASTOR?

A cabeleira do gigante

O gigante (será o Adamastor?) saiu do mar e pé ante pé veio repousar no areal. Mas não mostrou a face medonha a quem quer desvendar os seus segredos. Nunca a deixou ver, apesar do retrato que Camões dele pintou em versos intemporais. Eu bem vi a sua cabeleira hirsuta, ali na praia do Areão, no passado sábado, quando por lá andei. Quis vê-lo mais de perto, para descobrir nos seus olhos a raiva que tem a quem ousa entrar nos seus domínios e para ouvir a sua voz cavernosa, que tanto medo causou aos nossos navegantes de antanho. Mas o malandro não deixou e apressou-se a entrar nas profundezas do Oceano.

FM

UMA ACTUALIDADE DESACTUALIZADA

Faz falta ensinar à gente nova, porque agora já não se ensinam, e recordar aos menos novos, que ainda as aprenderam, as catorze obras de misericórdia, sete corporais e sete espirituais.
É uma aprendizagem com consequências na vida de quem sabe e na daqueles que podem beneficiar do seu saber.
O cortejo dos necessitados de misericórdia é grande e aumenta sempre mais, mesmo que se julgue o contrário. Não faltam famintos e sedentos a alimentar, nus a vestir, peregrinos a acolher, cativos a redimir e doentes a visitar e a cuidar. Não faltam ignorantes a ensinar, desviados a corrigir, perturbados a aconselhar, tristes a consolar, gente por quem se tem de ser paciente e muitos, vivos e mortos, a pedir-nos uma memória activa e um coração agradecido.
As obras de misericórdia não perderam a cotação. Elas serão a matéria de exame final sobre o valor que demos à vida e a maneira como a vivemos ao longo do tempo. A Quaresma pode levar-nos a dar-lhes atenção e sentido. Não é tempo perdido.

António Marcelino

Na Linha Da Utopia


As duas gerações

1. Nas comemorações dos 18 anos de edições, o jornal Público elabora um interessante exercício de ver como estávamos há 18 anos, no confronto contemporâneo dos que nasciam com os que na altura atingiam essa idade. Dos que nasciam no ano do Público (1990) aos que chegavam a considerada maioridade de 18 anos já parece haver uma distância tal como se se tratasse de muitas décadas de diferença. Ajuda-nos este confronto a tomar consciência que desse tempo para hoje as velocidades com que comunicamos aproximaram o particular do universal e o mundo da casa e vida de cada um. Nascendo, em 1989, com a queda do Muro de Berlim uma nova configuração planetária (com o fim do último totalitarismo, soviético), no mundo da época respirava-se de alívio pós-guerra fria na expectativa realizadora e esperançosa de uma verdadeira pacificação global.
2. Nesta nova conjuntura de liberdades abertas (não há liberdades fechadas!), talvez os anos 90 tenham sido a época histórica de uma autêntica “epopeia tecnológica”, com o boom eufórico da universalização das múltiplas formas de comunicar e sentir o mundo presente. Este mega exercitar da globalização, de tendências marcadamente hegemónicas e de domínio do económico em detrimento das diversidades, das ideias, políticas e culturas, sofre um forte revés nos atentados do 11 de Setembro de 2001. Talvez tudo tenha andado depressa demais em termos de tecnologias e de aproximação estratégico-científica e comunicacional, porque talvez tudo tenha andado devagar demais no que se refere ao verdadeiro (re)conhecimento da essência da Humanidade nas suas diversidades e nos seus “porquês”. O incompreensível “grito” do 11 de Setembro traz consigo um arrepiar de caminhos que, nas inseguranças e nos medos, pode reconduzir a história a alguns fechamentos geradores de desigualdade e exclusão.
3. A geração portuguesa que nasceu há 18 anos vive hoje com as mãos cheias de tecnologia mas, não tendo assistido ao seu emergir (algo que quem na altura tinha essa idade foi presenciando), corre o perigo crescente da absolutização das “coisas” deitando a perder o essencial da humanidade pessoal e social que são as relações humanas. Os resultados estão aí: Como refere o estudo do Público: «Acreditam: neles…» e «Não acreditam: no país, no casamento, nos outros». Num país diferente para melhor em muitas realidades mas na mesma em relação a muitas desconfianças espelhadas em mega casos de justiça e a sua continuada incerteza, a geração que está aí confirma os receios de uma (pseudo-)cidadania da indiferença sócio-política que, de quando em quando, costumamos criticar... Talvez tenhamos muito a aprender com as gerações anteriores; mas para isso é preciso o “diálogo de gerações” e mesmo o diálogo intercultural. Nestes diálogos, é certo que usando todas as virtualidades que nos aproximam, mas… preservemos e enalteçamos a presença humana.

Alexandre Cruz

SUBSÍDIOS PODEM GERAR DEPENDÊNCIAS


Os jornais disseram que a CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) recebe, anualmente, milhares de euros para poder desempenhar o seu papel de defensora dos interesses dos pais e dos alunos das nossas escolas. Sempre me repugnou a ideia de instituições como esta receberem subsídios do Estado. Porquê? Pela simples razão de que podem perder a independência face aos poderes instituídos.
Aceito, porém, que possam receber comparticipações para projectos de formação que contribuam para o desenvolvimento dos membros das instituições. Eu acho, no fundo, que as associações, sejam elas quais forem, devem ser o reflexo dos seus membros, os quais têm a obrigação de sustentar aquilo que lhes dá prazer. Sei de uma Câmara, a de Ílhavo, concretamente, que ajuda as instituições mediante contrapartidas ou parcerias, ou projectos de natureza social, cultural ou outra. Dar por dar não está na sua agenda. E nem deve estar, a meu ver.
Se o Estado se habituar a dar subsídios regulares, é certo e sabido que gera dependências, criando nas pessoas o hábito de se acomodarem à facilidade da vida. O Estado pode e deve estimular o associativismo, a solidariedade, o envolvimento das pessoas em acções de âmbito diverso, mas nunca sustentar instituições. Subsídios eventuais, repito, vá que não vá. Mas não mais do que isso.

FM

O PÚBLICO faz 18 anos


O PÚBLICO faz hoje 18 anos. Em termos humanos atingiu a maioridade. Sob o ponto de vista jornalístico já nasceu adulto e responsável. É, desde o primeiro número, o meu jornal diário. Só não o leio por motivos de força maior: doença ou outros incómodos. E quando isso acontece, fico com a sensação de um certo vazio. Depois, até chego à conclusão de que, na verdade, aconteceu algo de importante a que não tive acesso.
O PÚBLICO é considerado um diário de referência. No dia-a-dia traz o essencial do País e do mundo. Mas com frequência não me mostra o que aconteceu na minha rua, nem aborda alguns temas de que gostaria. Contudo, o fundamental, o retrato do quotidiano e a perspectiva do futuro próximo, vem lá.
Fico sempre satisfeito com o que publica? Não. Por vezes revolta-me a importância que dá a banalidades, a mexericos, a denúncias não suficientemente esclarecidas, a sensacionalismos… Mas talvez isso seja hoje uma forma de condescender com a (inevitável) procura de novos leitores e mais publicidade, base da sustentabilidade económico-financeira de um qualquer órgão de comunicação social. De qualquer modo, continuo a cultivar o princípio de que nem sempre os fins podem justificar os meios.
Parabéns ao PÚBLICO e a quantos o fazem no dia-a-dia, em luta constante pela qualidade.

FM

terça-feira, 4 de março de 2008

Na Linha Da Utopia


Vencer o Pessimismo

1.
Não se pense que é só em Portugal que o pessimismo vai alastrando, nem se julgue que o factor de crise económica é o ‘cerne’ da questão e a sua raiz. Talvez as ondas das emoções sociais sejam como as bolsas de valores, depois de fases de optimismos em que tudo parece correr às mil maravilhas (dos anos 60-70) vem a crise do reequilíbrio e reajustamento à realidade (em fins e início de milénio). Sublinhe-se, um certo sentir («difuso» ou infuso) de pessimismo só pode ser superado com o compromisso de cada dia, não havendo fórmulas mágicas que solucionem todas as questões em simultâneo na sociedade, hoje, em rede. Normalmente, neste lado do mundo em que nos fomos habituando a uma certa qualidade de vida, só queremos que a “rede” funcione para as coisas positivas, esquecendo que não há bela sem senão e que, talvez, os múltiplos processos de globalização em curso são a origem das novas sensações a reconhecer e integrar.
2. Como em tudo, o primeiro passo é “compreender”. Por isso, não admira que lendo as transformações em andamento, em que por exemplo o emprego para toda a vida é realidade já mesmo do passado, diante das novas inseguranças, a resposta humana não pode ser a resistência da luta contra os moinhos de vento das transformações; a tensão da resposta terá de se projectar no encarar, formar, lutar, procurar, espevitar a esperança na redescoberta dos mecanismos de vida dinâmica, onde a pessoa é, efectivamente, parte das soluções que ela sabe (eticamente) criar e reinventar. Ficar parado, desmotivado, resignado, a ver o mundo passar e perder tempo queixando-se na contínua ‘lamúria’, será afogar-se num pessimismo doentio que nos diz que se vivêssemos em outros séculos ou noutros sofridos continentes da actualidade já há muito teríamos padecido. Talvez na raiz do pessimismo também esteja uma mentalidade de impossíveis expectativas em relação à vida, confundindo muitas vezes (como há tempos dizia D. José Policarpo) felicidade com facilidade.
3. Muitas gerações que nos precederam tinham muito menos para viver. É natural que os tempos são outros, mas muitas vezes os hábitos da fartura (e fartura mal gerida, como o comprovam muitos supérfluos e mesmo o grave problema da hiper-obesidade de muitas crianças) acabam por deixar uma sementeira mais do “deixa andar” do que da palavra de ordem “vamos lá!” É claro que não se podem ocultar os cenários realistas (complicados) que vivemos, estes espelhados em variados relatórios que sempre surgem; mas toda a aposta na mentalidade terá de ser de investimento em ideias, esperança, cultura, formação, valores, ética, compromisso, cidadania, envolvimento (as palavras poderiam não acabar). No fundo, a diferença entre o pessimismo e o optimismo está no património de referências do coração humano... Quem dá valor às pequenas coisas só tem razões para agradecer o dom da vida e redescobrir energias do compromisso diário. Multipliquemos uma confiança realista (esta que não se confunde com muito do optimismo fácil proclamado pelos poderes), sem esquecer as dificuldades, mas não permanecendo nelas; faz mal, até à saúde (pessoal e social) e desmobiliza a reacção em ordem ao compromisso diário.

Alexandre Cruz

AVEIRO SEM TGV?


Diz-se que o TGV vai passar por Albergaria-a-Velha, preterindo Aveiro. Diz-se, também, que tal acontece por razões técnicas. E o povo de Aveiro, que sempre teve os comboios ao pé da porta, fica deste vez a ver navios, que também já se foram.
Estou a lembrar-me das histórias que me contaram, em menino: Se não fosse o José Estêvão, a Linha do Norte passaria por Águeda, perdendo a cidade dos canais em toda a linha.
Cá para mim, José Estêvão faz muita falta. Ou políticos como ele, que trazia a alma de Aveiro sempre à flor da pele e na ponta da língua, que escrever não era com ele, ao que parece.
Outros tempos, estes que agora vivemos. Nem o TGV seguramos. Será por toda a gente, ou quase, ter automóvel, cá por estas bandas?

FM

GOVERNO E PROFESSORES EM GUERRA


MEDIAÇÃO É URGENTE

Ontem, no Prós & Contras, o tema foi mais uma vez sobre o conflito entre Professores e Governo. Os convidados debitaram as suas doutas opiniões, enrolando-se algumas vezes, pelo desconhecimento perfeito que tinham das razões da “guerra”. Mas por fim lá veio uma proposta interessante, do neurocirurgião João Lobo Antunes, que mereceu aplausos de muitos. Isto, dizia ele, tal como está, já não vai pelo diálogo. Só uma mediação, protagonizada por gente independente e de reconhecido mérito, poderá sanar o conflito. Também me parece. Que pare a “guerra”, que sejam nomeados os representantes de ambas as partes, que se estudem as propostas governamentais e as contrapropostas dos professores, que tudo seja bem explicado à classe que tem por missão formar os homens e mulheres de amanhã e que não se esqueçam dos pais e muito menos das crianças. Entretanto, as aulas têm de continuar, os professores têm de ensinar, os alunos têm de aprender…
No final, a mediação dita a solução ideal. Bom trabalho a todos…

FM

A miragem da ressurreição


Mete-se pelos olhos dentro uma espécie de desencanto depressivo que se difunde e contagia. Copiam-se e colam-se textos e declarações de tempos idos mais próximos ou remotos que repetem até à exaustão esta fatalidade de ser português neste oeste da Europa. E sobem as comparações, raramente documentadas, com a excelência do "lá fora" para se impor a conclusão de que estamos encurralados na nossa mediocridade sem honra nem remissão. À porta do desespero. Ingovernáveis na violência, na insegurança, no desemprego, nas crises sucessivas de autoridade e autoridades que parecem conduzir-nos na justiça, saúde e educação a uma proximidade do abismo que brada por um qualquer messias, como já noutros tempos aconteceu.
Já era alegria, na romagem para Jerusalém, avistar a cidade santa. Tal como o horizonte da Terra Prometida animava o povo na sua caminhada árdua e aparentemente inglória.
O actual Papa ao propor-nos a Esperança como o grande horizonte para além dos horizontes, certeza para além das hipóteses, plenitude para lá das nossas estreitas métricas, dá-nos a chave para o entendimento da história e o ímpeto para prosseguirmos viagem. Sem esquecermos que a esperança também somos nós. Que a fazemos, alimentamos, muito para além de sentimentos ou pressentimentos ocasionais. Na certeza do nunca alcançável em pleno enquanto andarmos por cá.
Por isso se precisa mais de quem aponte caminhos e semeie a esperança do que de profetas azedos que se divertem na sua literatura de cordel semeando crispações e proclamando liberdades à sua medida.
Os cristãos são chamados a uma leitura serena e sábia da história, mas também à miragem da ressurreição em todas as mortes que vão acontecendo. Nada adianta ficar a chorar junto à pedra do túmulo. Importa rolá-la para entender que a ressurreição acontece em todo o processo redentor.

António Rego

LIVROS PARA MOÇAMBIQUE


Leitor atento e solidário fez-me chegar um apelo de uma professora sua amiga que se encontra a trabalhar em Moçambique, numa escola de formação de professores. Nesta altura, a sua amiga professora, a Vanessa, é também responsável pela biblioteca da escola, que está na fase de organização. Como é normal, a biblioteca tem pouquíssimos livros. O país é pobre e não há possibilidades de montar, de raiz, uma biblioteca minimamente equipada.
A Vanessa, contudo, não é pessoa para desanimar. E como é pessoa prática e entusiasta, resolveu recorrer aos amigos, solicitando livros. Foi o que fez, prometendo enviar fotos da biblioteca e dos livros que forem enviados. Diz ela que os livros podem ser em Português ou Inglês.
Já agora, permitam-me um conselho: Não estejam à espera de encher um contentor; enviem pelo correio os que puderem.

Aqui fica o endereço:

Jorgen Ohre
ADPP-Escola de Professores do Futuro
GAZA
C.P. 489 Maputo
Moçambique

segunda-feira, 3 de março de 2008

MOVIMENTO ESPERANÇA PORTUGAL


SEGUNDO apurou a SIC, vai surgir um novo partido político em Portugal. Rui Marques, antigo alto-comissário para a Imigração e Minorias éticas, é um dos dinamizadores.
O novo partido vai chamar-se Movimento Esperança Portugal. Para já, o núcleo fundador é composto por cerca de meia centena de personalidades independentes, entre as quais Rui Marques, que foi o dinamizador da viagem do “Lusitânia Expresso” a Timor-Leste durante a ocupação Indonésia.
O Movimento Esperança Portugal apresenta-se como abrangendo um espaço entre o PS e PSD.
Com o descontentamento que há, pelo que vejo, em relação aos partidos que se impuseram com a nossa democracia, pós-25 de Abril, posso admitir que esta nova força política venha a ter algum sucesso. Sobretudo se o povo português, em especial o desiludido, ainda tiver coragem para se virar para ideias novas, assentes na eventual coerência de vida dos dirigentes do Movimento Esperança Portugal.

PINTURA DE PICASSO E MIRÓ




A propósito da exposição de Jeremias Bandarra, artista aveirense que conheço há muito e muito admiro, dei comigo a pensar no prazer que a posse de arte, de qualidade, pode dar. Eu bem gostaria de cobrir, embora com parcimónia e equilíbrio, as paredes da minha casa. Mas como não posso, vou tendo o que é possível… muito pouco e muito baratinho.
Há tempos dois pequenos azulejos, com reproduções de Picasso e Miró, ocuparam um recanto da minha tebaida. Olho para eles como se olhasse para os autênticos, que não estão ao alcance da minha bolsa. Nem de muitos, mas mesmos muitos, coleccionadores de arte.
As reproduções, em miniatura, cujas fotos aqui publico, servem muito simplesmente para mostrar por que razão todos os dias as contemplo. Sem nunca me cansar delas. Imaginem se eram mesmo os quadros autênticos!

FM

PINTURA DE JEREMIAS BANDARRA


PROMOVIDA pela Câmara Municipal de Aveiro, a Exposição de Pintura “A arte como caminho”, de Jeremias Bandarra, composta por 22 obras, estará patente até 30 de Março, na Galeria dos Paços do Concelho, em Aveiro, podendo ser visitada de terça-feira a Domingo, das 14 às 19 horas. A Inauguração será no próximo sábado, 8 de Março, pelas 17 horas.
Jeremias Bandarra nasceu em Aveiro em 1936. Foi aluno da Escola Industrial e Comercial de Aveiro onde foi discípulo dos pintores Júlio Sobreiro e Porfírio de Abreu. Foi fundador do CETA – Círculo Experimental de Teatro de Aveiro e do movimento artístico Aveiro-Arte. Frequentou cursos de pintura e de cerâmica no Conservatório Regional de Aveiro.
É autor de diversas maquetas para painéis cerâmicos e diversos projectos para vitrais. Executa com regularidade trabalhos destinados às artes gráficas. Atribuíram-lhe prémios nas áreas da pintura, cerâmica e fotografia. Realizou 14 exposições individuais e participou em mais de uma centena de mostras colectivas.

Fonte: Portal da CMA

O SILÊNCIO NECESSÁRIO


CADA vez me convenço mais de que o silêncio é necessário na vida. Diz o nosso povo, com razão, que o silêncio é ouro.
O Papa lembra, com oportunidade, que é preciso um “jejum de imagens e palavras”. Nada melhor para os crentes levarem à prática um preceito quaresmal. Cultivar o espírito pelo silêncio, talvez até seja mais frutuoso do que os tradicionais jejum e abstinência, normalmente traduzidos no comer menos e no deixar a carne de lado, pelo menos às sextas-feiras.
Então, aqui fica a proposta, para ver se nos curamos de muitas maleitas: ver menos televisão e cinema, fugir do barulho ensurdecedor que nos atrofia a mente e, no silêncio, reformular a vida, traçando novos caminhos de horizontes mais largos.

FM

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