Durante a próxima semana a associação norte-americana TV Turnoff Network convida todas as pessoas do mundo a viver de uma forma diferente, sem ver televisão. De 24 a 30 de Abril, o organismo tenta, pela décima segunda vez, organizar um movimento de abstinência televisiva, avança o Público este domingo.
Com esta iniciativa, a TV Turnoff e as mais de 70 organizações que a apoiam pretendem combater a teledependência, levando os espectadores a reflectir sobre o ascendente da caixa no seu quotidiano.
Fundada em 1994 nos EUA, a organização tenta espicaçar os espectadores e despertar consciências para os malefícios da televisão. A lista é grande e grave: obesidade, o insucesso escolar e o pouco tempo passado em família.
A iniciativa começou em 1994 nos EUA mas desde 1999, depois de ter sido publicitada pela revista AdBusters, a semana de abstinência televisiva transformou-se num fenómeno internacional ao nível de outras acções de boicote como o Buy Nothing Day (dia sem compras).
Hoje, é uma semana assinalada em todo o mundo, incluindo Portugal onde é responsabilidade do Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA). Os protestos do grupo passam sobretudo pela emissão de cartazes e brochuras e uma possível sessão de discussão.
No ano passado, segundo dados da Marktest/Mediamonitor, cada português viu uma média diária de três horas e meia de televisão. Em 95,6% dos lares nacionais existe pelo menos um aparelho, e 70,6% deles possui dois televisores, a maior percentagem de entre os países membros analisados pelo Observatório Europeu do Audiovisual, entidade que fornece estes dados.
:
Fonte: Diário Digital