sexta-feira, 5 de maio de 2006

Papa recebeu Durão Barroso

Bento XVI debateu
futuro da Europa
com Durão barroso
O Papa Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, numa audiência dedicada ao futuro da construção Europeia. De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, Durão Barroso falou «sobre o actual Estado da União Europeia, sobre os desafios que ela deve enfrentar e sobre o seu futuro». Depois de ter sido recebido pelo Papa, o presidente da Comissão Europeia reuniu-se com monsenhor Giovanni Lajolo, ministro dos Negócios Estrangeiros do Vaticano. Segundo Navarro-Valls, a rejeição do projecto de Constituição Europeia pela França e Holanda foi abordada no encontro. «Apesar das sombras que surgiram, foi dito que se pode ter confiança no processo de integração e de consolidação das instituições europeias». Uma declaração emitida pelo Vaticano concluiu que «durante o encontro, foram, em particular, abordados os ideais e os compromissos de solidariedade necessários, bem como o contributo que os cristãos devem dar» a esse processo. Por sua vez, Durão Barroso indicou, em comunicado, ter discutido com o Papa «o futuro da Europa, o diálogo entre as culturas e as religiões, as preocupações com os conflitos violentos no mundo e a luta contra a pobreza». «A experiência da construção europeia, orgulhosa da sua diversidade religiosa, cultural e linguística, é um exemplo do diálogo entre os povos», sublinhou o presidente da Comissão Europeia. Durão Barroso disse ter «respondido a uma inquietação particular da Santa Sé», afirmando que «a liberdade religiosa é inegociável e deriva do direito comunitário».
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Fonte: "Expresso" on-line

Um artigo de Joaquim Franco, na SIC

Vocações para a crise?
O número de padres está a diminuir em Portugal a uma média de quase 50 por ano. O último anuário da Igreja Católica revela dados preocupantes para o futuro da estrutura eclesiástica. A quebra é progressiva e, segundo dados oficiais, haverá já menos de 3000 padres diocesanos em Portugal, para quase 4400 paróquias...
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As estatísticas referentes ao triénio 2000-2003 revelam que, neste período, o número de sacerdotes formados nos seminários diocesanos baixou de 3159 para 3029: menos 130.
O clero formado noutros institutos não tem uma redução tão acentuada, mas a tendência parece irreversível.
Em média, por cada dois padres que morrem, é ordenado apenas um e o número de seminaristas também está a baixar.
Mantendo-se esta diminuição de vocações, dentro de uma década a Igreja portuguesa só consegue garantir padres, com a formação clássica dos seminários diocesanos, em metade das paróquias existentes. É a própria estrutura hierárquica que está em causa.
São frequentes os apelos e os documentos do episcopado para uma sensibilização das famílias católicas para a vocação sacerdotal. Mas um outro problema desponta, próprio de um tempo e de uma sociedade - a europeia, onde Portugal se insere culturalmente - que promove a ambição e a competição.
O exercício do "sacerdócio" não estará a perder o sentido do "serviço" gratuito de missão para ganhar contornos de uma "carreira" com o conforto do respectivo exercício profissional?
No caso português, há também um dramático fosso "geracional" nos padres. O período pós revolucionário provocou uma descontinuidade nas vocações que começa agora a ter impacto.
À cabeça do debate sobre a falta de vocações surge normalmente o celibato; a menor influência das famílias na educação dos filhos; o "divórcio" entre a doutrina e a vivência dos católicos; a sociedade, que promove o "efémero" e facilita a "desistência", como sugeriu o Cardeal Patriarca de Lisboa no último Domingo de Ramos.
Têm surgido alguns problemas de integração entre jovens padres. As vocações não são imunes à "pressão" da sociedade contemporânea e começam a ser frequentes os casos de padres que acabam por "desistir" ou enfrentam graves "crises" já depois de ordenados.
O assunto tem sido debatido em múltiplos fóruns de opinião, com a participação de grupos e movimentos da Igreja. São várias as causas e consequências deste cenário, e demasiado complexas para um simples texto de análise.
Admitindo o risco de uma abordagem demasiado superficial, limito-me a sublinhar que, num aparente paradoxo, esta "crise" de vocações na Igreja Católica coincide com o despertar do sentimento "religioso", numa sociedade cada vez mais plural e promotora do "indivíduo".
O modelo "piramidal", centrado no clero, que assegurou as "estruturas" locais da Igreja Católica durante muitos anos, é uma fórmula que há muito se diluiu na cultura urbana das liberdades adquiridas, dos direitos inalienáveis e dos deveres transversais.
Quando as hierarquias insistem na "estrutura" da "pirâmide" para organizar as comunidades urbanas de base, correm o risco de promover o distanciamento em relação ao homem contemporâneo. Incentivam a preguiça, centralizam responsabilidades que devem ser partilhadas e, na cegueira de um objectivo não devidamente participado, precipitam-se em dinâmicas de relacionamento comunitário que pouco contribuem para, verdadeiramente, congregar.
O homem urbano é formado e formatado por uma multiplicidade de estímulos culturais, assimilados no contexto do individualismo e da pouca disponibilidade. Construir hoje comunidade "religiosa", implica valorizar cada célula no seu âmago, para a tornar parte integrante de um "todo" fraternal.
As comunidades cristãs do século XXI são chamadas a um novo desafio de exigência espiritual e relacional, onde o "íntimo" e o "individual" ganham novo e maior relevo na senda do transcendente.
A "horizontalidade" não serve apenas para cumprir pressupostos democráticos - porventura os menos relevantes -, mas para valorizar o lugar que o "sagrado" ocupa em cada indivíduo e descobrir as "vias de acesso" de cada indivíduo à grande comunidade plural, com todas as suas implicações. Na consciencialização desta nova atitude poderá redesenhar-se a "comunhão" e o "serviço" na igreja.
Vive-se um tempo propício ao regresso às dinâmicas de pequenos grupos, cansados de ritos viciados pela rotina, mas sedentos do ritual da proximidade, da cumplicidade e da surpresa. É por aqui que o "sacerdote" assume a sua função maior, actuando à medida de cada "alma", onde o domínio do "inexplicável" é atraente e exclusivo dos ministros de qualquer culto ou fé, independentemente de serem celibatários ou casados.
O apelo de D. José Policarpo aos padres de Lisboa, preocupado com o envelhecimento do clero, é inequívoco: "Não hesiteis em limitar actividades, se for necessário, para reservardes tempo para a oração".

Tolentino Mendonça na Feira do Livro de Turim

Tolentino Mendonça,
poeta de eleição
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O padre e poeta madeirense José Tolentino Mendonça é um dos escritores portugueses presentes na Feira Internacional do Livro de Turim (6 a 8 de Maio), evento em que Portugal é o convidado de honra e que ficará marcado pela literatura e a música portuguesas.
A Feira do Livro de Turim é uma feira dirigida ao público, onde estão representadas essencialmente editoras italianas que promovem a venda de livros.
Ao longo da feira decorre uma programação literária intensa, distribuída por várias salas, que resulta da iniciativa da própria feira e de editores italianos.
Nascido no ano de 1965, em Machico, Tolentino Mendonça estudou no Seminário diocesano do Funchal e na Universidade Católica, em Lisboa, onde foi ordenado sacerdote em Julho de 1990, por D. Teodoro de Faria. Prosseguiu os estudos superiores em Roma, tendo desempenhado ainda o cargo de Reitor do Colégio Pontifício Português.
Poeta de eleição, José Tolentino Mendonça tem vários títulos publicados. Além dos livros de poemas - ("Os Dias Contados", 1990; "Longe Não Sabia", 1997; "A que Distância Deixaste o Coração", 1998) e do ensaio "As Estratégias do Desejo: Um Discurso Bíblico sobre a Sexualidade" (1994), “Baldios”,(1999) - Tolentino Mendonça é autor de uma elogiada tradução do "Cântico dos Cânticos" (1997) e de "Salmos", entre outros títulos.
O Pe. José Tolentino Mendonça foi distinguido com o Prémios Literários do P.E.N. Clube Português para prosa pela sua obra “A construção de Jesus” (Ed. Assírio & Alvim). O galardão, referente ao ano de 2004, é atribuído ex-aequo a Tolentino Mendonça e a José Gil, pelo seu best-seller “Portugal Hoje. O Medo de Existir” (Relógio d'Água).
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Fonte: Ecclesia

Um poema de José Tolentino Mendonça

Pico Ruivo Todo o verão amontoei pedras e as dispersei
vigiava nuvens e sombras pelas fajãs a mesma solidão perigosamente transcrita naquele cinzento avermelhado sob as escamas do céu urzes sobrevivendo à dura estação duas ou três cabras, uma tenda túneis, atalhos, águas geladas por aí nos conduz a travessia a folha e a flor pertencem ao vento um olhar (ainda o meu?) persegue-as entretido na grande subida mais abaixo, quando principiava a vereda manchas de líquenes cobriam de igual modo o nome dos lugares onde iremos e dos lugares onde não chegaremos

EUROPA MAIS JUSTA

Bispos da UE
pedem sociedade
mais justa na Europa
A Comissão dos episcopados católicos da UE (COMECE) publicou hoje a sua mensagem para o Dia da Europa (9 de Maio), na qual pede aos responsáveis comunitários que não poupem esforços para construir uma sociedade mais justa.
Os prelados apelam, ainda, ao renovar do debate sobre o futuro da Europa, particularmente em face do desinteresse demonstrado por muitos cidadãos.
Na sua mensagem, os Bispos referem que a UE tem de “colocar o ser humano e a sua dignidade inalienável no coração dos seus esforços para construir uma sociedade justa”, assinalando que este processo deve decorrer tendo em maior consideração “a fé cristã e as convicções éticas de muitas pessoas na Europa”.
A COMECE espera um novo movimento, por parte das instituições comunitária, para ganhar novamente a confiança dos cidadãos europeus, criando “estruturas melhores e mais democráticas”.
O futuro Tratado Constitucional da Europa poderia, segundo os Bispos, resolver algumas destas questões, “estabelecendo uma política e um quadro legal uniformes para a União Europeia”.
A Igreja Católica, asseguram, “está preparada para dar a sua própria contribuição específica para moldar uma sociedade justa na Europa”.
A COMECE inclui representantes das Conferências Episcopais dos Estados-membnros da UE, para além de delegados da Bulgária, Croácia e Roménia com estatuto de observadores.
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Fonte: Ecclesia

Nazaré – Palco do Encontro das Praias

Encontro
e reencontro
sempre esperado
pelos
pescadores
A Nazaré vai ser, este ano, o palco do Encontro das Praias, uma iniciativa da Obra do Apostolado do Mar. Centenas de pescadores e demais marítimos, com suas famílias, vão marcar presença, no dia 28 de Maio, nesta jornada de convívio e de acção de graças, mas também de troca de experiências e de diversão, como garantiu ao SOLIDARIEDADE o padre Carlos Noronha, director nacional daquele sector pastoral da Igreja Católica. A recepção aos participantes começa no sábado com uma vigília, na igreja matriz, em jeito de acolhimento aos que chegarem na véspera. Pretende-se que nessa celebração, que inclui missa vespertina, os nazarenos criem um momento de intimidade e se preparem para receber, no domingo, a grande maioria dos pescadores e suas famílias, vindos do litoral português. Tudo se conjuga para que a missa do domingo proporcione uma grande vivência espiritual, num ambiente de festa. Cada praia apresenta os seus símbolos e estandartes, representativos das diversas paróquias que lhe estão ligadas, num ambiente colorida e festivo. Os cânticos são seguramente de sensibilidade marítima e com ligação a São Pedro, que “é apresentado como o grande veículo que conduz os homens do mar até Cristo”, como nos referiu o padre Carlos Noronha. No final da celebração e na hora de acção de graças vai ser evocada Nossa Senhora, que “faz a ligação a Jesus com a Igreja, por nosso intermédio”, sublinhou o director nacional da Obra do Apostolado do Mar. Depois vem o almoço organizado pela praia anfitriã, que vai ser, como se espera, uma excelente oportunidade de convívio e de partilha entre os pescadores, muitos dos quais apenas se conhecem via rádio. “Embora estejam todos nas mesmas águas, cada barco acaba por ser uma ilha, onde os marítimos vivem uma certa solidão”, frisou o padre Carlos. Quando surge uma ocasião, como esta, de se encontrarem em terra, todos gostam de manifestar a alegria que sentem por se conhecerem pessoalmente e ao vivo. “Aí há troca de experiências e de vivências e até propostas mútuas, em termos de convívio e de trabalho, realmente muito salutares”, lembrou o nosso entrevistado. A tarde do Encontro das Praias vai ser, como de costume, muito animada. Não faltam grupos musicais ou folclóricos, convidados pela organização ou em representação das praias participantes, com suas danças e cantares típicos, bem ao gosto dos pescadores. A espontaneidade e a alegria, as conversas do encontro ou do reencontro, os petiscos que a gente do mar tanto aprecia e tão bem sabe confeccionar, de tudo um pouco vai estar neste Encontro, no dia 28 de Maio, na Nazaré. As representações das praias são sempre preparadas pelas paróquias com ligação à Obra do Apostolado do Mar, nomeadamente através dos Clubes Stella Maris, diocesanos ou paroquiais, e de associações que apoiam espiritual, social e culturalmente os homens do mar e suas famílias. Fernando Martins
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Foto: Padre Carlos Noronha

Um artigo de D. António Marcelino

PALAVRAS
E SENTIMENTOS
DESENCONTRADOS É curioso verificar como um acontecimento público a que toda a gente teve normal acesso, pode ter leituras bem diferentes, como que a dizer que a opinião se sobrepõe à verdade objectiva. O preconceito não vencido, a clivagem ideológica, a frustração por falta de identificação, a simpatia e a antipatia de quem presenciou por quem foi protagonista principal, os chavões tradicionais que ditam a orientação da comum observação e a consequente leitura, o reconhecimento a gosto ou acontragosto, a indiferença, tudo vem ao de cima para falar da mesma coisa. Muitas vezes para impor uma opinião ou para fazer opinião. Acontece, porém, que na praça pública da opinião publicitada também se encontram pessoas que são capazes de prestar preito à verdade do que se passou ou se ouviu, mesmo que não tenha sido do seu gosto ou na linha do previa e, porventura, desejava. A intervenção do Presidente da República no 25 de Abril, é um bom exemplo a confirmar as palavras desencontradas dos jornalistas, dos comentadores e dos diversos políticos. Certamente que um obstáculo que impede ou dificulta, por vezes até ao extremo, a possibilidade de compromissos comuns e conjugados no mesmo sentido, que permitam ir ao encontro de problemas graves e de todos, é esta sobreposição da opinião e do sentimento pessoal ou de grupo, à verdade objectiva e à procura do bem comum, como tarefa de todos. Ponha-se na ribalta das atenções e dos desafios a realidade da exclusão social que está à vista, do fosso entre ricos e pobres, da existência no mesmo contexto de muito ricos e muito pobres, de cidadãos privilegiados e de cidadãos marginalizados, e diga-se como pode ser possível sair desta situação ou de encontrar caminhos de esperança e de êxito, sem todos a jogar no mesmo sentido, enriquecido o caminho com as diversidades que enriquecem e não dividem. O que se pode esperar do individualismo exacerbado de muitos e das certezas de quem não admite outras além das suas e que, por isso, se nega a qualquer colaboração, está à vista: agravamento dos problemas sociais, aprofundamento do fosso de separação que esteriliza vontades e acções, número crescente de gente válida que vais achando que não vale a pena comprometer-se, porta com passadeira para que entrem e se instalem as inutilidades de cada regime, desprestígio da classe política, voltar costas à realidade que dói cada vez mais a muitos cidadãos, aumento e alargamento dos problemas do país, soluções de fachada para problemas sérios e graves… Governar em situação de crise é, também, ser capaz de ler a realidade com objectividade, de conciliar vontades e capacidades, de formular propostas válidas, exequíveis e motivadoras, de ter grandeza moral para queimar na ara do sacrifício purificador os interesses individuais e de grupos, de aceitar os erros com propósito de os corrigir, de ver nos outros colaboradores possíveis e não apenas adversários a vencer. Não presenciamos nós como na oposição política se critica com desfaçatez o que antes se fez no poder, e vice-versa? Sem esforço para reconhecer a verdade objectiva e as exigências que dela dimanam, nem se respeitam as pessoas, nem se acertam as propostas, nem é possível que todos se assumam como solidários na mesma causa. Somos do tempo em que se advogava a “terra queimada” e o “quanto pior melhor”. Mas nessa altura mais do que a procura do bem comum, contava a luta pelo poder próprio a qualquer custo. Com trinta e dois anos de decantada democracia, pensar do mesmo modo, é, no mínimo, uma condenada irresponsabilidade.

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