Bento XVI debateu
futuro da Europa
com Durão barroso
O Papa Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, numa audiência dedicada ao futuro da construção Europeia.
De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Joaquín Navarro-Valls, Durão Barroso falou «sobre o actual Estado da União Europeia, sobre os desafios que ela deve enfrentar e sobre o seu futuro».
Depois de ter sido recebido pelo Papa, o presidente da Comissão Europeia reuniu-se com monsenhor Giovanni Lajolo, ministro dos Negócios Estrangeiros do Vaticano.
Segundo Navarro-Valls, a rejeição do projecto de Constituição Europeia pela França e Holanda foi abordada no encontro.
«Apesar das sombras que surgiram, foi dito que se pode ter confiança no processo de integração e de consolidação das instituições europeias».
Uma declaração emitida pelo Vaticano concluiu que «durante o encontro, foram, em particular, abordados os ideais e os compromissos de solidariedade necessários, bem como o contributo que os cristãos devem dar» a esse processo.
Por sua vez, Durão Barroso indicou, em comunicado, ter discutido com o Papa «o futuro da Europa, o diálogo entre as culturas e as religiões, as preocupações com os conflitos violentos no mundo e a luta contra a pobreza».
«A experiência da construção europeia, orgulhosa da sua diversidade religiosa, cultural e linguística, é um exemplo do diálogo entre os povos», sublinhou o presidente da Comissão Europeia.
Durão Barroso disse ter «respondido a uma inquietação particular da Santa Sé», afirmando que «a liberdade religiosa é inegociável e deriva do direito comunitário».
:
Fonte: "Expresso" on-line