18 de março de 1900
Texto de Maria Donzília Almeida
Desde que reatei a convivialidade, com o Conde da família, que à janela da minha memória, assomam apenas, criaturas nobres!
A personagem que a seguir se apresenta, povoa o meu imaginário infantil desde tenra idade. O poema apresentado, com o ritmo cadenciado, ao jeito de uma canção de embalar, ficou gravado na minha memória de menina de bibe!
António Nobre nasceu no Porto, em 1867 e viria a falecer na mesma cidade, no dia 18 de Março de 1900, com apenas 33 anos de idade. Matriculou-se em 1888 no curso de Direito, na Universidade de Coimbra, mas como os estudos lhe corressem mal, partiu para Paris onde frequentou a Escola Livre de Ciências Políticas. Aí, licenciou-se em Ciências Jurídicas. De regresso a Portugal, tenta entrar na carreira diplomática, mas é impedido pela tuberculose. Doente, ocupa o resto dos seus dias, em viagens, a procurar remédio para o seu mal, da Suíça à Madeira. Obras poéticas:
Só, publicada em Paris em 1892, Despedidas, 1902 e Primeiros Versos, 1921, ambas publicadas postumamente.
Trata-se, de facto, em especial no caso de Só, de uma obra emblemática em si mesma e do fim-de-século português, combinando a herança romântica com a estética do Decadentismo e do Simbolismo, que o poeta bem conhecia (como aliás a geração coimbrã a que pertence): a sobreposição desses modelos, o seu universo pessoal e o seu talento de poeta fazem nascer uma voz original, tecendo o sábio trabalho sobre os tipos de verso e de estrofe mais diversos, sobre o ritmo e formas poéticas clássicas como o soneto ou outras, com destaque para o poema longo e de construção dialógica (por exemplo, em “António” ou “Os figos pretos”). Do ponto de vista técnico, trata-se de uma poesia que parece muito próxima da oralidade, mas tal é desmontado quer por referências temáticas de requintada estesia, quer pelo uso de versos como o alexandrino e o decassílabo, a par de outras medidas, combinando com mestria ritmos sofisticados, ao modo simbolista, mas sem criar a opacidade que se pode ler em poetas seus contemporâneos (v.g. Eugénio de Castro), antes mantendo uma cadência cantabile, que qualquer leitor consegue acompanhar - o que não será alheio ao sucesso atestado pelas múltiplas reedições.