O Cinema no Natal
Chegado o Natal é tempo de estreias relacionadas com a época. Como escasseia o Cinema europeu e o do Sul da Europa, é um contributo para o esquecimento das nossas tradições e comemorações do verdadeiro Natal, para nos rendermos à neve, ao pinheiro e ao Pai Natal, figura simpática de origem nórdica com uma certa inspiração em São Nicolau.
Vimos este ano «Um Milagre de Natal» e «Matança de Natal», este último uma comédia inócua de espírito bem pouco natalício mas relacionando-se sem dúvida com a época.
Mas importante, mais pelo tema que pelo tratamento cinematográfico, temos «Feliz Natal», uma co-produção europeia sobre um acontecimento da I Guerra Mundial. Partindo de uma situação real, mas com componentes fictícias, o filme tem um objectivo de denúncia da guerra, em si mesmo absurda. Tropas que se confrontam, se matam mutuamente, pertencendo, afinal, ao mesmo género humano.
Facto abafado pelas autoridades militares até ao limite que lhes foi possível, o Natal de 1914 foi marcado por tréguas em algumas zonas da frente. E o caso narrado, bem especial, centra-se na situação criada por uma simples canção tradicional mundialmente conhecida. Cessados os tiros ouviu-se o “Stille Nacht” na voz de um tenor da Ópera de Berlim. Escoceses e franceses, bem como os alemães, abandonaram os postos de combate e confraternizaram na terra de ninguém. Tal permitiu, na manhã seguinte, que se enterrassem os mortos e se disputasse depois uma amigável partida de futebol...
Mas a guerra tinha de continuar.
Os mesmos homens voltaram a matar-se mutuamente e foram vítimas de sanções disciplinares. O Natal venceu por pouco tempo, mas mostrou bem que na alma dos combatentes ainda restavam sentimentos mais fortes que o ódio ao inimigo.
Christian Carion adaptou os factos ao argumento cinematográfico e realizou o filme. Deu a conhecer ao mundo um facto que até à data tinha tido uma divulgação relativamente restrita.