domingo, 1 de janeiro de 2006

Na verdade, a paz – esperança e compromisso

Manuela Silva, Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, sublinha que "a ausência de paz é uma infelicidade
O Papa Bento XVI acaba de dar a conhecer a sua Mensagem para a celebração do próximo Dia Mundial da Paz de 2006, dando assim continuidade à tradição dos seus predecessores Paulo VI e João Paulo II.A mensagem é apresentada com o título sugestivo: “Na Verdade, a Paz”.
A escolha do tema de reflexão proposto assenta numa convicção profunda que o Papa exprime nestes termos: “sempre que o homem se deixa iluminar pelo esplendor da verdade, empreende quase naturalmente o caminho da paz” .
Desejar, procurar e praticar a verdade, na nossa vida pessoal como nas nossas relações sociais ou nas múltiplas instituições cívicas e políticas com que se tece a vida colectiva nas nossas sociedades, é, assim, um primeiro desafio incontornável para quantos se dizem amantes da paz.E todos desejamos a paz, porque esse bem supremo está de algum modo inscrito no mais profundo do nosso ser; é seu elemento constitutivo. Se derivas existem – e tragicamente as conhecemos – sentimo-lo como mal, como ruptura de humanidade. A ausência de paz é uma infelicidade.
(Para ler toda a reflexão, clique aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário