domingo, 1 de janeiro de 2006

PATRIARCA DE LISBOA CONTRA INVESTIGAÇÃO DE EMBRIÕES

Posted by Picasa Cardeal Patriarca de Lisboa D. José Policarpo contra investigação em embriões excedentários
O cardeal patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, manifestou-se hoje, durante uma homilia em Lisboa, contra a investigação em embriões excedentários a propósito da preparação da legislação portuguesa sobre fecundação assistida. Para D. José Policarpo, a actual preparação da legislação que regule a procriação medicamente assistida em Portugal é "um exemplo preocupante" e "nem todas as descobertas da ciência, aplicadas sem o rigor ético de defesa da dignidade da pessoa humana, são factores de paz".
Quatro projectos de lei sobre a procriação medicamente assistida foram aprovados em Outubro na Assembleia da República e encontram-se em discussão na especialidade. Apesar de se praticar desde 1986, a procriação medicamente assistida nunca foi regulamentada em Portugal.
O cardeal patriarca de Lisboa defendeu que "a dignidade da procriação humana, ligada à família e ao amor, os direitos inalienáveis do nascituro, entre os quais sobressai o direito de ter uma família, com um pai e uma mãe, sobrepõe-se, do ponto de vista moral, ao entusiasmo de aplicar, ao sabor dos critérios individuais, todas as possibilidades que a ciência abriu".
Falando na Basílica doa Mártires, a propósito do Dia da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e do Dia Mundial da Paz, D. José Policarpo considerou que o processo técnico-científico devia evitar a existência de embriões excedentários (resultantes de tratamentos contra a infertilidade e que não foram implantados no útero).
Em nome da "dignidade do embrião humano", o cardeal patriarca manifestou-se contra "qualquer investigação, por mais promissora que seja".

Sem comentários:

Enviar um comentário