terça-feira, 23 de março de 2021

Máscaras passam a fazer parte da moda


Com máscaras e preparados para atacar a Peste Negra

Os confinamentos vão continuar, mais ou menos rigorosos, e não se vislumbram condições plenas para voltarmos à normalidade, com garantias de segurança. O coronavírus teima em atacar o mundo, mas há de chegar o dia da sua derrota ou, melhor dizendo, da vitória da ciência que o homem vai dominando.
Vem esta conversa a propósito de eu ter saudades de sair para arejar o corpo e o espírito. Visitar a minha igreja, tomar um café numa esplanada, passar por uma livraria, cruzar-me com conhecidos e amigos, contemplar a natureza. Estou a escrever esta nota depois de arrumar numa prateleira das minhas estantes um livro acabado de ler, de José Mattoso, “A História Contemplativa”, que inclui conferências e estudos relacionados com a sua especialidade de medievalista, onde abordou num capítulo a Peste Negra a partir do século XIV, em particular em Portugal. Morreram reis, rainhas, príncipes e princesas, entre as quais a nossa Santa Joana. Do povo, nem se fala, por tão elevados serem os números. Povoações desapareceram no nosso país. 
Confesso que a leitura tem sido uma enorme ajuda para encher o tempo, a par de algumas tarefas domésticas, pois não sou por aqui um simples hóspede de cama, mesa e roupa lavada. Leio, escrevinho, converso, mas o receio prende-me em casa. Vamos acreditar que tudo melhore, mesmo que de futuro a máscara passe a fazer parte da moda do vestir e estar.

segunda-feira, 22 de março de 2021

Dia Mundial da Água - Resolver os problemas da falta de água

Nos prédios circundantes não faltará água

Quem vive rodeado de mar e ria por todos os lados não faz a mínima ideia dos sacrifícios de imensa gente que tem de percorrer grandes distâncias para conseguir um balde de água para fazer a comida e matar a sede. Para além de mar e ria, escavando uns metros no solo logo surge água.
Neste Dia Mundial da Água, os diversos meios de comunicação social vão dizer-nos muitíssimo  sobre a necessidade de cuidarmos do ambiente, de evitarmos a poluição, de pouparmos no consumo, etc.
Os problemas da falta de água nesta nossa região nem serão assim tão graves. E a pergunta que eu faço a mim mesmo e aos meus leitores é esta: Que poderemos fazer, concretamente, no dia a dia, para o mundo resolver os dramas da falta de água e de pão em tantas regiões do nosso planeta?

Gafanha da Nazaré - Rua Almeida Garrett

 
João Batista da Silva Leitão nasceu no Porto, a 4 de fevereiro de 1799. Filho de António Bernardo da Silva e Ana Augusta de Almeida Leitão.
A primeira instrução recebeu-a na Ilha Terceira, nos Açores, onde a família se havia refugiado, em 1809, devido às Invasões Francesas, pela mão do tio, Frei Alexandre da Conceição, Bispo de Angra.
Em 1817 ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito. Nesta época os ideais liberais fervilhavam entre a comunidade académica e Almeida Garrett, nome que adotou entretanto, acolheu-as com entusiasmo.
Em 1822, após ter terminado o curso, foi nomeado funcionário do Ministério do Reino e contraiu matrimónio com Luísa Midosi.
Com a reação Miguelista da Vilafrancada, Almeida Garrett viu-se obrigado a abandonar o país, refugiando-se em Inglaterra e depois em França, onde contactou com a corrente romântica. Será durante a sua estadia na capital francesa, que publica aquelas que são consideradas as primeiras obras portuguesas de cunho romântico, Camões (1825) e Dona Branca (1826).

domingo, 21 de março de 2021

Dia Mundial da Poesia - O Regresso

Ilha de Santa Maria: Farol de Gonçalo Velho


O REGRESSO 

Como quem, vindo de países distantes fora de
si, chega finalmente aonde sempre esteve
e encontra tudo no seu lugar,
o passado no passado, o presente no presente,
assim chega o viajante à tardia idade
em que se confundem ele e o caminho.

Entra então pela primeira vez na sua casa
e deita-se pela primeira vez na sua cama.
Para trás ficaram portos, ilhas, lembranças,
cidades, estações do ano.
E come agora por fim um pão primeiro
sem o sabor de palavras estrangeiras na boca.

Manuel António Pina, 
do livro COMO SE DESENHA UMA CASA

Dia Mundial da Árvore - Mata da Gafanha

Santuário de Schoenstatt

O Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a celebra-se em 10 de abril de 1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day". Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972. Isto é afirmado no Google. Hoje, contudo, não vou ficar por aqui porque temos a obrigação de sublinhar o que de muito bom temos entre nós, ao nível da árvore e da floresta. Nada mais nada menos do que a Mata da Gafanha, que começou com a sementeira do penisco em 1888.
Para não perder mais tempo, republico o que já escrevi sobre ela:

A liberdade de uma árvore 

A Mata da Gafanha, que se estende da parte norte da Gafanha da Nazaré até à Gafanha da Boa Hora, é, indiscutivelmente, um ex-líbris da nossa região, porém, nem sempre reconhecido como tal. Talvez por isso, raramente se fala da mata e da sua real importância, como zona verde com imensa capacidade de purificar o ar e útil na fixação das areias dunares, para além de cortar a ação dos ventos, fortes quanto baste, que outrora, tal como hoje, prejudicavam as culturas das povoações vizinhas Para além disso, não será nunca de menosprezar o seu interesse económico. 


Capela de Nossa Senhora dos Campos

Por outro lado, a Mata da Gafanha não tem sido suficientemente aproveitada a nível paisagístico, turístico e mesmo de lazer, apesar de possuir algumas infraestruturas conhecidas e espaços convidativos ao descanso.
O padre João Vieira Resende diz, na segunda edição, de 1944, do seu livro “Monografia da Gafanha”, que «A sementeira do penisco, começada a norte em 1888, tem sido muito morosa, ultrapassando somente depois de 1939 o sítio da capela de N. Senhora-da-Boa-Hora. Hoje [1944] está ligada com a Mata de Mira.»
A sementeira do penisco, como se compreenderá, necessitou de mão-de-obra de muitos gafanhões e não só.

Moradia de antigo colono restaurada

Todos sabemos que há moradores, serviços, equipamentos sociais, culturais desportivos e religiosos, bem como algumas festas que dão vida àquela zona verdejante, mas realmente há espaço para muito mais. De qualquer forma, aqui fica o convite para que a visitem e a usufruam.

Fernando Martins

Filarmónica Gafanhense - A música continua apesar da pandemia

Filarmónica em desfile

A Filarmónica Gafanhense (FG), à semelhança das demais instituições, assumiu o respeito pelas leis impostas pela pandemia do Covid-19, mas não pôs de lado a música e os instrumentos musicais. A existência da Banda, uma das mais antiga instituições do concelho de Ílhavo, justifica perfeitamente aquela atitude dos responsáveis e dos componentes e associados, como nos confirmou o presidente, Paulo Miranda.Sem festas e sem possibilidades de atuações públicas, a Filarmónica também suspendeu as aulas presencieis, como ditava a lei do confinamento, mas tem vindo a retomar o ensino on-line. Entretanto, e sempre tendo em conta as leis do coronavírus, passaram a ensaiar por naipes em horários diferentes, na sala da Banda e na do Grupo Etnográfico, as duas instituições com sede na Casa das Música da Gafanha da Nazaré, afirmou o presidente. E acrescentou: «Na sala do Grupo Etnográfico ensaiavam as madeiras, na nossa sala ensaiavam os metais; assim dividimos o grupo estando menos elementos por ensaio.» 

Filarmónica em dia de concerto 

Importa sublinhar, contudo, que toda a estratégia da alteração da vida normal da FG contou com a prestimosa colaboração do Diretor Artístico Henrique Portovedo e dos professores José Pedro Bola, Ricardo Afonso, João Pedro Mendes, Maria Inês, Inês Rocha, Jeniffer Soares, Carla Costeira, Andrés Pérez, Fernanda Amorim, Tiago Matos e Jorge Garrelhas.
Como é sabido, as Filarmónica vivem essencialmente para o ensino da música e para os concertos em festas ou em espetáculos em recintos fechados, que há mais de um ano se tornaram impossíveis por razões sobejamente conhecidas. Mas os músicos não podem guardar os seus instrumentos num qualquer recanto de suas casas ou na sede da Bandas; os músicos que se prezam treinam permanentemente, porque sem treino perdem necessariamente o ritmo e a destreza própria dos bons executantes.

Aplausos para José Valente

Face a esta situação, a Filarmónica Gafanhense espera ansiosamente que a normalidade da vida de todos nós seja retomada, porque os ensaios fundamentais exigem a presença de todos os executantes.
Paulo Miranda referiu ainda que está em execução na FG o projeto “Trégua”, com o violetista José Valente, aprovado e apoiado pelo Ministério da Cultura , contando ainda com o apoio da Fundação GDA (Gestão dos Direitos dos Artistas).
No que diz respeito a concertos com data marcada têm, para já, o do aniversário da Filarmónica, marcado para 27 de novembro deste ano.

Fernando Martins

A alegria não se decreta (2)

Crónica de Bento Domingues 
no PÚBLICO

A prática da fraternidade religiosa deve estar ao serviço da fraternidade universal, em colaboração com todas as pessoas e movimentos, sem descriminações

1. A viagem do Papa ao Iraque já foi muito comentada. Parece-me, no entanto, que não foi destacado o seu contributo para robustecer a alteração profunda que está a acontecer, na história e no relançamento do diálogo inter-religioso, com incidência dirceta nas práticas sociais.
Não basta denunciar a cobertura falsamente religiosa dos discursos do ódio e da violência e proclamar o diálogo como caminho para abordar as dificuldades nas relações entre seres humanos.
No primeiro momento de qualquer diálogo, o mais importante é a escuta do outro na sua irredutível alteridade e nas suas imprevisíveis manifestações. No chamado diálogo inter-religioso, como é praticado nas mesas-redondas dos meios de comunicação e noutros espaços, em geral não se vai muito além de uma escuta inconsequente, pois não parece destinado a alterar o presente e o futuro dos intervenientes. Apresenta-se, por vezes, como uma passagem de modelos religiosos: os representantes de cada religião em foco passam a fazer a apologia da sua própria religião, procurando desfazer as acusações que habitualmente lhe são feitas, fruto de ignorâncias e preconceitos persistentes.
É uma fase necessária, mas muito insuficiente, porque lhe falta a análise crítica da situação actual e as propostas de reforma para o futuro.
O que, no entanto, está a acontecer, ao nível das grandes lideranças religiosas, anuncia o despontar de algo que julgo muito novo.

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