sábado, 19 de setembro de 2020

CONVERSA COM HANS KÜNG. 2

Crónica de Anselmo Borges no Diário de Notícias


Continuo a conversa com Hans Küng em 1979, incidindo sobre a esperança para lá da morte. 

Para si, Jesus Cristo é o determinante na vida e na morte, o Filho de Deus. Pergunto-lhe: é Deus que nos salva ou é Cristo? 
É o próprio Deus que nos salva através de Cristo. Não podemos de modo nenhum ver Cristo sem Deus. De contrário, não teria sentido para nós. Como também não podemos, enquanto cristãos, ver Deus sem Cristo. Caso contrário, Deus torna-se vago para nós. 

Mas somos nós, os cristãos, que somos salvos através de Cristo ou são todos os homens? Isto é, mesmo aqueles que pertencem a outras religiões são salvos através de Cristo? 
É claro que os homens que pertencem a outras religiões se podem salvar. E é evidente que só se podem salvar através do único Deus, pois há um só Deus. Em terceiro lugar, só se podem salvar através do Deus que nos foi revelado em Cristo, que, portanto, é o Deus da misericórdia, o Deus da graça, que Cristo nos revelou. 

A ressurreição de Cristo é essencial no cristianismo... 
Se Cristo não tivesse ressuscitado, a nossa fé seria vã, diz o apóstolo Paulo. E esta é também a minha convicção. 
Mas é necessário não tomar à letra e como narrações históricas todas as representações que se referem à vida nova de Cristo. O importante e decisivo é concentrar-se no essencial da Boa Nova da Ressurreição. Ora, o que é o essencial da Boa Nova da Ressurreição? A Boa Nova da Páscoa significa isto: este Crucificado, que realmente morreu, não morreu para o nada, mas foi assumido na vida eterna de Deus. Ele vive com Deus seu Pai, através dEle e nEle. E isto significa para nós uma esperança. 

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

POSTAL ILUSTRADO - ANGE com Costa Nova à vista


Patrão Bondoso, Trabalhadores Ciumentos

Reflexão de Georgino Rocha 
para o Domingo XXV



Pedro continua com as suas dúvidas interiores. E quer dissipá-las. Tinha aderido ao grupo do Mestre sem condições. Havia assinado um contrato em branco. Depois de tudo o que viu e ouviu, acha que chegou a hora de o preencher: E desabafa: Deixámos tudo. Qual vai ser a nossa recompensa? Que nos espera no futuro? Com que podemos contar? 
Jesus, que conhece bem os corações, dá-lhe uma resposta clarificadora. Aproveita a oportunidade do encontro com os discípulos e lança mão de um costume usual no campo que serve de base à sua parábola: a dos trabalhadores da vinha contratados pelo proprietário. Mt 20, 1-16. 
Este dono da vinha sai de madrugada, às nove da manhã, ao meio-dia, às três da tarde e, ainda, às cinco (uma hora antes de terminar a jornada laboral). Que o levaria a tantas saídas? Que segredo animaria a sua e preocupação? 
De facto, uma grande paixão se esconde nesta azáfama. É o amor que tem à sua vinha, em tempo de colheita, é a consideração que lhe merecem os sem emprego e os tarefeiros, vindos para a praça com alguma expectativa, é a vontade clara de que haja trabalho para todos e a justa remuneração, é desvendar uma nova dimensão do ser humano na qual se espelha a bondade e gratuidade – reflexos qualificados do rosto de Deus. 

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Gafanha do Carmo - 60 anos de freguesia




A Gafanha do Carmo está hoje de parabéns por celebrar o 60.º aniversário como freguesia, que foi criada por Decreto-Lei n.º 43 165, com data de 17 de setembro de 1960. A criação de freguesia teve em consideração a petição da maioria dos chefes de família daquele lugar que tinha 297 fogos e 1155 habitantes. A Junta de Freguesia foi constituída em 26 de dezembro do mesmo ano, presidida por António Maria Louro Domingues, que, no ato de posse, proclamou: «A Junta foi legalmente constituída e é com verdadeiro júbilo, e emocionado, que tenho a honra de presidir à sua primeira reunião.» 
A Gafanha do Carmo tem sido, fundamentalmente, uma povoação agrícola, mas houve sempre outras atividade. Muitos homens foram marnotos e moços de salinas, pescadores do bacalhau e da ria, trabalhadores nas companhas de pesca e na construção civil, mas ainda no comércio e indústrias locais e regionais. No entanto, a emigração também foi uma opção constante para o Brasil e Estados Unidos, Venezuela e Canadá, França e Alemanha. As mulheres, contudo, as que não emigraram, laboraram na lavoura, nas secas do bacalhau da Gafanha da Nazaré, enquanto outras vendiam, há décadas,  produtos agrícolas na Costa Nova, na época balnear, e nas feiras próximas, em especial na da Vista Alegre. 
Para comemorar o evento, a Câmara de Ílhavo vai reunir-se hoje,  na Gafanha do Carmo, a partir das 18 horas, e na agenda estará o Covid-19, o relatório do Auditor Externo sobre a informação económica, financeira e orçamental do Município e, ainda, o primeiro relatório de execução no âmbito do Protocolo de Concessão de Apoio Financeiro às Juntas de Freguesia. 
Li na Rádio Terra Nova que, na reunião, serão debatidos o Estudo Prévio de Águas Residuais e Pluviais da Gafanha do Carmo e a abertura de concurso para reabilitação do Pavilhão Desportivo da mesma freguesia,  entre outros assuntos. 
Felicito a mais nova freguesia do Concelho de Ílhavo e suas gentes por esta celebração, com votos de progresso a todos os níveis. 

F. M. 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

ANDANÇAS - Mira

Há três anos andei por aqui com a Lita. 
No centro de Mira, terra de alguns dos nossos ancestrais,
encontrámos história, poesia e flores com espelho de água  






Exame do 1.º grau - 1911



 Com a qualidade possível, partilho uma prova do exame do 1.º grau (3.ª classe) do aluno Beijamim Bolaes Monica, realizado em 25 de Julho de 1911. Em cima, à esquerda, a prova foi rubricada por Domingos Cerqueira, que veio a ser ou já era um inspetor escolar e autor da Cartilha Escolar, cuja primeira edição data de 1912. Na prova, à direita, em cima, há ainda a rubrica do prof. Oliveira.

Nota: Se conseguir melhor foto, procederei à substituição. 

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Para momentos de inquietude



(Clicar)

Sobre esta obra, Lídia Jorge diz, na revista LER, que, “num tempo de destruição, este livro ajuda a acalmar, no coração de quem o lê, a noção da ameaça que nos cerca”. E acrescenta que, para ler Ana Luísa Amaral, “é necessário sair da esfera do conforto gramatical herdado, entrar no domínio da sua cultura e erudição, e, sobretudo, na intimidade de um sentimento capaz de passar do microcosmo da domesticidade para o domínio das esferas celestes, uma harpa de mil cordas coordenadas segundo um código que lhe é muito próprio”. 
Acrescento apenas que gostei muito de o ler e que o recomendo a quem gosta mesmo de poesia. Hão de sentir, como eu, que, neste tempo de pandemia, a boa poesia nos ajuda a esquecer momentos de alguma inquietude.

F. M. 

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