sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Patrão Bondoso, Trabalhadores Ciumentos

Reflexão de Georgino Rocha 
para o Domingo XXV



Pedro continua com as suas dúvidas interiores. E quer dissipá-las. Tinha aderido ao grupo do Mestre sem condições. Havia assinado um contrato em branco. Depois de tudo o que viu e ouviu, acha que chegou a hora de o preencher: E desabafa: Deixámos tudo. Qual vai ser a nossa recompensa? Que nos espera no futuro? Com que podemos contar? 
Jesus, que conhece bem os corações, dá-lhe uma resposta clarificadora. Aproveita a oportunidade do encontro com os discípulos e lança mão de um costume usual no campo que serve de base à sua parábola: a dos trabalhadores da vinha contratados pelo proprietário. Mt 20, 1-16. 
Este dono da vinha sai de madrugada, às nove da manhã, ao meio-dia, às três da tarde e, ainda, às cinco (uma hora antes de terminar a jornada laboral). Que o levaria a tantas saídas? Que segredo animaria a sua e preocupação? 
De facto, uma grande paixão se esconde nesta azáfama. É o amor que tem à sua vinha, em tempo de colheita, é a consideração que lhe merecem os sem emprego e os tarefeiros, vindos para a praça com alguma expectativa, é a vontade clara de que haja trabalho para todos e a justa remuneração, é desvendar uma nova dimensão do ser humano na qual se espelha a bondade e gratuidade – reflexos qualificados do rosto de Deus. 
Ao comentar esta página evangélica, o Papa Francisco detém-se no olhar e na inveja que dá origem à murmuração. E sobre o olhar afirma: “Jesus quer levar-nos a contemplar o olhar daquele senhor: o olhar com que vê cada um dos operários à espera de trabalho, chamando-os para a sua vinha. Trata-se de um olhar cheio de atenção e de benevolência; é um olhar que chama, que convida a erguer-se, porque deseja a vida para cada um de nós, quer uma vida plena, comprometida, resgatada do vazio e na inércia”. 
E os trabalhadores partem, de imediato, para a vinha. Cumprem solicitamente o que lhe é pedido no tempo devido. Sem recriminações nem quezílias. Chegado o fim da jornada, vem o pagamento. E qual o critério usado pelo dono da vinha? Podia ter sido o de entregar a quem trabalhou o dia inteiro o denário combinado e ir reduzindo aos outros conforme as horas a menos que tinham andado no campo. Seria o justo acordado ou subentendido e estimado. E não havia problemas. Seria a aplicação do princípio em voga: a cada um conforme o seu trabalho, a sua produção, o seu mérito. Independentemente da pessoa, da sua necessidade e dignidade. Era o ensinamento dos rabinos, a prática normal entre os judeus e dos trabalhadores contratados. Seria o pensar de Pedro e dos seus companheiros. 
“No escândalo sofrido pelos trabalhadores da primeira hora, afirma Manicardi, está toda a distância entre o pensar e o agir de Deus e o pensar e agir dos homens”. 
Mas a parábola apresenta uma outra atitude, um outro critério de actuação. O proprietário vê em cada trabalhador uma pessoa com igual dignidade. Quer atender à sua necessidade e à da sua família (um denário equivale ao indispensável para a sobrevivência diária), quer mostrar que, satisfeita a justiça, há sempre espaço para a bondade e a gratuidade. Mas esta forma de proceder causa ciúmes e inveja a quem se julga com mais direitos. Daí, o diálogo amigável de esclarecimento. 
O Mestre de Nazaré condensa, nesta narração, o amor misericordioso de Deus para com todos, a sua benevolência para com os mais desafortunados, o convite a cada um a dedicar-se ao bem da “vinha” ao longo da vida, a aceitar a história como o arco de tempo em que se encontra e realiza a humanidade. Em Pedro temos a resposta que ele procurava. Como cuido eu da vinha do Senhor que sou eu? 

Pe. Georgino Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário