Mais uma curiosidade para os visitantes do meu blogue. Se faltar algum topónimo, podem acrescentar.
quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Chá com amigos
Chá com amigos: Padre António Maria Borges, Daniel Rodrigues e Padre Miguel Lencastre. O tema, entre outros, era a preparação de umas reportagens sobre a Gafanha da Nazaré. Dois (Daniel Rodrigues e Padre Miguel) já estão no coração de Deus. Eu e o Padre António ainda andamos por cá. Só Deus saberá quando será a nossa partida.
As fotografias servem para isto. Hoje vou lembrá-los por aqui. Se me virem calado, não estranhem: Estou à conversa com os três à volta de um chá quentinho e saboroso.
quarta-feira, 30 de outubro de 2024
Gafanha da Nazaré - Rua de Damão
Depois de termos referido a toponímia que homenageia Goa, numa rua da zona da Forca, na cidade de Aveiro, hoje vamos até à vizinha cidade da Gafanha da Nazaré, para irmos ao encontro da rua que homenageia Damão que, juntamente com Goa e Diu, formava a trilogia das possessões coloniais que Portugal manteve na Índia até dezembro de 1961.
C.F.
terça-feira, 29 de outubro de 2024
Vitórias e Derrotas
"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas."
José Saramago
Educar não é entreter, mas fazer caminho
O professor Luis Silva realça que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) permite aos alunos “percorrer caminhos e não apenas sobrevoar a realidade”.
“Educar não é entreter, mas fazer caminho. Não como quem sobrevoa, mas como quem se constrói em cada experiência e ajuda os mais novos a ser peregrinos em vez de adotar a postura de turista”, disse este professor de EMRC no encontro de responsáveis diocesanos.
Na teleconferência «Educadores como autênticos peregrinos da esperança – O peregrino, o alforge, o cajado e a meta», o docente de Albergaria-a-Velha sustentou que a disciplina deve ter presente “a sua identidade” para não cair na irrelevância num contexto multicultural.
“Durante muitos anos pensámos que o nosso ‘interlocutor’ de futuro seria o ateísmo. Hoje, ao contrário do que apontavam os próprios estudos, vemos que o interlocutor são hoje as diversidades religiosas e é isso que temos na escola hoje”, afirmou.
Li na Ecclesia
Seca do Bacalhau
Ainda há, julgo eu, muita gente que conheceu Secas onde o Bacalhau era curado ao sol e vento. A mão-de-obra era de mulheres.
O Albino Ribau com o seu sorriso e habilidade
O Albino Ribau é um antigo aluno com muita habilidade para trabalhos manuais, mas não só. No final de almoços veio com o seu sorriso silencioso oferecer-me lembranças especiais. A sua presença, tal como a dos restantes alunos, faz-me reviver, com emoção, tempos idos que se tornam presentes. E aqui fica a arte do Albino, com lugar certo nos meus espaços.
domingo, 27 de outubro de 2024
O Homem: questão para si mesmo. 12
Donde vem o “eu”
É soberanamente estranho e enigmático o significado de dizer “eu”. Só cada um, cada uma, o pode dizer de si mesmo, de si mesma, com sentido único e irrepetível. Ninguém pode dizer “eu” na vez de outro. Precisamente por isso, ninguém sabe o que é exactamente ser outro, outro eu, ninguém pode viver-se plenamente a partir de dentro de outro, ninguém pode conceber o mundo visto pelo outro, por outro eu. O outro - outro eu, mas sobretudo e sempre um eu outro - é irredutível.
É absolutamente fascinante perguntar-se a si próprio: como será o mundo a partir dali, daquele olhar, daquele olhar do outro - olhar não apenas externo, mas interior? Como é que ele, ela, me vê? O que se passará nele, nela, dentro dele, dela, quando me vê, quando me observa, quando pensa em mim, quando diz que me ama? Se nos fosse possível ir lá dentro!... O que é que aconteceu para que o bebé, que começa por parecer um “embrulhinho” (perdoe-se a expressão terna), inicie um processo de dizer-se, que vai do neutro - o menino, a menina, o Kico, a Rita... - até ao soberano eu, donde tudo parece partir para tudo dominar?
Mas não é apenas o eu do outro que é enigmático. O meu próprio eu é enigma para mim. Quando tentamos ver-nos a nós próprios à distância, em miúdos, quando andávamos na escola, por exemplo, ao dar connosco, sabemos que somos nós, mas ao mesmo tempo vemo-nos de fora: somos os mesmos, mas de outro modo.
sábado, 26 de outubro de 2024
A melhor de Outubro
Segundo o Google, esta minha fotografia foi considerada a melhor de Outubro. E eu acredito, sim senhor!
quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Movimento Laudato Si no Centro Jean Gailhac - Costa Nova
![]() |
Centro Jean Gailhac - Costa Nova do Prado |
O movimento ‘Laudato Si’ organiza, este sábado, no Centro Jean Gailhac, Diocese de Aveiro o seu encontro nacional.
Este encontro insere-se na caminhada sinodal do Movimento, ao nível mundial, rumo ao Jubileu de 2025, quando irá comemorar o décimo aniversário da sua fundação e da encíclica Laudato Si, bem como os 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
A parte da manhã é aberta a todos os interessados e terá como mote “mobilizar a comunidade católica para cuidar da casa comum”, contando com a presença do bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, e da diretora executiva do movimento, Susana Réfega.
Haverá ainda lugar para workshops dinamizados por animadores ‘Laudato Si’ em torno dos eixos estratégicos da “Espiritualidade e Conversão Ecológica”, “Estilos de Vida e Sustentabilidade Plena” e “Mobilização Profética da Igreja”.
À tarde decorre a primeira reunião presencial dos membros do Movimento ‘Laudato Si’ em Portugal, com o objetivo de discernir sobre como viver mais plenamente a sua missão, destinando-se as conclusões deste processo a ser consideradas nos fóruns globais de governação do movimento, como a assembleia geral.
LFS
terça-feira, 22 de outubro de 2024
Avisos nas missas
Os avisos lidos nas missas eram retratos vivos da nossa meninice.
Nota: Do livro "GAFANHA - N ª S ª da Nazaré" de Manuel Olívio da Rocha e Manuel Fernando da Rocha Martins
segunda-feira, 21 de outubro de 2024
O que é um «moliceiro»?
"Variam as suas dimensões conforme as zonas de navegação. Um moliceiro mede em média, 15 metros de comprimento, com 7,50 metros entre as cavernas de água. Para facilitar a apanha e o carregamento do moliço, apresenta costados muito baixos medindo de boca 2,50 metros e de pontal cerca de 1 metro. O fundo é plano e de pequeno calado adaptável à pouca profundidade existente em alguns pontos da Ria, este facto permite-lhe navegar por onde os barcos de quilha não passariam. Além disso, facilita a arrumação do moliço e os trabalhos de descarga."
Nota:
1- Texto de Portos de Portugal;
2 - Painel de uma habitação na Gafanha da Nazaré.
domingo, 20 de outubro de 2024
sábado, 19 de outubro de 2024
O Homem: questão para si mesmo. 11
Máquinas com consciência?
O que diz alguém, quando diz “eu”? Afirma-se a si mesmo como sujeito, autor das suas acções conscientes, centro pessoal responsável por elas, alguém referido a si mesmo, na abertura e em contraposição a tudo.
Mas há observações perturbadoras. Por exemplo, pode acontecer que alguém adulto, ao olhar para si em miúdo, se veja de fora, apontando como que para um outro: aquele era eu, sou eu?
Há filósofos que se referem à ilusão do eu. Certas interpretações do budismo caminham nesta direcção. No quadro da impermanência e da interdependência de todas as coisas, fala-se da inexistência do eu, do não-eu. Matthieu Ricard, investigador em genética celular e monge budista, deu-me, há anos, num congresso no Porto, um exemplo: veja ali o Rio Douro. O que é o Rio Douro? Onde está o Rio Douro? Ele não existe como substância, pois não há senão uma corrente de água. Está a ver a consciência? O que é ela senão um fluxo permanente de pensamentos fugazes, de vivências? O eu não passa de um nome para designar um continuum, como nomeamos um rio.
Mas há a experiência vivida e inexpugnável do eu, ainda que numa identidade em transformação, que continuamente se faz, desfaz e refaz. O que se passa é que, não se tratando de uma realidade coisista, é inobjectivável e inapreensível.
sexta-feira, 18 de outubro de 2024
O descanso da gaivota
Juro que não assustei a gaivota. Percebi que ela necessitava de descansar. Não disse nada, mas no seu olhar senti que ela gostou de ser fotografada. Daquele lugar, a gaivota contemplou a agitação que havia na Costa Nova. Ainda lhe segredei que naquela praia há gente muito boa e peixe fresco de se lhe tirar o chapéu.
Um poema de Eugénio de Andrade
O mar. O mar novamente à minha porta.
Vi-o pela primeira vez nos olhosde minha mãe, onda após onda,
perfeito e calmo, depois,
contras as falésias, já sem bridas.
Com ele nos braços, quanta,
quanta noite dormira,
ou ficara acordado ouvindo
seu coração de vidro bater no escuro,
até a estrela do pastor
atravessar a noite talhada a pique
sobre o meu peito.
Este mar, que de tão longe me chama.
que levou na ressaca, além dos meus navios?
Eugénio de Andrade
In POESIA, edição Assírio & Alvim
quarta-feira, 16 de outubro de 2024
Dia Mundial do Pão
O Dia Mundial do Pão celebra-se hoje, 16 de outubro, razão mais do que suficiente para escrever sobre ele. Esta data foi instituída pela União Internacional dos padeiros e afins no ano 2000. O pão é, sem dúvida, o alimento mais popular do mundo e pode acompanhar todas as refeições. E sobre as variedades podemos adiantar que são infinitas. Há pão para todos os gostos e para todas as horas. Havendo pão, não há fome. E, já agora, vou merendar. Pão com qualquer coisa , como é normal.
terça-feira, 15 de outubro de 2024
FAROL DE AVEIRO - Começou a funcionar a 15 de Outubro de 1893
O farol de Aveiro ou farol da Barra é o maior farol de Portugal. Fica localizado na praia da Barra, cidade da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro. Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser actualmente o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo. É uma torre troncónica com faixas brancas e vermelhas e edifícios anexos. A escadaria é composta por 271 degraus em pedra e em forma de caracol. Custou ao Estado Português a quantia de 51 contos (€ 255,00).
NOTA: Informação de Portos de Portugal.
segunda-feira, 14 de outubro de 2024
Mafalda Ramos no "The Voice"
Mafalda Ramos, uma jovem de 16 anos, da Gafanha do Carmo, cantou no programa “The Voice Portugal” o tema “High and Dry” dos Radiohead, tendo conquistado três dos quatro jurados na Prova Cega. Escolheu ficar na equipa de Sara Correia.
Mafalda Ramos cresceu numa família grande com ligação à música. A sua avó paterna, com 11 filhos, fez com que cada um tocasse um instrumento.
A jovem é também vocalista dos AURA, banda da Gafanha da Nazaré.
domingo, 13 de outubro de 2024
Qual é o fio condutor da tua vida?
É certo que a tua vida é um conjunto enorme de acontecimentos muito diferentes. Mas será que há alguma história que nos está a ser contada? Será que há um sentido mais profundo em muito do que julgamos acasos ou coincidências?
Que lições já te deu a vida? O que já aprendeste com essas lições? Será que precisas de tropeçar mais algumas vezes até perceberes?
Todos erramos, mas alguns tiram desses enganos mais benefícios do que outros. Não significa que se livram de mais desacertos, mas sim que se fazem a si próprios mais sábios e fortes.
sábado, 12 de outubro de 2024
Peregrino de Fátima
![]() |
Foto da Ecclesia |
“O peregrino de Fátima é alguém que procura vir ao encontro de Deus, procura fortalecer a sua fé, procura concretizá-la também por meio da própria peregrinação, quaisquer que sejam, inclusivamente, as suas formas de, mais comunitariamente ou às vezes menos comunitariamente, vivenciarem a sua fé no dia-a-dia.”
Texto: Ecclesia
Sal em Aveiro?
As salinas ou marinhas do sal de Aveiro já desapareceram do ambiente aveirense. Resta uma ou outra para turista ver. Houve razões económicas para isso? Houve sim senhor. O transporte do sal das marinhas para os armazéns elevava o custo. Das marinhas para os barcos saleiros e depois dos barcos para os armazéns. Está à vista a dificuldade da sua venda. Aqui fica o trabalho de uma mulher da região de Aveiro.
O Homem: questão para si mesmo - 10
Crónica de Anselmo Borges
no Diário de Notícias
no Diário de Notícias
Vida boa: bondade e inteligência entrecruzadas
O senhor Elliot fora operado a um tumor. Embora a operação tenha sido considerada um êxito, depois dela as pessoas começaram a dizer que o senhor Elliot já não era o mesmo – sofrera uma mudança de personalidade drástica. Outrora um advogado de sucesso, o senhor Elliot tornou-se incapaz de manter um emprego. A mulher deixou-o. Tendo desbaratado as suas poupanças, viu-se forçado a viver no quarto de hóspedes em casa de um irmão. Havia algo de estranho em todo este caso. De facto, intelectualmente continuava tão brilhante como antes, mas fazia um péssimo uso do seu tempo. As censuras não produziam o mínimo efeito. Foi despedido de uma série de empregos. Embora aturados testes intelectuais nada tivessem encontrado de errado com as suas faculdades mentais, mesmo assim foi procurar um neurologista. António Damásio, o neurologista que Elliot consultou, notou a falta de um elemento no reportório mental de Elliot: ainda que tudo estivesse certo com a sua lógica, memória, atenção e outras faculdades cognitivas, Elliot parecia não ter praticamente sentimentos em relação a tudo o que lhe acontecera.
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
II Concílio do Vaticano
Neste dia, 11 de Outubro de 1962, iniciaram-se em Roma os trabalhos do II Concílio Ecuménico do Vaticano, em que tomou parte, desde a primeira sessão, D. Manuel de Almeida Trindade, Bispo de Aveiro.
Evoco-o com muita saudade. Foi, para mim, um Bispo sereno, culto, acolhedor, bondoso.
Nota: Já agora, recomendo a leitura das suas memórias: "Memórias de um Bispo", publicado em 1993.
Torreira com Ponte da Varela à vista
Com tempo incerto parecido com Inverno, como me garantem as janelas, por aqui vou, quase solitariamente, evocando passeios que fizemos. Hoje, levados pelas asas do vento, fomos à Torreira, onde saboreámos uma típica caldeirada de enguias. Repetir? Agora é difícil.
quinta-feira, 10 de outubro de 2024
Cardeal José Tolentino Mendonca
“Penso que hoje, na rede da geografia do nosso país, as escolas católicas constituem uma grande rede de esperança. São como faróis acesos e isso é muito importante, porque são pontos de referência credíveis, são pontes para um diálogo, são formas de presença estabelecida e que favorecem aquela amizade social e aquele sentido de fraternidade de que fala tanto o Papa Francisco”, afirmou o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (Santa Sé).
Nota: Conheci o atual Cardeal José Tolentino Mendonça, quando ele ainda era padre. Depois, o seu extraordinário percurso subiu em flecha e continuará a subir. Méritos não lhe faltam, tal como não lhe falta sabedoria, prudência e humildade.
Museu Marítimo de Ílhavo - Uma referência oportuna
Quem vai ao mar reza para de lá voltar. Mar e devoção estão intimamente ligados e em Ílhavo, terra de marinheiros, materializa-se essa relação no Centro de Religiosidade Marítima (CRM), inaugurado a 8 de agosto de 2021, integrando as comemorações do 84.º aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI).
Este equipamento museológico, o primeiro centro de religiosidade de temática marítima em Portugal, destina-se à preservação e à exposição de um valioso espólio de obras de arte e bens culturais de natureza religiosa, que revelam a relação dos ilhavenses com o mar.
In Revista VISÃO
quarta-feira, 9 de outubro de 2024
terça-feira, 8 de outubro de 2024
A GUERRA
A Guerra tem sempre presença nas primeiras páginas de um qualquer jornal. Penso que sempre foi assim, desde que me conheço. Até parece que tudo isso roda à volta da vida dos homens e mulheres do mundo inteiro. Não tenho explicação para isso, por mais que se pregue que à volta dela reina a pobreza, o sofrimento, a angústia e a morte.
Os jornais exibem sempre as terríveis consequências das guerras: mortes, famílias destroçadas, casas destruídas e horrores crescendo minuto a minuto. É assim desde sempre.
Por mais que tente compreender esta tristíssima realidade, nunca chego a qualquer conclusão. Como crente, ainda cheguei a pensar que Deus podia pôr mão nisto, mas logo concluí que Deus nos criou livres e livres nos quer para o bem e para o mal. E então? Então temos o que merecemos.
Dia Nacional dos Castelos - Castelo de Pombal
Portugal possui centenas de castelos e fortes, sendo alguns reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, como é o caso do Convento de Cristo, em Tomar.
O Castelo de Guimarães, onde nasceu Portugal, e o Castelo de Óbidos são dois castelos nacionais que fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal - Monumentos.
Neste dia, limito-me a sugerir, quando possível uma vista aos castelos que se cruzarem no seu caminho. Um conselho? Vale a pena adquirir literatura sobre o castelo visitado.
Há anos, estivemos no Castelo de Pombal, mas visitámos outros.
segunda-feira, 7 de outubro de 2024
O Homem: questão para si mesmo.
Para lá do dualismo e a esperança
Do pior que há são os repetidores, os que não ousam pensar o novo e o diferente, os que, no fundo, não passam de ruminantes na vida intelectual.
Pedro Laín Entralgo, com quem tive o privilégio de falar várias vezes e que morreu em 2001, considerado um dos pensadores maiores da Espanha do século XX, cientista, filósofo, humanista cristão, não teve medo de pensar de modo novo, ir mais longe, confrontar-se com as dúvidas, questionar. Fê-lo concretamente no domínio da antropologia. Depois de rejeitar tanto o monismo materialista como o dualismo corpo-alma, para pensar o Homem na sua singularidade procurou um terceiro caminho, que deu lugar ao que chamou uma “antropologia integradora”, “cosmológica, dinâmica e evolutiva”, que viu a sua expressão brilhante, intensamente original e acessível no livro que escreveu aos 90 anos, dois anos antes da morte, síntese madura de uma extensa obra e aturada e longa reflexão, traduzido para português: O que é o Homem. Evolução e sentido da vida. Como crente sincero e intelectual honesto e exigente, quer, sem precisar de uma alma espiritual nem de uma intervenção divina especial, mostrar a compatibilidade entre as duas afirmações cristãs essenciais sobre o Homem – criado à imagem e semelhança de Deus e titular de uma vida que não morre com a morte – e a concepção actual das ciências: o Homem como resultado da evolução do cosmos.
domingo, 6 de outubro de 2024
5 de Outubro - Implantação da República
Todos os portugueses sabem o que acabo de dizer. No fundo, fomos monarquia 767 anos e já somos república há 114 anos. E acho que estamos todos satisfeitos, não obstante o drama de uma ditadura fascista que nos cortou os direitos de cidadania até ao 25 de Abril de 1974.
sexta-feira, 4 de outubro de 2024
Centro de Saúde - Gafanha da Nazaré
Aqui fica para apreciação o futuro Centro de Saúde da Gafanha da Nazaré. Todos os utentes esperam ansiosos pela sua construção e inauguração.
quinta-feira, 3 de outubro de 2024
«Alegorias do Mar na Cerâmica da Vista Alegre»
O Museu Marítimo de Ílhavo tem patente a exposição “Alegorias do Mar na Cerâmica da Vista Alegre”, integrada nas comemorações do bicentenário da Fundação da Fábrica de Porcelanas da Vista Alegre.
Esta exposição reúne um conjunto de peças inspiradas no mar e produzidas entre 1869 e 1950, estando patente até 17 de novembro.
Nota: Das redes sociais
quarta-feira, 2 de outubro de 2024
Faltam-me as palavras
Há dias assim. A inspiração ou o apetite fugiram e um qualquer escriba como eu não consegue alinhavar umas notas com um mínimo de interesse.
Nestes casos, temos de teimar. É que parar é morrer, ou, por outras palavras, perder certos hábitos é perder o ritmo. E lá se vai a “inspiração”.
Amanhã voltarei à carga, na esperança de que ainda tenho forças para prosseguir.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
DESTAQUE
Arquivo do blogue
- abril 2025 (29)
- março 2025 (52)
- fevereiro 2025 (48)
- janeiro 2025 (50)
- dezembro 2024 (49)
- novembro 2024 (45)
- outubro 2024 (43)
- setembro 2024 (38)
- agosto 2024 (21)
- julho 2024 (29)
- junho 2024 (40)
- maio 2024 (25)
- abril 2024 (39)
- março 2024 (51)
- fevereiro 2024 (36)
- janeiro 2024 (61)
- dezembro 2023 (46)
- novembro 2023 (61)
- outubro 2023 (66)
- setembro 2023 (37)
- agosto 2023 (37)
- julho 2023 (48)
- junho 2023 (48)
- maio 2023 (58)
- abril 2023 (67)
- março 2023 (54)
- fevereiro 2023 (53)
- janeiro 2023 (56)
- dezembro 2022 (59)
- novembro 2022 (60)
- outubro 2022 (71)
- setembro 2022 (54)
- agosto 2022 (59)
- julho 2022 (48)
- junho 2022 (56)
- maio 2022 (53)
- abril 2022 (65)
- março 2022 (60)
- fevereiro 2022 (51)
- janeiro 2022 (66)
- dezembro 2021 (73)
- novembro 2021 (57)
- outubro 2021 (66)
- setembro 2021 (67)
- agosto 2021 (52)
- julho 2021 (56)
- junho 2021 (68)
- maio 2021 (60)
- abril 2021 (48)
- março 2021 (67)
- fevereiro 2021 (55)
- janeiro 2021 (60)
- dezembro 2020 (61)
- novembro 2020 (57)
- outubro 2020 (68)
- setembro 2020 (69)
- agosto 2020 (64)
- julho 2020 (76)
- junho 2020 (60)
- maio 2020 (63)
- abril 2020 (49)
- março 2020 (63)
- fevereiro 2020 (57)
- janeiro 2020 (73)
- dezembro 2019 (66)
- novembro 2019 (67)
- outubro 2019 (55)
- setembro 2019 (43)
- agosto 2019 (45)
- julho 2019 (40)
- junho 2019 (41)
- maio 2019 (54)
- abril 2019 (63)
- março 2019 (54)
- fevereiro 2019 (41)
- janeiro 2019 (45)
- dezembro 2018 (49)
- novembro 2018 (52)
- outubro 2018 (43)
- setembro 2018 (44)
- agosto 2018 (33)
- julho 2018 (68)
- junho 2018 (50)
- maio 2018 (68)
- abril 2018 (63)
- março 2018 (68)
- fevereiro 2018 (43)
- janeiro 2018 (65)
- dezembro 2017 (63)
- novembro 2017 (59)
- outubro 2017 (59)
- setembro 2017 (50)
- agosto 2017 (24)
- julho 2017 (60)
- junho 2017 (85)
- maio 2017 (61)
- abril 2017 (54)
- março 2017 (52)
- fevereiro 2017 (43)
- janeiro 2017 (42)
- dezembro 2016 (46)
- novembro 2016 (46)
- outubro 2016 (36)
- setembro 2016 (48)
- agosto 2016 (35)
- julho 2016 (53)
- junho 2016 (63)
- maio 2016 (66)
- abril 2016 (49)
- março 2016 (46)
- fevereiro 2016 (50)
- janeiro 2016 (50)
- dezembro 2015 (69)
- novembro 2015 (62)
- outubro 2015 (79)
- setembro 2015 (54)
- agosto 2015 (39)
- julho 2015 (48)
- junho 2015 (47)
- maio 2015 (79)
- abril 2015 (48)
- março 2015 (54)
- fevereiro 2015 (57)
- janeiro 2015 (78)
- dezembro 2014 (76)
- novembro 2014 (88)
- outubro 2014 (82)
- setembro 2014 (57)
- agosto 2014 (63)
- julho 2014 (54)
- junho 2014 (45)
- maio 2014 (27)
- abril 2014 (57)
- março 2014 (68)
- fevereiro 2014 (74)
- janeiro 2014 (88)
- dezembro 2013 (76)
- novembro 2013 (81)
- outubro 2013 (92)
- setembro 2013 (70)
- agosto 2013 (72)
- julho 2013 (75)
- junho 2013 (73)
- maio 2013 (37)
- abril 2013 (60)
- março 2013 (80)
- fevereiro 2013 (64)
- janeiro 2013 (81)
- dezembro 2012 (84)
- novembro 2012 (67)
- outubro 2012 (80)
- setembro 2012 (65)
- agosto 2012 (57)
- julho 2012 (61)
- junho 2012 (49)
- maio 2012 (115)
- abril 2012 (94)
- março 2012 (117)
- fevereiro 2012 (117)
- janeiro 2012 (118)
- dezembro 2011 (108)
- novembro 2011 (106)
- outubro 2011 (99)
- setembro 2011 (94)
- agosto 2011 (66)
- julho 2011 (80)
- junho 2011 (108)
- maio 2011 (121)
- abril 2011 (109)
- março 2011 (127)
- fevereiro 2011 (119)
- janeiro 2011 (105)
- dezembro 2010 (94)
- novembro 2010 (83)
- outubro 2010 (87)
- setembro 2010 (109)
- agosto 2010 (88)
- julho 2010 (93)
- junho 2010 (66)
- fevereiro 2010 (48)
- janeiro 2010 (144)
- dezembro 2009 (126)
- novembro 2009 (137)
- outubro 2009 (130)
- setembro 2009 (111)
- agosto 2009 (118)
- julho 2009 (124)
- junho 2009 (103)
- maio 2009 (131)
- abril 2009 (124)
- março 2009 (114)
- fevereiro 2009 (101)
- janeiro 2009 (109)
- dezembro 2008 (116)
- novembro 2008 (118)
- outubro 2008 (139)
- setembro 2008 (111)
- agosto 2008 (69)
- julho 2008 (139)
- junho 2008 (153)
- maio 2008 (169)
- abril 2008 (160)
- março 2008 (142)
- fevereiro 2008 (124)
- janeiro 2008 (135)
- dezembro 2007 (119)
- novembro 2007 (106)
- outubro 2007 (119)
- setembro 2007 (87)
- agosto 2007 (68)
- julho 2007 (45)
- junho 2007 (79)
- maio 2007 (83)
- abril 2007 (76)
- março 2007 (108)
- fevereiro 2007 (132)
- janeiro 2007 (106)
- dezembro 2006 (66)
- novembro 2006 (87)
- outubro 2006 (101)
- setembro 2006 (74)
- agosto 2006 (109)
- julho 2006 (89)
- junho 2006 (111)
- maio 2006 (122)
- abril 2006 (107)
- março 2006 (149)
- fevereiro 2006 (89)
- janeiro 2006 (145)
- dezembro 2005 (109)
- novembro 2005 (120)
- outubro 2005 (142)
- setembro 2005 (101)
- agosto 2005 (129)
- julho 2005 (113)
- junho 2005 (145)
- maio 2005 (152)
- abril 2005 (148)
- março 2005 (113)
- fevereiro 2005 (115)
- janeiro 2005 (101)
- dezembro 2004 (44)