segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Miguel Torga faleceu há 16 anos


Faz hoje precisamente 16 anos que Miguel Torga faleceu. O escritor transmontano, porém, mantém-se vivo, porque a sua poesia e a sua prosa são intemporais. Várias vezes apontado como merecer do Prémio Nobel da Literatura, nunca foi distinguido pelo mais alto galardão universal para o setor das letras, que não soube reconhecer o mérito indiscutível que lhe brotava da alma.
Passei hoje, em Coimbra, pela rua que lhe foi dedicada e lembrei-me então de inúmeros poemas que me encantaram pela beleza da harmonia e pela simplicidade do ritmo. E da prosa, para além do Diário, jamais esquecerei a Criação do Mundo, um dos poucos livros que me provocaram saudades antes de chegar ao fim: Que pena senti quando li a última página!
Natural de S. Martinho de Anta, onde repousam os seus restos mortais, Miguel Torga viveu grande parte da sua vida em Coimbra, cidade que cantou como poucos. Por isso, a Casa-Museu Miguel Torga assinalou hoje esta efeméride com um programa em que procurou realçar a forma como o grande escritor abordou a cidade universitária.

FM

Sem comentários:

Enviar um comentário