sábado, 8 de julho de 2006

Gotas do Arco-Íris – 25

AI QUE LINDO RANCHO!...
Caríssimo/a: Havia, de facto, uma popular cantiga em que assim dizíamos... Curiosamente este rancho era sempre um colectivo e bem animado: grupo de jovens que procurávamos a vida, ziguezagueando, por festas, novenas, cegadas, serões e serenatas...[Não vamos recordar aquelas cenas que se passavam na passagem de ano, para não chocar ninguém pela sua inocência ou para não ser acusado de estar a viver muito no passado...] Agora lá que as fazíamos, que não restem dúvidas. A atestá-lo aí está o Timoneiro [é só procurar a data...] e, quem sabe, talvez algumas actas da Junta de Freguesia ou relatórios do sr. Regedor. Imaginem, porém, que o meu amigo Mário Borges lá me foi dizendo: - Sabe, comi ao almoço um rancho que me deixou consolado! A minha Mulher [...e falava na esposa sempre com um certo ar de quem a tinha bem presente acarinhando-a...] não faz destas comidas e eu já tinha saudade daquela massa com grão com as costelinhas, uma boa chouriça... Só não comi os pés de porco; não aprecio!... Já há muito que não comia; desde os tempos do Colégio [e, pelo tom, punha o colégio com letra maiúscula!...] Podem crer que este jovem foi uma revelação desde que pela manhã os nossos destinos se cruzaram: ele era o motorista do autocarro que me (nos ) conduziria a uma praia bem conhecida para reforço de Amizade de grupo que terminava a sua azáfama em prol dos outros. O nosso almoço não meteu rancho, mas a salada de polvo e as pataniscas de bacalhau apagaram traços de outros sabores. E depois de refrescante caminhar por encosta de monte pesaroso do incêndio do ano passado, parámos num largo com seu cruzeiro antigo e capela a condizer. Mais uma grata surpresa: a capela era dedicada a Nossa Senhora das Dores. Como diria outro grande Amigo, o professor Baltazar, em ocasião também ela apelativa: - Isto aqui é dois em um! [Referia-se ao espectáculo maravilhoso das amendoeiras em flor completado com o da neve que foi caindo mansa mas assustadora!] A verdade é que a Capela logo me transportou para junto das duas Mães, que a minha da terra também era das Dores! E por momentos as minhas memórias quedaram junto do ex-voto que na parede fronteira nos recordava graça pedida e concedida... Só me resta repetir aquilo que todos já esperamos [...mas devagar, que estes chineses têm cada ideia!...]: “Pouca cama, pouco prato, e muita sola de sapato”! Manuel

Sem comentários:

Enviar um comentário