O debate sobre os grandes projectos começa, finalmente, a entrar num plano racional. Quanto ao TGV, o Governo atrasa o projecto e reduz as cinco linhas previstas pelo Executivo de Durão Barroso a apenas duas. Assim diminui os riscos de se criar mais um enorme sorvedouro de dinheiros públicos. E o colóquio sobre a Ota ontem realizado na Gare Marítima de Alcântara trouxe elementos úteis. Do ponto de vista do erário público, este projecto não assusta, visto ser atractivo para operadores privados. Mas será que as suas vantagens para o País superam os inconvenientes?
A argumentação do Governo é agora clara. A Portela não tem uma capacidade inesgotável, mesmo com novos investimentos. Em períodos de intenso tráfego, o aeroporto já tem sido forçado a recusar voos - o que não favorece o turismo. Um segundo aeroporto, complementar, implicaria uma anti-económica duplicação de infra-estruturas. Logo, é preciso um novo e grande aeroporto, para funcionar não antes de 1917. Ontem foram apresentados argumentos razoáveis em favor da localização na Ota. Aliás, boa parte dos estudos sobre a construção na Ota de um aeroporto vem de trás. Os governos anteriores conheciam muitos deles.
Acabaram as dúvidas? Não, decerto (por exemplo não será demasiado curta a prevista vida útil daquele aeroporto?). Mas lançaram-se as bases para uma discussão séria. O que não se percebe é o Governo ter deixado passar tantos meses sem vir esclarecer a opinião pública. Assim permitiu posições absurdas, como as dos que atacaram o projecto tendo-o aceite antes, quando estavam no Governo. E fomentou um clima de secretismo, levando a supor que se decidia primeiro e estudava depois. Ora, fazer política também é convencer a opinião pública das razões de tomar uma decisão. Mas mais vale tarde do que nunca.