quarta-feira, 23 de novembro de 2005

FÁTIMA: PASTORAL DA SAÚDE EM ENCONTRO NACIONAL

Está a decorrer em Fátima, no Centro Paulo VI, até 25 de Novembro, o XIX Encontro Nacional da Pastoral da Saúde, com o tema "A saúde integral da pessoa: o desafio espiritual". Numa mensagem para este Encontro, o Bispo de Portalegre-Castelo Branco, D. José Sanches Alves, Presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, salienta que “só a dimensão espiritual [do ser humano] o diferencia e o coloca acima dos outros seres da criação", podendo abri-lo ao Transcendente, sendo, por isso, considerada "uma dimensão essencial para o compreender e para explicar a sua saúde”. Acrescentou que “cada ser humano é uno, único e indiviso enquanto pessoa e, portanto, goza de saúde plena quando nele a harmonia é plena”, apresentando uma “visão positiva o holística da saúde”.
É nesse sentido também que o P. Vítor Feitor Pinto, Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde, propõe como objectivo deste Encontro “olhar a saúde numa perspectiva antropológica, como saúde integral, o que reclama a atenção aos valores da espiritualidade”. Assumindo a responsabilidade do apoio espiritual e religioso, “a Igreja Católica tem uma resposta para os desafios da espiritualidade a que o homem doente tem direito”.
O Encontro destina-se a profissionais da saúde, agentes de pastoral de saúde e pastoral social, pessoas que se dedicam ao voluntariado e estudantes.
Fonte: Voz Portucalense

Sem comentários:

Enviar um comentário