sábado, 19 de agosto de 2023

Francisco: Peço-vos em nome de Deus

Crónica de Anselmo Borges 
no Diário de Notícias 

Na sequência da Jornada Mundial da Juventude, ficam aí algumas reflexões a partir de um livro de Francisco, Os ruego en nombre de Dios. Por un futuro de esperanza (Peço-vos em Nome de Deus. Por um futuro de esperança). Soube que, entretanto, foi traduzido para português, na Editorial Presença: O Que Vos Peço, em Nome de Deus. São dez pedidos.

Francisco, antes de referir esses pedidos, começa por apresentar a sua relação pessoal com Deus: "Uma relação como a de qualquer homem, muito humana", acrescentando: "Uma relação com Deus é boa quando avança de acordo com a idade, quando não se fica na infância e é aberta." Confessa que nem sempre entende e há momentos de obscuridade: "Por vezes estou calado e deixo que Ele fale, que se faça sentir. É uma relação de convivência. Por vezes não o compreendo, tem os seus modos de proceder." Mas o que sente é amor por Deus, acrescentando: "Não podes amar a Deus, se não te sentes amado."
Para compreender os pedidos, adverte que é necessário entender que "mais do que numa época de mudanças encontramo-nos numa mudança de época." E cita Bertrand Russell: "Entender o mundo actual como é e não como desejaríamos que fosse é o início da sabedoria."
Vêm então os pedidos. "Peço-vos que me acompanheis a fazer juntos estes dez pedidos em nome de Deus."

1. Em nome de Deus peço que se erradique na Igreja a cultura dos abusos.

Já aqui escrevi que, para mim, a Inquisição e a pedofilia por parte do clero são a pior catástrofe da Igreja. Francisco lembra que um caso é por si "uma monstruosidade". Escreve: "As consequências dos abusos sexuais cometidos contra menores e adultos vulneráveis duram anos nas vítimas. Refiro-me a este crime como um homicídio psicológico, porque podem ter consequências irreparáveis na sua saúde mental", causando "danos físicos, psicológicos e espirituais."
Não há qualquer desculpa no facto de, desgraçadamente, os abusos serem um fenómeno historicamente presente em todas as culturas e sociedades e até o maior número acontecer nas famílias; de facto, "cometido por membros da Igreja não é só um crime atroz, é uma ofensa a Deus".
"Uma das nossas maiores faltas, talvez a mais grave, foi não tomar em conta os relatos e denúncias das vítimas." Trata-se não só de um pecado, mas de um crime, que se tem o dever de denunciar, colaborando com as autoridades civis. "Neste sentido, acrescenta, já em 2016 estabelecemos que a negligência em casos de abusos é causa para a destituição de bispos."
Na recente visita a Portugal, Francisco recebeu 13 vítimas, ouviu-as, abraçou-as uma a uma, vergando-se à sua dor. O preceito inquestionável é: "Tolerância zero", sem esquecer, evidentemente, "o princípio de in dubio pro reo, que não pode ser deixado de lado nem sequer para este tipo de delitos atrozes."

2. Em nome de Deus peço que protejamos a casa comum.

Penso que, face às catástrofes, incêndios, tempestades, com mortes e consequências desastrosas que se sucedem, até os mais cépticos começam a tomar consciência de que são inegáveis as mudanças climáticas inauditas e a destruição massiva dos ecossistemas, colocando o planeta sob ameaça.
O Papa Francisco tem bem consciência disso, de tal maneira que, se não fosse por muitos outros - tantos, tantos - motivos, ficaria na História pela publicação da sua Encíclica Laudato Sí, onde surge de modo claro o conceito de "ecologia integral". "O nosso planeta está em perigo. Nos últimos decénios vivemos sob um sistema voraz, que não só empurrou para as margens do descarte milhões de seres humanos, mas também expôs a limites nunca antes vistos a nossa casa comum, a Mãe Terra."
É preciso pôr termo a um paradigma socioeconómico baseado na ganância, na avidez, no lucro sem limites para alguns, descartando a outra maior parte e agredindo o ambiente, que está a chegar a limites irreparáveis. Viemos da natureza, que existiu durante a maior parte do tempo sem nós e que, se não mudarmos de rumo, pode acabar connosco, É preciso tomar consciência de que contra este modelo de depredação, "não há planeta B".
Francisco é consequente, advertindo: "Mas também devemos prestar atenção a posições que defendem a natureza e, ao mesmo tempo, promovem o aborto ou a pena de morte."

3. Em nome de Deus peço uma comunicação que combata as fake news e evite os discursos de ódio.

"Estamos todos obrigados a realizar uma cultura que combata as denominadas fake news ou notícias falsas, que evite os discursos de ódio e se desenvolva num quadro tecnológico que defenda os mais desprotegidos."
Nunca houve tantas formas de comunicação e informação. As novas tecnologias permitem-no, mas, como tudo o que é humano, é necessário tomar consciência das suas vantagens e aproveitá-las ao mesmo tempo que se impõe perceber os seus perigos e ameaças e evitá-los. Aí estão os discursos de ódio, a calúnia e difamações, os aproveitamentos para enganos de pederastia, o linchamento mediático de pessoas e do seu bom nome, alienação com o uso obsessivo das redes sociais e a ilusão dos likes...
Nunca estivemos tão conectados e cada vez são mais as solidões. É urgente perceber que a comunicação virtual não pode substituir as relações e encontros presenciais. Francisco: "Que protecção podemos assegurar às crianças e aos jovens para que este novo mundo não atente contra o seu crescimento são e a sua vivência tranquila da meninice?" (Continua).

Anselmo Borges no Diário de Notícias

Padre e professor de Filosofia.

Escreve de acordo com a antiga ortografia

Sem comentários:

Enviar um comentário